Início

Questões de Concursos Prefeitura de Morro da Garça MG

Resolva questões de Prefeitura de Morro da Garça MG comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


101Q979930 | Nutrição, Dietoterapia, Nutricionista, Prefeitura de Morro da Garça MG, FADENOR, 2025

Os alimentos são pilares do cuidado nutricional. Qual das alternativas a seguir exemplifica a aplicação prática desse princípio em um contexto dietoterápico?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

102Q979871 | Estatuto da Pessoa Idosa, Assistente Social, Prefeitura de Morro da Garça MG, FADENOR, 2025

A Lei n.º 10.741/2003 dispõe sobre o Estatuto da Pessoa Idosa, em que são estabelecidas algumas responsabilidades, pensando os diferentes setores da sociedade. A seguir, assinale a alternativa que evidencia corretamente um dever ou compromisso institucional/societário com esse segmento populacional.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

103Q979878 | Informática, Teclas de atalho, Assistente Social, Prefeitura de Morro da Garça MG, FADENOR, 2025

No Microsoft Windows, é possível usar combinações de teclas como uma maneira alternativa de fazer algo que o usuário normalmente faria com o mouse, são os chamados de Atalhos de teclado. Assinale a alternativa que contém o atalho responsável por “Desfazer uma ação”.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

104Q979893 | Informática, Enfermeiro/Enfermeiro ESF, Prefeitura de Morro da Garça MG, FADENOR, 2025

O Windows oferece ferramentas que ajudam a melhorar o desempenho do computador. Uma dessas ferramentas reorganiza os dados armazenados no disco rígido, agrupando partes de arquivos que estavam espalhados, o que permite acesso mais rápido e eficiente às informações. Qual é o nome dessa ferramenta?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

105Q979898 | Informática, Dentista/Dentista ESF, Prefeitura de Morro da Garça MG, FADENOR, 2025

Leia o trecho a seguir:
“[...] é uma plataforma de mídia social de fórum e agregação de notícias, em que os usuários podem criar e compartilhar conteúdo, participar de discussões e votar em posts e comentários.”
O trecho faz referência à rede social denominada
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

106Q979880 | Informática, Assistente Social, Prefeitura de Morro da Garça MG, FADENOR, 2025

O Linux faz parte da família de sistemas operacionais Unix de código aberto. Alguns dos sistemas Linux mais populares são: Ubuntu, Fedora, Mint e Debian. A linha de comandos Linux é usada para enviar pedidos ao terminal Linux, também conhecido como Shell. O objetivo do terminal é receber esses comandos, de forma semelhante ao Prompt de comando ou Powershell do Windows e ao Terminal do MacOS, e repassá-los ao sistema operacional, executando as ações solicitadas. Assinale a alternativa que contém o comando base “Para navegar pelos arquivos e diretórios Linux”.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

107Q979929 | Nutrição, Nutricionista, Prefeitura de Morro da Garça MG, FADENOR, 2025

Estudos indicam que o aleitamento materno exclusivo nos primeiros seis meses está associado a menor risco de obesidade na infância e na vida adulta. Sobre esse assunto, é CORRETO afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

108Q979867 | Serviço Social, Assistente Social, Prefeitura de Morro da Garça MG, FADENOR, 2025

Atente-se para os fragmentos I e II a seguir para responder a esta questão.
I. Questão social [...] que tem uma raiz comum: a produção social é cada vez mais coletiva, o trabalho torna-se amplamente social, enquanto a apropriação dos seus frutos mantém-se privada, monopolizada por parte da sociedade” (Iamamoto, 2007, p. 27).
II. “Os assistentes sociais trabalham com a questão social nas suas mais variadas expressões quotidianas, tais como os indivíduos as experimentam no trabalho, na família, na área habitacional, na saúde, na assistência social pública etc. Questão social que sendo desigualdade é também rebeldia, por envolver sujeitos que vivenciam as desigualdades e a ela resistem, se opõem. É nesta tensão entre produção da desigualdade e produção da rebeldia e da resistência, que trabalham os assistentes sociais, situados nesse terreno movido por interesses sociais distintos, aos quais não é possível abstrair ou deles fugir porque tecem a vida em sociedade. [...] a questão social, cujas múltiplas expressões são o objeto do trabalho cotidiano do assistente social” (Iamamoto, 2007, p. 28-29).
A partir dos argumentos apresentados em I e II e uma possível relação que aproxima o Serviço Social da questão social, avalie as afirmativas a seguir e marque V para as verdadeiras e F para as falsas.
( ) A questão social refere-se aos históricos problemas sociais, emergentes desde o feudalismo, e que foram vivenciados pela população que sempre recorreram aos auxílios, benefícios e serviços sociais disponibilizados pelo Estado.
( ) O Serviço Social e a questão social possuem uma relação direta, o que é evidente pelas ações institucionalizadas e porque essa problemática é objeto de trabalho particular dos assistentes sociais.
( ) A questão social no Brasil é resultado de fatores históricos, econômicos e políticos que geram desigualdades estruturais, sendo uma preocupação central para os profissionais do Serviço Social.
( ) O Serviço Social, fundamentado em uma perspectiva crítica e emancipatória, deve atuar na promoção da justiça social, utilizando-se de teorias e práticas que visam à transformação das condições sociais e à superação das desigualdades.
( ) A atuação do assistente social deve considerar as especificidades culturais, sociais e econômicas dos indivíduos e grupos, mas não pode perder de vista a existência de determinações macroestruturais que impactam a condição de vida desses sujeitos sociais.
( ) A articulação entre as políticas públicas deve ser realizada de forma setorial, sem a necessidade de integração entre as diversas áreas, para garantir maior eficiência na execução das ações.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, considerando as afirmativas de cima para baixo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

109Q979876 | Português, Assistente Social, Prefeitura de Morro da Garça MG, FADENOR, 2025

Texto associado.
Leia, com atenção, o texto 01 e, a seguir, responda a questão, que a ele se refere.

Texto 01

O que fazer para suportar essa tal felicidade?

Um dia me fizeram a pergunta: “Você é sempre assim, insuportavelmente feliz?”. Confesso que fiquei sem ação. Naquele momento não consegui encontrar uma resposta, pois na minha cabeça eu precisava ainda definir: O que seria ser feliz? Qual seria o peso do advérbio sempre? Insuportável para quem?

Na hora só consegui pedir desculpas. Sim, me desculpei por parecer feliz e até insuportável. Para minha sorte, a ausência dessa resposta não pesou no resultado da entrevista. Entrevista? Exatamente. Essa dúvida quanto ao meu estado constante de felicidade aconteceu no meio de um processo seletivo para uma grande empresa. Apesar de não encontrar a resposta, eu fui contratada. Agora, depois de tantos anos, essa pergunta voltou a ressoar em minha mente e resolvi, então, tentar entender as suas partes.

Sou avessa aos determinismos e reducionismos quando se tratam de fenômenos existenciais humanos. Palavras como “sempre” e “nunca” nos aprisionam a uma condição imutável e de permanência. E nos impedem de transitar pelo “quase” ou pelo “talvez”, que nos permitem a dúvida, a crise, a possibilidade de escolher novos caminhos e provocar a mudança. Definitivamente o “sempre” não me representa. No insuportável, evidencia-se o peso da subjetividade. Assim como a dor, o nível de tolerância acontecerá a partir do conteúdo interno de cada um, bem como o impacto que isso gera. De fato, não podemos nos culpar pelo outro não se sentir à vontade com a nossa suposta felicidade. [...]

Com alguns anos de atraso, encontrei a resposta. Se a felicidade está na tomada de consciência de que não existe um estado de permanência e as oscilações acontecem e fazem parte irremediável da existência, sim, eu sou feliz! Se a felicidade é sentir a minha humanidade, me permitir chorar nas adversidades, rir ou chorar de alegria, e sorrir quando dou de cara com um novo desafio, sim, eu sou feliz! Se a felicidade é ter uma relação familiar e com amigos, onde cuidamos para que uma convivência de respeito seja a prioridade, apesar das diferenças, sim, eu sou feliz! Se a felicidade é me permitir o silêncio e as pausas necessárias para que eu possa me escutar e organizar as minhas ideias, mesmo que por alguns minutos, sim, eu sou feliz! Se a felicidade está em viver a fé, exercitando a prática do bem, sim, eu sou feliz! Se a felicidade é um projeto de vida que exige escolhas e ação, sim, eu sou feliz!

Portanto, a felicidade não é uma estética. Não está no sorriso. Está no sentir e no sentido que encontramos para viver, mesmo quando as lágrimas se manifestam. Acredito que a felicidade está em encontrarmos espaços que nos comportem, nos ampliem e não mais tentar entrar em lugares que nos reduzam, porque se é para ser, que sejamos inteiros e de verdade.

Fonte: MORAIS, Elizabeth dos Santos. O que fazer para suportar essa tal felicidade? Disponível em: vidasimples.co/voce-simples/. Acesso em: 18 abr. 2025. Adaptado.
Tendo em vista a estrutura de composição do texto 01, verifica-se a presença de
I- discurso direto. II- subjetividade. III- interrogação. IV- conotação. V- denotação.

Estão CORRETOS os itens
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

110Q979919 | Conhecimentos Gerais, Cargos de Nível Alfabetizado, Prefeitura de Morro da Garça MG, FADENOR, 2025

Tipo de poluição caracterizada pela introdução de substâncias ou energia de forma acidental, ou intencional, no meio ambiente. No Brasil, tal poluição está presente, pois 16% da população ainda não tem acesso à água tratada e 47% é privada do acesso à rede de esgoto. A poluição descrita refere-se à(o)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

111Q979879 | Informática, Assistente Social, Prefeitura de Morro da Garça MG, FADENOR, 2025

No sistema Windows, os nomes de arquivos são compostos por duas partes separadas por um ponto. A primeira parte apresenta o nome do arquivo propriamente dito, enquanto a segunda é a extensão, geralmente formada por três ou quatro caracteres, que indica o tipo de arquivo. Essa extensão informa ao sistema qual aplicativo é capaz de abrir ou editar o arquivo e define também o ícone que será exibido. Avalie os tipos de arquivos a seguir:
I- Arquivo de biblioteca de vínculo dinâmico.
II- Arquivos de foto Joint Photographic Experts Group.
III- Arquivo de texto não formatado.
IV- Arquivo Windows Media Audio.
V- Arquivo de programa executável.

Assinale a sequência CORRETA de extensões dos tipos de arquivos elencados, considerando-os de cima para baixo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

112Q979890 | Português, Enfermeiro/Enfermeiro ESF, Prefeitura de Morro da Garça MG, FADENOR, 2025

Texto associado.
Leia, com atenção, o texto 01 e, a seguir, responda a questão, que a ele se refere.

Texto 01

O que fazer para suportar essa tal felicidade?

Um dia me fizeram a pergunta: “Você é sempre assim, insuportavelmente feliz?”. Confesso que fiquei sem ação. Naquele momento não consegui encontrar uma resposta, pois na minha cabeça eu precisava ainda definir: O que seria ser feliz? Qual seria o peso do advérbio sempre? Insuportável para quem?

Na hora só consegui pedir desculpas. Sim, me desculpei por parecer feliz e até insuportável. Para minha sorte, a ausência dessa resposta não pesou no resultado da entrevista. Entrevista? Exatamente. Essa dúvida quanto ao meu estado constante de felicidade aconteceu no meio de um processo seletivo para uma grande empresa. Apesar de não encontrar a resposta, eu fui contratada. Agora, depois de tantos anos, essa pergunta voltou a ressoar em minha mente e resolvi, então, tentar entender as suas partes.

Sou avessa aos determinismos e reducionismos quando se tratam de fenômenos existenciais humanos. Palavras como “sempre” e “nunca” nos aprisionam a uma condição imutável e de permanência. E nos impedem de transitar pelo “quase” ou pelo “talvez”, que nos permitem a dúvida, a crise, a possibilidade de escolher novos caminhos e provocar a mudança. Definitivamente o “sempre” não me representa. No insuportável, evidencia-se o peso da subjetividade. Assim como a dor, o nível de tolerância acontecerá a partir do conteúdo interno de cada um, bem como o impacto que isso gera. De fato, não podemos nos culpar pelo outro não se sentir à vontade com a nossa suposta felicidade. [...]

Com alguns anos de atraso, encontrei a resposta. Se a felicidade está na tomada de consciência de que não existe um estado de permanência e as oscilações acontecem e fazem parte irremediável da existência, sim, eu sou feliz! Se a felicidade é sentir a minha humanidade, me permitir chorar nas adversidades, rir ou chorar de alegria, e sorrir quando dou de cara com um novo desafio, sim, eu sou feliz! Se a felicidade é ter uma relação familiar e com amigos, onde cuidamos para que uma convivência de respeito seja a prioridade, apesar das diferenças, sim, eu sou feliz! Se a felicidade é me permitir o silêncio e as pausas necessárias para que eu possa me escutar e organizar as minhas ideias, mesmo que por alguns minutos, sim, eu sou feliz! Se a felicidade está em viver a fé, exercitando a prática do bem, sim, eu sou feliz! Se a felicidade é um projeto de vida que exige escolhas e ação, sim, eu sou feliz!

Portanto, a felicidade não é uma estética. Não está no sorriso. Está no sentir e no sentido que encontramos para viver, mesmo quando as lágrimas se manifestam. Acredito que a felicidade está em encontrarmos espaços que nos comportem, nos ampliem e não mais tentar entrar em lugares que nos reduzam, porque se é para ser, que sejamos inteiros e de verdade.

Fonte: MORAIS, Elizabeth dos Santos.O que fazer para suportar essa tal felicidade?Disponível em: vidasimples.co/voce-simples/. Acesso em: 18 abr. 2025. Adaptado.
Analise os itens a seguir, tendo em vista o conceito de felicidade para a autora:
I- Conviver harmoniosamente com amigos e familiares.
II- Ter tempo para refletir sobre os próprios sentimentos.
III- Ter projetos de vida e agir conforme esses projetos.
IV- Negar vivenciar momentos de adversidades e tristezas.
V- Estar, permanentemente, vivendo momentos de alegria.
Estão CORRETOS
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

113Q979895 | Português, Dentista/Dentista ESF, Prefeitura de Morro da Garça MG, FADENOR, 2025

Texto associado.
Leia, com atenção, o texto 01 e, a seguir, responda a questão a que a ele se refere.

Texto 01
O que fazer para suportar essa tal felicidade?

Um dia me fizeram a pergunta: “Você é sempre assim, insuportavelmente feliz?”. Confesso que fiquei sem ação. Naquele momento não consegui encontrar uma resposta, pois na minha cabeça eu precisava ainda definir: O que seria ser feliz? Qual seria o peso do advérbio sempre? Insuportável para quem?

Na hora só consegui pedir desculpas. Sim, me desculpei por parecer feliz e até insuportável. Para minha sorte, a ausência dessa resposta não pesou no resultado da entrevista. Entrevista? Exatamente. Essa dúvida quanto ao meu estado constante de felicidade aconteceu no meio de um processo seletivo para uma grande empresa. Apesar de não encontrar a resposta, eu fui contratada. Agora, depois de tantos anos, essa pergunta voltou a ressoar em minha mente e resolvi, então, tentar entender as suas partes.

Sou avessa aos determinismos e reducionismos quando se tratam de fenômenos existenciais humanos. Palavras como “sempre” e “nunca” nos aprisionam a uma condição imutável e de permanência. E nos impedem de transitar pelo “quase” ou pelo “talvez”, que nos permitem a dúvida, a crise, a possibilidade de escolher novos caminhos e provocar a mudança. Definitivamente o “sempre” não me representa. No insuportável, evidencia-se o peso da subjetividade. Assim como a dor, o nível de tolerância acontecerá a partir do conteúdo interno de cada um, bem como o impacto que isso gera. De fato, não podemos nos culpar pelo outro não se sentir à vontade com a nossa suposta felicidade. [...]

Com alguns anos de atraso, encontrei a resposta. Se a felicidade está na tomada de consciência de que não existe um estado de permanência e as oscilações acontecem e fazem parte irremediável da existência, sim, eu sou feliz! Se a felicidade é sentir a minha humanidade, me permitir chorar nas adversidades, rir ou chorar de alegria, e sorrir quando dou de cara com um novo desafio, sim, eu sou feliz! Se a felicidade é ter uma relação familiar e com amigos, onde cuidamos para que uma convivência de respeito seja a prioridade, apesar das diferenças, sim, eu sou feliz! Se a felicidade é me permitir o silêncio e as pausas necessárias para que eu possa me escutar e organizar as minhas ideias, mesmo que por alguns minutos, sim, eu sou feliz! Se a felicidade está em viver a fé, exercitando a prática do bem, sim, eu sou feliz! Se a felicidade é um projeto de vida que exige escolhas e ação, sim, eu sou feliz!

Portanto, a felicidade não é uma estética. Não está no sorriso. Está no sentir e no sentido que encontramos para viver, mesmo quando as lágrimas se manifestam. Acredito que a felicidade está em encontrarmos espaços que nos comportem, nos ampliem e não mais tentar entrar em lugares que nos reduzam, porque se é para ser, que sejamos inteiros e de verdade.

Fonte: MORAIS, Elizabeth dos Santos. O que fazer para suportar essa tal felicidade?
Disponível em: vidasimples.co/voce-simples/. Acesso em: 18 abr. 2025. Adaptado.
Analise os itens a seguir, tendo em vista o conceito de felicidade para a autora:
I- Conviver harmoniosamente com amigos e familiares. II- Ter tempo para refletir sobre os próprios sentimentos. III- Ter projetos de vida e agir conforme esses projetos. IV- Negar vivenciar momentos de adversidades e tristezas. V- Estar, permanentemente, vivendo momentos de alegria.
Estão CORRETOS
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

114Q979934 | Nutrição, Nutricionista, Prefeitura de Morro da Garça MG, FADENOR, 2025

Caso: Maria, 28 anos, compareceu à unidade de saúde com febre alta (38,8 °C), diarreia intensa, dor abdominal tipo cólica, náuseas e episódios de vômito iniciados cerca de 20 horas após participar de um almoço comunitário, no fim de semana. Ela relatou ter consumido salada de maionese caseira preparada com ovos crus e frango assado. Outros membros da família que participaram da refeição apresentaram sintomas semelhantes. Ao exame físico, Maria apresentou sinais leves de desidratação e dor à palpação abdominal difusa. Foi realizado o diagnóstico clínico de doença transmitida por alimento, com suspeita de infecção por
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

115Q1078938 | Informática, Internet, Cargos de Nível Médio, Prefeitura de Morro da Garça MG, FADENOR, 2025

A computação em nuvem é a disponibilidade sob demanda de recursos computacionais (armazenamento e infraestrutura), como serviços pela internet. Ela elimina a necessidade de indivíduos e empresas gerenciarem os próprios recursos físicos enquanto pagam apenas pelo que usarem.

Sobre os tipos de modelos de implantação da computação em nuvem, avalie as seguintes afirmativas:

I- As nuvens públicas são executadas por provedores de serviços de nuvem localmente.
II- As nuvens públicas não oferecem recursos de computação, armazenamento e rede pela internet, permitindo que as empresas acessem recursos compartilhados sob demanda com base nos requisitos exclusivos e nas metas de negócios.
III- As nuvens privadas são criadas, gerenciadas e pertencentes a uma única organização e hospedadas de modo particular nos data centers dela, geralmente conhecidos como “no local”.
IV- As nuvens privadas oferecem maior controle, segurança e gerenciamento de dados, enquanto ainda permitem que usuários internos se beneficiem de um pool compartilhado de recursos de computação, armazenamento e rede.
V- As nuvens híbridas combinam modelos de nuvem pública e privada, permitindo que as empresas aproveitem os serviços de nuvem pública e mantenham os recursos de segurança e compliance normalmente encontrados em arquiteturas de nuvem privada.

Estão CORRETAS apenas as afirmativas
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

116Q1078940 | Informática, Correio Eletrônico Cliente de e Mail e Webmail, Cargos de Nível Médio, Prefeitura de Morro da Garça MG, FADENOR, 2025

Durante um projeto em grupo, Marcos é responsável por enviar um e-mail com o relatório final para a professora. Ele também quer que os outros integrantes do grupo recebam o mesmo e-mail, e saibam quem mais recebeu a mensagem, para manter a transparência na comunicação. Qual alternativa ele deve usar para adicionar os e-mails dos colegas de forma apropriada?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

117Q979869 | Serviço Social, Assistente Social, Prefeitura de Morro da Garça MG, FADENOR, 2025

As políticas públicas e sociais, implementadas e executadas sob inferências neoliberais, têm a sua natureza, seu alcance e sua capacidade de atenuar os agravos da questão social modificados. Se originalmente atendem demandas sociais pautadas por interesses diversos, inclusive antagônicos, quando direcionadas por um Estado neoliberal, tendem a ser administradas por políticas que primam pela austeridade fiscal. O redirecionamento das ações do Estado, com foco na redução de gastos públicos e incentivo à privatização, também impacta a concepção e a operacionalização dos direitos sociais. Nesse cenário, tem-se a priorização de programas focalizados em detrimento de políticas universais e redistributivas. Com base nesses argumentos, avalie criticamente as afirmativas a seguir e marque V para as verdadeiras e F para as falsas.
( ) A focalização das políticas sociais é vista, à luz da perspectiva crítica hegemonicamente utilizada pelo Serviço Social, como um avanço, já que atende prioritariamente quem mais precisa, promovendo maior justiça social.
( ) A racionalidade neoliberal que fundamenta as políticas sociais restringe o papel e a função do Estado na proteção social, deslocando, para o mercado e para as práticas assistencialistas e filantrópicas, as responsabilidades que deveriam ser públicas e universais.
( ) A ênfase em programas de transferência de renda e não em políticas estruturantes e redistributivas evidencia a fragmentação das políticas sociais que, efetivamente, são estratégias paliativas frente às agravadas situações de pobreza.
( ) O assistente social, considerando as particularidades do trabalho profissional, deve atuar prioritariamente na execução técnica de programas sociais, evitando envolvimento com a gestão e outras instâncias decisórias das políticas públicas.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, considerando as afirmativas de cima para baixo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

118Q979873 | Serviço Social, Assistente Social, Prefeitura de Morro da Garça MG, FADENOR, 2025

Autoras, como Regina Célia Tamaso Mioto, têm se dedicado há algum tempo aos estudos e pesquisas sobre o trabalho social com as famílias, de forma a aproximar essa discussão ao Serviço Social. Particularmente, considerando esse trabalho social com as famílias no âmbito das políticas sociais, não se pode perder de vista que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

119Q979891 | Português, Enfermeiro/Enfermeiro ESF, Prefeitura de Morro da Garça MG, FADENOR, 2025

Texto associado.
Leia, com atenção, o texto 01 e, a seguir, responda a questão, que a ele se refere.

Texto 01

O que fazer para suportar essa tal felicidade?

Um dia me fizeram a pergunta: “Você é sempre assim, insuportavelmente feliz?”. Confesso que fiquei sem ação. Naquele momento não consegui encontrar uma resposta, pois na minha cabeça eu precisava ainda definir: O que seria ser feliz? Qual seria o peso do advérbio sempre? Insuportável para quem?

Na hora só consegui pedir desculpas. Sim, me desculpei por parecer feliz e até insuportável. Para minha sorte, a ausência dessa resposta não pesou no resultado da entrevista. Entrevista? Exatamente. Essa dúvida quanto ao meu estado constante de felicidade aconteceu no meio de um processo seletivo para uma grande empresa. Apesar de não encontrar a resposta, eu fui contratada. Agora, depois de tantos anos, essa pergunta voltou a ressoar em minha mente e resolvi, então, tentar entender as suas partes.

Sou avessa aos determinismos e reducionismos quando se tratam de fenômenos existenciais humanos. Palavras como “sempre” e “nunca” nos aprisionam a uma condição imutável e de permanência. E nos impedem de transitar pelo “quase” ou pelo “talvez”, que nos permitem a dúvida, a crise, a possibilidade de escolher novos caminhos e provocar a mudança. Definitivamente o “sempre” não me representa. No insuportável, evidencia-se o peso da subjetividade. Assim como a dor, o nível de tolerância acontecerá a partir do conteúdo interno de cada um, bem como o impacto que isso gera. De fato, não podemos nos culpar pelo outro não se sentir à vontade com a nossa suposta felicidade. [...]

Com alguns anos de atraso, encontrei a resposta. Se a felicidade está na tomada de consciência de que não existe um estado de permanência e as oscilações acontecem e fazem parte irremediável da existência, sim, eu sou feliz! Se a felicidade é sentir a minha humanidade, me permitir chorar nas adversidades, rir ou chorar de alegria, e sorrir quando dou de cara com um novo desafio, sim, eu sou feliz! Se a felicidade é ter uma relação familiar e com amigos, onde cuidamos para que uma convivência de respeito seja a prioridade, apesar das diferenças, sim, eu sou feliz! Se a felicidade é me permitir o silêncio e as pausas necessárias para que eu possa me escutar e organizar as minhas ideias, mesmo que por alguns minutos, sim, eu sou feliz! Se a felicidade está em viver a fé, exercitando a prática do bem, sim, eu sou feliz! Se a felicidade é um projeto de vida que exige escolhas e ação, sim, eu sou feliz!

Portanto, a felicidade não é uma estética. Não está no sorriso. Está no sentir e no sentido que encontramos para viver, mesmo quando as lágrimas se manifestam. Acredito que a felicidade está em encontrarmos espaços que nos comportem, nos ampliem e não mais tentar entrar em lugares que nos reduzam, porque se é para ser, que sejamos inteiros e de verdade.

Fonte: MORAIS, Elizabeth dos Santos.O que fazer para suportar essa tal felicidade?Disponível em: vidasimples.co/voce-simples/. Acesso em: 18 abr. 2025. Adaptado.
Tendo em vista, inclusive o segundo parágrafo do texto, a autora afirma que foi contratada pela empresa
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

120Q1078937 | Informática, Editor de Apresentações, Cargos de Nível Médio, Prefeitura de Morro da Garça MG, FADENOR, 2025

O arquivo padrão de uma apresentação criada para ser aberta no Microsoft PowerPoint e que pode armazenar diferentes tipos de conteúdo, como textos, imagens, músicas e até vídeos, é denominado
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.