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Questões de Concursos Prefeitura de Niterói RJ

Resolva questões de Prefeitura de Niterói RJ comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


312Q688566 | Legislação de Trânsito CTB, Guarda Municipal, Prefeitura de Niterói RJ, SELECON, 2019

Laura está conduzindo seu veículo automotor em via urbana quando é surpreendida por retenção no trânsito. No local, existe variada sinalização, inclusive luminosa. Em determinado momento, a condutora do veículo avista uma autoridade de trânsito que faz gestos de desvio do tráfego. Nos termos do Código de Trânsito Brasileiro, tem prevalência:
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313Q329016 | Pedagogia, Professor, Prefeitura de Niterói RJ, FEC

Leia o diálogo abaixo.

"Na sala dos professores, três colegas de trabalho estão corrigindo as provas de seus alunos. Cristina, ao completar a correção da prova de Marcelo, mostra-se feliz com o resultado e exclama:

- É o que eu sempre digo: o que é bom, já nasce feito!

Mara, ao ouvir a fala da colega, imediatamente responde:

- Sinto muito, mas não concordo! Se o que é bom já nasce feito, então qual é o papel da escola? Somos uma tábula rasa, uma folha em branco. O ambiente tem poder decisivo no desenvolvimento humano, já que o aluno é controlado pelos estímulos do professor. O ser humano é fruto do meio em que vive.

Após ouvir suas colegas, Ricardo comentou:

- Bem, acho que não concordo com vocês! Penso que o desenvolvimento humano se dá a partir da interação entre o organismo e o meio, pois ambos se influenciam mutuamente. Sendo assim, acredito na construção do conhecimento como um processo que envolve as interações dos alunos com o mundo físico e social."

De acordo com a situação apresentada, podemos afirmar que as concepções de desenvolvimento dos professores são, respectivamente:

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315Q389385 | História, Professor, Prefeitura de Niterói RJ, FEC

A Renascença européia não pode ser dissociada do humanismo, que:

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316Q681833 | Direito Constitucional, Organização do Estado, Guarda Municipal, Prefeitura de Niterói RJ, SELECON, 2019

Com base no ordenamento jurídico constitucional em vigor, é matéria relativa à competência dos Municípios:
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317Q694325 | Português, Morfologia, Guarda Municipal, Prefeitura de Niterói RJ, SELECON, 2019

     Texto I

                         A violência que bate à porta (fragmento)

      Segundo dados do Relatório Mundial 2019, divulgados recentemente pela ONG Human Rights Watch, 64 mil homicídios aconteceram no Brasil em 2017. São dois mil a mais que em 2016. Este crescimento não foi freado em 2018, pelo contrário. Os dados já apresentados por Ongs e Instituições mostram que o número de assassinatos segue crescendo a passos largos. O crime, cada vez mais, sai da marginalidade e assola toda a sociedade, sem distinguir classes sociais. Estados pararam nos últimos meses (Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Ceará, e por aí vai) na mão de criminosos e a população se vê à mercê desta realidade que bate à porta.

      O retrato atual é esse e os noticiários teimam em nos lembrar que o filho morto hoje pode ser o nosso amanhã. Esta sensação de insegurança aumenta a busca por segurança privada. A Pesquisa Nacional sobre Segurança Eletrônica, realizada pela Associação Brasileira das Empresas de Sistemas Eletrônicos de Segurança (Abese), afirma que houve um crescimento nas residências que investiram em sistemas de segurança nos últimos 12 meses.

      Mas quem deve cuidar da segurança do cidadão? E quem não tem dinheiro para investir em sistemas? É protegido por quem?

      Os sistemas privados de segurança servem para inibir a ação de criminosos, mas isto não pode ser a única solução. O Estado precisa ser cobrado e deve agir. Para deter o crime organizado, é necessário muito mais esforço público do que portões e muros altos.

                                                                                                Marco Antônio Barbosa

               Hoje em Dia, 01/03/2019 (Extraído e adaptado de: hojeemdia.com.br/opinião)

A palavra “cidadão” apresenta sua forma no plural com a mesma terminação de:
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318Q350556 | Arquivologia, Agente Educacional, Prefeitura de Niterói RJ, FEC

Pode-se afirmar que, dentre os princípios fundamentais da arquivística, servindo, principalmente, para fundamentar estratégias de classificação, está o:

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319Q353889 | Contabilidade Geral, Agente Educacional, Prefeitura de Niterói RJ, FEC

O método das partidas dobradas utilizado na contabilidade prevê que:

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320Q480885 | Geografia, Professor, Prefeitura de Niterói RJ, FEC

O Brasil é um dos países do mundo de maior potencial hidráulico, com o aproveitamento da água dos rios correspondendo a 93 % da geração de energia elétrica no país. Para essa fonte de energia, entretanto, podem ser relacionadas vantagens e desvantagens. O item em que se relacionou, respectivamente, uma vantagem e uma desvantagem das hidrelétricas é:

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321Q392973 | Direito Administrativo, Licitações Públicas, Agente Educacional, Prefeitura de Niterói RJ, FEC

O artigo 22 da Lei 8.666/93 define, taxativamente, que "é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados que, na fase inicial de habilitação preliminar, comprovem possuir os requisitos mínimos de qualificação exigidos no edital para execução de seu objeto". A definição transcrita refere-se, por texto legal, a:

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322Q327960 | Pedagogia, Orientador Educacional, Prefeitura de Niterói RJ, FEC

A relação entre educação, escola e trabalho não foi sempre a mesma ao longo da história. Com base nesta afirmação, numere a segunda coluna de acordo com a primeira:

 I - Antigüidade

II - Idade Média

 III - Época Moderna

IV- Nos Dias Atuais

( ) A educação coincide com o processo de trabalho, até que surge uma educação diferenciada, para atender a uma classe social que não precisa trabalhar para viver.

( ) Chega ao extremo o processo de constituição da escola, como forma principal e generalizada de educação, pois as qualificações intelectuais específicas tendem a desaparecer, trazendo em contrapartida a elevação do patamar de qualificação geral.

( ) A escola está ligada ao processo de urbanização e industrialização, como agência educativa ligada às necessidades de hábitos civilizados. A isto também está ligado o papel político da educação escolar enquanto formação do cidadão.

 ( ) A grande maioria da educação se educa pelo trabalho, no processo de produzir a própria existência e de seus senhores. Nesse contexto, a forma escolar da educação é uma forma secundária que se contrapõe, como não-trabalho, à forma de educação dominante, determinada pelo trabalho.

A ordem correta, de cima para baixo, é:

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323Q326109 | Pedagogia, Agente Educacional, Prefeitura de Niterói RJ, FEC

As crianças na faixa etária de 0 a 4 (anos) utilizam, essencialmente, determinados recursos para aprenderem e se desenvolver. Alguns deles são:

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324Q53212 | Direito Administrativo, Auditor Municipal de Controle Interno, Prefeitura de Niterói RJ, FGV, 2018

O controle na Administração Pública é de suma importância para que o Estado execute suas funções em conformidade com a Constituição.

Sobre o controle interno no Brasil, assinale a afirmativa correta.
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325Q53224 | Direito Administrativo, Auditor Municipal de Controle Interno, Prefeitura de Niterói RJ, FGV, 2018

Com referência ao regime jurídico de colaboração entre a Administração Pública e a sociedade civil organizada, leia o trecho a seguir.

“Conjunto de direitos, responsabilidades e obrigações decorrentes de relação jurídica estabelecida formalmente entre a Administração Pública e organizações da sociedade civil, em regime de mútua cooperação, para a consecução de finalidades de interesse público e recíproco”.

O trecho corporifica
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326Q53235 | Português, Auditor Municipal de Controle Interno, Prefeitura de Niterói RJ, FGV, 2018

Texto associado.
Texto 1 – Dados Primários

Há cerca de 15 anos, um grupo de pesquisadores do Imazon (Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia) preparava um estudo sobre indicadores de sustentabilidade da cidade de Belém e precisava saber quantos metros quadrados de praças e áreas verdes havia em cada bairro da região metropolitana. Durante três meses, os pesquisadores buscaram o dado junto a órgãos públicos. Protocolo para cá, ofício para lá, o máximo que conseguiram foi uma estimativa de que existiam “umas cem praças”. Beto Veríssimo, líder de estudo, reuniu a equipe e propôs; vamos medir nós mesmos. Armados de GPS, trena e suor, em dois meses mapearam quase duas mil praças e áreas verdes na capital paraense.
Lembrei-me desse episódio ao participar do debate recente sobre os dados de cobertura e uso da terra no Brasil.

Em artigo recente no “Valor Econômico”, o autor conclui, após, segundo ele, cruzar várias fontes de dados, que entre 1990 e 2016 a área ocupada pela atividade agropecuária no Brasil teria sido reduzida em 4,2 milhões de hectares, a despeito de 38 milhões de hectares terem sido desmatados no mesmo período. Afirma que a regeneração da mata nativa teria alcançado 50 milhões de hectares no período e que, portanto, para cada hectare desmatado, 1,3 hectare era recuperado. A expansão da produção agropecuária teria se dado, então, exclusivamente pelos extraordinários ganhos de produtividade.

O incauto, ao ler tal informação, poderia concluir que a área das matas brasileiras teria aumentado nas últimas décadas, e a agropecuária reduzido a área ocupada. Portanto, a expansão da agropecuária não teria causado desmatamento e degradação. Ou seja, tudo ótimo, nada a mudar, basta seguirmos no rumo em que estamos.

Nestas horas, é importante voltar às fontes de dados primários sólidas e abrangentes no tempo e no espaço.
Existem atualmente três iniciativas de mapeamento de cobertura e uso da terra no Brasil. [...] Ainda que todos possam ser melhorados e, embora tenham diferenças de abordagem metodológica, legenda e resolução, os dados gerados por esses três projetos indicam de forma inequívoca:

• o Brasil perdeu cobertura florestal e vegetação nativa durante todos os períodos analisados;
• a área ocupada pela atividade agropecuária cresceu em todos os períodos;
• houve regeneração em larga escala no Brasil, mas ela ainda representa menos de um terço das áreas desmatadas;
• mais de 90% das áreas desmatadas se convertem em agropecuária.

Esta é a realidade nua e crua dos dados primários. Eles, decerto, estão sujeitos a muitas análises e interpretações. Estas só não podem ir de encontro aos fatos.

Tasso Azevedo, O GLOBO, 28/02/2018.
“O incauto, ao ler tal informação, poderia concluir que a área das matas brasileiras teria aumentado nas últimas décadas [...]”.
A frase sublinhada poderia ser corretamente substituída por
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327Q53223 | Direito Administrativo, Auditor Municipal de Controle Interno, Prefeitura de Niterói RJ, FGV, 2018

No que diz respeito ao Regime Diferenciado de Contratações Públicas, analise as afirmativas a seguir.

I. A fase de apresentação de proposta poderá anteceder à fase de habilitação dos concorrentes, se previamente previsto no Edital.
II. A apresentação dos documentos de habilitação será exigida apenas do licitante vencedor, exceto no caso de inversão de fases.
III. Após o julgamento das propostas, os documentos de regularidade fiscal poderão ser exigidos do licitante com melhor classificação.

Está correto o que se afirma em
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328Q614594 | Informática, Arquitetura de Computadores, Técnico, Prefeitura de Niterói RJ, FEC

Sobre o programa Setup, marque V (Verdadeiro) ou F (Falso):

 ( ) O Setup é um programa utilizado para configuração do computador e encontra-se gravado no interior de um circuito integrado, localizado na placa-mãe.

 ( ) A opção do menu principal CPU Setup é encontrada em micros cujas placas-mãe não têm jumpers de configuração.

 ( ) No caso da utilização de mouse PS/2, a opção "PS/2 Mouse Suporte" deverá estar configurada como "Disabled".

( ) Supondo a instalação de uma placa de modem com jumper, a segunda porta serial da placa-mãe IDE deverá estar configurada para utilizar a porta COM4.

( ) No caso do técnico de manutenção não ter o conhecimento da senha de boot do computador, pode ser utilizada a alternativa do curto circuito na bateria, o que manterá a vida útil desta. A opção que contém as letras na ordem de cima para baixo é:

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329Q327180 | Pedagogia, Supervisor Educacional, Prefeitura de Niterói RJ, FEC

Observe o diálogo entre Alice e o Gato Inglês:

Você poderia me dizer, por gentileza, como é que eu faço para sair daqui? - perguntou Alice.

 Isso depende muito de para onde você pretende ir - disse o Gato.

 Para mim tanto faz para onde quer que seja...

- respondeu Alice.

Então, pouco importa o caminho que você tome.

 - disse o Gato.

(CARROLL, Lewis. Alice no País das Maravilhas)

 Este diálogo pode ser uma metáfora de situações de planejamento escolar em que a escola:

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330Q472402 | Educação Física, Professor, Prefeitura de Niterói RJ, FEC

Considere o esporte Futsal para responder as questões 6 e 7.

Quando os companheiros de equipe retornam a bola para o goleiro, pode-se afirmar que ele poderá recebê-la:
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