Início

Questões de Concursos Prefeitura de Niterói RJ

Resolva questões de Prefeitura de Niterói RJ comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


581Q687689 | Português, Interpretação de Textos, Guarda Municipal, Prefeitura de Niterói RJ, SELECON, 2019

         Texto II

                              ... e cheio de perigos virtuais

      E tal como no mundo real, no qual há aquelas pessoas mal-intencionadas, a internet também possui perigos e exige precauções. No mundo real, usamos diversos tipos delas. Instalamos fechaduras nas portas das nossas casas e carros e as trancamos para ter maior segurança pessoal e dos nossos bens. Usamos cortinas nas nossas janelas para, além da claridade, ter mais privacidade em relação a vizinhos e pedestres. Não saímos por aí contando para qualquer desconhecido como foi aquela aventura amorosa ou quais são os hábitos dos nossos familiares. E ainda evitamos que nossos filhos tenham contatos com pessoas que não conhecemos sem a nossa presença ou de alguém da nossa confiança. 

Do mesmo modo, também devemos nos proteger e ser precavidos no mundo virtual. E isso vale para empresas e governos. Com o progressivo crescimento da digitalização dos negócios, tornou-se mais frequente a ocorrência de crimes e golpes virtuais. E os seus tipos são tão variados quanto a criatividade humana permite, indo desde roubo de informações sensíveis (políticas, estratégicas, segredos industriais etc.), sequestro de dados, controle remoto de dispositivos pessoais para finalidades ilegais...

BRASIL, país digital (Extraído de: brasilpaisdigital.com.br/seguranca-e-cidadania-no-mundo-digital). Adaptado

Observe a seguinte frase do primeiro parágrafo do Texto II e responda à questão.


“Usamos cortinas nas nossas j anelas para, além da claridade, ter mais privacidade em relação a vizinhos e pedestres.”


Reescrevendo o trecho “ter mais privacidade em relação a vizinhos e pedestres”, o emprego do acento grave é obrigatório em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

582Q356282 | Contabilidade Geral, Demonstrações Contábeis, Contador, Prefeitura de Niterói RJ, FEC

Na Contabilidade Governamental, os resultados da gestão serão demonstrados anualmente, mediante balanços gerais, que constituem as demonstrações contábeis consubstanciadas nas seguintes peças:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

583Q338801 | Matemática, Aritmética e Algebra, Auxiliar de Serviços Gerais, Prefeitura de Niterói RJ, FEC

Para limpar o refeitório do Centro Educacional, Marcos gasta, diariamente, 2 litros de água sanitária e 34 litros de água. Sabendo que o refeitório é limpo 22 dias a cada mês, o consumo mensal será de, respectivamente:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

584Q322846 | Pedagogia, Agente Educacional, Prefeitura de Niterói RJ, FEC

Hoje o trabalho em creches e pré-escolas conta com uma aprovação social infinitamente maior do que há alguns anos. Nesse momento, os debates apontam para a necessidade de que as creches promovam um tipo de trabalho que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

585Q322675 | Pedagogia, Professor, Prefeitura de Niterói RJ, FEC

João, um aluno da 3ª série do ensino fundamental, mostrou o resultado de uma prova de matemática aos seus pais. Estes ficaram preocupados, pois João só acertara 40% da prova e demonstrara muita insegurança. Seus pais, então, decidiram conversar com a coordenação pedagógica da escola que, levando em conta as determinações da Lei 9394/96, teve a seguinte atitude:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

586Q327843 | Pedagogia, Professor, Prefeitura de Niterói RJ, FEC

Uma professora que atua na Educação Infantil avaliou a produção de seu aluno como inconsistente e, por isso, optou por não promovê-lo para o ensino fundamental. A mesma professora, no entanto, aprovou os demais colegas da turma alegando maturidade cognitiva e psicológica. Com base na atual LDB 9394/96, é possível afirmar que a professora:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

587Q380637 | Biologia, Professor, Prefeitura de Niterói RJ, FEC

Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) indicam objetivos a serem alcançados no 3º Ciclo do Ensino Fundamental, através de atividades de Ciências Naturais. A opção que indica um desses objetivos é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

588Q692295 | Informática, Guarda Municipal, Prefeitura de Niterói RJ, SELECON, 2019

Um Guarda Civil Municipal de Niterói criou uma apresentação de slides no Powerpoint 2013 BR. Para verificar o trabalho realizado, ele pode fazer a exibição dos slides de dois modos:


(1) a partir do primeiro slide da apresentação, por meio do acionamento de uma tecla de função e

(2) a partir do slide atual e editado em um determinado instante, por meio da execução de um atalho de teclado.


Tanto no Powerpoint 2013 BR como no Impress da suíte LibreOffice 6.0, a tecla de função e o atalho de teclado são, respectivamente:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

589Q380002 | Biologia, Professor, Prefeitura de Niterói RJ, FEC

As bactérias e os vegetais participam do equilíbrio ecológico, desempenhando papéis fundamentais no relacionamento perfeito entre os seres vivos e o ambiente, podendo ser classificados como seres, respectivamente:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

590Q380431 | Biologia, Professor, Prefeitura de Niterói RJ, FEC

No chamado "exame do pezinho" detecta-se, entre outras alterações, a escassez de uma enzima denominada:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

591Q328354 | Pedagogia, Professor, Prefeitura de Niterói RJ, FEC

Ao utilizar em sala de aula charges, histórias em quadrinhos, pinturas e outros recursos visuais aliados à escrita, o professor tem por objetivo trabalhar as linguagens:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

592Q683429 | Português, Interpretação de Textos, Guarda Municipal, Prefeitura de Niterói RJ, SELECON, 2019

  Texto III

                    Envelhecimento e proteção social (fragmento)


      A satisfação das necessidades individuais dos homens e mulheres idosas representa um dos grandes desafios da agenda pública, pois supõe considerar as especificidades de cada gênero. Nessa direção, com a conquista da longevidade, sobressai em todo o mundo o processo de feminização do envelhecimento, uma vez que as mulheres constituem a maioria da população idosa em todas as regiões do mundo.

      As condições estruturais e econômicas são responsáveis pelas desigualdades entre os sexos, implicando situações que alteram inclusive as condições de renda, saúde e a própria dinâmica familiar e impactando as demandas por políticas públicas e prestação de serviços de proteção social (Berzins, 2003, p. 28). De acordo com a autora, viver mais não tem sido necessariamente sinônimo de viver melhor. As mulheres, apesar de mais longevas, acumulam desvantagens (violências, discriminações, salários inferiores aos dos homens e dupla j ornada de trabalho, além da solidão).

                                                                                    Maria do Rosário Fátima e Silva

                 (Serviço Social & Sociedade, São Paulo, n. 126, p. 215-234, maio/ago. 2016)

A compreensão adequada do primeiro parágrafo requer o reconhecimento da seguinte informação pressuposta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

593Q328917 | Pedagogia, Agente Educacional, Prefeitura de Niterói RJ, FEC

A nova L.D.B., promulgada em dezembro de 1996, estipula que os profissionais que atuam diretamente junto a crianças de 0 a 6 anos devem ser professores (modalidade normal médio) e/ou ter formação superior. Além dessas formações, é consenso que os educadores devem receber uma formação continuada em seu próprio local de trabalho. A formação em serviço deve:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

594Q396370 | Direito Administrativo, Contador, Prefeitura de Niterói RJ, FEC

O Artigo 22 da Lei 8.666/93 define, taxativamente, que "é a modalidade de licitação entre interessados devidamente cadastrados ou que atenderem a todas as condições exigidas para cadastramento até o terceiro dia anterior à data do recebimento das propostas, observada a necessária qualificação", a modalidade de licitação denominada:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

595Q352282 | Artes, Professor, Prefeitura de Niterói RJ, FEC

Dentre as alternativas abaixo, a que se refere à improvisação teatral é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

596Q388923 | História, Professor, Prefeitura de Niterói RJ, FEC

Sobre a Lei de Terras, aprovada pelo governo brasileiro em 1850, pode-se afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

597Q328865 | Pedagogia, Agente Educacional, Prefeitura de Niterói RJ, FEC

A busca e a opção pela criação coletiva de crianças em instituições de educação infantil, desde o berçário, vêm aumentando muito nos últimos 20 anos, não só junto à população de baixa renda como também junto às camadas mais favorecidas. Essa tendência ocorre por vários fatores. Dois deles são:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

598Q352378 | Artes, Professor, Prefeitura de Niterói RJ, FEC

Todas as palavras guardam um ritmo na sua pronúncia. Quando compomos, aproveitamos este ritmo. Observe estas palavras: mãe, príncipe, pneuma, fala. Escolha o ritmo que melhor reproduz seu som falado, em notação musical:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

599Q389555 | História, Professor, Prefeitura de Niterói RJ, FEC

Leia o texto abaixo.

"Procedeu-se às reformas do sistema de ensino que culminou com a Lei Orgânica do Ensino Secundário. Ocorreu a uniformização dos procedimentos pedagógicos e a padronização de conteúdos, currículos e livros didáticos em âmbito nacional. Criaram-se serviços na área de radiodifusão, comunicação e canto coral, este influenciado por Heitor Villa-Lobos, todos eles instrumentalizadores de uma imagem de Brasil integrado".

O texto refere-se ao governo de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

600Q485994 | Inglês, Gramática, Professor, Prefeitura de Niterói RJ, FEC

Give the function of the underlined words: The citizens elected Bush President.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.