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Questões de Concursos Prefeitura de Montes Claros MG

Resolva questões de Prefeitura de Montes Claros MG comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


21Q910362 | Pedagogia, Coordenação e Orientação Educacional, Psicopedagogo, Prefeitura de Montes Claros MG, FUNDEP, 2024

A orientação pedagógica no Brasil teve, em sua origem, forte inspiração funcionalista. Segundo Selma Garrido Pimenta, na obra “O pedagogo na escola pública” (1988), a compreensão sobre o papel e a atuação do pedagogo passa a sofrer alterações a partir da influência da psicologia humanista de Carl Rogers.
Com relação à contribuição da psicologia humanista na atuação do pedagogo e do psicopedagogo, é correto afirmar:
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22Q882966 | Enfermagem, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Montes Claros MG, COTEC, 2024

Com relação aos cuidados de enfermagem na realização de eletrocardiograma (ECG), analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa CORRETA.
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23Q864485 | Pedagogia, Legislação da Educação, Inspetor Educacional, Prefeitura de Montes Claros MG, FUNDEP, 2024

O Referencial Curricular de Montes Claros – Ensino Fundamental Anos Iniciais está alicerçado em uma proposta de Educação Inclusiva pautada no direito à educação para todos.

Para a ampla implementação dessa proposta, o Referencial Curricular de Montes Claros estabelece algumas diretrizes.

Nesse sentido, analise as diretrizes a seguir.

I. O compromisso com a igualdade de oportunidades na escolarização dos alunos com necessidades especiais, fornecendo‑lhes as ferramentas necessárias para que aprendam e continuem aprendendo ao longo da sua vida.
II. A importância de conceber ambientes e tempos pedagogicamente organizados para acolher as particularidades dos alunos.
III. A necessidade de identificar crianças e adolescentes com necessidades educacionais especiais a partir do Censo Escolar e do acompanhamento técnico‑pedagógico dos profissionais da Coordenadoria de Educação Inclusiva da Secretaria Municipal de Educação.
IV. A relevância de que as unidades de ensino consolidem a cultura do trabalho colaborativo entre professores regentes e especialistas da educação especial.

Considerando a perspectiva de Educação Inclusiva pautada no direito à educação para todos, estão corretas as diretrizes
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24Q909837 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Língua Portuguesa, Geografia, Prefeitura de Montes Claros MG, FUNDEP, 2024

O monitoramento de aprendizagem é a metodologia que a Secretaria Municipal de Educação de Montes Claros passou a utilizar, desde 2016, para verificar o processo de aprendizagem em Língua Portuguesa e suas Literaturas e Matemática. Composto por duas etapas, esse monitoramento realiza diagnósticos iniciais e verifica, pela aplicação de provas diagnósticas, o nível de habilidade dos alunos na resolução de questões que exigem conhecimentos de Língua Portuguesa e de Matemática.
Assinale a alternativa que apresenta corretamente aspectos relacionados aos instrumentos adotados por esse monitoramento.
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25Q882960 | Informática, BrOfficeorg e LibreOffice Calc, Técnico em Contabilidade, Prefeitura de Montes Claros MG, COTEC, 2024

Marque a alternativa que apresenta a fórmula para calcular o valor da média de um conjunto de números contidos nas células A2, A3, A4, A5 e A6 de uma planilha do Libre Office Calc.
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26Q910356 | Pedagogia, Multiculturalismo e Educação, Supervisor Pedagógico da Educação, Prefeitura de Montes Claros MG, FUNDEP, 2024

De acordo com Candau (2020), a didática é um campo de conhecimento fortemente articulado com o da formação docente, assim como com os desafios do cotidiano escolar. Para a autora, hoje a escola é alvo de muitos questionamentos, entre os quais aqueles provocados pela crescente visibilização das diferenças culturais.
No artigo “Didática, Interculturalidade e Formação de professores: desafios atuais”, Candau aponta como importante na perspectiva intercultural:
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27Q899431 | Serviço Social, Questão Social e Serviço Social, Assistente Social, Prefeitura de Montes Claros MG, COTEC, 2024

Leia a citação a seguir, que trata da concepção de Serviço Social:
A questão social não é senão as expressões do processo de formação e desenvolvimento da classe operária e de seu ingresso no cenário político da sociedade, exigindo seu reconhecimento como classe por parte do empresariado e do Estado. É a manifestação, no cotidiano da vida social, da contradição entre o proletariado e a burguesia, a qual passa a exigir outros tipos de intervenção mais além da caridade e repressão (Carvalho; Iamanoto, 1983, p. 77).
Analise as alternativas a seguir sobre a atuação do Serviço Social na abordagem da questão social e marque (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas.
( ) O Serviço Social reconhece a questão social como uma expressão das desigualdades estruturais e atua de forma crítica e propositiva para promover mudanças que combatam a injustiça social.
( ) O Serviço Social enfatiza que a questão social está diretamente relacionada aos fenômenos culturais e comportamentais, atuando principalmente na reabilitação pessoal.
( ) O Serviço Social aborda a questão social em momentos de crise, focando suas ações em medidas emergenciais, mercadológicas e psicossociais, para mitigar os efeitos da desigualdade.
( ) O Serviço Social considera a questão social como um fenômeno oriundo dos conflitos individuais ou interpessoais, causadas ou exacerbadas pelas desigualdades sistêmicas.
( ) O Serviço Social vê a questão social além da abordagem superficial dos problemas sociais e busca inseri-los em uma análise crítica das estruturas econômicas e sociais.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, considerando as afirmativas de cima para baixo:
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28Q909824 | Pedagogia, Educação de Jovens e Adultos, Educação Física, Prefeitura de Montes Claros MG, FUNDEP, 2024

Introduzir a Educação Física na EJA (Educação de Jovens e Adultos) caracteriza a possibilidade de acesso à cultura corporal de movimento, compreendida como um direito do estudante, na perspectiva da promoção a saúde, lazer e de expressões de afetos e sentimentos, em diversos contextos de convivência. A Educação Física, integrada à proposta pedagógica da escola, é componente curricular obrigatório da Educação Básica, sendo sua prática facultativa ao aluno
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29Q864483 | Pedagogia, Gestão Democrática, Inspetor Educacional, Prefeitura de Montes Claros MG, FUNDEP, 2024

Na reunião pedagógica de uma escola municipal, alguns professores manifestaram sua discordância quanto à participação do segmento “família” no Colegiado Escolar. Eles argumentaram que o Colegiado é um órgão eminentemente pedagógico e que as famílias não possuem conhecimentos dessa natureza para exercer, com clareza, sua função. O diretor da escola e a equipe pedagógica, por sua vez, defenderam a perspectiva de que os órgãos colegiados da escola são mecanismos de construção da autonomia e da vivência democrática no interior da instituição e que, nesse contexto, a participação da família é fundamental.

A posição defendida pelo diretor e pela equipe de gestão corrobora a perspectiva expressa por Lück, na obra “Concepções e processos democráticos de gestão educacional” (2006), uma vez que, para essa autora, os órgãos colegiados
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30Q883201 | Enfermagem, Outras Doenças Infecciosas e Parasitárias, Técnico em Vigilância Sanitária, Prefeitura de Montes Claros MG, COTEC, 2024

Sobre a esquistossomose, marque a alternativa CORRETA.
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31Q909834 | Pedagogia, Tecnologias da Comunicação nas Práticas Educativas, Artes, Prefeitura de Montes Claros MG, FUNDEP, 2024

Sobre a integração das artes com tecnologias digitais, ludicidade e gamificação, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.

(    ) A integração das artes com tecnologias digitais permite explorar novas formas de expressão criativa, como arte digital, realidade virtual e realidade aumentada.
(    ) Para Vieira (2014), a possibilidade do diálogo entre a arte e a abordagem STEAM permite a reaproximação da arte e da ciência.
(    ) A gamificação na integração das artes com tecnologias digitais é uma abordagem que exclui a interatividade e a participação dos alunos, limitando‑se apenas à transmissão de conteúdo.
(    ) A integração das artes com tecnologias digitais, ludicidade e gamificação pode promover uma aprendizagem mais colaborativa e interdisciplinar, incentivando a criatividade e a inovação.

Assinale a sequência correta.
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32Q864487 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Inspetor Educacional, Prefeitura de Montes Claros MG, FUNDEP, 2024

A Política Nacional de Avaliação e Exames da Educação Básica tem como um de seus objetivos aferir as competências e as habilidades dos estudantes orientando‑se pelo disposto na Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Considerando os componentes que integram essa política, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.

(    ) O Saeb coleta dados junto aos sistemas de ensino e às escolas públicas e privadas brasileiras.
(    ) O Encceja afere competências e habilidades de pessoas privadas de liberdade.
(    ) O Enem afere o domínio das competências e das habilidades esperadas ao final da Educação Básica.
(    ) O Saeb não é direcionado à Educação Infantil, considerando que a BNCC não apresenta competências e habilidades para crianças menores de seis anos de idade.
(    ) O Enem e o Saeb do Ensino Médio são aplicados no mesmo dia por se tratarem de um mesmo teste.

Assinale a sequência correta.
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33Q864488 | Pedagogia, Gestão Democrática, Inspetor Educacional, Prefeitura de Montes Claros MG, FUNDEP, 2024

Ao realizar a visita de inspeção educacional regular em uma escola, uma inspetora leu o Termo de Visita anterior para relembrar as ações e orientações que desenvolveu na escola no último encontro. Em seguida, reuniu‑se com a diretora da escola para obter informações gerais da gestão escolar e a orientou quanto à aplicação das normas referentes ao quadro de pessoal. Na sequência, reuniu‑se com a supervisão pedagógica para acompanhar o monitoramento da aprendizagem dos estudantes, e com a secretária escolar para assegurar‑se da autenticidade e fidedignidade da escrituração escolar. Além disso, reservou horário para atendimento a professores que desejassem com ela conversar. Ao término, lavrou o Termo de Visita, que foi lido e assinado pela diretora e por ela, inspetora educacional.
Ao abordar a importância do inspetor escolar para a educação contemporânea, Figueiredo (2020) defende que esse profissional, a exemplo da atuação da inspetora educacional do caso apresentado, deve
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34Q864489 | Pedagogia, Gestão Democrática, Inspetor Educacional, Prefeitura de Montes Claros MG, FUNDEP, 2024

Ao analisar a trajetória da inspeção no cenário educacional brasileiro, Abreu (2012) constata que houve mudanças significativas nas funções desenvolvidas pelo inspetor escolar, mudanças essas que ocorreram entre tensões e conflitos devido às especificidades e complexidades do cargo.
No contexto da gestão democrática da escola pública, o inspetor escolar deve trabalhar na perspectiva de
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35Q899134 | Odontologia, Patologias Endodônticas Diagnóstico e Tratamento, Odontólogo Endodontia, Prefeitura de Montes Claros MG, COTEC, 2024

A reabsorção radicular interna é caracterizada pela reabsorção das paredes do canal radicular, com presença de tecido de granulação, geralmente assintomática, e, na maioria das vezes, diagnosticada em exames radiográficos de rotina. O trauma é frequentemente sugerido como causa. Tradicionalmente, o dente rosado é um achado patagnomônico e é resultado da invasão de tecido de granulação ao revestimento do esmalte coronário. Assinale a alternativa CORRETA para o tratamento:
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36Q864484 | Pedagogia, Gestão Democrática, Inspetor Educacional, Prefeitura de Montes Claros MG, FUNDEP, 2024

Uma das atividades do inspetor educacional junto às escolas municipais de Montes Claros é assessorar e orientar a direção escolar na elaboração e implementação do Projeto Político‑Pedagógico e do Plano de Desenvolvimento da Escola.
O Projeto Político‑Pedagógico é um instrumento de gestão democrática que se caracteriza por
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37Q883203 | Enfermagem, COVID19, Técnico em Vigilância Sanitária, Prefeitura de Montes Claros MG, COTEC, 2024

Algumas doenças possuem sintomas parecidos, como febre, dor de cabeça e dor no corpo; mas há diferenças que podem facilitar o diagnóstico. Sobre a COVID 19, a dengue e o H1N1, marque a alternativa CORRETA.
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38Q882958 | Direito Administrativo, Modalidades e Critérios de Julgamento, Técnico em Administração, Prefeitura de Montes Claros MG, COTEC, 2024

A Lei nº 14.133/2021 estabelece normas gerais de licitação e contratação para as Administrações Públicas diretas, autárquicas e fundacionais da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios. Para tanto, instituem-se as modalidades de licitação que visam aprimorar a eficiência e transparência dos processos de contratação pública no Brasil.
São modalidades de licitação:
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39Q899133 | Odontologia, Patologias Endodônticas Diagnóstico e Tratamento, Odontólogo Endodontia, Prefeitura de Montes Claros MG, COTEC, 2024

O provável sucesso do tratamento endodôntico é baseado em princípios, diagnóstico e plano de tratamento, nos quais cabe ao profissional um conhecimento amplo da morfologia, anatomia dental, técnicas de instrumentação, debridamento, desinfecção e obturação do sistema de canais radiculares (SCR). Em estudo radiográfico, Ingle e colaboradores estabeleceram que 58% das falhas nos tratamentos ocorrem devido à fase da obturação. A falha técnica assim como a utilização de materiais inadequados pode comprometer todo o prognóstico estabelecido.
Em relação aos cimentos endodônticos, pode-se afirmar:
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40Q864482 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Inspetor Educacional, Prefeitura de Montes Claros MG, FUNDEP, 2024

O documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica, de modo a terem assegurados seus direitos de aprendizagem e desenvolvimento, é denominado
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