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Questões de Concursos Prefeitura de Morro da Garça MG

Resolva questões de Prefeitura de Morro da Garça MG comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


41Q979771 | Pedagogia, Professor PEB I, Prefeitura de Morro da Garça MG, FADENOR, 2025

Com base na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), Lei n.º 9.394/1996, assinale a alternativa que está de acordo com os princípios e diretrizes da educação nacional.
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42Q979923 | História, Cargos de Nível Alfabetizado, Prefeitura de Morro da Garça MG, FADENOR, 2025

Com chegada da Coroa Portuguesa, o Brasil foi dividido em capitanias hereditárias e, com a Constituição de 1824, foram criadas as províncias. Em relação às capitanias e às províncias, analise as afirmativas a seguir:

I- A Província de Minas Gerais tinha o maior número de habitantes e era um dos maiores territórios do Império.
II- A Capitania de São Paulo e Minas de Ouro foi dividida em Capitania de Minas Gerais e Capitania do Rio de Janeiro.
III- A Capitania de Minas Gerais passou por transformações ao longo do tempo, e sua primeira sede foi Vila Rica.

Está(ão) CORRETA(S) a(s) afirmativa(s)
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43Q979971 | Educação Física, Educação Física, Prefeitura de Morro da Garça MG, FADENOR, 2025

Inspirando-se na pedagogia do esporte aplicada às lutas e considerando os princípios fundamentais que as caracterizam – como o contato proposital, a fusão entre ataque e defesa, a imprevisibilidade, a presença de um oponente como alvo e o respeito às regras – é possível classificá-las em três categorias, de acordo com a distância de interação:
1. Elementos de curta distância. 2. Elementos de média distância. 3. Elementos de longa distância.
Com base nessa classificação, assinale a alternativa que corresponde a uma modalidade de luta com predominância de elementos de curta distância:
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44Q979759 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Supervisor, Prefeitura de Morro da Garça MG, FADENOR, 2025

Com base na legislação educacional vigente e nas concepções críticas de educação, analise as afirmativas a seguir sobre a função social da escola e o papel dos especialistas em assuntos educacionais no cotidiano escolar. Em seguida, marque V para as verdadeiras e F para as falsas.
( ) A educação básica cumpre função social ao garantir cidadania, equidade e acesso a saberes culturais fundamentais para todos os estudantes.
( ) O especialista em assuntos educacionais contribui apenas com aspectos burocráticos, sem influenciar o trabalho pedagógico ou a gestão escolar.
( ) O trabalho pedagógico deve integrar práticas de cuidado e educar, reconhecendo crianças como sujeitos históricos, culturais e de direitos.
( ) O currículo escolar deve articular conhecimentos universais e locais, respeitando diversidades culturais, sociais e regionais em suas propostas.
( ) A formação continuada de professores é essencial para consolidar mudanças pedagógicas e garantir melhorias no processo educativo escolar.
Assinale a alternativa que indica a sequência CORRETA, considerando as afirmativas de cima para baixo.
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45Q979760 | Pedagogia, Avaliação Educacional, Supervisor, Prefeitura de Morro da Garça MG, FADENOR, 2025

Considerando as concepções críticas de educação, como defendidas por Paulo Freire, e a importância das práticas reflexivas no processo de ensino-aprendizagem, analise as afirmativas a seguir sobre o impacto das práticas de observação, registro, planejamento e avaliação no aprimoramento das práticas docentes.
I- Permite controle rigoroso do comportamento infantil, restringindo a liberdade pedagógica e padronizando ações nas atividades escolares.
II- Viabiliza acompanhamento atento das interações, possibilitando planejamento flexível, avaliação contínua e adaptação das práticas pedagógicas.
III- Serve principalmente para preencher relatórios administrativos exigidos pelas secretarias, sem impacto direto nas práticas pedagógicas cotidianas.
IV- Funciona majoritariamente como instrumento de verificação formal, desvinculado das experiências e necessidades individuais das crianças na escola.
V- Atua exclusivamente como mecanismo para definir responsabilidades administrativas, sem conexão com as práticas didático-pedagógicas escolares.
Está CORRETO apenas o que se afirma em
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46Q979761 | Pedagogia, Supervisor, Prefeitura de Morro da Garça MG, FADENOR, 2025

Considerando as concepções sociológicas e pedagógicas críticas sobre a função socializadora da educação, analise as afirmativas:
I- A função socializadora da escola é neutra, pois transmite apenas os conteúdos científicos universais, sem influência das relações sociais e culturais.
II- A socialização escolar limita-se à aprendizagem de normas e regras de convivência, desvinculando-se do desenvolvimento da consciência crítica.
III- A escola, ao cumprir sua função socializadora, contribui para a reprodução das desigualdades sociais, sem possibilidades de resistência ou transformação.
IV- A função socializadora da educação envolve tanto a internalização de saberes e valores socialmente construídos quanto a formação de sujeitos críticos capazes de intervir na realidade.
Está(ão) CORRETA(S) apenas a(s) afirmativa(s)
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47Q979917 | Conhecimentos Gerais, Economia Nacional, Cargos de Nível Alfabetizado, Prefeitura de Morro da Garça MG, FADENOR, 2025

Um dos grandes problemas do Brasil é o desemprego, ou seja, o fato de muitos brasileiros não terem emprego fixo. Sobre essa situação, é possível afirmar:
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48Q979920 | Conhecimentos Gerais, Cargos de Nível Alfabetizado, Prefeitura de Morro da Garça MG, FADENOR, 2025

A cultura brasileira, assim como a formação étnica do povo brasileiro, é vasta e diversa. Analise o seguinte fragmento de texto sobre esse assunto.

Os elementos característicos da cultura brasileira são a música _____________, a literatura, a culinária, as __________________ tradicionais nacionais. Na religião, o ____________reúne elementos do candomblé, do cristianismo e das religiões indígenas.

As palavras que completam corretamente as lacunas do fragmento de texto apresentado, na ordem, são:
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49Q979913 | Matemática, Cargos de Nível Alfabetizado, Prefeitura de Morro da Garça MG, FADENOR, 2025

Maria pegou uma corda de 900 cm de comprimento para montar uma divisão em um galpão. Ela cortou a corda em 6 pedaços de mesmo tamanho. A medida, em metros, de cada pedaço que Maria obteve, após o corte, foi:
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50Q979978 | Educação Física, Educação Física, Prefeitura de Morro da Garça MG, FADENOR, 2025

O sistema energético adenosina trifosfato – creatina fosfato (ATP-CP) é responsável por fornecer energia de forma extremamente rápida, porém por um período muito curto, geralmente de 6 a 10 segundos. Ele é utilizado em atividades físicas de altíssima intensidade e curta duração, que requerem explosão muscular imediata. Esse sistema não depende de oxigênio (anaeróbico) e é fundamental em modalidades esportivas que envolvem ações rápidas e potentes. Com base nas características do sistema ATP-CP, assinale a alternativa que apresenta uma modalidade esportiva que depende principalmente desse sistema energético:
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51Q979752 | Pedagogia, Supervisor, Prefeitura de Morro da Garça MG, FADENOR, 2025

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento normativo que define as aprendizagens essenciais a serem desenvolvidas ao longo da educação básica. Qual das alternativas a seguir descreve corretamente algumas ideias da BNCC, conforme o documento oficial?
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52Q979764 | Pedagogia, Professor PEB I, Prefeitura de Morro da Garça MG, FADENOR, 2025

As tendências pedagógicas expressam concepções de educação que se articulam com diferentes visões de sociedade, de ser humano, de conhecimento e de escola. Considerando os principais fundamentos das tendências pedagógicas brasileiras, analise as assertivas a seguir:
I- A pedagogia progressista libertadora, influenciada por Paulo Freire, propõe uma prática educativa dialógica e politizada, que busca a transformação social a partir da conscientização dos sujeitos.
II- A pedagogia tecnicista, fundamentada no paradigma da racionalidade técnica, visa à eficiência do ensino por meio de objetivos comportamentais e métodos padronizados, desconsiderando os aspectos sociais da educação.
III- A pedagogia progressista histórico-crítica, associada ao pensamento de Dermeval Saviani, defende uma prática educativa neutra e centrada exclusivamente na espontaneidade do aluno.
Está CORRETO o que se afirma em
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53Q979883 | Enfermagem, Cuidados de Enfermagem, Enfermeiro/Enfermeiro ESF, Prefeitura de Morro da Garça MG, FADENOR, 2025

Caso: L. A. P., 36 anos, sexo feminino, chega ao pronto-socorro com quadro de dor abdominal difusa há 5 dias, temperatura persistente de 38,9 °C, náuseas e prostração. Relata que, inicialmente, a dor era localizada na fossa ilíaca direita, mas evoluiu para todo o abdome, com piora progressiva. Ao exame físico, apresenta FC = 124 bpm, PA = 90x60 mmHg, com abdome distendido, doloroso à palpação difusa, presença de rigidez abdominal e sinais de irritação peritoneal. A tomografia computadorizada evidenciou peritonite difusa secundária à perfuração de apêndice cecal, com acúmulo de líquido livre e gás na cavidade abdominal. Foi submetida, com urgência, à laparotomia exploradora e lavagem peritoneal ampla, com drenagem de secreção purulenta e necrose de alças intestinais adjacentes. Está internada em UTI no pósoperatório imediato, sedada, em ventilação mecânica, com uso de noradrenalina e antibioticoterapia de amplo espectro. Apresenta débito urinário reduzido, hiperglicemia, leucocitose e acidose metabólica.
Diagnósticos de enfermagem: A - Perfusão tissular ineficaz associada à hipovolemia e sepse, evidenciada por hipotensão, taquicardia e débito urinário diminuído. B - Risco de instabilidade glicêmica relacionado ao estresse metabólico e uso de drogas vasoativas e sedação contínua.
Analise as assertivas a seguir sobre esse caso:
I. O diagnóstico de enfermagem A é adequado à paciente considerando as características definidoras identificadas nos períodos pré e pós-operatórios. PORQUE
II. Esse diagnóstico envolve alteração na oxigenação celular resultante da incapacidade do corpo de suprir as necessidades teciduais, sendo justificada por evidências como alterações hemodinâmicas e sinais de hipoperfusão.
Assinale a alternativa CORRETA sobre as duas assertivas:
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54Q979903 | Português, Cargos de Nível Alfabetizado, Prefeitura de Morro da Garça MG, FADENOR, 2025

Texto associado.
INSTRUÇÃO: Leia, com atenção, o texto 01 e, a seguir, responda à questão, que a ele se refere.

Texto 01

Por dias mais leves

Mais leves? Como assim, Jack? Você não enxerga a complexidade do mundo? Sei que muitas pessoas podem reagir dessa maneira ao assunto desta nossa conversa. Justamente por isso, aproveito esse tempinho juntos aqui para contar como eu percebo e tento vivenciar a leveza no meu dia a dia.
Ser leve não é ser bobo, irresponsável ou indiferente. Ser leve é saber tirar os pesos desnecessários que nós mesmos colocamos em nossas caminhadas. Se colocamos, podemos tirar, certo? Mas, antes, é preciso ter clareza do que nos sobrecarrega, daquilo que faz a vida parecer mais densa do que precisa ser, entende? 1) Sempre que perco minha leveza, revisito seus sequestradores. Quer saber quais são eles? Te conto as oito atitudes que roubam a leveza no dia a dia: controle: porque quero tudo do meu jeito, no meu tempo. E ainda me iludo achando que posso evitar os imprevistos; 2) senso de justiça: estou sempre indignada, carregando a régua do certo e do errado, como se o mundo tivesse que seguir meu manual pessoal; 3) perfeccionismo: um ideal que me maltrata e me exige mais do que posso dar; 4) mágoa: enquanto o outro segue a vida, eu fico carregando uma mala cheia de pedras que só me machucam; 5) preocupação: minha mente fica viciada no que pode dar errado; 6) busca por aprovação: porque dou muito poder ao externo e ao outro; 7) expectativas: espero demais e me frustro sempre; 8) drama: a vida já tem seus desafios, mas eu coloco uma lente de aumento e transformo em tragédia o que poderia ser só um contratempo. [...]
E você? O que tem pesado aí?
A verdade é que ser leve não significa ignorar responsabilidades ou viver à deriva. Significa entender que não preciso saber tudo, provar tudo, fazer tudo, controlar tudo.
Que posso confiar mais. Que a vida não é um boletim escolar no qual estou sendo avaliada. A vida é um livro, e cabe a mim decidir se será um drama arrastado ou uma história fluida, com algumas doses de comédia.
Ser leve também é parar de buscar informação o tempo todo. Às vezes, o mais libertador é simplesmente admitir: “Só sei que não sei.” Escolho a paz desse momento em vez da fome de informação. Sabe outra coisa que me devolve a leveza? Respeitar o meu ritmo. Porque não adianta tentar seguir o compasso do mundo e esquecer do meu.
A natureza não dá saltos; ela tem uma cadência. E nós também. Ser leve é respeitar a sua natureza. Ser leve é voltar ao seu estado natural, soltando as amarras do que você deveria ser e abraçando o que verdadeiramente é.


Fonte: PEREIRA, Jacqueline. Por dias mais leves. Disponível em: https://vidasimples.co/vida-simples/por-dias-mais-leves/. Acesso em: 15 abr. 2025. Adaptado.
De acordo com o texto, para ser mais leve, é necessário
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55Q979682 | Saúde Pública, Médico ESF, Prefeitura de Morro da Garça MG, FADENOR, 2025

Caso: Uma equipe de Saúde da Família (eSF) de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) identificou um caso de uma menina de 3 anos como suspeita de maus-tratos. Seguindo as normativas vigentes, o caso foi devidamente notificado ao Sistema de Vigilância Epidemiológica. Foi realizada uma investigação ampliada, envolvendo uma abordagem intersetorial com a cooperação da assistência social, conselho tutelar e a escola da criança. Após cuidadosa apuração, os resultados da investigação demonstraram que não havia situação de negligência ou violência por parte da família nos cuidados prestados à criança, e a suspeita inicial foi descartada. Apesar disso, identificou-se a necessidade de suporte psicossocial. A criança e os seus pais passaram a receber assistência psicológica e continuam em seguimento longitudinal coordenado pela equipe da UBS.
Considerando a complexidade do caso e a abordagem multiprofissional e intersetorial implementada para o acompanhamento contínuo dessa família na Atenção Primária, qual instrumento de gestão do cuidado foi mais representativo da organização dessa assistência?
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56Q979870 | Serviço Social, Serviço Social e Minorias grupos étnicos/raciais, Assistente Social, Prefeitura de Morro da Garça MG, FADENOR, 2025

Conforme a Lei n.º 12.288/2010, que dispõe sobre o Estatuto da Igualdade Racial, é possível afirmar que:
I- A promoção da igualdade racial é uma ação restrita atribuída ao Estado, cabendo à sociedade civil apenas apoiar medidas já definidas pelas instituições públicas.
II- A definição e o entendimento sobre o que é discriminação racial ou étnico-racial incluem tanto ações diretas quanto indiretas que restringem o exercício de direitos em igualdade de condições.
III- A política pública voltada à saúde da população negra é baseada em ações específicas, considerando demandas e necessidades. Por isso, devem ser viabilizadas à parte do Sistema Único de Saúde (SUS), para um atendimento diferenciado.
IV- A inclusão da história da população negra no currículo escolar está condicionada apenas ao ensino público e depende de regulamentação específica em cada ente federativo.

Está CORRETO o que se afirma em
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57Q979896 | Português, Dentista/Dentista ESF, Prefeitura de Morro da Garça MG, FADENOR, 2025

Texto associado.
Leia, com atenção, o texto 01 e, a seguir, responda a questão a que a ele se refere.

Texto 01
O que fazer para suportar essa tal felicidade?

Um dia me fizeram a pergunta: “Você é sempre assim, insuportavelmente feliz?”. Confesso que fiquei sem ação. Naquele momento não consegui encontrar uma resposta, pois na minha cabeça eu precisava ainda definir: O que seria ser feliz? Qual seria o peso do advérbio sempre? Insuportável para quem?

Na hora só consegui pedir desculpas. Sim, me desculpei por parecer feliz e até insuportável. Para minha sorte, a ausência dessa resposta não pesou no resultado da entrevista. Entrevista? Exatamente. Essa dúvida quanto ao meu estado constante de felicidade aconteceu no meio de um processo seletivo para uma grande empresa. Apesar de não encontrar a resposta, eu fui contratada. Agora, depois de tantos anos, essa pergunta voltou a ressoar em minha mente e resolvi, então, tentar entender as suas partes.

Sou avessa aos determinismos e reducionismos quando se tratam de fenômenos existenciais humanos. Palavras como “sempre” e “nunca” nos aprisionam a uma condição imutável e de permanência. E nos impedem de transitar pelo “quase” ou pelo “talvez”, que nos permitem a dúvida, a crise, a possibilidade de escolher novos caminhos e provocar a mudança. Definitivamente o “sempre” não me representa. No insuportável, evidencia-se o peso da subjetividade. Assim como a dor, o nível de tolerância acontecerá a partir do conteúdo interno de cada um, bem como o impacto que isso gera. De fato, não podemos nos culpar pelo outro não se sentir à vontade com a nossa suposta felicidade. [...]

Com alguns anos de atraso, encontrei a resposta. Se a felicidade está na tomada de consciência de que não existe um estado de permanência e as oscilações acontecem e fazem parte irremediável da existência, sim, eu sou feliz! Se a felicidade é sentir a minha humanidade, me permitir chorar nas adversidades, rir ou chorar de alegria, e sorrir quando dou de cara com um novo desafio, sim, eu sou feliz! Se a felicidade é ter uma relação familiar e com amigos, onde cuidamos para que uma convivência de respeito seja a prioridade, apesar das diferenças, sim, eu sou feliz! Se a felicidade é me permitir o silêncio e as pausas necessárias para que eu possa me escutar e organizar as minhas ideias, mesmo que por alguns minutos, sim, eu sou feliz! Se a felicidade está em viver a fé, exercitando a prática do bem, sim, eu sou feliz! Se a felicidade é um projeto de vida que exige escolhas e ação, sim, eu sou feliz!

Portanto, a felicidade não é uma estética. Não está no sorriso. Está no sentir e no sentido que encontramos para viver, mesmo quando as lágrimas se manifestam. Acredito que a felicidade está em encontrarmos espaços que nos comportem, nos ampliem e não mais tentar entrar em lugares que nos reduzam, porque se é para ser, que sejamos inteiros e de verdade.

Fonte: MORAIS, Elizabeth dos Santos. O que fazer para suportar essa tal felicidade?
Disponível em: vidasimples.co/voce-simples/. Acesso em: 18 abr. 2025. Adaptado.
Tendo em vista a estrutura de composição do texto 01, verifica-se a presença de
I- discurso direto. II- subjetividade. III- interrogação. IV- conotação. V- denotação.
Estão CORRETOS os itens
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58Q979897 | Português, Dentista/Dentista ESF, Prefeitura de Morro da Garça MG, FADENOR, 2025

Texto associado.
Leia, com atenção, o texto 01 e, a seguir, responda a questão a que a ele se refere.

Texto 01
O que fazer para suportar essa tal felicidade?

Um dia me fizeram a pergunta: “Você é sempre assim, insuportavelmente feliz?”. Confesso que fiquei sem ação. Naquele momento não consegui encontrar uma resposta, pois na minha cabeça eu precisava ainda definir: O que seria ser feliz? Qual seria o peso do advérbio sempre? Insuportável para quem?

Na hora só consegui pedir desculpas. Sim, me desculpei por parecer feliz e até insuportável. Para minha sorte, a ausência dessa resposta não pesou no resultado da entrevista. Entrevista? Exatamente. Essa dúvida quanto ao meu estado constante de felicidade aconteceu no meio de um processo seletivo para uma grande empresa. Apesar de não encontrar a resposta, eu fui contratada. Agora, depois de tantos anos, essa pergunta voltou a ressoar em minha mente e resolvi, então, tentar entender as suas partes.

Sou avessa aos determinismos e reducionismos quando se tratam de fenômenos existenciais humanos. Palavras como “sempre” e “nunca” nos aprisionam a uma condição imutável e de permanência. E nos impedem de transitar pelo “quase” ou pelo “talvez”, que nos permitem a dúvida, a crise, a possibilidade de escolher novos caminhos e provocar a mudança. Definitivamente o “sempre” não me representa. No insuportável, evidencia-se o peso da subjetividade. Assim como a dor, o nível de tolerância acontecerá a partir do conteúdo interno de cada um, bem como o impacto que isso gera. De fato, não podemos nos culpar pelo outro não se sentir à vontade com a nossa suposta felicidade. [...]

Com alguns anos de atraso, encontrei a resposta. Se a felicidade está na tomada de consciência de que não existe um estado de permanência e as oscilações acontecem e fazem parte irremediável da existência, sim, eu sou feliz! Se a felicidade é sentir a minha humanidade, me permitir chorar nas adversidades, rir ou chorar de alegria, e sorrir quando dou de cara com um novo desafio, sim, eu sou feliz! Se a felicidade é ter uma relação familiar e com amigos, onde cuidamos para que uma convivência de respeito seja a prioridade, apesar das diferenças, sim, eu sou feliz! Se a felicidade é me permitir o silêncio e as pausas necessárias para que eu possa me escutar e organizar as minhas ideias, mesmo que por alguns minutos, sim, eu sou feliz! Se a felicidade está em viver a fé, exercitando a prática do bem, sim, eu sou feliz! Se a felicidade é um projeto de vida que exige escolhas e ação, sim, eu sou feliz!

Portanto, a felicidade não é uma estética. Não está no sorriso. Está no sentir e no sentido que encontramos para viver, mesmo quando as lágrimas se manifestam. Acredito que a felicidade está em encontrarmos espaços que nos comportem, nos ampliem e não mais tentar entrar em lugares que nos reduzam, porque se é para ser, que sejamos inteiros e de verdade.

Fonte: MORAIS, Elizabeth dos Santos. O que fazer para suportar essa tal felicidade?
Disponível em: vidasimples.co/voce-simples/. Acesso em: 18 abr. 2025. Adaptado.
No quarto parágrafo, ao usar repetidamente a estrutura “Se a felicidade é [...]”, a autora lança mão do recurso linguístico denominado
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59Q979924 | Conhecimentos Gerais, Cargos de Nível Alfabetizado, Prefeitura de Morro da Garça MG, FADENOR, 2025

Trata-se de um termo que se refere à grande variedade de plantas, animais e outros seres vivos dos diversos ambientes do planeta Terra. Assinale a alternativa que apresenta tal conceito.
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60Q979685 | Medicina, Médico ESF, Prefeitura de Morro da Garça MG, FADENOR, 2025

Caso: Mulher de 75 anos, com antecedentes de hipertensão arterial sistêmica e diabetes mellitus tipo 2, é admitida no serviço de emergência com história de início súbito de hemiparesia esquerda completa, proporcionada há uma hora. Durante a avaliação médica inicial na emergência, o déficit neurológico referido reverte completamente. Ao exame físico atual (após reversão): pressão arterial de 140x80 mmHg; frequência cardíaca de 98 bpm; frequência respiratória de 20 irpm; saturação de O2 de 98%, em ar ambiente. A tomografia computadorizada (TC) de crânio realizada na admissão não evidenciou sangramento ou área de isquemia aguda.
Qual alternativa contempla a provável hipótese diagnóstica e a conduta imediata mais adequada nesse caso?
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