Dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica
(IDEB) indicam que a rede pública de Montes Claros enfrenta
dificuldades na aprendizagem da Língua Portuguesa
no âmbito da regência verbal. Dessa forma, dentro do
contexto da habilidade EF08LP07, isto é, aquela que
propõe “diferenciar, em textos lidos ou de produção própria,
complementos diretos e indiretos de verbos transitivos,
apropriando-se da regência de verbos de uso frequente”,
a Secretaria de Educação propôs um diagnóstico junto
aos docentes.
Conduzido por um analista curricular da Língua Portuguesa,
o trabalho foi construído apresentando um elenco de três
regras gramaticais acerca da regência e pedindo que cada
uma delas fosse classificada.
Diante disso, analise as regras a seguir.
I. No sentido de fazer ou realizar algo, o verbo
“proceder” admite dois empregos, de acordo com
a norma-padrão: “proceder a busca” e “proceder à
busca”, sem alteração de sentido.
II. O verbo “assistir” permite duas regências:
quando se assiste ao vídeo e quando se assiste o
paciente enfermo.
III. Ao assinar um determinado documento, pode-se
usar o verbo “visar” em substituição ao “assinar”.
Já para desejar algo, o verbo “visar” também pode
ser usado desde que junto de uma preposição.
Dessa forma e de acordo com a norma-padrão da Língua
Portuguesa, estão corretas as regras previstas em
a) I, II e III.
b) II e III, apenas.
c) I e III, apenas.
d) I e II, apenas.