Questões de Concursos Prefeitura de Montes Claros MG

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12Q53466 | Administração Geral, Administrador, Prefeitura de Montes Claros MG

Ao tratar sobre as teorias da liderança, o modelo do “Grid Gerencial”, desenvolvido por Robert Blake e Jane Mouton para ajudar a medir a preocupação relativa do administrador com as pessoas e as tarefas, reflete a natureza bidimensional da liderança. Ao desenvolver um trabalho de consultoria em uma empresa de alimentos e bebidas, a consultora Jeanete identificou que essa empresa apresenta um estilo de liderança do tipo 9,1. Essa constatação permite afirmar que, nessa empresa, 
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13Q405215 | Direito Administrativo, Direitos e Vantagens, Assistente Social, Prefeitura de Montes Claros MG, Unimontes

São considerados de efetivo exercício o afastamento do servidor, EXCETO

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14Q909832 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Ciências, Ciências, Prefeitura de Montes Claros MG, FUNDEP, 2024

O ensino de Química é visto em geral como um assunto complexo, citado por muitos alunos como uma das disciplinas mais difíceis e complicadas de estudar. Compreende-se, então, que a educação inclusiva no ensino de Química é um grande desafio para o docente, devido à necessidade de abstrações para a compreensão de muitos conceitos e à adequação de ferramentas de linguagem que contemplem a compreensão desse estudante em especial.
Nesse contexto, qual exemplo de contribuição de metodologia que o professor de Química poderá empregar na sala de aula, de forma inclusiva, para alunos que têm deficiência intelectual?
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15Q909830 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Ciências, Ciências, Prefeitura de Montes Claros MG, FUNDEP, 2024

Em aulas de física para estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental, o professor, após avaliar as dificuldades dos estudantes de assimilar os conceitos de cálculos e suas abstrações, propôs diversos tipos de aulas, com metodologias para melhorar o nível de conhecimento de seus discentes. Nessas aulas, o professor trabalhou conceitos de física, sua explicação teórica, as relações com os cálculos matemáticos e qual a capacidade de interpretação do discente.
Considerando que o tema proposto era cinemática, o estudante que em sala de aula
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16Q909825 | Pedagogia, Tecnologias da Comunicação nas Práticas Educativas, Educação Física, Prefeitura de Montes Claros MG, FUNDEP, 2024

A intensa expansão do uso social das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) sob a forma de diferentes dispositivos móveis conectados à internet sem fio, utilizados em diferentes espaços, tempos e contextos, observada na segunda década do século XXI, gerou e continua gerando mudanças sociais que provocam a dissolução de fronteiras entre espaço virtual e espaço físico e criam um espaço híbrido de conexões. Na convergência entre espaços presenciais e virtuais, surgem novos modos de expressar pensamentos, sentimentos, crenças e desejos, por meio de uma diversidade de tecnologias e linguagens midiáticas empregadas para interagir, criar, estabelecer relações e aprender.

Analise as afirmativas a seguir, relativas às metodologias ativas para uma educação inovadora.

I. A cultura digital demanda abertura e flexibilidade para conviver com fluxos diversificados de informações onipresentes, multiplicidade de letramentos, diversidade, ambiguidade e incerteza do conhecimento, que se expande na inter-relação entre saber cotidiano e conhecimento científico.
II. As metodologias ativas apresentam e analisam práticas pedagógicas que superam as abordagens educacionais centradas na fala do professor, na leitura do livro e na passividade do estudante, que apenas responde às questões que lhe foram solicitadas.
III. Metodologias ativas para uma educação inovadora apontam para a possibilidade de transformar aulas em experiências de aprendizagem mais vivas e significativas para os estudantes da cultura digital, cujas expectativas em relação ao ensino, à aprendizagem e ao próprio desenvolvimento e formação são diferentes do que expressavam as gerações anteriores.

Estão corretas as afirmativas
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17Q910369 | Psicologia, CID10 e DSM, Psicopedagogo, Prefeitura de Montes Claros MG, FUNDEP, 2024

Dificuldade de aprendizagem é toda e qualquer dificuldade sentida pelo sujeito no seu processo de conhecimento de informações sobre o mundo. Essas dificuldades podem ter causas extrínsecas (isto é, quando o ambiente exerce influência) ou intrínsecas (causas orgânicas, adquiridas por hereditariedade, más‑formações genéticas, subnutrição, problemas do neurodesenvolvimento), e passam a receber o nome de transtornos de aprendizagem.
São exemplos de transtorno de aprendizagem, exceto:
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18Q909844 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Língua Portuguesa, Língua Portuguesa, Prefeitura de Montes Claros MG, FUNDEP, 2024

Dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) indicam que a rede pública de Montes Claros enfrenta dificuldades na aprendizagem da Língua Portuguesa no âmbito da regência verbal. Dessa forma, dentro do contexto da habilidade EF08LP07, isto é, aquela que propõe “diferenciar, em textos lidos ou de produção própria, complementos diretos e indiretos de verbos transitivos, apropriando-se da regência de verbos de uso frequente”, a Secretaria de Educação propôs um diagnóstico junto aos docentes.

Conduzido por um analista curricular da Língua Portuguesa, o trabalho foi construído apresentando um elenco de três regras gramaticais acerca da regência e pedindo que cada uma delas fosse classificada.

Diante disso, analise as regras a seguir.

I. No sentido de fazer ou realizar algo, o verbo “proceder” admite dois empregos, de acordo com a norma-padrão: “proceder a busca” e “proceder à busca”, sem alteração de sentido.
II. O verbo “assistir” permite duas regências: quando se assiste ao vídeo e quando se assiste o paciente enfermo.
III. Ao assinar um determinado documento, pode-se usar o verbo “visar” em substituição ao “assinar”. Já para desejar algo, o verbo “visar” também pode ser usado desde que junto de uma preposição.

Dessa forma e de acordo com a norma-padrão da Língua Portuguesa, estão corretas as regras previstas em
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19Q909843 | Pedagogia, Avaliação Sistêmica SAEB, Língua Portuguesa, Prefeitura de Montes Claros MG, FUNDEP, 2024

Dados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) indicaram uma dificuldade do professor da rede municipal de Montes Claros de trabalhar com estruturação e formação de palavras. Em uma reunião pedagógica entre Secretaria de Educação e docentes, foi proposta uma oficina de resolução de problemas, em que os seguintes itens precisariam ser analisados:

I. “Fitoterápico”, “líquido” e “álcool” são palavras nas quais se notam a mesma regra de acentuação gráfica.
II. Na frase “Os diálogos são a essência da comunicação, pois estruturam as relações sociais e mantêm uma estrutura de respeito.”, o sinal de acentuação gráfica em “mantêm” marca o plural do verbo, que assim é acentuado para concordar com “diálogos”.
III. “País” e “aí” são vocábulos que trazem acento agudo. Isso se justifica pela mesma regra de acentuação gráfica.
IV. A acentuação presente nas palavras “amazônico” e “viúva” deve-se pela mesma regra de acentuação gráfica.
V. “Estágio”, “diária” e “após” são palavras acentuadas de acordo com a mesma regra gramatical.

Considerando a norma-padrão da Língua Portuguesa, nesse contexto, estão incorretos os itens
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20Q910362 | Pedagogia, Coordenação e Orientação Educacional, Psicopedagogo, Prefeitura de Montes Claros MG, FUNDEP, 2024

A orientação pedagógica no Brasil teve, em sua origem, forte inspiração funcionalista. Segundo Selma Garrido Pimenta, na obra “O pedagogo na escola pública” (1988), a compreensão sobre o papel e a atuação do pedagogo passa a sofrer alterações a partir da influência da psicologia humanista de Carl Rogers.
Com relação à contribuição da psicologia humanista na atuação do pedagogo e do psicopedagogo, é correto afirmar:
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