Início

Questões de Concursos Prefeitura de Maripá PR

Resolva questões de Prefeitura de Maripá PR comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


81Q868129 | Legislação de Trânsito CTB, Operador de Máquina, Prefeitura de Maripá PR, OBJETIVA, 2024

Considerando-se as definições do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), assinalar a alternativa que define “estrada”:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

82Q1045308 | Pedagogia, Legislação da Educação, Anos Iniciais, Prefeitura de Maripá PR, OBJETIVA, 2024

De acordo com a Lei nº 9.394/1996 — Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, sobre o que compreendem os sistemas municipais de ensino, em relação à Organização da Educação Nacional, analisar os itens.

I. As instituições do ensino fundamental, médio e de educação infantil mantidas pelo Poder Público municipal.
II. As instituições de educação infantil criadas e mantidas pela iniciativa privada.
III. Os órgãos federais de educação.

Está CORRETO o que se afirma:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

83Q868188 | Pedagogia, Teorias do desenvolvimento e da aprendizagem, Agente de Apoio, Prefeitura de Maripá PR, OBJETIVA, 2024

Em relação à adolescência, avaliar se as afirmativas são certas (C) ou erradas (E) e assinalar a sequência correspondente.

( ) Gera diferentes peculiaridades conforme o ambiente social, econômico e cultural em que o adolescente se desenvolve.
( ) É basicamente um fenômeno psicológico e social.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

84Q1045340 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Educação Especial, Prefeitura de Maripá PR, OBJETIVA, 2024

O processo de construção de um sistema educacional inclusivo tem se constituído em prol de construir escolas plurais, para todos. Neste processo de construção, inclui-se preparar os professores para mediar as diferenças e as necessidades dos alunos. Sobre isso, assinalar a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

85Q868133 | Segurança e Saúde no Trabalho, Saúde e Segurança no Ambiente de Trabalho, Operador de Máquina, Prefeitura de Maripá PR, OBJETIVA, 2024

Ao utilizar ferramentas elétricas, qual prática contribui para a segurança do operador?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

86Q1045335 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Educação Especial, Prefeitura de Maripá PR, OBJETIVA, 2024

A avaliação escolar deve ser ajustada para garantir a inclusão efetiva de todos os alunos, levando em consideração seus estilos de aprendizagem e necessidades individuais. Sobre isso, assinalar a alternativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

87Q1045342 | Pedagogia, Tecnologias Educacionais, Educação Especial, Prefeitura de Maripá PR, OBJETIVA, 2024

Considerando os tipos de Tecnologias Assistivas na Educação Inclusiva, em relação a softwares de comunicação alternativa, assinalar a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

88Q876475 | Mecânica de Autos, Operador de Máquina, Prefeitura de Maripá PR, OBJETIVA, 2024

Quando se consideram as técnicas de operação de motoniveladoras, o método utilizado para nivelar o material despejado por caminhão sem que a frente da máquina passe diretamente sobre a pilha do material é o:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

89Q1045306 | Pedagogia, Legislação da Educação, Anos Iniciais, Prefeitura de Maripá PR, OBJETIVA, 2024

Conforme a Resolução nº 7/2010 — Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de nove anos, os três anos iniciais do Ensino Fundamental devem assegurar:

I. A alfabetização e o letramento.
II. O desenvolvimento das diversas formas de expressão, incluindo o aprendizado da Língua Portuguesa, a Literatura, a Música e demais artes, a Educação Física, assim como o aprendizado da Matemática, da Ciência, da História e da Geografia.
III. A continuidade da aprendizagem, tendo em conta a complexidade do processo de alfabetização e os prejuízos que a repetência pode causar no Ensino Fundamental como um todo e, particularmente, na passagem do primeiro para o segundo ano de escolaridade e deste para o terceiro.

Está CORRETO o que se afirma:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

90Q1045310 | Pedagogia, Tecnologias Educacionais, Anos Iniciais, Prefeitura de Maripá PR, OBJETIVA, 2024

Ler o trecho abaixo.

“Compreende a tecnologia como um conhecimento prático derivado direta e exclusivamente do desenvolvimento do conhecimento teórico científico através de processos progressivos e acumulativos, onde teorias cada vez mais amplas substituem as anteriores.”
(VERASZTO, SILVA, MIRANDA e SIMON, 2008).


Sabemos que as tecnologias educacionais são muitas e de todas as ordens. De acordo com os autores, o que pode ser considerado aporte tecnológico?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

91Q1045311 | Pedagogia, Currículo Teoria e Prática, Anos Iniciais, Prefeitura de Maripá PR, OBJETIVA, 2024

Sobre o currículo escolar, analisar os itens.

I. Pode-se dizer que as competências e as diretrizes são comuns, e os currículos são diversos.
II. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional não orienta a definição das aprendizagens essenciais, apenas dos conteúdos mínimos a serem ensinados.
III. Os currículos da educação básica devem ter base nacional comum.

Está CORRETO o que se afirma:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

92Q1045333 | Pedagogia, Tecnologias Educacionais, Educação Especial, Prefeitura de Maripá PR, OBJETIVA, 2024

Sobre a tecnologia assistiva poder apoiar o aprendizado e a comunicação de alunos surdos no contexto escolar, analisar os itens.

I. O professor pode utilizar aplicativos móveis que traduzem automaticamente o discurso oral em texto ou sinais de língua de sinais. II. O professor pode criar ambientes de aprendizagem que oferecem recursos visuais e interativos para facilitar a compreensão de conceitos acadêmicos. III. O professor restringe o acesso à tecnologia assistiva apenas a alunos surdos mais velhos.
IV. O professor ignora a necessidade de tecnologia assistiva para alunos surdos, presumindo que métodos tradicionais de ensino são suficientes.

Está CORRETO o que se afirma:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

93Q1045336 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Educação Especial, Prefeitura de Maripá PR, OBJETIVA, 2024

Sobre a inclusão escolar, qual das seguintes ações contribui mais efetivamente para promovê-la?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

94Q1045337 | Pedagogia, Educação Infantil, Educação Especial, Prefeitura de Maripá PR, OBJETIVA, 2024

O desenvolvimento cognitivo da criança está diretamente ligado ao seu desenvolvimento psicomotor. Sobre isso, assinalar a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

95Q1045339 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Educação Especial, Prefeitura de Maripá PR, OBJETIVA, 2024

Considerando os processos cognitivos das crianças com necessidades educacionais especiais, relacionar as colunas e assinalar a sequência correspondente.

1) A atenção. (2) A memória. (3) A aprendizagem.

( ) É o processo cognitivo que permite a concentração fundamental para o desenvolvimento de situações cotidianas, considerada um mecanismo que controla e regula o restante dos processos cognitivos da percepção, a necessidade e atenção para focar em um estímulo que nossos sentidos não alcançam, na aprendizagem e nos processos de raciocínio. ( ) É uma função que permite codificar, armazenar e recuperar informações do passado. É um processo básico para a aprendizagem que permite criar um sentido de identidade. ( ) Como processo cognitivo, é usada para incorporar novas informações a conhecimentos prévios. Inclui elementos diversificados, como nos comportamentos ou hábitos, e por meio da socialização.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

96Q1045330 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Educação Especial, Prefeitura de Maripá PR, OBJETIVA, 2024

Em relação às condutas típicas, analisar os itens.

I. Existe um padrão único de comportamento denominado conduta típica. II. Seus determinantes são variados, podendo ser de natureza biológica, psicológica, comportamental e/ou social. III. Seus efeitos, caso o problema não seja abordado, geralmente são destrutivos para o desenvolvimento e a aprendizagem do aluno, bem como para o seu desenvolvimento e a sua integração social.

Está CORRETO o que se afirma:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

97Q1045331 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Educação Especial, Prefeitura de Maripá PR, OBJETIVA, 2024

A respeito do desenvolvimento e da aprendizagem, no que tange à deficiência física, avaliar se as afirmativas são certas (C) ou erradas (E) e assinalar a sequência correspondente.

( ) Para que o educando com deficiência física possa acessar o conhecimento escolar e interagir com o ambiente que ele frequenta, não é necessário criar as condições adequadas à sua locomoção, comunicação, conforto e segurança, pois o mais importante é o que ele vai aprender. O ambiente não interfere na aprendizagem. ( ) No caso de educandos com graves comprometimentos motores, que necessitam de cuidados na alimentação, na locomoção e no uso de aparelhos ou equipamentos médicos, faz-se necessária a presença de um acompanhante no período em que frequenta a escola regular. ( ) O comprometimento da função física poderá acontecer quando existe a falta de um membro (amputação), sua má-formação ou deformação (alterações que acometem o sistema muscular e esquelético).
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

98Q1045312 | Pedagogia, Legislação da Educação, Anos Iniciais, Prefeitura de Maripá PR, OBJETIVA, 2024

São competências gerais da educação básica:

I. Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais.
II. Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas.
III. Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação.

Está CORRETO o que se afirma:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

99Q1045314 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Anos Iniciais, Prefeitura de Maripá PR, OBJETIVA, 2024

Sobre os sete saberes necessários à educação do futuro, assinalar a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

100Q1045317 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Anos Iniciais, Prefeitura de Maripá PR, OBJETIVA, 2024

Apesar de os conceitos de abandono e evasão escolar serem usados muitas vezes como sinônimos, eles têm características diferentes. Sobre essas diferenças, assinalar a alternativa que preenche as lacunas abaixo CORRETAMENTE.


Deixar de frequentar as aulas durante o ano letivo caracteriza o(a) __________________. Já a situação em que o estudante, seja reprovado ou aprovado, não efetua a matrícula para dar continuidade aos estudos no ano seguinte é entendida como __________________. Se a quantidade de jovens de uma faixa etária fora da escola aumenta conforme o passar do ano letivo, se tem um aumento dos números de desistência, o que caracteriza o(a) __________________.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.