Início

Questões de Concursos Prefeitura de Niterói RJ

Resolva questões de Prefeitura de Niterói RJ comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


501Q389441 | História, Professor, Prefeitura de Niterói RJ, FEC

No século XX, os passos mais importantes da construção da História como ciência estiveram marcados pela influência das seguintes correntes:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

502Q323427 | Pedagogia, Professor, Prefeitura de Niterói RJ, FEC

Nos anos 90, a política pública brasileira foi marcada pelo ideário neoliberal. A opção INCOERENTE com esse ideário é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

503Q379556 | Biologia, Professor, Prefeitura de Niterói RJ, FEC

A incompatibilidade materno-fetal (mãe Rh negativo, feto Rh positivo) causadora da eritroblastose, pode ser prevenida através da injeção de anticorpo:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

504Q323274 | Pedagogia, Supervisor Educacional, Prefeitura de Niterói RJ, FEC

Buscando uma ressignificação do papel do supervisor educacional e tentando definir a supervisão educacional, Vasconcellos (2002) começa por explicitar o que a supervisão não é (ou não deveria ser):

"não é fiscal de professor, não é dedo-duro (que entrega os professores para a direção ou mantenedora), não é pombo-correio (que leva recado da direção para os professores e dos professores para a direção), não é coringa/tarefeiro/quebra galho/salvavidas (ajudante de direção, auxiliar de secretaria, enfermeiro, assistente social, etc.), não é tapa-buraco (que fica "toureando" os alunos em sala de aula no caso de falta de professor),... não é de gabinete (que está longe da prática e dos desafios efetivos dos educadores), não é dicário (que tem dicas e soluções para todos os problemas, uma espécie de fonte inesgotável de técnicas, receitas)..."

O autor se insere entre os que buscam hoje uma ressignificação do papel do supervisor educacional. A seguir encontram-se seis conceitos para a função supervisora, extraídos da literatura especializada:

I - "A função supervisora pode ser compreendida como um processo em que um professor, em princípio mais experiente e mais informado, orienta um outro professor ou candidato a professor no seu desenvolvimento humano e profissional" (ALARCÃO, 2001)

II - Supervisão é a "atividade voltada para o planejamento, orientação, acompanhamento, controle e avaliação do processo ensino-aprendizagem, visando à melhoria qualitativa tanto a nível de sistema como de escola" (SME/RJ, 1978)

III - "A supervisão educacional, no contexto mais amplo da sociedade e da educação, tem como função primordial resgatar o sentido básico da escola... A supervisão tem como função participar do processo de conscientização na luta contra a palavra vazia de vida, de significado; contra o fazer vazio de sentido". (URBAN, 1985).

IV - "S

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

505Q326525 | Pedagogia, Professor, Prefeitura de Niterói RJ, FEC

Ao se observarem duas crianças da 6ª série de uma mesma escola, conversando na saída do turno, uma delas oriunda do Morro do Cavalão, e a outra do bairro de Icaraí, destacaram-se peculiaridades próprias da linguagem de cada uma. Na visão Sociolingüística, esses modos diferentes de falar revelam que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

506Q331160 | Matemática, Aritmética e Algebra, Merendeira, Prefeitura de Niterói RJ, FEC

Uma nutricionista mora em Maricá e vai trabalhar em Niterói. A distância entre as duas cidades é de 45km. Ela já percorreu a quinta parte da distância. Para chegar ao trabalho ainda faltam:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

507Q690611 | Informática, Guarda Municipal, Prefeitura de Niterói RJ, SELECON, 2019

No que diz respeito à catalogação das mídias digitais, um agente da Guarda Civil Municipal está trabalhando na organização de documentos e, para isso, precisa conhecer os formatos padronizados. Neste contexto, são exemplos de formatos de áudio, de vídeo, de imagem vetorial e de imagem matricial, respectivamente:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

508Q481502 | Geografia, Professor, Prefeitura de Niterói RJ, FEC

O mapa é um dos principais recursos utilizados na escola para que os alunos possam ter uma representação da realidade. Para que o uso de mapas alcance resultados positivos, tem-se como necessidade:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

509Q326274 | Pedagogia, Supervisor Educacional, Prefeitura de Niterói RJ, FEC

Interessada em ressignificar o papel da supervisão educacional, a equipe supervisora de uma escola optou por adotar uma prática coerente com os pressupostos da corrente ideológica transformadora. Nesta concepção, a função supervisora caracteriza-se por:

 I - estar baseada num positivismo otimista, pelo qual os conflitos são omitidos e é feita a apologia de uma sociedade desejável.

II - ser essencialmente política e não principalmente técnica.

III - ser implementadora do currículo oficial nas escolas e orientadora dos professores na execução dos programas oriundos dos sistemas de ensino.

IV - estar voltada, essencialmente, para garantir a efetividade e eficiência dos meios e a eficácia dos resultados do trabalho pedagógico na escola.

V - estar voltada, essencialmente, para favorecer momentos de reflexão, explicitando contradições e conflitos, de modo a determinar as prioridades do trabalho pedagógico das escolas.

Estão corretas as afirmações:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

510Q320645 | Pedagogia, Professor, Prefeitura de Niterói RJ, FEC

"Gonçalo Trancoso, poeta português muito lido pelos homens lusos entre 1560 e 1600, afirmava que a mulher não tinha necessidade de ler, escrever e, se possível, não deveria falar". Já "o indígena considerava a mulher uma companheira, não encontrando razão para as diferenças de oportunidades educacionais. Não viam, como os brancos os preveniam, o perigo que pudesse representar o fato de suas mulheres serem alfabetizadas. Condená-las ao analfabetismo e à ignorância lhes parecia uma idéia absurda".

Considerando as citações retiradas do texto "Mulheres educadas na colônia", de Arilda Ribeiro, publicado no livro 500 anos de educação no Brasil, é possível afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

511Q351638 | Artes, Professor, Prefeitura de Niterói RJ, FEC

Associe as duas colunas, numerando os parênteses:

 (1) elementos fundamentais que consubstanciam o espetáculo;

(2) elementos que efetivam a idéia de efemeridade do espetáculo;

 (3) purgação das emoções pela tragédia;

(4) mistérios e moralidades;

 (5) teatro épico e teatro da espontaneidade.

( ) teatro medieval

 ( ) Aristóteles quando se refere a catarse

( ) ator, texto e público

 ( ) Brecht e Moreno

 ( ) signos corporais, gestuais, visuais, plásticos, sonoros

A alternativa que apresenta a seqüência correta de cima para baixo é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

512Q321709 | Pedagogia, Supervisor Educacional, Prefeitura de Niterói RJ, FEC

"O livro didático não pode ser ignorado. Sua presença tem sido muito forte na prática pedagógica dos professores, constituindo-se, às vezes, no único referencial para seu trabalho em sala-de-aula. Essa situação precisa ser revertida". (A Escola e Sua Função Social - Raízes e Asas - nº 1 - pág. 30)

Ao debater o livro didático com a equipe de professores, o Supervisor Educacional comprometido com a transformação da realidade social diria que:

 I - independentemente da forma como é apresentado, o importante é analisar se o livro didático contém o conteúdo.

II - o professor é o sujeito que dá a direção e o livro didático é um recurso de apoio.

III - o livro didático não pode ser absolutizado, mas colocado a serviço da ação pedagógica planejada pelo professor.

IV - o livro didático é um recurso técnico; portanto, é ideologicamente neutro e deve ser avaliado somente por critérios técnicos.

 Estão corretas as respostas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

513Q803856 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Niterói RJ, FEC

Para Lowe (1994), a terapia fonoaudiológica nos distúrbios articulatórios deve conter:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

514Q803407 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Niterói RJ, FEC

Dependendo da avaliação do examinador, crianças entre dois e seis anos de idade já podem ser submetidas à avaliação auditiva através de técnicas de condicionamento. Dentre as técnicas descritas para crianças desta faixa etária, segundo Lopes Filho, estão:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

515Q472436 | Educação Física, Professor, Prefeitura de Niterói RJ, FEC

O desporto moderno caracteriza-se fundamentalmente pelo "princípio do rendimento". Assumindo-se uma posição crítica perante tal característica, é procedente afirmar que ela:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

516Q350858 | Arquivologia, Agente Educacional, Prefeitura de Niterói RJ, FEC

Dentre os pressupostos da informação no interesse arquivístico, é correta a afirmação:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

517Q472248 | Educação Física, Professor, Prefeitura de Niterói RJ, FEC

Segundo Faria Jr. "o direito de os alunos praticarem atividades físicas está estritamente vinculado aos deveres éticos dos profissionais de educação física". Do ponto de vista pedagógico, quanto à falta do professor ao momento da aula, podese afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

518Q327612 | Pedagogia, Professor, Prefeitura de Niterói RJ, FEC

Piaget define o desenvolvimento como um processo de equilibração progressiva. Contudo, esse processo contínuo é caracterizado por diversas fases ou períodos. Cada etapa caracteriza um momento específico do desenvolvimento, num processo contínuo em que as crianças constroem certas estruturas cognitivas. Para o autor, o desenvolvimento segue, seqüencialmente, as seguintes etapas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

519Q381638 | Biologia, Professor, Prefeitura de Niterói RJ, FEC

No ensino de Ciências, as atividades práticas devem ser cercadas por cuidados especiais e acompanhadas de uma reflexão sobre os riscos reais ou potenciais à integridade física dos estudantes. Devem ser evitados(as):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

520Q331350 | Matemática, Aritmética e Algebra, Merendeira, Prefeitura de Niterói RJ, FEC

A Fundação Municipal de Educação organizou uma visita à Bienal do Livro. Foram levados 38 alunos em cada um dos 12 ônibus e 16 alunos em cada um dos 7 microônibus alugados. A presença total de alunos no evento foi de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.