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Questões de Concursos Prefeitura de Niterói RJ

Resolva questões de Prefeitura de Niterói RJ comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


41Q53343 | Português, Fiscal de Posturas, Prefeitura de Niterói RJ, FGV

Texto 1 – Mandamentos do consumismo I

A publicidade cerca-nos de todos os lados - na TV, nas ruas, nas revistas e nos jornais – e força-nos a ser mais consumidores que cidadãos. Hoje, tudo se reduz a uma questão de marketing. Uma empresa de alimentos geneticamente modificados pode comprometer a saúde de milhões de pessoas. Não tem a menor importância, se uma boa máquina publicitária for capaz de tornar a sua marca bem aceita entre os consumidores. Isso vale também para o refrigerante que descalcifica os ossos, corrói os dentes, engorda e cria dependência. Ao bebê-lo, um bando de jovens exultantes sugere que, no líquido borbulhante, encontra-se o elixir da suprema felicidade.
A sociedade de consumo é religiosa às avessas. Quase não há clipe publicitário que deixe de valorizar um dos sete pecados capitais: soberba, inveja, ira, preguiça, avareza, gula e luxúria. Capital significa cabeça. Ensina meu confrade Tomás de Aquino (1225-1274) que são capitais os pecados que nos fazem perder a cabeça e dos quais derivam inúmeros males.
A soberba faz-se presente na publicidade que exalta o ego, como o feliz proprietário de um carro de linhas arrojadas ou um portador de cartão de crédito que funciona como a chave capaz de abrir todas as portas do desejo. A inveja faz as crianças disputarem qual de suas famílias tem o melhor veículo. A ira caracteriza o nipônico quebrando o televisor por não ter adquirido algo de melhor qualidade. A preguiça está a um passo dessas sandálias que convidam a um passeio de lancha ou abrem as portas da fama com direito a uma confortável casa com piscina. A avareza reina em todas as poupanças e no estímulo aos prêmios de carnês. A gula, nos produtos alimentícios e nas lanchonetes que oferecem muito colesterol em sanduíches piramidais. A luxúria, na associação entre a mercadoria e as fantasias eróticas: a cerveja espumante identificada com mulheres que exibem seus corpos em reduzidos biquínis. (Frei Betto, 08/05/2011)

“A publicidade cerca-nos de todos os lados - na TV, nas ruas, nas revistas e nos jornais – e força-nos a ser mais consumidores que cidadãos”.

Se, em lugar do pronome “nós”, empregássemos o pronome “eles”, as formas sublinhadas deveriam ser substituídas, respectivamente, por:
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42Q53268 | Pedagogia, Agente Educacional, Prefeitura de Niterói RJ, COSEAC

A organização escolar, de acordo com a Lei n° 9.394/96, prevê como responsáveis pela educação, em nível municipal a(o): 
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43Q690732 | Direito Administrativo, Improbidade Administrativa Lei 8429 92, Guarda Municipal, Prefeitura de Niterói RJ, SELECON, 2019

A Lei n° 8.429/1992, e suas alterações, ao tratar do ato de improbidade decorrente de concessão ou de aplicação indevida de benefício financeiro ou tributário, aplica ao responsável, sem prejuízo das sanções penais, civis e administrativas previstas na legislação específica, as seguintes penas, que podem ser a ele imputadas isolada ou cumulativamente, de acordo com a gravidade do fato:
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44Q53356 | Matemática, Fiscal de Posturas, Prefeitura de Niterói RJ, FGV

Um triângulo e um quadrado têm perímetros iguais. Os lados do triângulo medem 7,3 m, 7,2 m e 5,5 m.
A área do quadrado, em m2, é:
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45Q388107 | História, Professor, Prefeitura de Niterói RJ, FEC

Analisando a década de 1840, em termos mundiais, particularmente a Europa, pode-se afirmar que uma de suas características foi:

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46Q332679 | Matemática, Aritmética e Algebra, Auxiliar de Serviços Gerais, Prefeitura de Niterói RJ, FEC

A prefeitura de um município promoveu um concurso para preencher as 15 vagas para o cargo de Auxiliar de Serviços Gerais. Inscreveram-se 2.430 candidatos. O número de candidatos que concorreu a cada vaga de Auxiliar de Serviços Gerais foi:

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47Q53460 | Conhecimentos Específicos, Guarda Municipal, Prefeitura de Niterói RJ, COSEAC

Niterói pertence à Região Metropolitana do Estado do Rio de Janeiro, composta por vários outros municípios.

Das opções abaixo, aquela que contém município que NÃO pertence à Região Metropolitana é:
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48Q53300 | Pedagogia, Pedagogo, Prefeitura de Niterói RJ, COSEAC

Para Celso Vasconcellos, o coordenador pedagógico deve ser mais educador, menos burocrata e controlador. Os conflitos não devem ser resolvidos com o poder autoritário. Educação é, antes de tudo, envolvimento e compromisso. Para tanto, o autor reconhece que um caminho mais adequado de relacionamento com os professores é:
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49Q53360 | Matemática, Fiscal de Posturas, Prefeitura de Niterói RJ, FGV

Pablo compra balas no atacado a R$ 24,00 o quilo e revende essas balas em pequenos pacotes de 50 gramas cada um a R$ 2,00 o pacote.
No mês de setembro, Pablo teve um lucro de R$ 1.000,00 com a venda dessas balas.

A quantidade, em quilos, que Pablo vendeu dessas balas em setembro foi:
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50Q381235 | Biologia, Professor, Prefeitura de Niterói RJ, FEC

Leia as descrições dadas abaixo.

- Movimento de átomos, moléculas ou íons de uma região de maior concentração para outra de menor concentração através da membrana plasmática;

 - Membrana plasmática que engloba partículas sólidas e as leva para dentro da célula;

 - Membrana plasmática que engloba fluido extracelular, formando uma vesícula no citoplasma, levando-o para dentro da célula;

- Membrana de vesículas excretoras do citoplasma que se funde com a membrana plasmática, provocando a eliminação de seu conteúdo para o exterior da célula.

Os mecanismos de transporte através da membrana celular são, respectivamente:

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51Q53312 | Pedagogia, Pedagogo, Prefeitura de Niterói RJ, COSEAC

Gadotti afirma que, num ambiente educativo, a criação de condições objetivas que favoreçam o aparecimento de um novo tipo de pessoas: solidárias, organizadas, capazes de superar o individualismo, é tarefa do (da):
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52Q321108 | Pedagogia, Supervisor Educacional, Prefeitura de Niterói RJ, FEC

Referindo-se às concepções de supervisão educacional, presentes na história recente da educação brasileira, Rangel (1999) afirma:

"Quando se sonha, traduz-se o que se quer, o que se gostaria, o que se idealiza, mas também o que toca a sensibilidade, o que tenciona, o que se esconde..., enfim o que se concebe... [...] E nesse sonho dos anos 80 espera-se extirpar, extinguir, da formação à ação, a existência do supervisor".

(Rangel, 1999) A autora refere-se, neste texto, a um forte movimento de negação de supervisão educacional que se dá no Brasil ao longo dos anos 80. Com relação a este movimento é correto afirmar que a negação do papel do supervisor educacional ocorre porque:

I - a introdução da supervisão educacional traz para o interior da escola a divisão social do trabalho, ou seja, a divisão entre aqueles que pensam, decidem e mandam e aqueles que executam.

II - a função da supervisão naquele contexto era predominantemente tecnicista e controladora e, de certa forma, correspondia à militarização escolar.

III - os supervisores não tinham formação adequada à função que exerciam, visto que não era exigido destes o curso de Pedagogia.

IV - a supervisão educacional tendia a desvalorizar o trabalho do professor por estar comprometido com a estrutura do poder burocratizado.

 V - a supervisão educacional era uma função não prevista na legislação do ensino na época e, portanto, configurava-se como uma função sem o respaldo do sistema.

São FALSAS as afirmativas:

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53Q326792 | Pedagogia, Orientador Educacional, Prefeitura de Niterói RJ, FEC

Tratando da Orientação Educacional, Grinspun pretende indicá-la como uma necessidade, explicitada, inicialmente, como uma prática que deve estar inserida no Projeto Político-Pedagógico da escola. Nesse sentido, a Orientação não será desvinculada do contexto, mas, ao contrário, será vinculada aos objetivos sócio-políticos da escola. Para atender a essa demanda deverá ser atribuição da Orientação Educacional:

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54Q53229 | Português, Auditor Municipal de Controle Interno, Prefeitura de Niterói RJ, FGV, 2018

Texto associado.
Texto 1 – Dados Primários

Há cerca de 15 anos, um grupo de pesquisadores do Imazon (Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia) preparava um estudo sobre indicadores de sustentabilidade da cidade de Belém e precisava saber quantos metros quadrados de praças e áreas verdes havia em cada bairro da região metropolitana. Durante três meses, os pesquisadores buscaram o dado junto a órgãos públicos. Protocolo para cá, ofício para lá, o máximo que conseguiram foi uma estimativa de que existiam “umas cem praças”. Beto Veríssimo, líder de estudo, reuniu a equipe e propôs; vamos medir nós mesmos. Armados de GPS, trena e suor, em dois meses mapearam quase duas mil praças e áreas verdes na capital paraense.
Lembrei-me desse episódio ao participar do debate recente sobre os dados de cobertura e uso da terra no Brasil.

Em artigo recente no “Valor Econômico”, o autor conclui, após, segundo ele, cruzar várias fontes de dados, que entre 1990 e 2016 a área ocupada pela atividade agropecuária no Brasil teria sido reduzida em 4,2 milhões de hectares, a despeito de 38 milhões de hectares terem sido desmatados no mesmo período. Afirma que a regeneração da mata nativa teria alcançado 50 milhões de hectares no período e que, portanto, para cada hectare desmatado, 1,3 hectare era recuperado. A expansão da produção agropecuária teria se dado, então, exclusivamente pelos extraordinários ganhos de produtividade.

O incauto, ao ler tal informação, poderia concluir que a área das matas brasileiras teria aumentado nas últimas décadas, e a agropecuária reduzido a área ocupada. Portanto, a expansão da agropecuária não teria causado desmatamento e degradação. Ou seja, tudo ótimo, nada a mudar, basta seguirmos no rumo em que estamos.

Nestas horas, é importante voltar às fontes de dados primários sólidas e abrangentes no tempo e no espaço.
Existem atualmente três iniciativas de mapeamento de cobertura e uso da terra no Brasil. [...] Ainda que todos possam ser melhorados e, embora tenham diferenças de abordagem metodológica, legenda e resolução, os dados gerados por esses três projetos indicam de forma inequívoca:

• o Brasil perdeu cobertura florestal e vegetação nativa durante todos os períodos analisados;
• a área ocupada pela atividade agropecuária cresceu em todos os períodos;
• houve regeneração em larga escala no Brasil, mas ela ainda representa menos de um terço das áreas desmatadas;
• mais de 90% das áreas desmatadas se convertem em agropecuária.

Esta é a realidade nua e crua dos dados primários. Eles, decerto, estão sujeitos a muitas análises e interpretações. Estas só não podem ir de encontro aos fatos.

Tasso Azevedo, O GLOBO, 28/02/2018.
“...precisava saber quantos metros quadrados de praças e áreas verdes havia em cada bairro.”

A forma verbal havia pode ser adequadamente substituída por
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55Q53447 | Informática, Guarda Municipal, Prefeitura de Niterói RJ, COSEAC

Na guia layout de página do MS Word 2007, existe um grupo em que se encontram disponíveis os recursos para configuração de margens, orientação da página, tamanho da página e quebras de página e de seção. Esse grupo é:
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56Q53315 | Pedagogia, Pedagogo, Prefeitura de Niterói RJ, COSEAC

Na Portaria FME 087/2011, em seu Art. 17, está enunciado que: compete ao Pedagogo, ao Orientador Educacional e/ou ao Supervisor Educacional:
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57Q351486 | Artes, Professor, Prefeitura de Niterói RJ, FEC

Na segunda década do século XX, dois artistas desempenharam no Brasil um papel precursor do que viria a ser a estética modernista celebrada na Semana de Arte Moderna. São eles:

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58Q53448 | Informática, Guarda Municipal, Prefeitura de Niterói RJ, COSEAC

Nas redes de computadores, anel e estrela são exemplos típicos de:
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59Q327668 | Pedagogia, Professor, Prefeitura de Niterói RJ, FEC

Um Secretário Municipal de Educação constatou que tinha atendido plenamente às necessidades de sua área de competência. Observou, no entanto, que gastou apenas 20% dos recursos vinculados constitucionalmente para a manutenção e desenvolvimento do ensino (MDE). Assim, ele decidiu inaugurar uma escola de nível médio, já que lhe r e s tavam 5% dos recursos vinculados, obrigatoriamente, para o ensino. Considerando as determinações da atual LDB, é possível afirmar que:

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60Q53302 | Pedagogia, Pedagogo, Prefeitura de Niterói RJ, COSEAC

Tanto Piaget quanto Vygotsky sugerem, de maneira firme em seus estudos, a intervenção pedagógica desafiadora, seguindo o princípio de que o único bom ensino é o que acompanha o desenvolvimento dos alunos, salientando a importância da confiança mútua e da reciprocidade do pensamento educador/educando. Dessa forma, os dois estudiosos fundamentam o papel insubstituível do educador na construção do conhecimento:
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