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Questões de Concursos Prefeitura de Niterói RJ

Resolva questões de Prefeitura de Niterói RJ comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


491Q693418 | Não definido, Guarda Municipal, Prefeitura de Niterói RJ, SELECON, 2019

O Museu de Arte Contemporânea - MAC, criado por Oscar Niemeyer, se tornou um símbolo da cidade. Com reconhecimento nacional e internacional pela sua bela e inusitada forma arquitetônica, o MAC foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN.

O IPHAN, em 1938, registrou o tombamento de uma edificação, construída em 1769, no período do Brasil colonial, que está entre os dez bens tombados pelo orgão e faz parte da identidade da cidade. Essa edificação é:

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492Q485813 | Inglês, Gramática, Professor, Prefeitura de Niterói RJ, FEC

Teaching is an activity which is ___________ directly or indirectly, by human beings ___________ human beings.

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493Q688885 | Legislação Municipal, Guarda Municipal, Prefeitura de Niterói RJ, SELECON, 2019

P. é guarda municipal e pretende aderir ao Regime Adicional de Serviço para profissionais da Guarda Civil Municipal de Niterói. Ao aderir, nos termos da lei municipal de regência, terá direito à percepção de gratificação:
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494Q683005 | Estatuto da Criança e do Adolescente ECA, Guarda Municipal, Prefeitura de Niterói RJ, SELECON, 2019

O pleno e formal conhecimento da atribuição de ato infracional, mediante citação ou meio equivalente, a defesa técnica por advogado, a assistência judiciária gratuita e integral aos necessitados na forma da lei, o direito de ser ouvido pessoalmente pela autoridade competente etc. amoldam-se à luz da Lei n° 8069/90 como 
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495Q691549 | Legislação Municipal, Guarda Municipal, Prefeitura de Niterói RJ, SELECON, 2019

Tertius, servidor público municipal concursado desde 2012 em cargo de nível superior, ocupou por cerca de 6 (seis) meses um cargo comissionado, na qualidade de assessor do Secretário de Obras do Município Y, sem qualquer restrição prevista em lei. Todavia, logo após esse período de 6 (seis) meses, o servidor em pauta foi exonerado do cargo em comissão, com base nos procedimentos legais aplicáveis à espécie. Nesse caso, Tertius não se conformou com o ocorrido, pois alega o seu direito de permanência no mencionado cargo de provimento comissionado.

Isto posto, o inconformismo de Tertius:

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496Q811466 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Agente Educacional, Prefeitura de Niterói RJ, FEC

As discussões que envolvem a luta a favor das crianças com necessidades educativas especiais e por uma escola inclusiva são antigas. A legislação brasileira (Constituição/1988; LDB/1996; ECA /1999) posiciona-se do seguinte modo:

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497Q682567 | Português, Interpretação de Textos, Guarda Municipal, Prefeitura de Niterói RJ, SELECON, 2019

    Texto I

                         A violência que bate à porta (fragmento)

      Segundo dados do Relatório Mundial 2019, divulgados recentemente pela ONG Human Rights Watch, 64 mil homicídios aconteceram no Brasil em 2017. São dois mil a mais que em 2016. Este crescimento não foi freado em 2018, pelo contrário. Os dados já apresentados por Ongs e Instituições mostram que o número de assassinatos segue crescendo a passos largos. O crime, cada vez mais, sai da marginalidade e assola toda a sociedade, sem distinguir classes sociais. Estados pararam nos últimos meses (Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Ceará, e por aí vai) na mão de criminosos e a população se vê à mercê desta realidade que bate à porta.

      O retrato atual é esse e os noticiários teimam em nos lembrar que o filho morto hoje pode ser o nosso amanhã. Esta sensação de insegurança aumenta a busca por segurança privada. A Pesquisa Nacional sobre Segurança Eletrônica, realizada pela Associação Brasileira das Empresas de Sistemas Eletrônicos de Segurança (Abese), afirma que houve um crescimento nas residências que investiram em sistemas de segurança nos últimos 12 meses.

      Mas quem deve cuidar da segurança do cidadão? E quem não tem dinheiro para investir em sistemas? É protegido por quem?

      Os sistemas privados de segurança servem para inibir a ação de criminosos, mas isto não pode ser a única solução. O Estado precisa ser cobrado e deve agir. Para deter o crime organizado, é necessário muito mais esforço público do que portões e muros altos.

                                                                                                Marco Antônio Barbosa

               Hoje em Dia, 01/03/2019 (Extraído e adaptado de: hojeemdia.com.br/opinião)

Em “sem distinguir classes sociais”, a expressão sublinhada está corretamente substituída por um pronome em:
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498Q802488 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Niterói RJ, FEC

Segundo Behlau e Pontes (1993), os exercícios de mudança de posição de cabeça constituem uma técnica de:

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499Q389441 | História, Professor, Prefeitura de Niterói RJ, FEC

No século XX, os passos mais importantes da construção da História como ciência estiveram marcados pela influência das seguintes correntes:

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500Q802117 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Niterói RJ, FEC

Dentre as metodologias de oralização da criança surda, o método criado por Guy Perdoncini, na década de 60, foi o:

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501Q331869 | Matemática, Merendeira, Prefeitura de Niterói RJ, FEC

Uma merendeira recebeu como tarefa limpar as 23 mesas de um refeitório. Cada mesa é retangular e mede 1,20m por 0,80m. Ao final do serviço, a funcionária terá limpado:
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502Q323427 | Pedagogia, Professor, Prefeitura de Niterói RJ, FEC

Nos anos 90, a política pública brasileira foi marcada pelo ideário neoliberal. A opção INCOERENTE com esse ideário é:

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503Q379556 | Biologia, Professor, Prefeitura de Niterói RJ, FEC

A incompatibilidade materno-fetal (mãe Rh negativo, feto Rh positivo) causadora da eritroblastose, pode ser prevenida através da injeção de anticorpo:

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504Q323274 | Pedagogia, Supervisor Educacional, Prefeitura de Niterói RJ, FEC

Buscando uma ressignificação do papel do supervisor educacional e tentando definir a supervisão educacional, Vasconcellos (2002) começa por explicitar o que a supervisão não é (ou não deveria ser):

"não é fiscal de professor, não é dedo-duro (que entrega os professores para a direção ou mantenedora), não é pombo-correio (que leva recado da direção para os professores e dos professores para a direção), não é coringa/tarefeiro/quebra galho/salvavidas (ajudante de direção, auxiliar de secretaria, enfermeiro, assistente social, etc.), não é tapa-buraco (que fica "toureando" os alunos em sala de aula no caso de falta de professor),... não é de gabinete (que está longe da prática e dos desafios efetivos dos educadores), não é dicário (que tem dicas e soluções para todos os problemas, uma espécie de fonte inesgotável de técnicas, receitas)..."

O autor se insere entre os que buscam hoje uma ressignificação do papel do supervisor educacional. A seguir encontram-se seis conceitos para a função supervisora, extraídos da literatura especializada:

I - "A função supervisora pode ser compreendida como um processo em que um professor, em princípio mais experiente e mais informado, orienta um outro professor ou candidato a professor no seu desenvolvimento humano e profissional" (ALARCÃO, 2001)

II - Supervisão é a "atividade voltada para o planejamento, orientação, acompanhamento, controle e avaliação do processo ensino-aprendizagem, visando à melhoria qualitativa tanto a nível de sistema como de escola" (SME/RJ, 1978)

III - "A supervisão educacional, no contexto mais amplo da sociedade e da educação, tem como função primordial resgatar o sentido básico da escola... A supervisão tem como função participar do processo de conscientização na luta contra a palavra vazia de vida, de significado; contra o fazer vazio de sentido". (URBAN, 1985).

IV - "S

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505Q481502 | Geografia, Professor, Prefeitura de Niterói RJ, FEC

O mapa é um dos principais recursos utilizados na escola para que os alunos possam ter uma representação da realidade. Para que o uso de mapas alcance resultados positivos, tem-se como necessidade:

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506Q326525 | Pedagogia, Professor, Prefeitura de Niterói RJ, FEC

Ao se observarem duas crianças da 6ª série de uma mesma escola, conversando na saída do turno, uma delas oriunda do Morro do Cavalão, e a outra do bairro de Icaraí, destacaram-se peculiaridades próprias da linguagem de cada uma. Na visão Sociolingüística, esses modos diferentes de falar revelam que:

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507Q690611 | Informática, Guarda Municipal, Prefeitura de Niterói RJ, SELECON, 2019

No que diz respeito à catalogação das mídias digitais, um agente da Guarda Civil Municipal está trabalhando na organização de documentos e, para isso, precisa conhecer os formatos padronizados. Neste contexto, são exemplos de formatos de áudio, de vídeo, de imagem vetorial e de imagem matricial, respectivamente:

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508Q803856 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Niterói RJ, FEC

Para Lowe (1994), a terapia fonoaudiológica nos distúrbios articulatórios deve conter:

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509Q803407 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Niterói RJ, FEC

Dependendo da avaliação do examinador, crianças entre dois e seis anos de idade já podem ser submetidas à avaliação auditiva através de técnicas de condicionamento. Dentre as técnicas descritas para crianças desta faixa etária, segundo Lopes Filho, estão:

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510Q326235 | Pedagogia, Supervisor Educacional, Prefeitura de Niterói RJ, FEC

Leia o trecho a seguir:

"... fazer supervisão em educação será, antes de tudo, estimular a discussão sobre o tipo de pão que queremos ter e, só depois, como decorrência, incentivar a discussão sobre os meios para a fabricação de tal pão".

(Danilo Gandin, 1985) As diversas metáforas utilizadas no texto estabelecem uma prioridade nas ações do Supervisor Educacional. Assim, com base no texto acima, o Supervisor Educacional deve priorizar a discussão sobre:

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