Questões de Concursos: Prefeitura de Montes Claros MG

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12 Q53466 | Administração Geral, Administrador, Prefeitura de Montes Claros MG

Ao tratar sobre as teorias da liderança, o modelo do “Grid Gerencial”, desenvolvido por Robert Blake e Jane Mouton para ajudar a medir a preocupação relativa do administrador com as pessoas e as tarefas, reflete a natureza bidimensional da liderança. Ao desenvolver um trabalho de consultoria em uma empresa de alimentos e bebidas, a consultora Jeanete identificou que essa empresa apresenta um estilo de liderança do tipo 9,1. Essa constatação permite afirmar que, nessa empresa, 

13 Q405215 | Direito Administrativo, Direitos e Vantagens, Assistente Social, Prefeitura de Montes Claros MG, Unimontes

São considerados de efetivo exercício o afastamento do servidor, EXCETO

14 Q909832 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Ciências, Ciências, Prefeitura de Montes Claros MG, FUNDEP, 2024

O ensino de Química é visto em geral como um assunto complexo, citado por muitos alunos como uma das disciplinas mais difíceis e complicadas de estudar. Compreende-se, então, que a educação inclusiva no ensino de Química é um grande desafio para o docente, devido à necessidade de abstrações para a compreensão de muitos conceitos e à adequação de ferramentas de linguagem que contemplem a compreensão desse estudante em especial.
Nesse contexto, qual exemplo de contribuição de metodologia que o professor de Química poderá empregar na sala de aula, de forma inclusiva, para alunos que têm deficiência intelectual?

15 Q909830 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Ciências, Ciências, Prefeitura de Montes Claros MG, FUNDEP, 2024

Em aulas de física para estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental, o professor, após avaliar as dificuldades dos estudantes de assimilar os conceitos de cálculos e suas abstrações, propôs diversos tipos de aulas, com metodologias para melhorar o nível de conhecimento de seus discentes. Nessas aulas, o professor trabalhou conceitos de física, sua explicação teórica, as relações com os cálculos matemáticos e qual a capacidade de interpretação do discente.
Considerando que o tema proposto era cinemática, o estudante que em sala de aula

16 Q882966 | Enfermagem, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Montes Claros MG, COTEC, 2024

Com relação aos cuidados de enfermagem na realização de eletrocardiograma (ECG), analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa CORRETA.

17 Q909843 | Pedagogia, Avaliação Sistêmica: SAEB, Língua Portuguesa, Prefeitura de Montes Claros MG, FUNDEP, 2024

Dados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) indicaram uma dificuldade do professor da rede municipal de Montes Claros de trabalhar com estruturação e formação de palavras. Em uma reunião pedagógica entre Secretaria de Educação e docentes, foi proposta uma oficina de resolução de problemas, em que os seguintes itens precisariam ser analisados:

I. “Fitoterápico”, “líquido” e “álcool” são palavras nas quais se notam a mesma regra de acentuação gráfica.
II. Na frase “Os diálogos são a essência da comunicação, pois estruturam as relações sociais e mantêm uma estrutura de respeito.”, o sinal de acentuação gráfica em “mantêm” marca o plural do verbo, que assim é acentuado para concordar com “diálogos”.
III. “País” e “aí” são vocábulos que trazem acento agudo. Isso se justifica pela mesma regra de acentuação gráfica.
IV. A acentuação presente nas palavras “amazônico” e “viúva” deve-se pela mesma regra de acentuação gráfica.
V. “Estágio”, “diária” e “após” são palavras acentuadas de acordo com a mesma regra gramatical.

Considerando a norma-padrão da Língua Portuguesa, nesse contexto, estão incorretos os itens

18 Q864487 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Inspetor Educacional, Prefeitura de Montes Claros MG, FUNDEP, 2024

A Política Nacional de Avaliação e Exames da Educação Básica tem como um de seus objetivos aferir as competências e as habilidades dos estudantes orientando‑se pelo disposto na Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Considerando os componentes que integram essa política, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.

(    ) O Saeb coleta dados junto aos sistemas de ensino e às escolas públicas e privadas brasileiras.
(    ) O Encceja afere competências e habilidades de pessoas privadas de liberdade.
(    ) O Enem afere o domínio das competências e das habilidades esperadas ao final da Educação Básica.
(    ) O Saeb não é direcionado à Educação Infantil, considerando que a BNCC não apresenta competências e habilidades para crianças menores de seis anos de idade.
(    ) O Enem e o Saeb do Ensino Médio são aplicados no mesmo dia por se tratarem de um mesmo teste.

Assinale a sequência correta.

19 Q909844 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Língua Portuguesa, Língua Portuguesa, Prefeitura de Montes Claros MG, FUNDEP, 2024

Dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) indicam que a rede pública de Montes Claros enfrenta dificuldades na aprendizagem da Língua Portuguesa no âmbito da regência verbal. Dessa forma, dentro do contexto da habilidade EF08LP07, isto é, aquela que propõe “diferenciar, em textos lidos ou de produção própria, complementos diretos e indiretos de verbos transitivos, apropriando-se da regência de verbos de uso frequente”, a Secretaria de Educação propôs um diagnóstico junto aos docentes.

Conduzido por um analista curricular da Língua Portuguesa, o trabalho foi construído apresentando um elenco de três regras gramaticais acerca da regência e pedindo que cada uma delas fosse classificada.

Diante disso, analise as regras a seguir.

I. No sentido de fazer ou realizar algo, o verbo “proceder” admite dois empregos, de acordo com a norma-padrão: “proceder a busca” e “proceder à busca”, sem alteração de sentido.
II. O verbo “assistir” permite duas regências: quando se assiste ao vídeo e quando se assiste o paciente enfermo.
III. Ao assinar um determinado documento, pode-se usar o verbo “visar” em substituição ao “assinar”. Já para desejar algo, o verbo “visar” também pode ser usado desde que junto de uma preposição.

Dessa forma e de acordo com a norma-padrão da Língua Portuguesa, estão corretas as regras previstas em

20 Q910362 | Pedagogia, Coordenação e Orientação Educacional, Psicopedagogo, Prefeitura de Montes Claros MG, FUNDEP, 2024

A orientação pedagógica no Brasil teve, em sua origem, forte inspiração funcionalista. Segundo Selma Garrido Pimenta, na obra “O pedagogo na escola pública” (1988), a compreensão sobre o papel e a atuação do pedagogo passa a sofrer alterações a partir da influência da psicologia humanista de Carl Rogers.
Com relação à contribuição da psicologia humanista na atuação do pedagogo e do psicopedagogo, é correto afirmar:
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