Questões de Concursos Prefeitura de Nazarezinho PB

Resolva questões de Prefeitura de Nazarezinho PB comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

21Q954984 | Direito Administrativo, Princípios, Agente Administrativo, Prefeitura de Nazarezinho PB, CPCON, 2025

Os princípios administrativos constitucionais estão estabelecidos em capítulo próprio da Constituição de 1988. Cada um desses princípios deve ser compreendido e aplicado preservando a harmonia e coerência entre si. O entendimento de que a administração pública, em toda a sua atividade, prende-se aos mandamentos da lei e de que o administrador público somente pode fazer aquilo que a lei permite ou autoriza, diz respeito ao princípio da:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

22Q955091 | Pedagogia, Monitor de Creche, Prefeitura de Nazarezinho PB, CPCON, 2025

Sobre a musicalização na Educação Infantil, analise as asserções a seguir.

I- A musicalização na Educação Infantil, conforme estabelecido na BNCC, limita-se ao ensino formal dos elementos técnicos da música, como notas e partituras, desconsiderando sua relevância como linguagem expressiva.
II- A musicalização contribui para o desenvolvimento integral das crianças, envolvendo aspectos cognitivos, sociais, emocionais e motores, além de promover a criatividade e a sensibilidade.
III- Na Educação Infantil, o papel do professor é oferecer um ambiente musical tecnicista, desconsiderando a espontaneidade das crianças e sua relação lúdica com a música.
IV- A música, enquanto linguagem artística, é inserida na BNCC como uma forma de enriquecer as experiências das crianças, permitindo que se expressem e desenvolvam sua percepção e criatividade desde a primeira infância.

É CORRETO o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

23Q954969 | Português, Orações coordenadas sindéticas Aditivas, Agente Administrativo, Prefeitura de Nazarezinho PB, CPCON, 2025

Texto associado.
Leia o Texto 3 para responder à questão.

TEXTO 3

O papa vai ao banheiro?

Por Tiago Germano

No terceiro mês do catecismo, o padre nos deu a chance esperada: depois de doze semanas de aulas e de leituras bíblicas, tão pouco frequentadas quanto pouco entendidas, podíamos perguntar o que quiséssemos.
Fui o primeiro a erguer o braço. O padre, encanecido, pediu que eu me levantasse. Com a coragem que hoje, nos eventos de que participo, procuro, mas não acho, arranquei do fundo da alma a dúvida atordoante: “Padre, o Papa vai ao banheiro?”
A morte de João Paulo II, em meio à comoção mundial gerada pelo seu funeral, em 2005, me trouxe de volta essa lembrança distante. Junto com ela, o medo que eu sentia na infância daquele homem, do quadro que minha avó conservava pendurado ao lado da imagem de Jesus.
Eu não sabia a diferença entre Jesus e Deus. Minha avó tentou me explicar que Jesus não era Deus, mas que também podia ser. Que foi humano por 33 anos, mas que depois que morreu virou uma pomba. Nesse dia, descobri que o Papa tinha um papamóvel (o que fazia dele quase um herói de história em quadrinho) e que, se o Papa comia, ele também tinha que ir obrigatoriamente ao banheiro. A minha avó só não conseguiu me esclarecer por que João Paulo II lia os discursos tão devagar, como se não tivesse passado da alfabetização, ele que, segundo ela, era um dos homens mais inteligentes do mundo, sabia todas as línguas faladas por todos os povos. Na verdade, continuei com um medo brutal do Papa. Todos choravam quando se aproximavam dele.
Nunca imaginei, por exemplo, o Papa jovem, até que vi uma foto dele um pouco mais novo do que eu era naquela época. Careca, como sempre. Branco, como sempre. Mas humano, sem a aura de santidade que tanto me assombrava. Décadas depois, quando o vi ali, morto, estendido aos olhos da multidão, compreendi que a humanidade do Papa estava muito além das minhas cogitações infantis.
Ainda hoje me pego imaginando o Papa no banheiro, as vestes santas despidas do corpo enorme, e rio o riso proibido do catecismo. A última imagem que guardarei do Papa João Paulo II, o único e verdadeiro Papa da minha geração, é a de sua dor, que o igualou a cada ser humano neste planeta. Uma dor como a de Jesus, que era humano mas que também era Deus. E que talvez também fosse ao banheiro, mas só de vez em quando.

Fonte: GERMANO, Tiago. Demônios Domésticos. [S. L.]: Le Chien, 2017.
No trecho “Minha avó tentou me explicar que Jesus não era Deus, mas que também podia ser.”, é possível identificar que a oração em destaque é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

24Q954979 | Noções de Informática, Procedimento de Segurança e Back up, Agente Administrativo, Prefeitura de Nazarezinho PB, CPCON, 2025

Qual alternativa apresenta um exemplo de procedimento de segurança básico para proteger suas contas online?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

25Q954992 | Administração Pública, Agente Administrativo, Prefeitura de Nazarezinho PB, CPCON, 2025

O empreendedor no setor público pode ser entendido como o sujeito que, de forma individual ou coletiva, idealiza, fomenta, produz, executa ou coordena a inovação. Assim, o empreendedor corporativo no setor público seria aquele que busca promover a orientação empreendedora, bem como comportamentos empreendedores que irão direcionar ações internas e externas a serem implementadas nas organizações públicas. Dentre as dimensões da orientação empreendedora em organizações públicas, a habilidade de identificar oportunidades e ter iniciativa para resolver problemas iminentes nas organizações, com qualidade e de forma antecipada corresponde à:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

26Q954998 | Enfermagem, NR's do Ministério do Trabalho e Emprego, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Nazarezinho PB, CPCON, 2025

De acordo com a NR 32 (Segurança e Saúde no Trabalho em Estabelecimentos de Saúde), a vestimenta adequada de trabalho é obrigatória e corresponde a um importante recurso para proteção durante exposição a agentes biológicos e também promoção de conforto durante as atividades laborais. Neste sentido, é CORRETO afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

27Q955009 | Enfermagem, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Nazarezinho PB, CPCON, 2025

Os psicofármacos são um recurso entre outros para o tratamento em Saúde Mental. Analise as alternativas abaixo sobre as principais classes de medicamentos que agem sobre o sistema nervoso central e marque a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

28Q955055 | Atendimento ao Público, Princípios do Atendimento, Atendente, Prefeitura de Nazarezinho PB, CPCON, 2025

No atendimento ao público, é essencial alocar pessoas que atendam a determinadas características para que a função seja bem desempenhada. A paciência, o saber ouvir e a empatia são qualidades que precisam estar interligadas ao perfil do atendente. Considerando essa condição, assinale a alternativa que apresenta um atributo ou uma habilidade que devem estar alinhados ao profissional de atendimento.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

29Q955056 | Atendimento ao Público, Atendente, Prefeitura de Nazarezinho PB, CPCON, 2025

O processo de tratamento de reclamações é dinâmico e complexo, pois envolve, normalmente, novos tipos de reivindicações, bem como experiências negativas de clientes. Nesse contexto, assinale a alternativa CORRETA que apresenta uma etapa que deve ser realizada pelo atendente no tratamento das reclamações.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

30Q955086 | Pedagogia, Legislação da Educação, Monitor de Creche, Prefeitura de Nazarezinho PB, CPCON, 2025

De acordo com a Lei nº 12.764/2012 e suas atualizações, que institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA), marque a alternativaCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.