Início Questões de Concursos Prefeitura de Mamanguape PB Resolva questões de Prefeitura de Mamanguape PB comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. Prefeitura de Mamanguape PB Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 41Q1014143 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Professor de Libras, Prefeitura de Mamanguape PB, FACET Concursos, 2024A Libras apresenta variações regionais influenciadas por diversos fatores, incluindo o contato com outras línguas de sinais e a localização geográfica dos usuários. De acordo com Brito (1995), essas variações refletem a diversidade cultural e social dos falantes e são uma característica natural de qualquer língua. As variações podem se manifestar na forma dos sinais, na velocidade de execução e nas expressões faciais, demonstrando a complexidade da Libras. Qual a alternativa encontra-se correta, sendo norteada pelo texto gerador? ✂️ a) Influências de outras línguas de sinais internacionais ✂️ b) Padrões de fala regionais do português ✂️ c) Diferentes estilos de leitura labial ✂️ d) Alterações na gramática da língua portuguesa ✂️ e) Mudanças no sistema de escrita da Libras Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 42Q1014145 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Professor de Libras, Prefeitura de Mamanguape PB, FACET Concursos, 2024A redação comercial e oficial exige uma linguagem clara, objetiva e formal. Bortoni-Ricardo (2004) argumenta que esses textos devem seguir normasespecíficas de formatação e estilo, visando à comunicação eficaz no ambiente profissional. Um dos maiores desafios no ensino desses gêneros é desenvolver habilidades que permitam aos alunos adaptar seu discurso às demandas do contexto, utilizando uma linguagem precisa e adequada ao público-alvo. Qual a alternativa encontra-se correta, sendo norteada pelo texto gerador? ✂️ a) Uso excessivo de linguagem informal ✂️ b) Estruturação de argumentos lógicos ✂️ c) Aplicação de normas gramaticais ✂️ d) Coerência e coesão textuais ✂️ e) Adaptação ao público-alvo específico Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 43Q1014142 | Libras, Educação dos Surdos, Professor de Libras, Prefeitura de Mamanguape PB, FACET Concursos, 2024A inclusão de Libras no currículo escolar visa promover a interação entre alunos surdos e ouvintes. Conforme Silva e Lodi (2010), a educação inclusiva busca adaptar o ambiente escolar para atender às necessidades de todos os alunos, garantindo que todos tenham acesso à comunicação e à informação. A utilização de Libras como meio de instrução e comunicação em sala de aula favorece a inclusão social e acadêmica dos alunossurdos. Qual alternativa melhor representa o texto de referência? ✂️ a) Promover a leitura labial em estudantes surdos ✂️ b) Facilitar a comunicação exclusiva entre surdos ✂️ c) Focar apenas na gramática da língua portuguesa ✂️ d) Integrar estudantes surdos e ouvintes em atividades comuns ✂️ e) Substituir completamente o uso do português Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 44Q1014147 | Libras, Educação dos Surdos, Professor de Libras, Prefeitura de Mamanguape PB, FACET Concursos, 2024A variação linguística é um fenômeno natural e importante no ensino de língua portuguesa. Bagno (2007) ressalta a necessidade de os educadores reconhecerem e valorizarem as diversas variantes do português falado no Brasil, incluindo dialetos regionais, socioletos e registros formais e informais. Incorporar essa diversidade no ensino promove uma maior inclusão e respeito pelas diferenças linguísticas dos alunos, enriquecendo o processo de aprendizagem.Qual a alternativa encontra-se correta, sendo norteada pelo texto gerador? ✂️ a) Necessidade de um currículo uniforme ✂️ b) Foco exclusivo na norma culta ✂️ c) Inclusão de diversas variantes regionais ✂️ d) Eliminação de dialetos locais ✂️ e) Adoção de uma única norma padrão Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 45Q1014149 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Professor de Libras, Prefeitura de Mamanguape PB, FACET Concursos, 2024O ensino de aspectos gramaticais do português e da Libras requer uma compreensão profunda de suas respectivas estruturas. Quadros e Karnopp (2004) explicam que, enquanto o português é uma língua oral- auditiva com uma estrutura linear, a Libras é uma língua visual-espacial com uma estrutura simultânea. Essa diferença fundamental influencia a forma como cada língua deve ser ensinada e aprendida, destacando a necessidade de métodos pedagógicos específicos para cada uma. Qual a alternativa encontra-se correta, sendo norteada pelo texto gerador? ✂️ a) Concordância nominal ✂️ b) Uso de advérbios temporais ✂️ c) Ordem das palavras nas sentenças ✂️ d) Formação de frases interrogativas ✂️ e) Aplicação de regras de pontuação Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 46Q886161 | Segurança da Informação, Fiscal de Obras, Prefeitura de Mamanguape PB, FACET Concursos, 2024Garantir a segurança das informações transmitidas eletronicamente é essencial para proteger dados sensíveis contra acessos não autorizados e manter a integridade das comunicações. Qual das seguintes opções melhor descreve uma técnica utilizada para garantir a confidencialidade e a integridade das informações transmitidas eletronicamente, convertendo dados em um formato que apenas o destinatário pretendido pode processar? ✂️ a) Firewall, para monitorar e controlar o tráfego de entrada e saída de redes de computadores. ✂️ b) Antivírus, para detectar, prevenir e remover softwares maliciosos que possam comprometer o sistema. ✂️ c) Criptografia, para converter dados em um formato codificado que só pode ser decodificado por usuários autorizados. ✂️ d) Autenticação de Dois Fatores, para adicionar uma camada extra de segurança ao processo de login. ✂️ e) VPN, para criar uma conexão segura e criptografada sobre uma rede pública ou privada menos segura. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 47Q1014154 | Libras, Educação dos Surdos, Professor de Libras, Prefeitura de Mamanguape PB, FACET Concursos, 2024Na perspectiva da educação inclusiva, o processo educacional visa atender às necessidades educacionais especiais de alunos com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades/superdotação. Para isso, a educação especial deve integrar-se à proposta pedagógica da escola: ✂️ a) Vocacional. ✂️ b) Regular. ✂️ c) Especializada. ✂️ d) Inclusiva. ✂️ e) Tradicional. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 48Q1014156 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Professor de Libras, Prefeitura de Mamanguape PB, FACET Concursos, 2024No contexto do ensino de Língua Portuguesa para alunos surdos, a compreensão das implicações de norma, uso e variação linguística é fundamental. Qual das alternativas a seguir reflete corretamente essas implicações para o ensino bilíngue (Libras e Português) desses alunos? ✂️ a) No ensino bilíngue, deve-se focar exclusivamente na norma culta da Língua Portuguesa, para evitar que os alunos surdos adquiram variações linguísticas consideradas incorretas. ✂️ b) O uso de variações linguísticas deve ser evitado na educação de alunos surdos para garantir que eles aprendam apenas a norma padrão da Língua Portuguesa. ✂️ c) Reconhecer e valorizar a variação linguística no ensino de Língua Portuguesa para alunos surdos promove uma educação mais inclusiva e ajuda os alunos a entenderem a diversidade cultural e linguística. ✂️ d) As variações linguísticas devem ser corrigidas pelos professores para que os alunos surdos não desenvolvam hábitos linguísticos inadequados. ✂️ e) A norma culta deve ser a única referência no ensino de Língua Portuguesa para alunossurdos, desconsiderando o uso e a variação linguística dos alunos fora do ambiente escolar. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 49Q1014150 | Libras, Educação dos Surdos, Professor de Libras, Prefeitura de Mamanguape PB, FACET Concursos, 2024A prática de diálogos em Libras é uma estratégia metodológica eficaz para a aprendizagem por ouvintes. Fernandes (2003) argumenta que o uso de atividades interativas que simulam situações reais de comunicação pode melhorar significativamente a proficiência dos alunos. Essas práticas permitem que os estudantes apliquem os sinais em contextos variados, facilitando a memorização e a compreensão das nuances linguísticas da Libras. Qual a alternativa encontra-se correta, sendo norteada pelo texto gerador? ✂️ a) Exclusão de materiais audiovisuais ✂️ b) Foco em exercícios de escrita ✂️ c) Prática de diálogos em Libras ✂️ d) Memorização de regras gramaticais ✂️ e) Leitura de textos traduzidos Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 50Q1014144 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Professor de Libras, Prefeitura de Mamanguape PB, FACET Concursos, 2024No ensino da língua portuguesa, a interface entre morfologia e sintaxe é fundamental para a compreensão da estrutura das orações. Azeredo (2008) destaca que a morfologia estuda a formação e a estrutura das palavras, enquanto a sintaxe organiza essas palavras em frases e sentenças. Essa inter-relação é crucial para a produção de textos coesos e coerentes, permitindo a aplicação correta de pronomes, conjunções e outros conectivos dentro das orações. Qual a alternativa encontra-se correta, sendo norteada pelo texto gerador? ✂️ a) Estruturação de orações subordinadas complexas ✂️ b) Aplicação de regras de concordância verbal ✂️ c) Variação de padrões entonacionais em discursos ✂️ d) Uso de prefixos e sufixos na formação de palavras ✂️ e) Análise de componentes semânticos em textos Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 51Q1014153 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Professor de Libras, Prefeitura de Mamanguape PB, FACET Concursos, 2024Considerando os aspectos gramaticais da Língua Portuguesa e da Língua Brasileira de Sinais (Libras), qual das alternativas a seguir descreve corretamente uma diferença estrutural significativa entre as duas línguas e sua aplicabilidade no contexto educacional? ✂️ a) A Língua Portuguesa é uma língua de modalidade oral-auditiva, enquanto a Libras é uma língua de modalidade visual-espacial; essa diferença implica que a Libras não possui uma gramática própria e depende da estrutura gramatical da Língua Portuguesa. ✂️ b) A estrutura gramatical da Libras inclui a utilização de expressões faciais e corporais como componentes gramaticais essenciais, ao contrário da Língua Portuguesa, que depende exclusivamente de palavras escritas e faladas. ✂️ c) A aplicação de adjetivos e advérbios na Língua Portuguesa é sempre sequencial após o substantivo ou verbo, enquanto na Libras, adjetivos e advérbios são sempre colocados antes dos substantivos ou verbos, o que deve ser enfatizado no ensino de ambas as línguas. ✂️ d) A concordância verbal e nominal na Língua Portuguesa é marcada por flexões de gênero e número, enquanto na Libras essas concordâncias são realizadas através de modificações no espaço de sinalização e no movimento dos sinais. ✂️ e) No ensino de Libras, é necessário utilizar a tradução direta das regras gramaticais da Língua Portuguesa para garantir a compreensão dos alunos, uma vez que Libras não possui regras gramaticais independentes. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 52Q1014146 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Professor de Libras, Prefeitura de Mamanguape PB, FACET Concursos, 2024A textualidade envolve vários fatores que contribuem para a produção de textos coerentes e coesos. Koch (2002) identifica a coesão, coerência, intencionalidade, aceitabilidade, situacionalidade, informatividade e intertextualidade como componentes essenciais. No ensino de língua portuguesa, é crucial que os alunos compreendam e apliquem esses conceitos para criar textos que sejam não apenas gramaticalmente corretos, mas também eficazes em termos de comunicação. Qual a alternativa encontra-se correta, sendo norteada pelo texto gerador? ✂️ a) Correção gramatical rigorosa ✂️ b) Variedade de vocabulário ✂️ c) Uso de conectivos apropriados ✂️ d) Estilo de escrita formal ✂️ e) Uso de figuras de linguagem Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 53Q1014152 | Libras, Educação dos Surdos, Professor de Libras, Prefeitura de Mamanguape PB, FACET Concursos, 2024A inclusão de Libras no currículo escolar é fundamental para promover a interação entre alunos surdos e ouvintes. Silva e Lodi (2010) explicam que a educação inclusiva busca adaptar o ambiente escolar para atender às necessidades de todos os alunos, garantindo que todos tenham acesso à comunicação e à informação. Utilizar Libras como meio de instrução e comunicação em sala de aula favorece a inclusão sociale acadêmica dos alunos surdos. Qual a alternativa encontra-se correta, sendo norteada pelo texto gerador? ✂️ a) Promover a leitura labial em estudantes surdos ✂️ b) Facilitar a comunicação exclusiva entre surdos ✂️ c) Focar apenas na gramática da língua portuguesa ✂️ d) Integrar estudantes surdos e ouvintes em atividades comuns ✂️ e) Substituir completamente o uso do português Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 54Q1014151 | Libras, Educação dos Surdos, Professor de Libras, Prefeitura de Mamanguape PB, FACET Concursos, 2024Leia o texto a seguir: No Atendimento Educacional Especializado para o trabalho pedagógico com alunos surdos, destacam-se três momentos didático-pedagógicos: Atendimento Educacional Especializado em Libras, Atendimento Educacional Especializado para o ensino de Libras e Atendimento Educacional Especializado para o ensino da Língua Portuguesa. DAMÁZIO, Mirlene Ferreira Macedo. Atendimento Educacional Especializado: pessoas com surdez. Brasília: MEC/SEESP, 2007. p. 38-46 Considerando os três momentos didático-pedagógicos destacados por Damázio (2007) no Atendimento Educacional Especializado para alunos surdos, qual das alternativas a seguir melhor reflete uma abordagem integrada e eficiente para o desenvolvimento linguístico e acadêmico desses alunos? ✂️ a) No Atendimento Educacional Especializado em Libras, o foco deve ser exclusivo na comunicação básica, deixando de lado conteúdos curriculares complexos, que serão abordados apenas em aulas de Língua Portuguesa. ✂️ b) No Atendimento Educacional Especializado para o ensino de Libras, deve-se priorizar a tradução direta de materiais didáticos da Língua Portuguesa para Libras, assegurando que os alunos recebam as mesmas informações que seus colegas ouvintes. ✂️ c) O Atendimento Educacional Especializado para o ensino da Língua Portuguesa deve ser realizado de forma isolada, sem interligação com o ensino de Libras, para garantir que os alunos desenvolvam habilidades distintas em cada língua sem interferências. ✂️ d) Uma abordagem integrada envolve o uso da Libras como língua de instrução em todas as disciplinas, enquanto se promove simultaneamente o ensino de Libras para aprofundamento linguístico e o ensino da Língua Portuguesa como segunda língua, utilizando métodos visuais e contextualizados. ✂️ e) No Atendimento Educacional Especializado, é mais eficaz utilizar intérpretes em sala de aula para traduzir as aulas de Língua Portuguesa para Libras, garantindo que os alunos compreendam o conteúdo sem a necessidade de desenvolver proficiência em ambas as línguas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar PDF← Anterior
41Q1014143 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Professor de Libras, Prefeitura de Mamanguape PB, FACET Concursos, 2024A Libras apresenta variações regionais influenciadas por diversos fatores, incluindo o contato com outras línguas de sinais e a localização geográfica dos usuários. De acordo com Brito (1995), essas variações refletem a diversidade cultural e social dos falantes e são uma característica natural de qualquer língua. As variações podem se manifestar na forma dos sinais, na velocidade de execução e nas expressões faciais, demonstrando a complexidade da Libras. Qual a alternativa encontra-se correta, sendo norteada pelo texto gerador? ✂️ a) Influências de outras línguas de sinais internacionais ✂️ b) Padrões de fala regionais do português ✂️ c) Diferentes estilos de leitura labial ✂️ d) Alterações na gramática da língua portuguesa ✂️ e) Mudanças no sistema de escrita da Libras Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
42Q1014145 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Professor de Libras, Prefeitura de Mamanguape PB, FACET Concursos, 2024A redação comercial e oficial exige uma linguagem clara, objetiva e formal. Bortoni-Ricardo (2004) argumenta que esses textos devem seguir normasespecíficas de formatação e estilo, visando à comunicação eficaz no ambiente profissional. Um dos maiores desafios no ensino desses gêneros é desenvolver habilidades que permitam aos alunos adaptar seu discurso às demandas do contexto, utilizando uma linguagem precisa e adequada ao público-alvo. Qual a alternativa encontra-se correta, sendo norteada pelo texto gerador? ✂️ a) Uso excessivo de linguagem informal ✂️ b) Estruturação de argumentos lógicos ✂️ c) Aplicação de normas gramaticais ✂️ d) Coerência e coesão textuais ✂️ e) Adaptação ao público-alvo específico Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
43Q1014142 | Libras, Educação dos Surdos, Professor de Libras, Prefeitura de Mamanguape PB, FACET Concursos, 2024A inclusão de Libras no currículo escolar visa promover a interação entre alunos surdos e ouvintes. Conforme Silva e Lodi (2010), a educação inclusiva busca adaptar o ambiente escolar para atender às necessidades de todos os alunos, garantindo que todos tenham acesso à comunicação e à informação. A utilização de Libras como meio de instrução e comunicação em sala de aula favorece a inclusão social e acadêmica dos alunossurdos. Qual alternativa melhor representa o texto de referência? ✂️ a) Promover a leitura labial em estudantes surdos ✂️ b) Facilitar a comunicação exclusiva entre surdos ✂️ c) Focar apenas na gramática da língua portuguesa ✂️ d) Integrar estudantes surdos e ouvintes em atividades comuns ✂️ e) Substituir completamente o uso do português Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
44Q1014147 | Libras, Educação dos Surdos, Professor de Libras, Prefeitura de Mamanguape PB, FACET Concursos, 2024A variação linguística é um fenômeno natural e importante no ensino de língua portuguesa. Bagno (2007) ressalta a necessidade de os educadores reconhecerem e valorizarem as diversas variantes do português falado no Brasil, incluindo dialetos regionais, socioletos e registros formais e informais. Incorporar essa diversidade no ensino promove uma maior inclusão e respeito pelas diferenças linguísticas dos alunos, enriquecendo o processo de aprendizagem.Qual a alternativa encontra-se correta, sendo norteada pelo texto gerador? ✂️ a) Necessidade de um currículo uniforme ✂️ b) Foco exclusivo na norma culta ✂️ c) Inclusão de diversas variantes regionais ✂️ d) Eliminação de dialetos locais ✂️ e) Adoção de uma única norma padrão Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
45Q1014149 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Professor de Libras, Prefeitura de Mamanguape PB, FACET Concursos, 2024O ensino de aspectos gramaticais do português e da Libras requer uma compreensão profunda de suas respectivas estruturas. Quadros e Karnopp (2004) explicam que, enquanto o português é uma língua oral- auditiva com uma estrutura linear, a Libras é uma língua visual-espacial com uma estrutura simultânea. Essa diferença fundamental influencia a forma como cada língua deve ser ensinada e aprendida, destacando a necessidade de métodos pedagógicos específicos para cada uma. Qual a alternativa encontra-se correta, sendo norteada pelo texto gerador? ✂️ a) Concordância nominal ✂️ b) Uso de advérbios temporais ✂️ c) Ordem das palavras nas sentenças ✂️ d) Formação de frases interrogativas ✂️ e) Aplicação de regras de pontuação Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
46Q886161 | Segurança da Informação, Fiscal de Obras, Prefeitura de Mamanguape PB, FACET Concursos, 2024Garantir a segurança das informações transmitidas eletronicamente é essencial para proteger dados sensíveis contra acessos não autorizados e manter a integridade das comunicações. Qual das seguintes opções melhor descreve uma técnica utilizada para garantir a confidencialidade e a integridade das informações transmitidas eletronicamente, convertendo dados em um formato que apenas o destinatário pretendido pode processar? ✂️ a) Firewall, para monitorar e controlar o tráfego de entrada e saída de redes de computadores. ✂️ b) Antivírus, para detectar, prevenir e remover softwares maliciosos que possam comprometer o sistema. ✂️ c) Criptografia, para converter dados em um formato codificado que só pode ser decodificado por usuários autorizados. ✂️ d) Autenticação de Dois Fatores, para adicionar uma camada extra de segurança ao processo de login. ✂️ e) VPN, para criar uma conexão segura e criptografada sobre uma rede pública ou privada menos segura. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
47Q1014154 | Libras, Educação dos Surdos, Professor de Libras, Prefeitura de Mamanguape PB, FACET Concursos, 2024Na perspectiva da educação inclusiva, o processo educacional visa atender às necessidades educacionais especiais de alunos com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades/superdotação. Para isso, a educação especial deve integrar-se à proposta pedagógica da escola: ✂️ a) Vocacional. ✂️ b) Regular. ✂️ c) Especializada. ✂️ d) Inclusiva. ✂️ e) Tradicional. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
48Q1014156 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Professor de Libras, Prefeitura de Mamanguape PB, FACET Concursos, 2024No contexto do ensino de Língua Portuguesa para alunos surdos, a compreensão das implicações de norma, uso e variação linguística é fundamental. Qual das alternativas a seguir reflete corretamente essas implicações para o ensino bilíngue (Libras e Português) desses alunos? ✂️ a) No ensino bilíngue, deve-se focar exclusivamente na norma culta da Língua Portuguesa, para evitar que os alunos surdos adquiram variações linguísticas consideradas incorretas. ✂️ b) O uso de variações linguísticas deve ser evitado na educação de alunos surdos para garantir que eles aprendam apenas a norma padrão da Língua Portuguesa. ✂️ c) Reconhecer e valorizar a variação linguística no ensino de Língua Portuguesa para alunos surdos promove uma educação mais inclusiva e ajuda os alunos a entenderem a diversidade cultural e linguística. ✂️ d) As variações linguísticas devem ser corrigidas pelos professores para que os alunos surdos não desenvolvam hábitos linguísticos inadequados. ✂️ e) A norma culta deve ser a única referência no ensino de Língua Portuguesa para alunossurdos, desconsiderando o uso e a variação linguística dos alunos fora do ambiente escolar. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
49Q1014150 | Libras, Educação dos Surdos, Professor de Libras, Prefeitura de Mamanguape PB, FACET Concursos, 2024A prática de diálogos em Libras é uma estratégia metodológica eficaz para a aprendizagem por ouvintes. Fernandes (2003) argumenta que o uso de atividades interativas que simulam situações reais de comunicação pode melhorar significativamente a proficiência dos alunos. Essas práticas permitem que os estudantes apliquem os sinais em contextos variados, facilitando a memorização e a compreensão das nuances linguísticas da Libras. Qual a alternativa encontra-se correta, sendo norteada pelo texto gerador? ✂️ a) Exclusão de materiais audiovisuais ✂️ b) Foco em exercícios de escrita ✂️ c) Prática de diálogos em Libras ✂️ d) Memorização de regras gramaticais ✂️ e) Leitura de textos traduzidos Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
50Q1014144 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Professor de Libras, Prefeitura de Mamanguape PB, FACET Concursos, 2024No ensino da língua portuguesa, a interface entre morfologia e sintaxe é fundamental para a compreensão da estrutura das orações. Azeredo (2008) destaca que a morfologia estuda a formação e a estrutura das palavras, enquanto a sintaxe organiza essas palavras em frases e sentenças. Essa inter-relação é crucial para a produção de textos coesos e coerentes, permitindo a aplicação correta de pronomes, conjunções e outros conectivos dentro das orações. Qual a alternativa encontra-se correta, sendo norteada pelo texto gerador? ✂️ a) Estruturação de orações subordinadas complexas ✂️ b) Aplicação de regras de concordância verbal ✂️ c) Variação de padrões entonacionais em discursos ✂️ d) Uso de prefixos e sufixos na formação de palavras ✂️ e) Análise de componentes semânticos em textos Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
51Q1014153 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Professor de Libras, Prefeitura de Mamanguape PB, FACET Concursos, 2024Considerando os aspectos gramaticais da Língua Portuguesa e da Língua Brasileira de Sinais (Libras), qual das alternativas a seguir descreve corretamente uma diferença estrutural significativa entre as duas línguas e sua aplicabilidade no contexto educacional? ✂️ a) A Língua Portuguesa é uma língua de modalidade oral-auditiva, enquanto a Libras é uma língua de modalidade visual-espacial; essa diferença implica que a Libras não possui uma gramática própria e depende da estrutura gramatical da Língua Portuguesa. ✂️ b) A estrutura gramatical da Libras inclui a utilização de expressões faciais e corporais como componentes gramaticais essenciais, ao contrário da Língua Portuguesa, que depende exclusivamente de palavras escritas e faladas. ✂️ c) A aplicação de adjetivos e advérbios na Língua Portuguesa é sempre sequencial após o substantivo ou verbo, enquanto na Libras, adjetivos e advérbios são sempre colocados antes dos substantivos ou verbos, o que deve ser enfatizado no ensino de ambas as línguas. ✂️ d) A concordância verbal e nominal na Língua Portuguesa é marcada por flexões de gênero e número, enquanto na Libras essas concordâncias são realizadas através de modificações no espaço de sinalização e no movimento dos sinais. ✂️ e) No ensino de Libras, é necessário utilizar a tradução direta das regras gramaticais da Língua Portuguesa para garantir a compreensão dos alunos, uma vez que Libras não possui regras gramaticais independentes. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
52Q1014146 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Professor de Libras, Prefeitura de Mamanguape PB, FACET Concursos, 2024A textualidade envolve vários fatores que contribuem para a produção de textos coerentes e coesos. Koch (2002) identifica a coesão, coerência, intencionalidade, aceitabilidade, situacionalidade, informatividade e intertextualidade como componentes essenciais. No ensino de língua portuguesa, é crucial que os alunos compreendam e apliquem esses conceitos para criar textos que sejam não apenas gramaticalmente corretos, mas também eficazes em termos de comunicação. Qual a alternativa encontra-se correta, sendo norteada pelo texto gerador? ✂️ a) Correção gramatical rigorosa ✂️ b) Variedade de vocabulário ✂️ c) Uso de conectivos apropriados ✂️ d) Estilo de escrita formal ✂️ e) Uso de figuras de linguagem Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
53Q1014152 | Libras, Educação dos Surdos, Professor de Libras, Prefeitura de Mamanguape PB, FACET Concursos, 2024A inclusão de Libras no currículo escolar é fundamental para promover a interação entre alunos surdos e ouvintes. Silva e Lodi (2010) explicam que a educação inclusiva busca adaptar o ambiente escolar para atender às necessidades de todos os alunos, garantindo que todos tenham acesso à comunicação e à informação. Utilizar Libras como meio de instrução e comunicação em sala de aula favorece a inclusão sociale acadêmica dos alunos surdos. Qual a alternativa encontra-se correta, sendo norteada pelo texto gerador? ✂️ a) Promover a leitura labial em estudantes surdos ✂️ b) Facilitar a comunicação exclusiva entre surdos ✂️ c) Focar apenas na gramática da língua portuguesa ✂️ d) Integrar estudantes surdos e ouvintes em atividades comuns ✂️ e) Substituir completamente o uso do português Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
54Q1014151 | Libras, Educação dos Surdos, Professor de Libras, Prefeitura de Mamanguape PB, FACET Concursos, 2024Leia o texto a seguir: No Atendimento Educacional Especializado para o trabalho pedagógico com alunos surdos, destacam-se três momentos didático-pedagógicos: Atendimento Educacional Especializado em Libras, Atendimento Educacional Especializado para o ensino de Libras e Atendimento Educacional Especializado para o ensino da Língua Portuguesa. DAMÁZIO, Mirlene Ferreira Macedo. Atendimento Educacional Especializado: pessoas com surdez. Brasília: MEC/SEESP, 2007. p. 38-46 Considerando os três momentos didático-pedagógicos destacados por Damázio (2007) no Atendimento Educacional Especializado para alunos surdos, qual das alternativas a seguir melhor reflete uma abordagem integrada e eficiente para o desenvolvimento linguístico e acadêmico desses alunos? ✂️ a) No Atendimento Educacional Especializado em Libras, o foco deve ser exclusivo na comunicação básica, deixando de lado conteúdos curriculares complexos, que serão abordados apenas em aulas de Língua Portuguesa. ✂️ b) No Atendimento Educacional Especializado para o ensino de Libras, deve-se priorizar a tradução direta de materiais didáticos da Língua Portuguesa para Libras, assegurando que os alunos recebam as mesmas informações que seus colegas ouvintes. ✂️ c) O Atendimento Educacional Especializado para o ensino da Língua Portuguesa deve ser realizado de forma isolada, sem interligação com o ensino de Libras, para garantir que os alunos desenvolvam habilidades distintas em cada língua sem interferências. ✂️ d) Uma abordagem integrada envolve o uso da Libras como língua de instrução em todas as disciplinas, enquanto se promove simultaneamente o ensino de Libras para aprofundamento linguístico e o ensino da Língua Portuguesa como segunda língua, utilizando métodos visuais e contextualizados. ✂️ e) No Atendimento Educacional Especializado, é mais eficaz utilizar intérpretes em sala de aula para traduzir as aulas de Língua Portuguesa para Libras, garantindo que os alunos compreendam o conteúdo sem a necessidade de desenvolver proficiência em ambas as línguas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro