Início

Questões de Concursos Prefeitura de Montes Claros MG

Resolva questões de Prefeitura de Montes Claros MG comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


61Q910357 | Pedagogia, Supervisor Pedagógico da Educação, Prefeitura de Montes Claros MG, FUNDEP, 2024

Uma das tarefas que circunscreve a docência é o processo de avaliação. No que se refere a essa dimensão do trabalho docente, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.

(    ) Para Perrenoud (1998), somente parte das avaliações formativas contribuem para que o aluno aprenda a se desenvolver, ou melhor, ative a autoparticipação na regulação das aprendizagens e do desenvolvimento no sentido de um projeto educativo.
(    ) Para Zabala (1998), a tomada de posição referente às finalidades do ensino, relacionada a um modelo centrado na formação integral da pessoa, implica mudanças fundamentais, especialmente nos conteúdos e no sentido da avalição.
(    ) Para Gauthier, Richard e Bissonnette (2014), é importante que o professor faça avaliações formativas, ou seja, avaliações com o objetivo de auxiliar no aprendizado dos alunos. Ressaltam também que o fato de avaliar os alunos frequentemente através de modalidades variadas favorece o aprendizado.
(    ) Para Nóvoa (2022), é preciso transformar a estrutura organizacional da escola, pois a avaliação das aprendizagens precisa ser novamente submetida a uma lógica de normalização. Exige-se o movimento de homogeneização dos espaços e dos tempos, dos currículos e, especialmente, das formas de avaliação.

Assinale a sequência correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

62Q899130 | Odontologia, Odontólogo Endodontia, Prefeitura de Montes Claros MG, COTEC, 2024

Paciente queixa-se de dor intensa, ao consumir alimentos quentes e frios, e de persistência da dor por vários minutos, mesmo após a remoção do estímulo. Qual o provável diagnóstico?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

63Q883115 | Odontologia, Erupção Dentária, Técnico em Higiene Dental, Prefeitura de Montes Claros MG, COTEC, 2024

Considerando a sequência de erupção dos dentes decíduos e permanentes em uma criança, qual das seguintes afirmativas descreve corretamente a sequência esperada de erupção dos dentes permanentes, assumindo um desenvolvimento normal?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

64Q882957 | Direito Administrativo, Fases e Processo Licitatório, Técnico em Administração, Prefeitura de Montes Claros MG, COTEC, 2024

Sobre um processo de licitação, previsto na Lei nº 14.133/021, durante a fase de Publicação do Edital para aquisição de insumos hospitalares, um erro foi identificado.
Qual dos seguintes erros compromete a transparência e a equidade do processo licitatório?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

65Q910355 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Supervisor Pedagógico da Educação, Prefeitura de Montes Claros MG, FUNDEP, 2024

De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica, a escola de qualidade social adota como centralidade o diálogo, a colaboração, os sujeitos e as aprendizagens, o que pressupõe atendimento aos seguintes requisitos, exceto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

66Q909922 | Engenharia de Software, DFD Diagrama de Fluxo de Dados, Analista de Sistemas, Prefeitura de Montes Claros MG, FUNDEP, 2024

Um analista de sistemas está elaborando um novo sistema de informação e precisa documentar o fluxo de informações entre os processos.


Qual das alternativas a seguir descreve corretamente a finalidade dos diagramas de fluxo de dados (DFD) nesse contexto?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

67Q899225 | Pedagogia, Educação de Jovens e Adultos, Pedagogo, Prefeitura de Montes Claros MG, COTEC, 2024

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) foi criada para o indivíduo que não teve oportunidade de iniciar ou concluir seus estudos em idade escolar no Ensino Fundamental ou Ensino Médio. A EJA almeja, também, desenvolver novas habilidades, formar cidadãos críticos, questionadores e conhecedores de seus direitos e deveres, além de um sujeito pleno e apto para exercer seu papel na sociedade.
Socialmente, a EJA é um dos caminhos mais importantes para o fomento da construção de conhecimentos que transformam o mundo. Marque a alternativa que caracteriza, pedagogicamente, os aspectos positivos desse estudo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

68Q1026561 | Raciocínio Lógico, Análise Combinatória em Raciocínio Lógico, Administrador, Prefeitura de Montes Claros MG, FUNDEP Gestão de Concursos, 2024

Uma empresa está montando um comitê de ética, que, inicialmente, deverá ser composto por 2 mulheres e 2 homens. Inscreveram-se para participar do comitê 5 mulheres e 3 homens, de modo que o comitê será formado por sorteio.

De quantas maneiras diferentes é possível formar esse comitê, considerando todos os inscritos?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

69Q910353 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Supervisor Pedagógico da Educação, Prefeitura de Montes Claros MG, FUNDEP, 2024

O professor de Ciências, durante a aula sobre sistemas reprodutores, foi surpreendido com questões dos estudantes que versavam sobre sexualidade. Fortemente constrangido e receoso em discutir sobre o assunto em sala de aula, ele informou que as questões apresentadas não poderiam ser abordadas na aula. Advertido pela coordenação pedagógica de que a escola se constitui num ambiente social significativo para a promoção da saúde, e de que é também papel do educador tratar dessa temática, ele refez seu planejamento considerando os Referenciais Curriculares dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
Com base no Referencial, sobre o trabalho com o tema sexualidade, dentre as habilidades que se deve buscar desenvolver nos educandos, apresentadas a seguir, assinale a alternativa incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

70Q910412 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de História, História, Prefeitura de Montes Claros MG, FUNDEP, 2024

O ensino de História sempre esteve presente nas escolas elementares ou escolas primárias brasileiras, variando, no entanto, de importância no período que vai do século XIX ao atual.
BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Ensino de História: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2004. p. 60.
Sobre o ensino de História nos séculos XIX e XX, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

71Q910417 | Pedagogia, Evasão Escolar causas e conseqüências, Português e sua Literaturas, Prefeitura de Montes Claros MG, FUNDEP, 2024

No segundo semestre de 2021, cerca de 244 mil crianças e adolescentes entre 6 e 14 anos estavam fora da escola. É o que mostra o levantamento do Todos Pela Educação, a partir dos dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua). [...]
Não é novidade o diagnóstico de que a escola precisa se reinventar para se conectar com os interesses das novas gerações, de que precisa fazer sentido na vida dos alunos, abrindo espaço para descobertas e questionamentos. Com isso em mente, de que forma os professores podem apoiar na construção de uma escola que faça sentido na vida dos estudantes?
“Esse exercício de conexão com o que interessa e faz brilhar os olhos dos alunos, que dá espaço e potência para o desenvolvimento e aprendizagem de crianças e jovens, se dá pelo saber do professor, seu comprometimento ético e sua sensibilidade em criar pontes: entre seus alunos e o mundo, entre os conhecimentos compartilhados nos povos e suas culturas, elos entre família, comunidade e escola, pontes entre a sala de aula e o contexto.”, esclarece Ana Flavia Castanho, Coordenadora Pedagógica da Plataforma Vivescer, iniciativa do Instituto Península.

INSTITUTO PENÍNSULA. O papel dos professores no enfrentamento à evasão escolar. Disponível em: https://www.institutopeninsula.org.br/ professores‑na‑linha‑de‑frente‑no‑enfrentamento‑da‑evasao‑ escolar/. Acesso em: 10 jun. 2024. [Fragmento adaptado]

De acordo com o texto, o professor pode atuar no enfrentamento da evasão escolar ao
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

72Q906708 | Radiologia, Sistema Reprodutor Masculino e Feminino, Médico Ultrassonografista, Prefeitura de Montes Claros MG, COTEC, 2024

Uma gestante iniciou pré-natal tardiamente. Ao exame físico, foi constatado que a altura uterina estava maior que a esperada para a idade gestacional referida, por isso foi solicitado um ultrassom. No exame, foi observada uma gestação gemelar, 1º feto cefálico com biometria compatível com 30 semanas e genitália típica masculina. O segundo feto pélvico, com biometria compatível com 29 semanas e genitália típica feminina. Demais parâmetros sem anormalidades. Essa gestação gemelar é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

73Q909831 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Ciências, Ciências, Prefeitura de Montes Claros MG, FUNDEP, 2024

A preparação do professor de ciências é reconhecida como ponto fundamental para a qualidade do ensino de jovens e adultos. Para lecionar ciências no Ensino Fundamental II, somente a licenciatura em Física, Química ou Biologia é insuficiente. Os cursos de formação continuada em ciências hoje se justificam, uma vez que quase não há cursos que englobem toda estrutura curricular de ciências para os últimos anos do Ensino Fundamental.

Sobre a criação de cursos para formação continuada em ciências, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.

(    ) Podem criar e oferecer cursos de formação continuada somente as redes federais, estaduais, distrital e municipais de educação profissional e tecnológica.
(    ) Na criação dos cursos de formação continuada em ciências, é preciso substituir as propostas isoladas, fragmentadas e esporádicas por cursos que tenham continuidade e acompanhamento.
(    ) A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) prevê a formação continuada ou qualificação profissional, que podem ser ofertadas como curso de qualificação de docentes.
(    ) A formação inicial e continuada poderá ser ofertada como cursos de livre oferta, abertos à comunidade, com suas matrículas condicionadas à capacidade de aproveitamento da formação, e não necessariamente ao nível de escolaridade.

Assinale a sequência correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

74Q910361 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Supervisor Pedagógico da Educação, Prefeitura de Montes Claros MG, FUNDEP, 2024

Conforme explicitado na Base Nacional Comum Curricular, os objetivos de aprendizagem dos componentes curriculares estabelecidos pela BNCC para toda a Educação Básica visam à aprendizagem e ao desenvolvimento global do aluno. Em relação à estrutura desse documento, assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do trecho a seguir.
Para garantir o desenvolvimento das competências específicas, cada componente curricular apresenta um conjunto de _________________, relacionados(as) a diferentes _________________ – aqui entendidos(as) como conteúdos, conceitos e processos –, que, por sua vez, são organizados(as) em _________________.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

75Q909853 | Pedagogia, Cury, Matemática, Prefeitura de Montes Claros MG, FUNDEP, 2024

Segundo a perspectiva da análise de erros apresentada por Cury (2007), quanto àqueles cometidos pelos estudantes, assinale a alternativa incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

76Q899429 | Banco de Dados, Analista de Sistemas, Prefeitura de Montes Claros MG, COTEC, 2024

Com base nos conceitos e características dos bancos de dados NoSQL, qual das seguintes afirmações avalia corretamente a principal vantagem desses sistemas em comparação aos bancos de dados relacionais tradicionais?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

77Q883116 | Odontologia, Saúde Bucal Coletiva, Técnico em Higiene Dental, Prefeitura de Montes Claros MG, COTEC, 2024

No contexto da Estratégia Saúde da Família (ESF), o técnico em saúde bucal (TSB) desempenha um papel importante na promoção da saúde e prevenção de doenças. Qual das seguintes afirmativas descreve corretamente uma atribuição do TSB dentro da ESF?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

78Q899527 | Arquivologia, Pontuação, Odontólogo Pacientes Especiais, Prefeitura de Montes Claros MG, COTEC, 2024

Texto associado.
Leia, com atenção, o texto e, a seguir, responda à questão.

Texto

O mundo precisa da sua originalidade – e você também

Patrícia Cotton


A palavra alemãZeitgeistinsinua que somos afetados – ou até mesmo assombrados – pelo espírito do tempo em que vivemos. Esse “fantasma” dá o tom do nosso ambiente cultural e intelectual, e sobretudo das nossas escolhas. O tempo seria uma espécie de molde que torna impossível o exercício pleno da originalidade. E na contemporaneidade isso tem se tornado ainda mais agudo. Fórmulas prontas nos levam a crer que o visível, o recorrente e o seguro são o mesmo que “sucesso”. Padrões de comunicação, de estética, de mentalidade política, de gestão e de autoprodutização apostam cada vez mais na previsibilidade anticancelamento, asfixiando o pioneirismo e a criatividade. Estamos, afinal, perdendo a capacidade de ser originais?

Sendo uma exímiavoyerdigital, venho notando há alguns anos certos modelos se cristalizando. Postar fotos com odate, por exemplo, virou o novo anel de compromisso. Estudos, refeições, férias, mudanças de trabalho, e até mesmo malhação – outrora aspectos naturais da existência – tornaram-se extraordinários (uma vez publicados, claro). A espetacularização permanente de quase tudo virou uma espécie de “prova de vida” do INSS. Uma vibe na linha de“mãe, olha o desenho que eu fiz!”. Dando uma de Analista de Bagé, parece que o silêncio (digital) virou sinal de que as coisas, enfim, vão bem.

Falando da nossa realidade analógica, somos fruto de um momento de inspiração original dos nossos pais. Digitais, DNA e voz comprovam a nossa singularidade estrutural, nossa gênese inquestionável. Originalidade, por este prisma, é um bem democrático, já que a única coisa que não pode ser copiada é justamente você. Se irá aproveitar isso ou não, é outra história. Fato é: o esquecimento deste ativo que é a singularidade nos distancia não apenas de nós mesmos, mas de compor o todo de uma comunidade diversa.
[...]

Ao seguir hábitos e padrões de forma irrefletida, indivíduos e negócios vão se tornando muito mais objeto do que sujeito de suas ações. Abatidos pelo Zeitgeist e pela autoconsciência anêmica, fica cada vez mais difícil surpreender. Parece, inclusive, que foi em outra vida que o mote “pense diferente”, daApple, teve algum valor. Estamos cada vez menos originais, viciados embenchmarks, engajamentos e teses de investimento que trazem supostas garantias.

Paradoxalmente, nunca precisamos tanto da originalidade para enfrentar os problemas complexos e inéditos que temos vivenciado coletivamente. E também para a autorrealização individual.

O tópico da autorrealização me faz lembrar que, por muito tempo, acreditei que ser acessível era ser comprometida, sobretudo profissionalmente. À luz disso, me viciei em um “crackberry” (gíria que se refere à natureza viciante dos smartphonesBlackBerry, que eram conhecidos por suas ferramentas eficientes dee-mail, mensagens e produtividade) como instrumento de trabalho. Na época, achava natural que aquele aparelho fosse minha extensão, sem me dar conta dessa perigosa simbiose. Durante um autoexperimento de mudança, em que fiquei quase um ano sem celular, tive o melhor e mais transformador período da minha vida. Desde então, cultivo uma comunicação ecológica, fora da “whatsApplândia” e afins. Sua suposta conveniência jamais me convenceu, e a vida “semioffline” segue trazendo bons frutos, apesar de todas as reclamações, controvérsias e perdas que conscientemente enfrento. O que muitos denominam de loucura, aprendi a chamar de originalidade.

Encontrar o próprio caminho original não é fácil, mas certamente é mais interessante que o consumo irrestrito de clichês ebenchmarks. Ser original é trabalhar na margem de manobra entre o espírito do tempo que nos influencia, e o que é de alcance consciente. É entender que destino é também – mas não só – origem. É expressar a essência na existência através de escolhas corajosamente autênticas. É ser subversivo, fazer algo que ainda não foi imaginado. E pagar os eventuais pedágios com um discreto sorriso de Monalisa no rosto.


Disponível em:https://vidasimples.com/. Acesso em: 22 maio 2024. Adaptado.
Tendo em vista a construção do texto, verifica-se

I - uso reiterado de estrangeirismos.
II - diferentes usos das aspas.
III - uso de citação direta.
IV - frequente uso de arcaísmos.
V - uso de neologismos.

EstãoCORRETOSos itens
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

79Q906718 | Radiologia, Médico Ultrassonografista, Prefeitura de Montes Claros MG, COTEC, 2024

Paciente feminina, 55 anos, com queixa de dor abdominal de início há 2 dias e massa palpável no epigástrio, realiza ultrassonografia, evidenciando massa cística na cabeça do pâncreas, com aspecto em “favo de mel”, exibindo inúmeros finos septos no seu interior e múltiplos pequenos cistos com conteúdo homogêneo. Marcadores tumorais negativos (CEA e CA19-9).
Qual é o diagnóstico mais provável?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

80Q899529 | Odontologia, Odontólogo Periodontia, Prefeitura de Montes Claros MG, COTEC, 2024

Paciente JBL, 18 anos, sexo feminino, compareceu à clínica odontologia com a seguinte queixa principal: “Minha gengiva sangra ao escovar e alimentar”. Durante a anamnese, a paciente relatou não apresentar nenhuma comorbidade, estar há cerca de 2 anos sem comparecer à consulta odontológica de rotina, não fazer o uso de fio dental e escovar os dentes somente 1 vez ao dia. Ao exame clínico intraoral, foi observada a presença de placa visível em todos os dentes e, na avaliação periodontal, foi possível observar grande quantidade de cálculo supragengival e subgengival em todos os sextantes da boca, com profundidade de sondagem de 3mm em todos os sítios e com índice de sangramento na sondagem em 60% dos sítios. Com base no caso clínico descrito, a paciente apresenta qual condição clínica:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.