Início

Questões de Concursos Prefeitura de Montes Claros MG

Resolva questões de Prefeitura de Montes Claros MG comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


101Q1014276 | Libras, Educação dos Surdos, Instrutor de Libras, Prefeitura de Montes Claros MG, FUNDEP Gestão de Concursos, 2024

A oficialização da Libras foi reconhecida como meio legal de comunicação e expressão por meio da Lei Federal nº 10.436, de 24 de abril de 2002, e posteriormente regulamentada pelo Decreto nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005, que evidenciou mudanças significativas na visibilidade das articulações do movimento surdo com as instâncias governamentais.

São itens tratados no Decreto nº 5.626/2005, exceto:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

102Q1014278 | Libras, Educação dos Surdos, Instrutor de Libras, Prefeitura de Montes Claros MG, FUNDEP Gestão de Concursos, 2024

Sobre as características da Literatura Surda, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.

(    ) A Literatura Surda original em Libras, ou seja, aquela que não foi traduzida da literatura das línguas faladas para Libras, é especialmente valorizada na comunidade surda porque reflete as experiências de vida dos surdos.

(    ) A Literatura Surda traduzida em Libras apresenta algumas experiências particulares de pessoas surdas, como a resistência à opressão pela sociedade dos ouvintes, os problemas na área da educação, a alegria de conhecer a Libras.

(    ) A Literatura Surda é caracterizada por pelo menos um de quatro critérios: ser feita por surdos; tratar da experiência de ser surdo e do conhecimento da Cultura Surda; ter o objetivo de alcançar um público surdo; e ser apresentada em Libras.

(    ) A Literatura Surda refere‑se a poemas, contos, piadas, jogos e outras formas de arte criativas feitas em Libras, culturalmente valorizadas, sendo uma forma linguística de celebrar a vida surda e as línguas de sinais.

(    ) A Literatura Surda aponta que literatura em Libras é relacionada às obras criadas e / ou adaptadas por surdos, enquanto a própria Literatura Surda são as traduções que têm a língua de sinais como alvo e as produções de ouvintes.

Assinale a sequência correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

103Q906564 | Psiquiatria, Emergências Psiquiátricas, Médico Psiquiatra, Prefeitura de Montes Claros MG, COTEC, 2024

Paciente 23 anos, sexo feminino, em acompanhamento psiquiátrico, fazendo uso de Lítio. Assinale os achados presentes em uma intoxicação por Lítio com litemia entre 1,5-1,9 mEq/L.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

104Q883119 | Odontologia, Decreto nº 87689 de 1982 e Lei nº 6710 de 1979, Técnico em Prótese Dentária, Prefeitura de Montes Claros MG, COTEC, 2024

Analise as afirmativas a seguir, considerando o Decreto n.º 87.689, de 11 de outubro de 1982, que regulamenta a Lei n.º 6.710/1979, a qual dispõe sobre a profissão de técnico em prótese dentária.
I- Aos técnicos em prótese dentária é permitido prestar assistência direta, em caso de urgência, a clientes e manter, em sua oficina, equipamento e instrumental específico de consultório dentário.
II- O exercício da profissão de técnico em prótese dentária, em todo o território nacional, somente é permitido aos profissionais inscritos no Conselho Regional de Odontologia da jurisdição em que exerçam a profissão.
III- A inscrição no Conselho Regional de Odontologia é deferida ao profissional que apresentar certificado de habilitação profissional, em nível de 2º grau, no curso de Prótese Dentária, conferido por estabelecimento oficial ou reconhecido.
IV- A carteira de identidade profissional tem fé pública em todo o território nacional e é expedida, exclusivamente, pelos Conselhos Regionais de Odontologia, cabendo ao Conselho Federal o controle de sua confecção e distribuição.
V- O pagamento das anuidades ao Conselho Regional de Odontologia da respectiva jurisdição é opcional ao técnico em prótese dentária para o exercício legal da profissão.

Estão CORRETAS as afirmativas
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

105Q906709 | Radiologia, Médico Ultrassonografista, Prefeitura de Montes Claros MG, COTEC, 2024

CKCS, sexo feminino, 46 anos, com implantes mamários há 9 anos, começou a sentir dor e queimação na mama direita. Qual achado ultrassonográfico indica suspeita de ruptura intracapsular de implante mamário?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

106Q899131 | Odontologia, Odontólogo Endodontia, Prefeitura de Montes Claros MG, COTEC, 2024

A pulpotomia, em dentes decíduos, caracteriza-se pela remoção da polpa coronária e subsequente uso de medicamentos que procuram manter o dente em condições de saúde, permitindo que o ciclo biológico de reabsorção radicular se processe naturalmente. A pulpotomia para dentes decíduos está indicada nos seguintes casos:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

107Q910411 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de História, História, Prefeitura de Montes Claros MG, FUNDEP, 2024

São objetivos do ensino de História nos anos iniciais do Ensino Fundamental, exceto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

108Q883111 | Odontologia, Odontologia PréClínica, Técnico em Higiene Dental, Prefeitura de Montes Claros MG, COTEC, 2024

O dentifrício é definido como “um produto de higiene que tem o objetivo de limpar e polir as superfícies dentais por meio de uma escova dental, auxiliando na prevenção e controle da cárie dentária e doença periodontal. Composto por diversos ingredientes que desempenham funções específicas, ele constitui produto essencial na manutenção da higiene bucal.
Qual das seguintes alternativas associa corretamente um componente do dentifrício à sua principal função? Assinale-a.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

109Q882970 | Informática, Software, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Montes Claros MG, COTEC, 2024

Os computadores processam dados sob o controle de conjuntos de instruções chamados programas (softwares) de computador. Esses softwares orientam o computador por meio de conjuntos ordenados de ações especificadas por pessoas chamadas programadores de computador.
Fonte: DEITEL, H. M.; DEITEL, P. J. C++: como programar. 5. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006, p. 3. Adaptado.

Considerando o contexto dos programas de computador, analise as afirmativas a seguir.

I- O sistema operacional é o gerente-geral do sistema de computador, permitindo que esse sistema lide com várias tarefas ao mesmo tempo, com a condição de a interação ser com apenas um usuário por vez. Ele aloca e designa recursos, programa a utilização dos recursos e tarefas e monitora as atividades do sistema. Além disso, provê locais na memória para dados e programas e controla os dispositivos de entrada e saída, atuando, ainda, na coordenação e programação de tarefas em execução. II- Um software de planilha eletrônica fornece versões computadorizadas de ferramentas tradicionais de modelagem financeira, como o livro de registros contábeis com lápis e calculadora. A planilha eletrônica é organizada como uma grade de colunas e linhas. Os recursos que ela oferece ficam evidentes quando ocorre alteração em um ou mais valores; por exemplo, os outros valores relacionados são automaticamente calculados. III- Um software de processamento de textos armazena textos eletronicamente como arquivos de computador, em vez de arquivos em papel. Permite que o usuário faça alterações eletronicamente em um documento na memória, eliminando a necessidade de digitar a página inteira novamente para incorporar as correções. Ele possui opções de formatação que permitem mudar o espaçamento entre as linhas, o espaçamento entre as margens, o tamanho das letras e a largura das colunas. IV- O Linux é um sistema operacional semelhante ao UNIX, que pode ser baixado da internet gratuitamente ou comprado mediante pequena taxa, de empresas que fornecem ferramentas adicionais para o software. É confiável, de projeto compacto, habilitado a rodar em muitas plataformas diferentes de hardware, entre elas servidores, computadores de mão e eletroeletrônicos de consumo. Por ser de código aberto, pode ser modificado por desenvolvedores de software.

Estão CORRETAS as afirmativas
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

110Q909850 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Matemática, Matemática, Prefeitura de Montes Claros MG, FUNDEP, 2024

Assinale a alternativa que está em desacordo com a perspectiva de investigação matemática apresentada por Ponte, Brocardo e Oliveira (2009).
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

111Q910385 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Matemática, Matemática, Prefeitura de Montes Claros MG, FUNDEP, 2024

São perspectivas que estão de acordo com a modelagem matemática apresentadas por Meyer, Caldeira e Malheiros (2011), exceto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

112Q910389 | Pedagogia, Cury, Matemática, Prefeitura de Montes Claros MG, FUNDEP, 2024

Sob a perspectiva da análise de erros, apresentada por Cury (2007), analise as afirmativas a seguir.

I. O erro se constitui como um conhecimento e reflete um saber que o aluno possui. O professor deve, ao identificá‑lo, elaborar estratégias didáticas que levem o aluno a desestabilizá‑lo e rever suas respostas.
II. O professor, ao identificar um erro, deve deixar claro que está errado e mostrar a forma correta, e em seguida orientar o aluno a fazer uma série de exercícios semelhantes.
III. O professor, ao detectar um erro, deve verificar se ele é fruto de uma dificuldade individual ou coletiva, para determinar como será o atendimento e o melhor momento de realizá‑lo.

Estão corretas as afirmativas
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

113Q908649 | Biologia, Hábitos alimentares e exercícios físicos, Ciências, Prefeitura de Montes Claros MG, FUNDEP, 2024

As doenças cardiovasculares são importantes causas de morbidade [...]. Estima‑se que 17,9 milhões de pessoas morreram por doenças cardiovasculares em 2016, representando 31% de todas as mortes em nível global. Desses óbitos, estima‑se que 85% ocorrem devido a ataques cardíacos e acidentes vasculares cerebrais (AVCs). Mais de três quartos das mortes por doenças cardiovasculares ocorrem em países de baixa e média renda.

Disponível em: https://www.paho.org/pt/topicos/doencas‑cardiovasculares. Acesso em: 9 jun. 2024 (adaptado).

Em relação às patologias a que se refere o texto, é incorreto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

114Q906365 | Arquivologia, Pontuação, Engenheiro Segurança do Trabalho, Prefeitura de Montes Claros MG, COTEC, 2024

Texto associado.

Texto 01

O mundo precisa da sua originalidade – e você também


Patrícia Cotton

A palavra alemã Zeitgeist insinua que somos afetados – ou até mesmo assombrados – pelo espírito do tempo em que vivemos. Esse “fantasma” dá o tom do nosso ambiente cultural e intelectual, e sobretudo das nossas escolhas. O tempo seria uma espécie de molde que torna impossível o exercício pleno da originalidade. E na contemporaneidade isso tem se tornado ainda mais agudo. Fórmulas prontas nos levam a crer que o visível, o recorrente e o seguro são o mesmo que “sucesso”. Padrões de comunicação, de estética, de mentalidade política, de gestão e de autoprodutização apostam cada vez mais na previsibilidade anticancelamento, asfixiando o pioneirismo e a criatividade. Estamos, afinal, perdendo a capacidade de ser originais?

Sendo uma exímia voyer digital, venho notando há alguns anos certos modelos se cristalizando. Postar fotos com o date, por exemplo, virou o novo anel de compromisso. Estudos, refeições, férias, mudanças de trabalho, e até mesmo malhação – outrora aspectos naturais da existência – tornaram-se extraordinários (uma vez publicados, claro). A espetacularização permanente de quase tudo virou uma espécie de “prova de vida” do INSS. Uma vibe na linha de “mãe, olha o desenho que eu fiz!”. Dando uma de Analista de Bagé, parece que o silêncio (digital) virou sinal de que as coisas, enfim, vão bem.

Falando da nossa realidade analógica, somos fruto de um momento de inspiração original dos nossos pais. Digitais, DNA e voz comprovam a nossa singularidade estrutural, nossa gênese inquestionável. Originalidade, por este prisma, é um bem democrático, já que a única coisa que não pode ser copiada é justamente você. Se irá aproveitar isso ou não, é outra história. Fato é: o esquecimento deste ativo que é a singularidade nos distancia não apenas de nós mesmos, mas de compor o todo de uma comunidade diversa.

[...]

Ao seguir hábitos e padrões de forma irrefletida, indivíduos e negócios vão se tornando muito mais objeto do que sujeito de suas ações. Abatidos pelo Zeitgeist e pela autoconsciência anêmica, fica cada vez mais difícilsurpreender. Parece, inclusive, que foi em outra vida que o mote “pense diferente”, da Apple, teve algum valor. Estamos cada vez menos originais, viciados em benchmarks, engajamentos e teses de investimento que trazem supostas garantias.

Paradoxalmente, nunca precisamos tanto da originalidade para enfrentar os problemas complexos e inéditos que temos vivenciado coletivamente. E também para a autorrealização individual.


O tópico da autorrealização me faz lembrar que, por muito tempo, acreditei que ser acessível era ser comprometida, sobretudo profissionalmente. À luz disso, me viciei em um “crackberry” (gíria que se refere à natureza viciante dos smartphones BlackBerry, que eram conhecidos por suas ferramentas eficientes de e-mail, mensagens e produtividade) como instrumento de trabalho. Na época, achava natural que aquele aparelho fosse minha extensão, sem me dar conta dessa perigosa simbiose. Durante um autoexperimento de mudança, em que fiquei quase um ano sem celular, tive o melhor e mais transformador período da minha vida. Desde então, cultivo uma comunicação ecológica, fora da “whatsApplândia” e afins. Sua suposta conveniência jamais me convenceu, e a vida “semioffline” segue trazendo bons frutos, apesar de todas as reclamações, controvérsias e perdas que conscientemente enfrento. O que muitos denominam de loucura, aprendi a chamar de originalidade.

Encontrar o próprio caminho original não é fácil, mas certamente é mais interessante que o consumo irrestrito de clichês e benchmarks. Ser original é trabalhar na margem de manobra entre o espírito do tempo que nos influencia, e o que é de alcance consciente. É entender que destino é também – mas não só – origem. É expressar a essência na existência através de escolhas corajosamente autênticas. É ser subversivo, fazer algo que ainda não foi imaginado. E pagar os eventuais pedágios com um discreto sorriso de Monalisa no rosto.


Disponível em: https://vidasimples.com/. Acesso em: 22 maio 2024. Adaptado.

Tendo em vista a construção do texto, verifica-se

I - uso reiterado de estrangeirismos.
II - diferentes usos das aspas.
III - uso de citação direta.
IV - frequente uso de arcaísmos.
V - uso de neologismos.

Estão CORRETOS os itens
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

115Q910378 | Psicologia, Políticas Públicas no SUS, Psicólogo, Prefeitura de Montes Claros MG, FUNDEP, 2024

Com relação à Política Nacional de Atenção Básica, analise a citação a seguir.
“Ela (a Política Nacional de Atenção Básica) deve ‘superar compreensões simplistas, nas quais, entre outras, há dicotomia e oposição entre a assistência e a promoção da saúde’, quando a ação, em face dos seus fenômenos, deve levar em consideração ‘múltiplos determinantes e condicionantes’” (Brasil, 2017).

CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA (CFP). Referências Técnicas para a atuação de psicólogas(os) na atenção básica a saúde. Conselho Federal de Psicologia, Conselhos Regionais de Psicologia e Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas. 2. ed. Brasília: CFP, 2019.

Nesse contexto, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

116Q909960 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, PEB I, Prefeitura de Montes Claros MG, FUNDEP, 2024

Ao realizar a leitura do Referencial Curricular dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, uma professora observou que poderia desenvolver diversos trabalhos, a partir de parlendas, quadras, quadrinhas, trava-línguas, canções e cantigas, para sua turma do 2º ano.
Esses gêneros textuais estão previstos em qual campo de atuação?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

117Q906716 | Radiologia, Sistema Renal, Médico Ultrassonografista, Prefeitura de Montes Claros MG, COTEC, 2024

Sobre o uso do ultrassom em diversos ramos, analise as afirmativas a seguir.
I- Ao examinar os rins, irá gerar a possibilidade de detecção de algum tipo de problema em alguma dessas partes desse órgão, tais como: cálculos, dilatações, infecções, tumores (malignos ou benignos).
II- Ao examinar os rins, tem-se a possibilidade de visualização nítida da sua cápsula, sua estrutura funcional chamada de parênquima, assim como sua porção mais central e que, nas imagens ultrassonográficas, aparecem brilhantes, denominada de bacinete.
III- Na bexiga urinária, há a necessidade de uma repleção hídrica adequada, para que ela possa se distender. E, assim, obter imagens de suas paredes, da sua capacidade máxima de enchimento, dos meatos (que são os locais por onde desembocam os "canais" que trazem urina dos rins) e de sua capacidade de esvaziamento.
IV- Atualmente, o exame de ultrassom do trato urinário é uma excelente arma diagnóstica para ser usada em pacientes com queixas urinárias.

Está(ão) CORRETA(S) a(s) afirmativa(s)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

118Q906717 | Radiologia, Médico Ultrassonografista, Prefeitura de Montes Claros MG, COTEC, 2024

AFB, sexo feminino, 35 anos, realiza ecografia de abdome de rotina identificando-se nódulo hepático isoecogênico ao parênquima circunjacente, apresentando, ao Doppler colorido, padrão de vascularização em “roda de carroça”. Qual é a principal hipótese diagnóstica?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

119Q882967 | Enfermagem, Assistência de Enfermagem no Processo Nutricional, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Montes Claros MG, COTEC, 2024

A suplementação nutricional oral (SNO) é uma importante ferramenta na prevenção, tratamento e reabilitação do paciente desnutrido ou com risco para desnutrição. É considerada uma indicação para a SNO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

120Q883113 | Odontologia, Técnico em Higiene Dental, Prefeitura de Montes Claros MG, COTEC, 2024

Em uma clínica odontológica, o manejo inadequado dos resíduos de saúde pode ter impactos significativos sobre o meio ambiente e a saúde pública. Considerando as práticas de sustentabilidade e as normas vigentes para o gerenciamento de resíduos de serviços de saúde (RSS), qual das seguintes alternativas apresenta a abordagem CORRETA e sustentável para o manejo de resíduos perfurocortantes?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.