Início

Questões de Concursos Prefeitura de Niterói RJ

Resolva questões de Prefeitura de Niterói RJ comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


601Q485994 | Inglês, Gramática, Professor, Prefeitura de Niterói RJ, FEC

Give the function of the underlined words: The citizens elected Bush President.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

602Q352378 | Artes, Professor, Prefeitura de Niterói RJ, FEC

Todas as palavras guardam um ritmo na sua pronúncia. Quando compomos, aproveitamos este ritmo. Observe estas palavras: mãe, príncipe, pneuma, fala. Escolha o ritmo que melhor reproduz seu som falado, em notação musical:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

603Q353446 | Contabilidade Geral, Contador, Prefeitura de Niterói RJ, FEC

No planejamento estratégico da contabilidade gerencial, os objetivos primários da empresa são estabelecidos pela expectativa:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

604Q379371 | Biologia, Professor, Prefeitura de Niterói RJ, FEC

divergentes que contrabalancem o poder convergente exagerado dos olhos míopes;

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

605Q391216 | Direito Administrativo, Procedimento, Contador, Prefeitura de Niterói RJ, FEC

Para a habilitação nas licitações, prevista por texto legal na Lei 8.666/93, exigir-se-á dos interessados, exclusivamente, documentação relativa a:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

606Q381213 | Biologia, Professor, Prefeitura de Niterói RJ, FEC

A parte da semente que contém as substâncias nutritivas que vão alimentar a planta denomina-se:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

607Q379914 | Biologia, Professor, Prefeitura de Niterói RJ, FEC

O hipertireoidismo e a diabetes são doenças que decorrem de uma alteração na produção dos hormônios das seguintes glândulas endócrinas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

608Q682544 | Legislação de Trânsito CTB, Guarda Municipal, Prefeitura de Niterói RJ, SELECON, 2019

Creonte deseja utilizar mais comumente a sua motoneta que ganhou de presente de natal. Além da habilitação específica, Creonte deve observar, na condução de sua motoneta, segundo o Código de Trânsito Brasileiro, que é necessário:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

609Q324942 | Pedagogia, Orientador Educacional, Prefeitura de Niterói RJ, FEC

Em artigo da Associação Brasileira de Recursos Humanos, escrito por Nádia Bonan, lemos que:
        "Estamos na era da globalização da economia, com avanços tecnológicos que facilitam a comunicação e mudam a gestão e o perfil do emprego, mudando também, em decorrência disso, a atitude que o Orientador Educacional deverá ter frente ao seu orientando, no sentido de não apenas auxiliá-lo a identificar suas áreas de aptidão como também orientá-lo em seu ingresso no cenário profissional, mostrando a nova realidade que irá enfrentar".

A realidade que observamos no cotidiano das nossas escolas aponta para uma dificuldade anterior à que foi apontada no artigo que é a escolha da profissão influenciada por �fatores ocultos�. Dulce Whitaker (2000) descreve uma relação com 5 (cinco) desses fatores. Dos pares abaixo, o único que NÃO está contido na relação apontada pela autora é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

610Q327552 | Pedagogia, Orientador Educacional, Prefeitura de Niterói RJ, FEC

Fernando Azevedo, em seu livro A Cultura Brasileira (1971), diz que não podemos separar a Educação, da história da cultura de nosso país. Segundo esta abordagem, o papel do Orientador Educacional, será, em primeiro lugar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

611Q610717 | Informática, Arquitetura de Computadores, Técnico, Prefeitura de Niterói RJ, FEC

Atualmente, o tipo de memória mais rápida e mais cara do mercado, aceita por alguns chipsets para Pentium IV e Pentium III e que utiliza a tecnologia Direct RDRAM, é a memória:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

612Q380323 | Biologia, Professor, Prefeitura de Niterói RJ, FEC

Os liquens resultam da associação de um fungo com uma cianobactéria, ou de um fungo com uma alga. Esta associação permite que os liquens vivam tanto numa pedra quanto no gelo. Os liquens são considerados uma simbiose do tipo:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

613Q388744 | História, Professor, Prefeitura de Niterói RJ, FEC

Leia o texto abaixo.

"Durante muito tempo, a fortuna do Brasil veio do pau de tinturaria que lhe deu o nome, depois do açúcar, depois do ouro e dos diamantes; ao poucos, por isso ou por aquilo, alguns desses produtos foram perdendo o valor ou, quando não, deixaram de ser encontrados em abundância. Mais tarde vieram o café e a borracha, produtos ambos, que, por concorrência, quanto ao primeiro, e também, quanto ao segundo, pelo adiantamento nas indústrias químicas, estão à mercê de uma desvalorização repentina" (Barreto, Lima - Aventuras do Dr. Bogoloff).

 Lima Barreto, por meio de um texto literário, apresenta uma visão sobre a sociedade brasileira. Na década de 1930, novas reflexões sobre a natureza do país foram realizadas por diversos autores no campo não literário. O autor que introduziu a noção de ciclo econômico para delimitar fases do período colonial e enfatizou, como critério de periodização, o fator econômico foi:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

614Q321694 | Pedagogia, Orientador Educacional, Prefeitura de Niterói RJ, FEC

Nos anos 90, a luta pela afirmação da cidadania de alguns grupos organizados, deu origem a formas alternativas de educação. O papel da Orientação Educacional face às formas alternativas de educação baseia-se em pontos significativos, que são:

I - o Orientador Educacional é um profissional que deve estar engajado com o contexto onde sua prática se efetiva.

II - a Orientação Educacional exerce uma função básica de relação de ajuda que deve ocorrer onde e quando se desenvolve a educação.

III - o Orientador Educacional deve colocar-se a serviço das formas alternativas de educação, engajando-se em projetos de erradicação do analfabetismo e educação popular.

IV - a Orientação Educacional deve promover os meios disponíveis para que ocorram diferentes manifestações, traduzidas nas formas alternativas de educação.

V - a Orientação Educacional deve estar atenta às questões das relações pedagógicas, procurando compreender as aspirações coletivas subjacentes às formas alternativas de educação.

As afirmativas corretas são:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

615Q331419 | Matemática, Aritmética e Algebra, Auxiliar de Serviços Gerais, Prefeitura de Niterói RJ, FEC

Jorge trabalha na copa da Secretaria de Educação. Sua tarefa é fazer café e servi-lo a todos os funcionários e visitantes. Diariamente Jorge serve 250 cafezinhos e gasta 100 gramas de pó de café para 25 xícaras. O gasto de pó de café diário na Secretaria é de (1.000g = 1Kg):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

616Q352281 | Artes, Professor, Prefeitura de Niterói RJ, FEC

O timbre, considerado a "cor" do som, é constituído pelos seguintes elementos:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

617Q355186 | Contabilidade Geral, Classificação da Receita e Despesa Orçamentária, Contador, Prefeitura de Niterói RJ, FEC

No que se refere a despesas públicas, pode-se afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

618Q803282 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Niterói RJ, FEC

A desordem no processamento auditivo central (PAC) é um distúrbio da audição no qual há um impedimento da habilidade de analisar e/ou interpretar padrões sonoros. Quanto aos testes especiais na avaliação do PAC, pode-se afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

619Q380805 | Biologia, Professor, Prefeitura de Niterói RJ, FEC

É raro uma mulher ser hemofílica. Para que isso aconteça, seria necessário que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

620Q325798 | Pedagogia, Professor, Prefeitura de Niterói RJ, FEC

Observa-se, no campo das pesquisas sobre formação de professores, uma ênfase nos processos de construção do saber no cotidiano da escola, no papel do professor como agente do ato pedagógico, enquanto sujeito que constrói conhecimento a partir da interação com seus pares. A formação deixa de ser tratada como processo restrito aos espaços acadêmicos, mas passa a ser vista como um continuum que tem início muito antes da entrada na escola e se prolonga por toda vida do educador. A partir desta reflexão, é INCORRETO afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.