Início

Questões de Concursos Prefeitura de Niterói RJ

Resolva questões de Prefeitura de Niterói RJ comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


531Q381456 | Biologia, Professor, Prefeitura de Niterói RJ, FEC

A fase haplóide e a fase diplóide, do ciclo reprodutivo de plantas como as pteridófitas, ocorrem, respectivamente, em estruturas denominadas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

532Q688323 | Português, Interpretação de Textos, Guarda Municipal, Prefeitura de Niterói RJ, SELECON, 2019

 Texto II

                              ... e cheio de perigos virtuais

      E tal como no mundo real, no qual há aquelas pessoas mal-intencionadas, a internet também possui perigos e exige precauções. No mundo real, usamos diversos tipos delas. Instalamos fechaduras nas portas das nossas casas e carros e as trancamos para ter maior segurança pessoal e dos nossos bens. Usamos cortinas nas nossas janelas para, além da claridade, ter mais privacidade em relação a vizinhos e pedestres. Não saímos por aí contando para qualquer desconhecido como foi aquela aventura amorosa ou quais são os hábitos dos nossos familiares. E ainda evitamos que nossos filhos tenham contatos com pessoas que não conhecemos sem a nossa presença ou de alguém da nossa confiança. 

Do mesmo modo, também devemos nos proteger e ser precavidos no mundo virtual. E isso vale para empresas e governos. Com o progressivo crescimento da digitalização dos negócios, tornou-se mais frequente a ocorrência de crimes e golpes virtuais. E os seus tipos são tão variados quanto a criatividade humana permite, indo desde roubo de informações sensíveis (políticas, estratégicas, segredos industriais etc.), sequestro de dados, controle remoto de dispositivos pessoais para finalidades ilegais...

BRASIL, país digital (Extraído de: brasilpaisdigital.com.br/seguranca-e-cidadania-no-mundo-digital). Adaptado

Observe a seguinte frase do primeiro parágrafo do Texto II e responda à questão.


“Usamos cortinas nas nossas j anelas para, além da claridade, ter mais privacidade em relação a vizinhos e pedestres.”


A expressão “além da” indica valor de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

534Q802051 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Niterói RJ, FEC

A audiometria cortical é caracterizada por potenciais auditivos pós-sinápticos gerados no córtex auditivo temporal dos tipos:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

535Q351776 | Artes, Professor, Prefeitura de Niterói RJ, FEC

Em relação à arte, no ensino fundamental, a atual legislação educacional brasileira:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

536Q472152 | Educação Física, Professor, Prefeitura de Niterói RJ, FEC

Na prática de ensino de atividades desportivas, o professor depara-se com a necessidade de complementar suas explicações com demonstrações práticas. Apoiando-se na visão de Faria Jr. quanto à demonstração didática, afirma-se que ela:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

537Q682156 | Legislação de Trânsito CTB, Guarda Municipal, Prefeitura de Niterói RJ, SELECON, 2019

Proximus é habilitado para conduzir veículos automotores e pretende realizar uma viagem de lazer ao município H, distante cerca de duzentos quilômetros do seu ponto de partida. Constata, porém, que seu tanque de combustível estava preenchido pela metade do total possível.


Nos termos do Código de Trânsito Brasileiro, Proximus, como condutor, deve verificar a existência de combustível suficiente para chegar ao:


  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

538Q688627 | Português, Interpretação de Textos, Guarda Municipal, Prefeitura de Niterói RJ, SELECON, 2019

  Texto I

                         A violência que bate à porta (fragmento)

      Segundo dados do Relatório Mundial 2019, divulgados recentemente pela ONG Human Rights Watch, 64 mil homicídios aconteceram no Brasil em 2017. São dois mil a mais que em 2016. Este crescimento não foi freado em 2018, pelo contrário. Os dados já apresentados por Ongs e Instituições mostram que o número de assassinatos segue crescendo a passos largos. O crime, cada vez mais, sai da marginalidade e assola toda a sociedade, sem distinguir classes sociais. Estados pararam nos últimos meses (Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Ceará, e por aí vai) na mão de criminosos e a população se vê à mercê desta realidade que bate à porta.

      O retrato atual é esse e os noticiários teimam em nos lembrar que o filho morto hoje pode ser o nosso amanhã. Esta sensação de insegurança aumenta a busca por segurança privada. A Pesquisa Nacional sobre Segurança Eletrônica, realizada pela Associação Brasileira das Empresas de Sistemas Eletrônicos de Segurança (Abese), afirma que houve um crescimento nas residências que investiram em sistemas de segurança nos últimos 12 meses.

      Mas quem deve cuidar da segurança do cidadão? E quem não tem dinheiro para investir em sistemas? É protegido por quem?

      Os sistemas privados de segurança servem para inibir a ação de criminosos, mas isto não pode ser a única solução. O Estado precisa ser cobrado e deve agir. Para deter o crime organizado, é necessário muito mais esforço público do que portões e muros altos.

                                                                                                Marco Antônio Barbosa

               Hoje em Dia, 01/03/2019 (Extraído e adaptado de: hojeemdia.com.br/opinião)

Observe a seguinte frase do primeiro parágrafo e responda à questão.


“Segundo dados do Relatório Mundial 2019, divulgados recentemente pela ONG Human Rights Watch, 64 mil homicídios aconteceram no Brasil em 2017.”


O trecho em destaque assume, na frase, a função de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

539Q322940 | Pedagogia, Orientador Educacional, Prefeitura de Niterói RJ, FEC

"As dificuldades para superar o fracasso estão mais no campo social do que no campo pessoal, embora, sempre, recaia sobre o indivíduo a responsabilidade maior desta superação".

(Miriam Grinspun)

Nem sempre o papel da Orientação Educacional diante do fracasso escolar foi visto nos termos da frase acima. Considerando a trajetória da análise do fracasso escolar, numere a seqüência de baixo de acordo com a de cima:

 I - fracasso centrado nas diferenças individuais

 II - fracasso como deficiência cultural

III - fracasso como resultado das diferenças culturais

 IV - fracasso como produto das questões intraescolares

( ) Trabalho com as relações interpessoais dentro da escola, assessorando o professor em sua prática.

( ) Atendimento às diferenças individuais e ajustamento dos alunos à escola e à sociedade.

( ) Complementação e superação das deficiências, trabalhando as carências apresentadas.

( ) Compreensão da diversidade de culturas existentes na escola. A ordem correta, de cima para baixo, é:

A ordem correta, de cima para baixo, é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

540Q330980 | Matemática, Merendeira, Prefeitura de Niterói RJ, FEC

Na festa da cidade de Niterói, no show realizado na praça em frente à Estação das barcas, estiveram presentes 1.340 alunos das escolas municipais, 786 alunos das escolas estaduais e 377 funcionários municipais. O número total de participantes presentes no evento foi de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

541Q351998 | Artes, Professor, Prefeitura de Niterói RJ, FEC

Leia o texto abaixo. "A arte é um conhecimento que permite a aproximação entre os indivíduos, mesmo os de culturas distintas, pois favorece a percepção de semelhanças e diferenças entre as culturas, expressas nos produtos artísticos e concepções estéticas, em um plano diferenciado da informação discursiva. Ao observar uma dança indígena, um estudante morador da cidade estabelece um contato com o índio que pode revelar mais sobre o valor e a extensão de seu universo do que apenas uma explanação sobre os ritos nas comunidades indígenas. E vice-versa".(Parâmetros Curriculares Nacionais: Arte - 5ª a 8ª séries). De acordo com o texto, as aulas de arte proporcionam:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

542Q326540 | Pedagogia, Professor, Prefeitura de Niterói RJ, FEC

No processo educacional moderno, o aluno é o agente da construção do seu conhecimento. Sendo assim, um dos papéis do professor que ensina Matemática no Ensino Fundamental é o de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

543Q325566 | Pedagogia, Supervisor Educacional, Prefeitura de Niterói RJ, FEC

Sobre a integração da Equipe Técnico- Administrativa da unidade escolar, LÜCK, já em 1982, chamava a atenção para a sua importância, afirmando que: "a ação do corpo técnico-administrativo deve ser não só integrada, mas também integradora". Para alcançar essa integração, a autora sugere que os elementos da equipe devem ter em comum:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

544Q473375 | Educação Física, Professor, Prefeitura de Niterói RJ, FEC

O cotidiano escolar deve garantir as condições para o uso dos conhecimentos resultantes das aulas de educação física. Sob o ponto de vista da inserção nos grupos de referência social, esse conhecimento serve para:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

545Q389443 | História, Professor, Prefeitura de Niterói RJ, FEC

Observe a charge abaixo:

(Jornal do Brasil, 14/11/1995.)

 Considerando os termos "Primeiro Mundo", "Segundo Mundo" e "Terceiro Mundo", pode-se afirmar que:

 I - países comunistas desenvolvidos formam o "Primeiro Mundo";

II - países capitalistas e comunistas desenvolvidos formam o "Primeiro Mundo";

III - estados pós-coloniais que surgiram após a Segunda Guerra Mundial (1939 - 1945), junto com a maior parte da América Latina, foram agrupados no "Terceiro Mundo";

 IV - países comunistas não desenvolvidos formam o "Segundo Mundo";

V - a classificação dos países em "Primeiro, Segundo e Terceiro Mundo" ocorreu a partir do processo de globalização econômica, iniciado nos anos de 1970.

É correto o que se afirma em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

546Q684475 | Direito Penal, Tipicidade, Guarda Municipal, Prefeitura de Niterói RJ, SELECON, 2019

O cidadão XT participa de ato de introdução de substância narcótica em estabelecimento prisional. A substância veio a ser interceptada por autoridades policiais que desconfiaram da atitude de XT. Nesse caso, de acordo com a parte geral do Código Penal, ocorreu a denominada:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

548Q327212 | Pedagogia, Orientador Educacional, Prefeitura de Niterói RJ, FEC

A relação educação e trabalho constitui um dos temas de maior atualidade. Isto se deve ao efetivo papel que a escola tem em relação ao mundo da produção e à resposta que caberia a ela dar às necessidades decorrentes das metas econômicas, políticas e sócio-culturais dos trabalhadores enquanto classe. Pensando nessas questões, a Orientação Educacional deve colaborar para:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

549Q692608 | Português, Interpretação de Textos, Guarda Municipal, Prefeitura de Niterói RJ, SELECON, 2019

  Texto I

                         A violência que bate à porta (fragmento)

      Segundo dados do Relatório Mundial 2019, divulgados recentemente pela ONG Human Rights Watch, 64 mil homicídios aconteceram no Brasil em 2017. São dois mil a mais que em 2016. Este crescimento não foi freado em 2018, pelo contrário. Os dados já apresentados por Ongs e Instituições mostram que o número de assassinatos segue crescendo a passos largos. O crime, cada vez mais, sai da marginalidade e assola toda a sociedade, sem distinguir classes sociais. Estados pararam nos últimos meses (Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Ceará, e por aí vai) na mão de criminosos e a população se vê à mercê desta realidade que bate à porta.

      O retrato atual é esse e os noticiários teimam em nos lembrar que o filho morto hoje pode ser o nosso amanhã. Esta sensação de insegurança aumenta a busca por segurança privada. A Pesquisa Nacional sobre Segurança Eletrônica, realizada pela Associação Brasileira das Empresas de Sistemas Eletrônicos de Segurança (Abese), afirma que houve um crescimento nas residências que investiram em sistemas de segurança nos últimos 12 meses.

      Mas quem deve cuidar da segurança do cidadão? E quem não tem dinheiro para investir em sistemas? É protegido por quem?

      Os sistemas privados de segurança servem para inibir a ação de criminosos, mas isto não pode ser a única solução. O Estado precisa ser cobrado e deve agir. Para deter o crime organizado, é necessário muito mais esforço público do que portões e muros altos.

                                                                                                Marco Antônio Barbosa

               Hoje em Dia, 01/03/2019 (Extraído e adaptado de: hojeemdia.com.br/opinião)

Observe a seguinte frase do primeiro parágrafo e responda à questão.


“Segundo dados do Relatório Mundial 2019, divulgados recentemente pela ONG Human Rights Watch, 64 mil homicídios aconteceram no Brasil em 2017.”


O trecho “divulgados recentemente pela ONG Human Rights Watch” pode ser corretamente reescrito da seguinte forma:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

550Q482492 | Geografia, Professor, Prefeitura de Niterói RJ, FEC

Leia o texto abaixo.

 "Em 1985, um reformador apaixonado, Mikhail Gorbachev chegou ao poder como secretário-geral do Partido Comunista soviético. Não foi por acaso. Na verdade, não fosse a morte do desesperadamente doente, Iuri Andropov (1914 - 1984), que fizera o rompimento decisivo com a era Brejnev, em 1983, a era da mudança teria começado um ano ou dois antes. " (HOBSBAWN, Eric. Era dos extremos. O breve século XX. 1914-1991. São Paulo: Companhia das Letras, 1998, p. 461.)

 Dentre as reformas adotadas pelo governo Gorbachev, a partir do período enfocado pelo texto, encontra-se:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.