Início

Questões de Concursos Prefeitura de Niterói RJ

Resolva questões de Prefeitura de Niterói RJ comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


561Q321060 | Pedagogia, Orientador Educacional, Prefeitura de Niterói RJ, FEC

A concepção de Orientação Educacional deve, hoje, estar comprometida, prioritariamente, com:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

562Q355812 | Contabilidade Geral, Receita Pública, Contador, Prefeitura de Niterói RJ, FEC

No que se refere a receitas públicas, pode-se afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

563Q482606 | Geografia, Professor, Prefeitura de Niterói RJ, FEC

Leia o texto abaixo, trecho de uma reportagem publicada no jornal "O Globo", em 1 de junho de 2003.

Tráfico incendeia mata para criar rotas de fuga "A visão do alto da Pedra do Andaraí é desoladora: parte da vegetação do Maciço da Tijuca, ao redor dos morros do Andaraí e da Formiga e da favela Nova Divinéia, desapareceu consumida por incêndios. A destruição foi obra de traficantes, que abrem clareiras na mata para poder fugir mais facilmente.(...) Além dos traficantes na Tijuca, loteamentos irregulares na Freguesia, em Jacarepaguá, e favelas que não param de crescer no Itanhangá estão na longa lista de agressores do maciço que ameaçam a integridade do Parque Nacional da Tijuca".

Diversos estudos em áreas de florestas no Brasil mostram as intervenções antrópicas ocorridas, entre as quais o desmatamento, que ocasiona várias conseqüências ambientais, entre as quais se destaca:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

564Q378684 | Biologia, Professor, Prefeitura de Niterói RJ, FEC

Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) indicam objetivos a serem alcançados no 4º Ciclo do Ensino Fundamental, através de atividades de Ciências Naturais. A opção que indica um desses objetivos é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

565Q388955 | História, Professor, Prefeitura de Niterói RJ, FEC

De 1820 a 1830, assistimos ao surgimento de uma cultura e, em particular, de uma literatura que se pretendiam "brasileiras". Paralelamente, ocorreu uma revisão da História, que juntamente com o Romantismo, voltou-se para a construção do herói arquétipo brasileiro, representado pelo:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

566Q324246 | Pedagogia, Professor, Prefeitura de Niterói RJ, FEC

Após realizar o mapeamento das dificuldades lingüísticas de uma turma da 8ª série de uma Escola Municipal, a professora verificou que os alunos não dominavam as técnicas elementares de redação. Ela então passou a utilizar categorias didáticas de práticas de produção textual, identificadas na seguinte alternativa:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

567Q482803 | Geografia, Professor, Prefeitura de Niterói RJ, FEC

Sobre os grupos sociais pode-se afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

568Q485845 | Inglês, Gramática, Professor, Prefeitura de Niterói RJ, FEC

Teaching _________ developing countries brings _________ it many ___________ and rewards.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

569Q802017 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Niterói RJ, FEC

A mandíbula liga-se à base do crânio por meio da articulação têmporo-mandibular (ATM). Dentre os componentes da ATM, NÃO se inclui:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

570Q333598 | Matemática, Geometria, Professor, Prefeitura de Niterói RJ, FEC

A Geometria é a exploração do espaço, e grande parte das crianças já chega à escola com algumas idéias desenvolvidas: dentro, fora, em cima, embaixo etc. Os objetos tridimensionais têm semelhanças e diferenças (cubo, pirâmide, cilindro, esfera, paralelepípedo). O professor poderá fazer a passagem do espaço tridimensional para o espaço bidimensional utilizando a:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

571Q336789 | Matemática, Professor, Prefeitura de Niterói RJ, FEC

Nos Parâmetros Curriculares Nacionais para a área da Matemática, destaca-se o estudo da construção histórica do conhecimento matemático. Esse estudo está relacionado com o trabalho em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

572Q481511 | Geografia, Professor, Prefeitura de Niterói RJ, FEC

Leia o texto abaixo. Nordeste terá a pior seca desde 1998 "Os dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) não deixam mais dúvidas: para os cientistas, o Nordeste enfrentará nos próximos meses a pior seca desde 1998. Daquela vez, como desta, o principal responsável pelo aumento das temperaturas e a redução das chuvas é o El Niño". (O GLOBO, 27 de janeiro de 2003, p. 22)

O El Niño, fenômeno climático responsável por grandes alterações no clima do Brasil e de algumas regiões do planeta, caracteriza-se:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

573Q802062 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Niterói RJ, FEC

A energia acústica medida no canal auditivo externo, originando-se da cóclea pela interação nãolinear de dois tons puros aplicados simultaneamente, são as emissões otoacústicas do tipo:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

574Q323630 | Pedagogia, Agente Educacional, Prefeitura de Niterói RJ, FEC

Quando se considera a segurança da criança dentro da creche, o importante é que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

575Q389381 | História, Professor, Prefeitura de Niterói RJ, FEC

George Bush, eleito presidente dos EUA pelo Partido Republicano para o período de 1989 a 1993, comandou, reafirmando a supremacia norteamericana, a Guerra do Golfo, contra:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

576Q801944 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Niterói RJ, FEC

Com relação à anatomia do lobo frontal, pode-se afirmar que o conjunto das áreas opercular e triangular é representativo da área:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

577Q325828 | Pedagogia, Agente Educacional, Prefeitura de Niterói RJ, FEC

Falar de educação infantil de qualidade, hoje, é falar de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

578Q614354 | Informática, Arquitetura de Computadores, Técnico, Prefeitura de Niterói RJ, FEC

A opção que NÂO tem relação com o fato de o disco rígido alcançar sua taxa máxima de transferência é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

579Q380997 | Biologia, Professor, Prefeitura de Niterói RJ, FEC

Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) sugerem eixos temáticos (conteúdos) que poderão ser escolhidos para a composição dos planos de trabalho nas atividades de Ciências Naturais, nos 3º e 4º Ciclos do Ensino Fundamental. A opção que indica um desses eixos é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

580Q687689 | Português, Interpretação de Textos, Guarda Municipal, Prefeitura de Niterói RJ, SELECON, 2019

         Texto II

                              ... e cheio de perigos virtuais

      E tal como no mundo real, no qual há aquelas pessoas mal-intencionadas, a internet também possui perigos e exige precauções. No mundo real, usamos diversos tipos delas. Instalamos fechaduras nas portas das nossas casas e carros e as trancamos para ter maior segurança pessoal e dos nossos bens. Usamos cortinas nas nossas janelas para, além da claridade, ter mais privacidade em relação a vizinhos e pedestres. Não saímos por aí contando para qualquer desconhecido como foi aquela aventura amorosa ou quais são os hábitos dos nossos familiares. E ainda evitamos que nossos filhos tenham contatos com pessoas que não conhecemos sem a nossa presença ou de alguém da nossa confiança. 

Do mesmo modo, também devemos nos proteger e ser precavidos no mundo virtual. E isso vale para empresas e governos. Com o progressivo crescimento da digitalização dos negócios, tornou-se mais frequente a ocorrência de crimes e golpes virtuais. E os seus tipos são tão variados quanto a criatividade humana permite, indo desde roubo de informações sensíveis (políticas, estratégicas, segredos industriais etc.), sequestro de dados, controle remoto de dispositivos pessoais para finalidades ilegais...

BRASIL, país digital (Extraído de: brasilpaisdigital.com.br/seguranca-e-cidadania-no-mundo-digital). Adaptado

Observe a seguinte frase do primeiro parágrafo do Texto II e responda à questão.


“Usamos cortinas nas nossas j anelas para, além da claridade, ter mais privacidade em relação a vizinhos e pedestres.”


Reescrevendo o trecho “ter mais privacidade em relação a vizinhos e pedestres”, o emprego do acento grave é obrigatório em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.