Início

Questões de Concursos Prefeitura de Natal RN

Resolva questões de Prefeitura de Natal RN comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


161Q473331 | Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Natal RN, CONSULPLAN

As regras oficiais do voleibol definem que

I. o primeiro saque do primeiro set, bem como o do set decisivo, é executado pela equipe determinada pela decisão do árbitro;

II. os jogadores devem seguir a ordem de saque registrada na folha de formação.

III. a bola deverá ser golpeada com uma mão ou qualquer parte do braço depois de ser solta ou lançada para cima pela mão;

IV. o segundo árbitro autoriza o saque após ter verificado que as duas equipes estão prontas para jogar e que o sacador está na posse de bola.

Estão corretas as afirmativas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

162Q164633 | Auditoria, Procedimentos de Auditoria, Auditor do Tesouro Municipal Auditoria, Prefeitura de Natal RN, ESAF

A Companhia Legal tem estabelecido, em seu manual de normas e procedimentos, que o processo de autorização dos pagamentos seja feito de forma eletrônica, devendo o supervisor da área revisar todas as autorizações dos analistas. Para isso, o supervisor tem obrigatoriamente que entrar na área de aprovações do sistema, digitar sua senha, passar o seu cartão no leitor óptico e marcar um espaço com "X", autorizando. O auditor, ao visitar a área, presencia um analista de posse do cartão e senha do supervisor executando sua função. Esse procedimento técnico adotado pelo auditor é considerado uma:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

163Q168994 | Auditoria, Procedimentos de Auditoria, Auditor do Tesouro Municipal Auditoria, Prefeitura de Natal RN, ESAF

A empresa Grande Porte S.A. tem o seu Ativo formado em 15% pelo Contas a Receber e 35% composto pelos Estoques. Dessa forma, a auditoria contratada, ao realizar seus serviços, deve:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

164Q322198 | Pedagogia, Professor do Ensino Fundamental, Prefeitura de Natal RN, CONSULPLAN

“O respeito à diversidade, aos conhecimentos prévios dos aprendizes e à consolidação do conhecimento e conceitos discutidos em sala é primordial para o avanço gradativo dos alunos.” Dentro desta perspectiva, é CONTRADITÓRIO afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

165Q328103 | Pedagogia, Professor do Ensino Fundamental, Prefeitura de Natal RN, CONSULPLAN

“Aprender matemática é não perder a curiosidade, a imaginação e o interesse pelo conhecimento.” A matemática voltada para os novos tempos NÃO poderá exigir que a criança

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

166Q750080 | Engenharia Agronômica, Engenheiro Agronômo, Prefeitura de Natal RN, CESPE CEBRASPE

Uma propriedade apresenta latossolo vermelho argilo-arenoso, com pH de 4,8, baixo teor de matéria orgânica, baixos teores de fósforo, cálcio, magnésio, potássio e zinco e elevados teores de alumínio e de ferro. Planeja-se semear a cultura do milho nessa propriedade. Com base nessa situação, julgue os itens subseqüentes.

O uso de fosfato natural para a adubação de manutenção é uma opção tecnicamente correta nessa situação, em razão de que essa fonte apresenta mais de 20% de fósforo em sua composição, prontamente disponível para as plantas de milho.

  1. ✂️
  2. ✂️

167Q117128 | Informática, Linux Unix, Analista de Sistemas, Prefeitura de Natal RN, CONSULPLAN

Em relação ao Linux pode-se afirmar que ele é um software livre:
>
I. Somente por ele ser um software gratuito.

II. Porque seu código-fonte está disponível para qualquer usuário e pode-se alterá-lo para adequá-lo às suas necessidades específicas, sem ter de pagar.

III. Porque ele é freeware, embora seu código-fonte não esteja disponível para alterações.

Assinale a alternativa correta:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

168Q115690 | Português, Interpretação de Textos, Analista de Sistemas, Prefeitura de Natal RN, CONSULPLAN

Texto associado.

Imagem 001.jpg
Imagem 002.jpg

Com o passar do tempo, percebe-se que uma vida reclusa, sem novos estímulos... A palavra ou expressão que NÃO pode substituir o termo reclusa é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

169Q478112 | Farmácia, Farmacêutico, Prefeitura de Natal RN, CESPE CEBRASPE

Para exercer seu efeito farmacológico, um medicamento necessita chegar ao seu sítio de atuação. Para isso, ele precisa ser absorvido e, em seguida, distribuído no organismo. Nesse sentido, julgue os seguintes itens, referentes a alguns conceitos farmacocinéticos.

Quanto maior o grau de ionização de uma droga, maior será a sua absorção.

  1. ✂️
  2. ✂️

170Q477897 | Farmácia, Farmacêutico, Prefeitura de Natal RN, CESPE CEBRASPE

Os mediadores químicos da inflamação como a histamina, a serotonina, as prostaglandinas, os leucotrienos e a bradicinina são algumas vezes denominados de autacóides ou hormônios locais. No entanto, além de participar do processo inflamatório, estas substâncias possuem outros efeitos. No que se refere a esses mediadores, julgue os itens a seguir.

O captopril inibe a conversão de angiotensina I para angiotensina II e também pode induzir um aumento dos níveis de bradicinina.

  1. ✂️
  2. ✂️

171Q166152 | Contabilidade Geral, Conceituação, Auditor do Tesouro Municipal, Prefeitura de Natal RN, ESAF

Assinale, abaixo, a opção que contém uma assertiva verdadeira.

No balanço, as contas serão classifi cadas segundo os elementos do patrimônio que registrem e agrupadas de modo a facilitar o conhecimento e a análise da situação fi nanceira da companhia.

Assim, de acordo com a legislação vigente,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

172Q164530 | Legislação Tributária do RN, Processo Administrativo Tributário, Auditor do Tesouro Municipal Tecnologia da Informação, Prefeitura de Natal RN, ESAF

A legislação de regência aplicável ao processo administrativo fi scal do Município de Natal dispõe que o contribuinte em débito para com a Fazenda Municipal fi ca vedado, em relação aos órgãos da Administração Municipal, Direta ou Indireta, de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

173Q166118 | Legislação Tributária do RN, IPTU, Auditor do Tesouro Municipal Tecnologia da Informação, Prefeitura de Natal RN, ESAF

Para efeito de fi xação de base de cálculo do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana, no Município de Natal, a legislação aplicável dispõe que a área construída bruta é obtida através da medição dos contornos externos:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

174Q117570 | Português, Interpretação de Textos, Analista de Sistemas, Prefeitura de Natal RN, CONSULPLAN

Texto associado.

Imagem 001.jpg
Imagem 002.jpg

Metade da laranja é um dito popular. Das alternativas abaixo, o dito popular que tem o mesmo valor de sentido da expressão sublinhada é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

175Q163954 | Probabilidade e Estatística, Probabilidade, Auditor do Tesouro Municipal, Prefeitura de Natal RN, ESAF

Uma urna contém: 1 bola amarela; 4 bolas azuis; 10 bolas brancas; 15 bolas vermelhas; e 20 bolas pretas. Dado que na primeira extração foi retirada uma bola vermelha, a probabilidade de na segunda tentativa retirar uma bola vermelha, novamente, é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

176Q118367 | Administração Geral, Estruturas organizacionais, Analista de Sistemas, Prefeitura de Natal RN, CONSULPLAN

Considere os tipos de Estrutura Organizacional apresentados a seguir [Arau 94] e numere a coluna da direita de acordo com a da esquerda:

Imagem 005.jpg

A seqüência está correta em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

178Q117447 | Engenharia de Software , DFD, Analista de Sistemas, Prefeitura de Natal RN, CONSULPLAN

Sobre o Diagrama de Contexto em um Diagrama de Fluxo de Dados-DFD na Análise Estruturada, pode-se afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

179Q318876 | Artes Cênicas, Professor de Dança, Prefeitura de Natal RN, CONSULPLAN

Ao se analisar a história da dança, percebe-se que, na Índia milenar, a dança seguia quatro estilos coreográficos com concepção de drama, denominados

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

180Q167839 | Legislação Tributária do RN, Infrações Tributárias, Auditor do Tesouro Municipal Tecnologia da Informação, Prefeitura de Natal RN, ESAF

Nos termos da legislação tributária municipal de Natal, considera-se iniciado o procedimento fi scal de ofício para apuração das infrações com o fi m de excluir a espontaneidade do sujeito passivo da obrigação tributária:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.