Questões de Concurso Prefeitura de Maracajá SC

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

21 Q1014515 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Professor de Bilíngue Libras, Prefeitura de Maracajá SC, Unesc, 2025

Os conceitos de tradução e interpretação podem variar em diferentes contextos e modais, envolvendo diversas línguas e situações. Sobre as modalidades de tradução, analise as afirmativas a seguir.

I.A transcrição ocorre quando segmentos do texto-fonte são reproduzidos no texto-meta, sem adaptações gráficas ou morfológicas, como empréstimos diretos.
II.A modulação modifica o efeito de sentido, mas a mantém toda a estrutura semântica de superfície no texto-meta.
III.O empréstimo é uma modalidade exclusiva para tradução de nomes próprios reproduzidos no texto-meta.

Está correto o que se afirma em:

22 Q1014516 | Libras, Educação dos Surdos, Professor de Bilíngue Libras, Prefeitura de Maracajá SC, Unesc, 2025

A trajetória histórica das pessoas surdas evidencia mudanças significativas na forma como são percebidas pela sociedade. Acerca do assunto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

(__)No Egito Antigo, as pessoas surdas eram consideradas amaldiçoadas e frequentemente isoladas da sociedade.
(__)A filosofia oralista, predominante no século XIX, reconhecia o valor da língua de sinais para a integração social dos surdos.
(__)O Congresso de Milão, em 1880, trouxe resoluções que reforçaram o uso exclusivo da língua oral na educação de surdos.
(__)A Língua Brasileira de Sinais (Libras) foi reconhecida como meio de comunicação oficial pela Lei nº 10.436, de 2002.

A sequência está correta em:

23 Q1014518 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Professor de Bilíngue Libras, Prefeitura de Maracajá SC, Unesc, 2025

Durante uma aula de biologia no ensino médio, um professor utiliza terminologia científica complexa para explicar processos celulares. Um intérprete de Libras está presente para traduzir as explicações do professor para alunos surdos, garantindo que eles compreendam o conteúdo acadêmico de forma equivalente aos colegas ouvintes. Acerca do assunto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas:

(__)A interpretação simultânea em Libras é sempre preferível em contextos educacionais, pois permite que os alunos surdos acompanhem o conteúdo em tempo real, sem atrasos na comunicação.
(__)A tradução de materiais didáticos do português para Libras deve considerar as diferenças estruturais entre as duas línguas, adaptando o conteúdo para manter a equivalência semântica e cultural.
(__)O intérprete de Libras deve possuir conhecimento aprofundado do conteúdo específico da disciplina para garantir uma interpretação precisa e eficaz.
(__)A presença de um intérprete de Libras em sala de aula elimina a necessidade de adaptações pedagógicas adicionais para alunos surdos, já que a comunicação é plenamente garantida.

A sequência está correta em:

24 Q1014522 | Libras, Educação dos Surdos, Professor de Bilíngue Libras, Prefeitura de Maracajá SC, Unesc, 2025

Assim como qualquer língua, a Libras tem capacidade de expressar ideias complexas, emoções, conceitos abstratos e concretos, sendo utilizada por pessoassurdas como principal forma de comunicação. A respeito da história e surgimento da Libras, é correto afirmar que:

25 Q1024205 | Inglês, Palavras Conectivas Connective Words, Professor de Língua Inglesa, Prefeitura de Maracajá SC, Unesc, 2025

Coherence and cohesion are essential for constructing clear and well-structured texts. Analyze the statements below.

I.The appropriate use of connectors, such as "therefore" and "however," contributes to textual cohesion by establishing logical relationships between ideas.
II.Excessive repetition of words in a text increases cohesion and facilitates reader comprehension.
III.Textual coherence depends exclusively on the use of connectives between sentences and paragraphs.

The correct statements are:

26 Q1024206 | Inglês, Advérbios e Conjunções Adverbs And Conjunctions, Professor de Língua Inglesa, Prefeitura de Maracajá SC, Unesc, 2025

Consider the following text:

How to Make a Cup of Green Tea

To prepare a cup of green tea, follow these steps. First, boil water to about 80°C (176°F); avoid using boiling water as it can make the tea taste bitter. Place a green tea bag or one teaspoon of loose green tea leaves into a cup. Pour the hot water over the tea and let it steep for 2to 3 minutes. Do not steep for too long, as this can affect the flavor. After steeping, remove the tea bag or strain the leaves. Finally, enjoy your tea plain or add a touch of honey if you prefer a bit of sweetness.

Select the alternative that correctly identifies the linguistic features present in the text.

27 Q1024211 | Inglês, Ensino da Língua Estrangeira Inglesa, Professor de Língua Inglesa, Prefeitura de Maracajá SC, Unesc, 2025

The phonology of the English language studies the sounds and sound patterns used in oral communication. Analyze the options below and select the correct one.

28 Q1014524 | Libras, Educação dos Surdos, Professor de Bilíngue Libras, Prefeitura de Maracajá SC, Unesc, 2025

O aluno surdo tem direito à educação e a evolução da inclusão escolar apresenta um papel significativo para o alcance desse direito pleno, com enfoque especial ao papel do intérprete como mediador no processo de ensino-aprendizagem. Sobre o assunto, assinale a correta:

29 Q1016198 | Libras, Educação dos Surdos, Professor de Bilíngue Libras, Prefeitura de Maracajá SC, Unesc, 2025

A Língua Brasileira de Sinais, popularmente chamada de Libras, é empregada por milhões de pessoas surdas no Brasil, além de muitos ouvintes. Segundo dados do IBGE, o país conta com mais de dez milhões de indivíduos que apresentam algum grau de deficiência auditiva. Acerca da origem da Libras, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

(__)O primeiro professor de linguagem de sinais foi Juan Pablo Bonet, um monge beneditino nascido na França, que considerava os surdos como parte essencial da nação.
(__)A Libras foi reconhecida como língua oficial durante o governo de Fernando Henrique Cardoso, pela Lei nº 10.436, que foi fruto do desenvolvimento de políticas de inclusão para a comunidade surda.
(__)Em 1911, o Instituto Nacional de Educação de Surdos adotou a determinação do Congresso de Milão, impondo a utilização somente do oralismo como linguagem no Brasil.
(__)Diferente do que muitos pensam, a Libras não é uma linguagem, mas uma língua, pois possui um povo que a utiliza, além de regras, estruturas, sintaxe, semântica e pragmática próprias.

A sequência está correta em:

30 Q1016199 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Professor de Bilíngue Libras, Prefeitura de Maracajá SC, Unesc, 2025

O tradutor e intérprete de Libras desempenha um papel fundamental na comunicação entre surdos e ouvintes. Agora, de acordo com seus conhecimentos sobre o assunto, assinale a alternativa correta.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.