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Questões de Concursos Prefeitura de Morro da Garça MG

Resolva questões de Prefeitura de Morro da Garça MG comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


61Q979690 | Medicina, Médico da Família, Médico ESF, Prefeitura de Morro da Garça MG, FADENOR, 2025

Caso: Mulher de 43 anos de idade, casada, balconista, residente em área urbana de São Paulo, relata que foi mordida por um cão há três horas. O incidente ocorreu quando tentava capturar o cachorro da vizinha, que estava solto na rua, para devolvê-lo. O animal a mordeu na mão, fugiu e desapareceu. A vizinha referiu que o cão era vacinado contra a raiva. A paciente não se recorda de ter recebido vacinação antirrábica prévia e não possui seu cartão de vacinação. Ao exame físico, observam-se múltiplos ferimentos profundos de mordedura nas mãos.
Em relação à profilaxia antirrábica para essa paciente, marque a alternativa CORRETA.
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62Q979972 | Pedagogia, Educação Física, Prefeitura de Morro da Garça MG, FADENOR, 2025

A avaliação constitui uma tarefa didática essencial na prática docente, pois tem como finalidade verificar se os objetivos propostos no processo de ensino-aprendizagem foram alcançados. Longe de ser um instrumento de punição ou coerção, a avaliação deve ser útil para todos os envolvidos – professores, alunos e escola – contribuindo para o autoconhecimento, a análise das etapas já percorridas e a superação de dificuldades. Para isso, deve ser entendida como um processo contínuo de diagnóstico e reflexão, com a participação ativa de professores, estudantes e da equipe pedagógica. Com base nesse entendimento, é CORRETO afirmar que:
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63Q979974 | Pedagogia, Educação Física, Prefeitura de Morro da Garça MG, FADENOR, 2025

Existem inúmeros tipos de lutas, desde as artes marciais tradicionais como o judô, caratê e kung fu, até as modernas como o mixed martial arts (MMA) e o kickboxing, além de modalidades específicas como a capoeira e o muay thai. Cada uma possui características únicas em termos de técnicas, objetivos e filosofias. As lutas, enquanto conteúdo da educação física escolar, vêm ganhando espaço por seu potencial educativo e formativo. Nesse sentido, qual das alternativas a seguir apresenta o principal objetivo pedagógico do ensino das lutas na escola?
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64Q979877 | Segurança da Informação, Assistente Social, Prefeitura de Morro da Garça MG, FADENOR, 2025

A respeito de segurança da informação, avalie as afirmativas a seguir em verdadeiras (V) ou falsas (F):
( ) O ataque de phishing apresenta-se como uma fonte não confiável cuja finalidade é roubar informações confidenciais por meio de e-mails, sites, mensagens de texto ou outras formas de comunicação eletrônica.
( ) O malware conhecido por adware instala-se em um dispositivo sem o consentimento da pessoa com a finalidade de exibir publicidade agressiva, muitas vezes em formato pop-up, para ganhar dinheiro com cliques.
( ) O worm espalha-se por uma rede explorando vulnerabilidades de segurança, podendo roubar informações confidenciais, mudar suas configurações de segurança ou impedir o acesso a arquivos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, considerando as afirmativas de cima para baixo.
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65Q979894 | Português, Dentista/Dentista ESF, Prefeitura de Morro da Garça MG, FADENOR, 2025

Texto associado.
Leia, com atenção, o texto 01 e, a seguir, responda a questão a que a ele se refere.

Texto 01
O que fazer para suportar essa tal felicidade?

Um dia me fizeram a pergunta: “Você é sempre assim, insuportavelmente feliz?”. Confesso que fiquei sem ação. Naquele momento não consegui encontrar uma resposta, pois na minha cabeça eu precisava ainda definir: O que seria ser feliz? Qual seria o peso do advérbio sempre? Insuportável para quem?

Na hora só consegui pedir desculpas. Sim, me desculpei por parecer feliz e até insuportável. Para minha sorte, a ausência dessa resposta não pesou no resultado da entrevista. Entrevista? Exatamente. Essa dúvida quanto ao meu estado constante de felicidade aconteceu no meio de um processo seletivo para uma grande empresa. Apesar de não encontrar a resposta, eu fui contratada. Agora, depois de tantos anos, essa pergunta voltou a ressoar em minha mente e resolvi, então, tentar entender as suas partes.

Sou avessa aos determinismos e reducionismos quando se tratam de fenômenos existenciais humanos. Palavras como “sempre” e “nunca” nos aprisionam a uma condição imutável e de permanência. E nos impedem de transitar pelo “quase” ou pelo “talvez”, que nos permitem a dúvida, a crise, a possibilidade de escolher novos caminhos e provocar a mudança. Definitivamente o “sempre” não me representa. No insuportável, evidencia-se o peso da subjetividade. Assim como a dor, o nível de tolerância acontecerá a partir do conteúdo interno de cada um, bem como o impacto que isso gera. De fato, não podemos nos culpar pelo outro não se sentir à vontade com a nossa suposta felicidade. [...]

Com alguns anos de atraso, encontrei a resposta. Se a felicidade está na tomada de consciência de que não existe um estado de permanência e as oscilações acontecem e fazem parte irremediável da existência, sim, eu sou feliz! Se a felicidade é sentir a minha humanidade, me permitir chorar nas adversidades, rir ou chorar de alegria, e sorrir quando dou de cara com um novo desafio, sim, eu sou feliz! Se a felicidade é ter uma relação familiar e com amigos, onde cuidamos para que uma convivência de respeito seja a prioridade, apesar das diferenças, sim, eu sou feliz! Se a felicidade é me permitir o silêncio e as pausas necessárias para que eu possa me escutar e organizar as minhas ideias, mesmo que por alguns minutos, sim, eu sou feliz! Se a felicidade está em viver a fé, exercitando a prática do bem, sim, eu sou feliz! Se a felicidade é um projeto de vida que exige escolhas e ação, sim, eu sou feliz!

Portanto, a felicidade não é uma estética. Não está no sorriso. Está no sentir e no sentido que encontramos para viver, mesmo quando as lágrimas se manifestam. Acredito que a felicidade está em encontrarmos espaços que nos comportem, nos ampliem e não mais tentar entrar em lugares que nos reduzam, porque se é para ser, que sejamos inteiros e de verdade.

Fonte: MORAIS, Elizabeth dos Santos. O que fazer para suportar essa tal felicidade?
Disponível em: vidasimples.co/voce-simples/. Acesso em: 18 abr. 2025. Adaptado.
Analise as afirmativas a seguir, tendo em vista as ideias que se podem inferir do texto 01.
I- O significado do que é ser feliz pode variar de pessoa para pessoa.
II- A demonstração de felicidade é inadmissível quando incomoda o outro.
III- A felicidade de alguém pode deixar algumas pessoas incomodadas.
IV- O sentimento de felicidade está relacionado à transitoriedade.
V- A felicidade como um sentimento permanente é uma meta a ser buscada.
Estão CORRETAS as afirmativas
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66Q979928 | Segurança e Saúde no Trabalho, Nutricionista, Prefeitura de Morro da Garça MG, FADENOR, 2025

A respeito da Vigilância Nutricional no contexto do SUS, é CORRETO afirmar:
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67Q979766 | Pedagogia, Currículo Teoria e Prática, Professor PEB I, Prefeitura de Morro da Garça MG, FADENOR, 2025

De acordo com as orientações metodológicas propostas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), a prática pedagógica deve considerar princípios que favorecem a construção do conhecimento de forma significativa, democrática e contextualizada. Nesse sentido, assinale a alternativa que contraria os princípios didáticos e pedagógicos defendidos pelo documento:
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68Q979770 | Pedagogia, Professor PEB I, Prefeitura de Morro da Garça MG, FADENOR, 2025

Com base na perspectiva da escola inclusiva, analise as afirmativas a seguir sobre os saberes necessários à prática educativa:
I- O saber pedagógico necessário à inclusão requer que o professor domine apenas estratégias específicas para alunos com deficiência, sem a necessidade de repensar as práticas para toda a turma.
II- O saber ético, no contexto da escola inclusiva, implica reconhecer a diversidade como valor e combater posturas discriminatórias ou excludentes no ambiente escolar.
III- O saber relacional envolve a capacidade de estabelecer vínculos com os estudantes, promovendo o respeito às diferenças e a construção de um ambiente acolhedor e cooperativo.
IV- O saber político é essencial para que o educador compreenda as implicações sociais da exclusão escolar e atue como agente de transformação em defesa do direito à educação de todos.
Está CORRETO apenas o que se afirma em
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69Q979868 | Serviço Social, Assistência Social no Serviço Social, Assistente Social, Prefeitura de Morro da Garça MG, FADENOR, 2025

Analise o argumento apresentado a seguir, para responder à questão:
“É muito comum escutarmos o discurso dos liberais, aqueles mais ortodoxos, sobre a importância da política de austeridade fiscal que, quase sempre, vem acompanhado do exemplo da dona de casa: - “Vamos pensar você na sua casa, se você gasta mais do que você ganha, você vai se endividar”. “Então, o Estado é a mesma coisa, se ele gastar mais do que ele arrecada, ele vai se endividar”. Só que essa comparação é completamente equivocada, descabida. E por quê? Porque o trabalhador, na sua casa só conta com o seu salário, ele trabalha com uma renda fixa. Você pode ter um trabalhador que trabalhe com vendas, com comércio, ele vai variar um pouquinho ali a sua renda, mas isso é mínimo. No caso do Estado, ele tem uma capacidade muito maior de aumentar sua arrecadação, inclusive mudando o seu sistema tributário e aumentando a sua arrecadação. Por exemplo, se o Estado optar por taxar grandes fortunas, ele aumentará a sua arrecadação, podendo compor um fundo público mais robusto. Então, o Estado tem a opção de cobrar royalties que as famílias não têm; ele também tem as empresas estatais que podem interferir no preço e na qualidade dos serviços prestados à população, dentre outros exemplos, indicando para o equívoco desta comparação” (Mossicléia Mendes da Silva, 2024).

Com base na relação do fundo público com as políticas sociais e seus rebatimentos no acesso aos direitos sociais e no trabalho profissional dos assistentes sociais, é possível afirmar que:
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70Q979874 | Serviço Social, Profissão do Assistente Social, Assistente Social, Prefeitura de Morro da Garça MG, FADENOR, 2025

Tendo os diferentes elementos que dizem respeito ao Serviço Social, associe corretamente os elementos da coluna A (contextos históricos relacionados aos fundamentos e ao trabalho profissional) com os da coluna B (conceitos, definições e legislações específicas do Serviço Social).
Coluna A
1. Surgimento, institucionalização e profissionalização do Serviço Social no Brasil (décadas de 1930–1960) 2. Reconceituação do Serviço Social (décadas de 1960–1970) 3. Ruptura e mudanças do Serviço Social brasileiro (décadas de 1970 a 1990) 4. Serviço Social contemporâneo
Coluna B
( ) Legitimação do Projeto Ético-Político do Serviço Social materializado pelas legislações que regulamentam o exercício profissional dos assistentes sociais.
( ) Referência para a aprovação de um Código de Ética Profissional que apontou a importância da Deontologia do Serviço Social, uma vez que não somente fatores materiais eram considerados, mas também a existência de um possível mal físico. Por isso, o trato com pessoas identificadas como desajustadas.
( ) Seminários, como de Araxá, Teresópolis, Sumaré e Alto da Boa Vista, são muito representativos nesse período histórico. Em cada um deles, são apresentados e reiterados os elementos que fundamentaram algumas mudanças no Serviço Social.
( ) Referência para uma mudança salutar no Serviço Social brasileiro, principalmente porque tem-se um reconhecimento mais crítico sobre essa profissão e a consolidação de princípios como a defesa dos direitos sociais, da democracia e da liberdade.
( ) Aproximação teórico-metodológica direta à teoria social crítica, particularmente, do marxismo, indispensável à compreensão do Serviço Social como profissão inserida na divisão social e técnica do trabalho coletivo.
( ) Marco dessa época, que trouxe importante contribuição crítica ao Serviço Social, são as produções e discussões que embasaram o chamado método B. H.

Indique a alternativa que apresenta a associação CORRETA, considerando a coluna B, de cima para baixo.
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71Q979881 | Informática, Assistente Social, Prefeitura de Morro da Garça MG, FADENOR, 2025

O Gerenciador de Tarefas do Windows é uma ferramenta essencial para o monitoramento e controle do desempenho do sistema, permitindo aos usuários visualizar processos em execução, analisar o uso de recursos como CPU, memória e disco, além de gerenciar aplicativos e serviços em tempo real. Com relação às funcionalidades do Gerenciador de Tarefas, qual das seguintes ações pode ser realizada diretamente por meio dessa ferramenta?
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72Q979935 | Nutrição, Nutricionista, Prefeitura de Morro da Garça MG, FADENOR, 2025

Assinale a alternativa CORRETA sobre as dietas hospitalares:
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73Q979936 | Informática, Segurança da Informação, Nutricionista, Prefeitura de Morro da Garça MG, FADENOR, 2025

OFirewalldoWindowsé uma ferramenta de segurança integrada ao sistema operacional que ajuda a proteger o computador contra acessos não autorizados. Qual das alternativas a seguir apresenta corretamente uma função doFirewalldoWindows?
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74Q979768 | Pedagogia, Professor PEB I, Prefeitura de Morro da Garça MG, FADENOR, 2025

Com base nas concepções contemporâneas de avaliação da aprendizagem, especialmente no contexto de uma prática pedagógica crítica e formativa, analise as afirmativas a seguir e marque V para as afirmativas e F para as falsas.
( ) O objetivo da avaliação formativa é selecionar os alunos aptos para avançar de série, desconsiderando os demais.
( ) A avaliação emancipadora considera o erro como parte do processo de aprendizagem e não como falha a ser punida.
( ) A função diagnóstica da avaliação possibilita ao professor rever estratégias didáticas durante o processo.
( ) A avaliação, em uma abordagem tradicional, está centrada na aferição de resultados ao final do processo.
( ) A avaliação formativa valoriza apenas o desempenho quantitativo dos estudantes em provas padronizadas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, considerando as afirmativas de cima para baixo.
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75Q979875 | Serviço Social, Assistente Social, Prefeitura de Morro da Garça MG, FADENOR, 2025

De acordo com a Lei n.º 8.662/1993, pode ser considerada condição sine qua non para o exercício profissional dos assistentes sociais:
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76Q979886 | Enfermagem, Enfermeiro/Enfermeiro ESF, Prefeitura de Morro da Garça MG, FADENOR, 2025

A enfermagem é fundamentada em conhecimentos científicos e técnicos, desenvolvidos por meio de práticas sociais, éticas e políticas, articuladas ao ensino, à pesquisa e à assistência. Sua atuação se dá na prestação de cuidados à pessoa, família e comunidade, considerando o contexto de vida. O comportamento ético do profissional é construído por meio de uma consciência individual e coletiva, com compromisso social e responsabilidade nas relações de trabalho. O Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem orienta a prática baseada no direito à assistência e nos interesses dos usuários e profissionais. Valoriza a centralidade da pessoa e estabelece que os profissionais estejam comprometidos com um cuidado seguro, ético e acessível. A ética na enfermagem pressupõe aliança com os usuários em defesa de um cuidado livre de danos. Comprometida com a saúde e a qualidade de vida, a enfermagem atua em todas as fases do cuidado com autonomia e responsabilidade, participa ativamente das políticas públicas de saúde, defendendo princípios como universalidade, integralidade, equidade e participação social. Seu exercício está pautado na competência, na ética e na valorização da dignidade e dos direitos humanos.
Entre os direitos dos profissionais de enfermagem, estabelecidos pelo Código de Ética, publicado na Resolução Cofen n.º 564/2017, estão:
I- Exercer a enfermagem com liberdade, segurança técnica, científica e ambiental, autonomia, e ser tratado sem discriminação de qualquer natureza, segundo os princípios e pressupostos legais, éticos e dos direitos humanos.
II- Exercer atividades em locais de trabalho livre de riscos e danos e violências física e psicológica à saúde do trabalhador, em respeito à dignidade humana e à proteção dos direitos dos profissionais de enfermagem.
III- Apoiar e/ou participar de movimentos de defesa da dignidade profissional, do exercício da cidadania e das reivindicações por melhores condições de assistência, trabalho e remuneração, observados os parâmetros e os limites da legislação vigente.
IV- Liderar, coordenar e delimitar a prática multiprofissional, interdisciplinar e transdisciplinar com responsabilidade, autonomia e liberdade, observando os preceitos éticos e legais de cada profissão.
V- Associar-se, exercer cargos e participar de Organizações das Categorias Multiprofissionais e Órgãos de Fiscalização do Exercício Multiprofissional, atendidos os requisitos legais.

Estão CORRETAS as afirmativas
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77Q979889 | Português, Enfermeiro/Enfermeiro ESF, Prefeitura de Morro da Garça MG, FADENOR, 2025

Texto associado.
Leia, com atenção, o texto 01 e, a seguir, responda a questão, que a ele se refere.

Texto 01

O que fazer para suportar essa tal felicidade?

Um dia me fizeram a pergunta: “Você é sempre assim, insuportavelmente feliz?”. Confesso que fiquei sem ação. Naquele momento não consegui encontrar uma resposta, pois na minha cabeça eu precisava ainda definir: O que seria ser feliz? Qual seria o peso do advérbio sempre? Insuportável para quem?

Na hora só consegui pedir desculpas. Sim, me desculpei por parecer feliz e até insuportável. Para minha sorte, a ausência dessa resposta não pesou no resultado da entrevista. Entrevista? Exatamente. Essa dúvida quanto ao meu estado constante de felicidade aconteceu no meio de um processo seletivo para uma grande empresa. Apesar de não encontrar a resposta, eu fui contratada. Agora, depois de tantos anos, essa pergunta voltou a ressoar em minha mente e resolvi, então, tentar entender as suas partes.

Sou avessa aos determinismos e reducionismos quando se tratam de fenômenos existenciais humanos. Palavras como “sempre” e “nunca” nos aprisionam a uma condição imutável e de permanência. E nos impedem de transitar pelo “quase” ou pelo “talvez”, que nos permitem a dúvida, a crise, a possibilidade de escolher novos caminhos e provocar a mudança. Definitivamente o “sempre” não me representa. No insuportável, evidencia-se o peso da subjetividade. Assim como a dor, o nível de tolerância acontecerá a partir do conteúdo interno de cada um, bem como o impacto que isso gera. De fato, não podemos nos culpar pelo outro não se sentir à vontade com a nossa suposta felicidade. [...]

Com alguns anos de atraso, encontrei a resposta. Se a felicidade está na tomada de consciência de que não existe um estado de permanência e as oscilações acontecem e fazem parte irremediável da existência, sim, eu sou feliz! Se a felicidade é sentir a minha humanidade, me permitir chorar nas adversidades, rir ou chorar de alegria, e sorrir quando dou de cara com um novo desafio, sim, eu sou feliz! Se a felicidade é ter uma relação familiar e com amigos, onde cuidamos para que uma convivência de respeito seja a prioridade, apesar das diferenças, sim, eu sou feliz! Se a felicidade é me permitir o silêncio e as pausas necessárias para que eu possa me escutar e organizar as minhas ideias, mesmo que por alguns minutos, sim, eu sou feliz! Se a felicidade está em viver a fé, exercitando a prática do bem, sim, eu sou feliz! Se a felicidade é um projeto de vida que exige escolhas e ação, sim, eu sou feliz!

Portanto, a felicidade não é uma estética. Não está no sorriso. Está no sentir e no sentido que encontramos para viver, mesmo quando as lágrimas se manifestam. Acredito que a felicidade está em encontrarmos espaços que nos comportem, nos ampliem e não mais tentar entrar em lugares que nos reduzam, porque se é para ser, que sejamos inteiros e de verdade.

Fonte: MORAIS, Elizabeth dos Santos.O que fazer para suportar essa tal felicidade?Disponível em: vidasimples.co/voce-simples/. Acesso em: 18 abr. 2025. Adaptado.
Analise as afirmativas a seguir, tendo em vista as ideias que se podem inferir do texto 01.
I- O significado do que é ser feliz pode variar de pessoa para pessoa.
II- A demonstração de felicidade é inadmissível quando incomoda o outro.
III- A felicidade de alguém pode deixar algumas pessoas incomodadas.
IV- O sentimento de felicidade está relacionado à transitoriedade.
V- A felicidade como um sentimento permanente é uma meta a ser buscada.
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78Q979899 | Segurança da Informação, Malware, Dentista/Dentista ESF, Prefeitura de Morro da Garça MG, FADENOR, 2025

O malware descreve um código ou aplicativo mal-intencionado que danifica ou interrompe o uso normal dos dispositivos de ponto de extremidade. O malware que criptografa os arquivos ou impede que o usuário use o computador até que o resgate seja pago para que os arquivos sejam desbloqueados é conhecido por:
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79Q979907 | Português, Cargos de Nível Alfabetizado, Prefeitura de Morro da Garça MG, FADENOR, 2025

Texto associado.
INSTRUÇÃO: Leia, com atenção, o texto 01 e, a seguir, responda à questão, que a ele se refere.

Texto 01

Por dias mais leves

Mais leves? Como assim, Jack? Você não enxerga a complexidade do mundo? Sei que muitas pessoas podem reagir dessa maneira ao assunto desta nossa conversa. Justamente por isso, aproveito esse tempinho juntos aqui para contar como eu percebo e tento vivenciar a leveza no meu dia a dia.
Ser leve não é ser bobo, irresponsável ou indiferente. Ser leve é saber tirar os pesos desnecessários que nós mesmos colocamos em nossas caminhadas. Se colocamos, podemos tirar, certo? Mas, antes, é preciso ter clareza do que nos sobrecarrega, daquilo que faz a vida parecer mais densa do que precisa ser, entende? 1) Sempre que perco minha leveza, revisito seus sequestradores. Quer saber quais são eles? Te conto as oito atitudes que roubam a leveza no dia a dia: controle: porque quero tudo do meu jeito, no meu tempo. E ainda me iludo achando que posso evitar os imprevistos; 2) senso de justiça: estou sempre indignada, carregando a régua do certo e do errado, como se o mundo tivesse que seguir meu manual pessoal; 3) perfeccionismo: um ideal que me maltrata e me exige mais do que posso dar; 4) mágoa: enquanto o outro segue a vida, eu fico carregando uma mala cheia de pedras que só me machucam; 5) preocupação: minha mente fica viciada no que pode dar errado; 6) busca por aprovação: porque dou muito poder ao externo e ao outro; 7) expectativas: espero demais e me frustro sempre; 8) drama: a vida já tem seus desafios, mas eu coloco uma lente de aumento e transformo em tragédia o que poderia ser só um contratempo. [...]
E você? O que tem pesado aí?
A verdade é que ser leve não significa ignorar responsabilidades ou viver à deriva. Significa entender que não preciso saber tudo, provar tudo, fazer tudo, controlar tudo.
Que posso confiar mais. Que a vida não é um boletim escolar no qual estou sendo avaliada. A vida é um livro, e cabe a mim decidir se será um drama arrastado ou uma história fluida, com algumas doses de comédia.
Ser leve também é parar de buscar informação o tempo todo. Às vezes, o mais libertador é simplesmente admitir: “Só sei que não sei.” Escolho a paz desse momento em vez da fome de informação. Sabe outra coisa que me devolve a leveza? Respeitar o meu ritmo. Porque não adianta tentar seguir o compasso do mundo e esquecer do meu.
A natureza não dá saltos; ela tem uma cadência. E nós também. Ser leve é respeitar a sua natureza. Ser leve é voltar ao seu estado natural, soltando as amarras do que você deveria ser e abraçando o que verdadeiramente é.


Fonte: PEREIRA, Jacqueline. Por dias mais leves. Disponível em: https://vidasimples.co/vida-simples/por-dias-mais-leves/. Acesso em: 15 abr. 2025. Adaptado.
Na passagem do texto “A vida é um livro, e cabe a mim decidir se será um drama arrastado ou uma história fluida, com algumas doses de comédia.”, a autora defende a seguinte ideia:
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80Q979926 | Nutrição, Tecnologia de Alimentos, Nutricionista, Prefeitura de Morro da Garça MG, FADENOR, 2025

A técnica dietética é a ciência que estuda os processos tecnológicos aplicados aos alimentos com a finalidade de conservar seu valor nutritivo, suas características sensoriais e sua segurança para o consumo. Sobre os conhecimentos que envolvem a técnica dietética, é CORRETO afirmar:
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