Início

Questões de Concursos Prefeitura de Maripá PR

Resolva questões de Prefeitura de Maripá PR comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


101Q1045318 | Pedagogia, Legislação da Educação, Anos Iniciais, Prefeitura de Maripá PR, OBJETIVA, 2024

Segundo a Base Nacional Comum Curricular: introdução, uma das competências gerais da educação básica é valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

102Q868179 | Enfermagem, Agente de Apoio, Prefeitura de Maripá PR, OBJETIVA, 2024

O desenvolvimento do sistema de sono e vigília e a estabilização do sono noturno representam um processo significativo na primeira infância. Sobre o sono, analisar os itens.

I. Dificuldades de sono podem afetar negativamente o comportamento das crianças.
II. Crianças que têm sono interrompido ou insuficiente podem ser menos capazes de inibir suas respostas emocionais.
III. Para auxiliar no sono é indicado que os pais durmam junto da criança na mesma cama.

Está CORRETO o que se afirma:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

103Q876463 | Primeiros Socorros, Operador de Máquina, Prefeitura de Maripá PR, OBJETIVA, 2024

Ao acionar os serviços de emergência para um acidente de trânsito, são informações relevantes e importantes a serem fornecidas:

I. A cor dos veículos envolvidos no acidente.
II. O número exato de pessoas envolvidas no acidente.
III. A localização do acidente.

Está CORRETO o que se afirma:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

104Q1045307 | Pedagogia, Legislação da Educação, Anos Iniciais, Prefeitura de Maripá PR, OBJETIVA, 2024

A respeito da Lei nº 9.394/1996 — Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, da Organização da Educação Nacional, sobre as incumbências dos docentes, avaliar se as afirmativas são certas (C) ou erradas (E) e assinalar a sequência correspondente.

( ) Elaborar e cumprir plano de trabalho à visão individual do que são aprendizados necessários em cada nível escolar.
( ) Participar da elaboração da proposta pedagógica do estabelecimento de ensino.
( ) Ministrar os dias letivos e horas-aula estabelecidos, além de participar integralmente dos períodos dedicados ao planejamento, à avaliação e ao desenvolvimento profissional.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

105Q1045315 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Anos Iniciais, Prefeitura de Maripá PR, OBJETIVA, 2024

As decisões curriculares e didático-pedagógicas das Secretarias de Educação, o planejamento do trabalho anual das instituições escolares e as rotinas e os eventos do cotidiano escolar devem levar em consideração a necessidade de superação de desigualdades. Para isso, os sistemas e redes de ensino e as instituições escolares devem se planejar com um claro foco na equidade, ou seja:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

106Q1045316 | Pedagogia, Avaliação Educacional, Anos Iniciais, Prefeitura de Maripá PR, OBJETIVA, 2024

Considerando-se a avaliação educacional, analisar os itens.

I. Refletir é também avaliar. Avaliar é também planejar.
II. A avaliação é apenas um processo técnico.
III. A avaliação é também uma questão política.

Está CORRETO o que se afirma:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

107Q1045332 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Educação Especial, Prefeitura de Maripá PR, OBJETIVA, 2024

Em termos de desenvolvimento humano, passa-se da inteligência neuromotora, na qual predominam os movimentos indiferenciados, à inteligência sensório-motora, na qual os movimentos são cada vez mais diferenciados e pensados, refletindo a conquista antropogenética da postura bípede (macromotricidade). Esta é uma aquisição vital do desenvolvimento humano, e é a partir desta autonomia postural que vão surgir todas as formas de movimento inibitórios que, em si próprios, constituirão o aparecimento e à edificação de atos mentais que vão dar origem ao surgimento da linguagem verbal ou falada, Assim, podemos classificar a inteligência sensório-metora em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

109Q876474 | Mecânica de Autos, Operador de Máquina, Prefeitura de Maripá PR, OBJETIVA, 2024

Operar máquinas pesadas utilizando os pneus com pressão abaixo do recomendado pelo fabricante pode resultar em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

110Q1076032 | Legislação de Trânsito, Legislação Específica de Trânsito, Fiscal de Obras e Posturas, Prefeitura de Maripá PR, OBJETIVA, 2024

Sobre o trânsito público, conforme a Lei Complementar nº 49/2013 − Código de Posturas do Município, é CORRETO afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

111Q1045334 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Educação Especial, Prefeitura de Maripá PR, OBJETIVA, 2024

Em relação a como as práticas educacionais inclusivas podem ser adaptadas para atender às necessidades específicas de alunos com TDAH (transtorno do déficit de atenção/hiperatividade), promovendo, ao mesmo tempo, um ambiente de aprendizagem equitativo para todos os estudantes, assinalar a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

112Q1045338 | Pedagogia, Legislação da Educação, Educação Especial, Prefeitura de Maripá PR, OBJETIVA, 2024

A educação especial, como modalidade da educação escolar, prevê atendimento educacional especializado às pessoas com necessidades especiais na rede regular de ensino. Sobre isso, assinalar a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

113Q1023698 | Inglês, Tradução Translation, Inglês, Prefeitura de Maripá PR, OBJETIVA, 2024

Assinalar a alternativa que apresenta a tradução CORRETA para o trecho abaixo.
Would you go out with him? He’s so in love with you. Don’t feel pressured though, Amber.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

114Q1080973 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Disposições Preliminares, Auxiliar de Odontólogo, Prefeitura de Maripá PR, OBJETIVA, 2024

Segundo a Lei nº 10.048/2000, as pessoas com deficiência, as pessoas com transtorno do espectro autista, as pessoas idosas com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com criança de colo, os obesos, as pessoas com mobilidade reduzida e os doadores de sangue terão atendimento:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

115Q1078194 | Informática, Sistema Operacional, Veterinário, Prefeitura de Maripá PR, OBJETIVA, 2024

No sistema operacional Windows 10, em português, é comum encontrar atalhos de teclado para facilitar diversas ações. Quais são os atalhos de teclado para alternar entre aplicativos abertos e mostrar as propriedades do item selecionado, respectivamente?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

116Q1023695 | Inglês, Sinônimos Synonyms, Inglês, Prefeitura de Maripá PR, OBJETIVA, 2024

Texto associado.

Crazy Horse

Crazy Horse (Tasunke Witko, 1840-1877) was an Oglala Lakota Sioux warrior and warband leader considered among the greatest defenders of Sioux lands against the forces of the US government in the 19th century. He is one of the most famous Native American figures in history and among the Sioux's most honored heroes. Although he is often referred to as a "chief", Crazy Horse was actually a "Shirt Wearer" – a kind of "subchief" – who carried out the decisions of the council and also served as a war chief of a given band of warriors. Even so, Crazy Horse inspired such devotion in his followers that he was regarded as a "chief" and is referenced as such by others.


His name, Tasunke Witko (Crazy Horse), is accurately translated as "His Crazy Horse" or "His Horse is Crazy" and was his father's and grandfather's name, seemingly referencing a horse that behaved erratically. According to Black Elk, however, the name correlated to Crazy Horse's famous vision in which he saw his horse dancing as though "made only of shadow" in a strange or "crazy" way.


Crazy Horse dedicated himself to opposing the US military as early as 1854 following the Grattan Fight (Grattan Massacre) and the subsequent massacre of Little Thunder's camp in 1855 by Colonel William S. Harney. He continued his resistance over the next eleven years and was named a "Shirt Wearer" in 1865. He fought in the Battle of Plate River Bridge (1865), Red Cloud's War (1866-1868), the Battle of the Rosebud (1876), and the Battle of the Little Bighorn (1876). His last full-scale engagement with US forces was the Battle of Wolf Mountain in January 1877.


World History Encyclopedia. Adaptation.

The underlined word in the first paragraph, while maintaining its original meaning, can be substituted by:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

117Q1045309 | Pedagogia, Legislação da Educação, Anos Iniciais, Prefeitura de Maripá PR, OBJETIVA, 2024

De acordo com o ECA, os dirigentes de estabelecimentos de Ensino Fundamental comunicarão ao Conselho Tutelar os casos de:

I. Maus-tratos envolvendo seus alunos.
II. Faltas justificadas.
III. Elevados níveis de repetência.


Está CORRETO o que se afirma:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

118Q1028029 | Raciocínio Lógico, Análise Combinatória em Raciocínio Lógico, Auxiliar Administrativo, Prefeitura de Maripá PR, OBJETIVA, 2024

Uma costureira tem 6 botões de cores diferentes. Ela deseja pregar todos eles em uma fileira, lado a lado. De quantas maneiras diferentes ela pode pregar esses botões, considerando-se a alternância das cores?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

119Q1023693 | Inglês, Interpretação de Texto Reading Comprehension, Inglês, Prefeitura de Maripá PR, OBJETIVA, 2024

Texto associado.

Crazy Horse

Crazy Horse (Tasunke Witko, 1840-1877) was an Oglala Lakota Sioux warrior and warband leader considered among the greatest defenders of Sioux lands against the forces of the US government in the 19th century. He is one of the most famous Native American figures in history and among the Sioux's most honored heroes. Although he is often referred to as a "chief", Crazy Horse was actually a "Shirt Wearer" – a kind of "subchief" – who carried out the decisions of the council and also served as a war chief of a given band of warriors. Even so, Crazy Horse inspired such devotion in his followers that he was regarded as a "chief" and is referenced as such by others.


His name, Tasunke Witko (Crazy Horse), is accurately translated as "His Crazy Horse" or "His Horse is Crazy" and was his father's and grandfather's name, seemingly referencing a horse that behaved erratically. According to Black Elk, however, the name correlated to Crazy Horse's famous vision in which he saw his horse dancing as though "made only of shadow" in a strange or "crazy" way.


Crazy Horse dedicated himself to opposing the US military as early as 1854 following the Grattan Fight (Grattan Massacre) and the subsequent massacre of Little Thunder's camp in 1855 by Colonel William S. Harney. He continued his resistance over the next eleven years and was named a "Shirt Wearer" in 1865. He fought in the Battle of Plate River Bridge (1865), Red Cloud's War (1866-1868), the Battle of the Rosebud (1876), and the Battle of the Little Bighorn (1876). His last full-scale engagement with US forces was the Battle of Wolf Mountain in January 1877.


World History Encyclopedia. Adaptation.

According to the text, mark the CORRECT item.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

120Q1023697 | Inglês, Preposições Prepositions, Inglês, Prefeitura de Maripá PR, OBJETIVA, 2024

Texto associado.

Crazy Horse

Crazy Horse (Tasunke Witko, 1840-1877) was an Oglala Lakota Sioux warrior and warband leader considered among the greatest defenders of Sioux lands against the forces of the US government in the 19th century. He is one of the most famous Native American figures in history and among the Sioux's most honored heroes. Although he is often referred to as a "chief", Crazy Horse was actually a "Shirt Wearer" – a kind of "subchief" – who carried out the decisions of the council and also served as a war chief of a given band of warriors. Even so, Crazy Horse inspired such devotion in his followers that he was regarded as a "chief" and is referenced as such by others.


His name, Tasunke Witko (Crazy Horse), is accurately translated as "His Crazy Horse" or "His Horse is Crazy" and was his father's and grandfather's name, seemingly referencing a horse that behaved erratically. According to Black Elk, however, the name correlated to Crazy Horse's famous vision in which he saw his horse dancing as though "made only of shadow" in a strange or "crazy" way.


Crazy Horse dedicated himself to opposing the US military as early as 1854 following the Grattan Fight (Grattan Massacre) and the subsequent massacre of Little Thunder's camp in 1855 by Colonel William S. Harney. He continued his resistance over the next eleven years and was named a "Shirt Wearer" in 1865. He fought in the Battle of Plate River Bridge (1865), Red Cloud's War (1866-1868), the Battle of the Rosebud (1876), and the Battle of the Little Bighorn (1876). His last full-scale engagement with US forces was the Battle of Wolf Mountain in January 1877.


World History Encyclopedia. Adaptation.

Check the item that CORRECTLY fills in the gaps in the text below.
The artist focused intently ______ capturing the essence of the landscape ______ their painting, while the sun set slowly ______ the horizon.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.