Início

Questões de Concursos Prefeitura de Niterói RJ

Resolva questões de Prefeitura de Niterói RJ comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


901Q957183 | Legislação Federal, Guarda Municipal, Prefeitura de Niterói RJ, SELECON, 2025

De acordo com a Lei nº 13.022, de 08 de agosto de 2014, que dispõe sobre o ESTATUTO GERAL DAS GUARDAS MUNICIPAIS, um dos princípios mínimos de atuação das guardas municipais é o(a):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

902Q1044250 | Direito Administrativo, Serviços Públicos, Direito, Prefeitura de Niterói RJ, FGV, 2024

O Município Alfa pretende retomar o serviço público de transporte coletivo de passageiros intramunicipal, pelo poder concedente, durante o prazo da concessão, por motivo de interesse público.
No caso em tela, consoante dispõe a Lei nº 8.987/1995, assinale a opção que indica a modalidade de extinção da concessão cabível.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

903Q1037603 | Administração Geral, Gestão Estratégica, Controle Interno, Prefeitura de Niterói RJ, FGV, 2024

As teorias de liderança abordam diferentes abordagens e estilos que influenciam a maneira como os líderes motivam suas equipes.
Assinale a opção que apresenta a teoria de liderança que sustenta que a eficácia da orientação de um líder depende tanto dos seguidores quanto da situação.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

904Q957248 | História e Geografia de Estados e Municípios, Guarda Municipal, Prefeitura de Niterói RJ, SELECON, 2025

Devido às potencialidades e às condições geográficas do município de Niterói, uma atividade econômica que vem ganhando destaque no município é a(o):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

905Q1074500 | Direito Constitucional, Teoria da Constituição, Advogado, Prefeitura de Niterói RJ, FGV, 2025

O Tribunal de Justiça do Estado Alfa (TJEA), em sede de controle concentrado de constitucionalidade, conferiu interpretação conforme à Constituição à Lei nº X/1991, do Município Beta. Na ocasião, foi ressaltado que a alteração de certos aspectos da realidade sociopolítica acarretou a modificação do significado da norma constitucional utilizada como paradigma de confronto. Em razão do significado da norma constitucional contemporâneo ao julgamento, conforme foi atribuído pelo Tribunal ao significante interpretado, esse órgão entendeu que apenas um dos sentidos da Lei nº X/1991 estava em harmonia com a Constituição da República.

À luz dessa narrativa, é correto afirmar que, ao delinear o paradigma de confronto, o TJEA realizou uma atividade
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

906Q1037700 | Direito Administrativo, Organização da Administração Pública, Direito, Prefeitura de Niterói RJ, FGV, 2024

Em tema de processo decisório das agências reguladoras, com base na Lei nº 13.848/2010, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

907Q1037524 | Direito Constitucional, Poder Legislativo, Gestão Governamental, Prefeitura de Niterói RJ, FGV, 2024

De acordo com a Constituição da República de 1988, o controle externo, a cargo do Congresso Nacional, será exercido com o auxílio do Tribunal de Contas da União (TCU).
Sobre as competências do TCU, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

908Q1037537 | Direito Financeiro, O Orçamento Aspectos Gerais, Gestão Governamental, Prefeitura de Niterói RJ, FGV, 2024

Os princípios orçamentários visam estabelecer regras básicas, a fim de conferir racionalidade, eficiência e transparência aos processos de elaboração, execução e controle do orçamento público.
MTO, 2024, pg.16.

Sobre tais regras básicas, relacione os itens a seguir.

1. Princípio da Totalidade
2. Princípio da Universalidade
3. Princípio da Exclusividade

( ) A LOA de cada ente federado deverá conter todas as receitas e as despesas de todos os Poderes, órgãos, entidades, fundos e fundações instituídas e mantidas pelo poder público.
( ) Uma única LOA em cada exercício financeiro, dentro de cada nível federativo.
( ) À exceção da autorização para abertura de créditos suplementares e da contratação de operações de crédito, a LOA deve incorporar apenas a receita prevista e a despesa fixada.

Assinale a opção que apresenta a relação correta, na ordem apresentada.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

909Q957159 | Direito Constitucional, Forças Armadas e Segurança Pública, Guarda Municipal, Prefeitura de Niterói RJ, SELECON, 2025

Consoante o disposto no §1º do artigo 144 da CRFB/88, o(s) órgão(s) que se destina(m) a exercer, com exclusividade, as funções de polícia judiciária da União é (são):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

910Q1037544 | Administração Geral, Gestão da Qualidade, Gestão Governamental, Prefeitura de Niterói RJ, FGV, 2024

O ciclo do planejamento (PDCA) é uma abordagem contínua que envolve as etapas de Planejar (Plan), Executar (Do), Verificar (Check) e Agir (Act), permitindo a melhoria contínua dos processos e resultados na organização.
Assinale a opção que apresenta um princípio essencial para um programa de melhoria contínua no PDCA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

911Q1037549 | Administração Geral, Processo Decisório, Gestão Governamental, Prefeitura de Niterói RJ, FGV, 2024

A organização e o processo decisório estão interligados, pois uma estrutura bem definida não apenas facilita a tomada de decisões eficazes, como também alinha os objetivos estratégicos com as ações práticas, promovendo a eficiência e o sucesso organizacional. Para isso, diversas técnicas auxiliam analistas e decisores no estudo e na estruturação dos problemas, permitindo uma abordagem mais clara e estratégica na resolução de questões complexas.
Assinale a opção que indica a técnica qualitativa de auxílio à decisão que permite retratar ideias, sentimentos, valores e atitudes e seus interrelacionamentos, de modo a tornar possível um estudo e uma análise posterior, usando, para isso, uma representação gráfica.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

912Q1074513 | Informática, Internet, Técnico de Segurança do Trabalho, Prefeitura de Niterói RJ, FGV, 2025

Um estagiário da Nittrans precisa acessar o manual de procedimentos, que está disponível no endereço web https://www.nittrans.niteroi.rj.gov.br/manual.pdf.

A esse respeito, é correto afirmar que a sentença “o endereço é um exemplo de URL, onde "https" especifica o protocolo de comunicação seguro e "www.nittrans.niteroi.rj.gov.br" é o nome do domínio que identifica exclusivamente o servidor onde o recurso ("manual.pdf") está hospedado” é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

913Q1037678 | Contabilidade Pública, Demonstrações Contábeis, Ciência Contábeis, Prefeitura de Niterói RJ, FGV, 2024

Em setembro de 2024, uma entidade do setor público recebeu a doação de um terreno. Na data, a entidade tinha um terreno próximo e com as mesmas dimensões do que foi recebido, que estava mensurado por R$90.000, em seu balanço patrimonial. Além disso, estimava que o valor justo do terreno recebido era de R$125.000.
No momento do recebimento da doação, a entidade do setor público não tinha destinação específica para o terreno, de modo que decidiu mantê-lo para uso ainda não definido.
No Balanço Patrimonial da entidade do setor público, em setembro de 2024, o terreno estava apresentado como
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

914Q1044163 | Administração Geral, Gestão Estratégica, Gestão Governamental, Prefeitura de Niterói RJ, FGV, 2024

O Balanced Scorecard é uma ferramenta de gestão estratégica que traduz a visão e a estratégia de uma organização em um conjunto equilibrado de objetivos, métricas e iniciativas, abrangendo quatro perspectivas.
Assinale a opção que apresenta o objetivo da análise dos Processos Internos no Balanced Scorecard.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

915Q1037534 | Direito Constitucional, Partidos Políticos, Gestão Governamental, Prefeitura de Niterói RJ, FGV, 2024

Os Partidos Políticos Alfa, Beta e Gama, que apresentavam linhas ideológicas similares, decidiram iniciar estudos com o objetivo de celebrar um ajuste que permitisse a união das legendas e a apresentação de candidatos conjuntos para as eleições majoritárias e proporcionais a serem realizadas no ano seguinte. Além disso, almejavam formar uma estrutura de campanha que estimulasse as candidaturas do sexo feminino.
Sobre o ajuste cogitado, à luz da sistemática constitucional, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

916Q1037536 | Direito Constitucional, Direitos da Nacionalidade, Gestão Governamental, Prefeitura de Niterói RJ, FGV, 2024

Maria, brasileira nata, e Joana, brasileira naturalizada, formaram uma união estável e passaram a residir no país X. Após mais de uma década sem retornar ao território brasileiro, decidiram obter a nacionalidade do país X, o que foi deferido. Alguns anos depois, em razão das contingências da vida, decidiram retornar ao Brasil e exercer determinado direito privativo de brasileiros.
Em relação à Maria e à Joana, considerando os balizamentos estabelecidos pela sistemática constitucional, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

917Q1037539 | Administração Financeira e Orçamentária, Lc N 101 de 2000, Gestão Governamental, Prefeitura de Niterói RJ, FGV, 2024

A seção II do Capítulo II da Lei Complementar nº 101/2000 trata da Lei de Diretrizes Orçamentárias cujo projeto engloba, em cada exercício, as normas e metas anuais listadas a seguir, à exceção de uma. Assinale-a.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

918Q1037550 | Administração Geral, Organizações, Gestão Governamental, Prefeitura de Niterói RJ, FGV, 2024

As ferramentas de análise organizacional são fundamentais para avaliar e otimizar a estrutura, os processos e o desempenho de uma organização, permitindo uma melhor tomada de decisões e a identificação de oportunidades de melhoria e crescimento.
Assinale a opção que apresenta o tipo de diagrama matemático que utiliza coordenadas cartesianas para representar os valores de duas ou mais variáveis em um gráfico, onde uma variável é plotada em função da outra, permitindo identificar correlações que podem ser positivas, negativas ou nulas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

919Q1044237 | Contabilidade Geral, Balanço Patrimonial, Ciência Contábeis, Prefeitura de Niterói RJ, FGV, 2024

Uma entidade recebeu um terreno como subvenção governamental para uso em seus negócios. O valor nominal do terreno era de R$40.000, enquanto o seu valor justo era de R$60.000.
No Balanço Patrimonial da entidade, o terreno foi reconhecido como Ativo Imobilizado.

Considerando que a entidade optou por não reconhecer a contrapartida do terreno em seu ativo, a entidade reconheceu a contrapartida como
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

920Q957216 | Português, Advérbios, Guarda Municipal, Prefeitura de Niterói RJ, SELECON, 2025

Texto associado.
Leia o texto a seguir:

Internet virou "campo minado" para crianças e jovens, diz especialista

Por Luiz Claudio Ferreira - As crianças já vulnerabilizadas socialmente estão mais suscetíveis a riscos no ambiente digital depois de decisão da empresa Meta de redução das normas de moderação das plataformas. A avaliação é do pesquisador Pedro Hartung, diretor de Políticas e Direitos das Crianças do Instituto Alana.

"A internet aumenta as vulnerabilidades que já existem no ambiente offline", explicou em entrevista à Agência Brasil.

Ele identifica que a internet se transformou em um "campo minado" para crianças e adolescentes. E reitera que, quando as plataformas não são pensadas para sobrepor ou superar essas violências, acabam reforçando e ampliando as desigualdades.

"Crianças negras, periféricas e meninas estão muito mais sujeitas a essas violências no mundo digital não só pela reprodução dessa violência social, mas pelo aumento dessa violência", afirmou Pedro Hartung.

O pesquisador lamenta a falta de participação das grandes empresas em debates, como o que ocorreu nesta semana, em uma audiência pública na Advocacia-Geral da União (AGU) com pesquisadores e representantes da sociedade civil para elencar argumentos sobre o tema.

Ele sublinha que o ano de 2025 marca os 35 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e o país se vê em desafi os para enfrentar o que ele chama de "colonialismo digital". E alerta para o fato de que o afrouxamento da moderação das redes Instagram e Facebook, da Meta, por exemplo, eleva a chance de crimes nas redes. "A gente não está falando somente de dimensões ligadas a uma manifestação de uma opinião".

Como saída, ele identifica a necessidade de o Estado aplicar a lei e também da implantação de uma política de educação digital.

Confira abaixo os principais trechos da entrevista.

Nesta semana, houve uma audiência pública com a participação de pesquisadores e representantes de diferentes áreas da sociedade civil. O governo está recolhendo subsídios e argumentos nesse embate com as plataformas digitais. Mas os representantes das empresas não foram. O que você pensa sobre isso?

Lamentavelmente, as empresas e as plataformas digitais que operam no Brasil não estiveram na audiência. Escolheram não estar e contribuir para o debate com a perspectiva delas, com as informações que elas têm, para a gente criar um espaço de busca de soluções. Sem dúvida alguma, como está agora, não podemos admitir. O Congresso Nacional já vem trabalhando há alguns anos, na verdade, em projetos de lei para clarifi car e detalhar a proteção e a segurança de todos nós, inclusive de crianças no ambiente digital. O STF, recentemente, estava julgando o marco legal da internet, especialmente a constitucionalidade do artigo 19 [que aponta que a empresa somente poderá ser responsabilizada por danos se, após ordem judicial específi ca, não tomar providências]. Agora chegou a vez do Executivo assumir a sua responsabilidade de monitorar e fiscalizar o cumprimento da legislação que já existe e que garante, no caso de crianças e adolescentes, prioridade absoluta na proteção dos seus direitos.

Antes da decisão da Meta de alterar a moderação de conteúdo, as crianças já estavam vulnerabilizadas, certo?

Esse problema de moderação de conteúdo é uma falha da indústria como um todo, de todas as plataformas, de maior ou menor grau. É um verdadeiro campo minado para crianças e adolescentes, de exposição a conteúdos indevidos e muitas vezes ilegais e criminosos.

A internet pode ser mais perigosa para crianças e adolescentes?

O que era ruim vai ficar ainda pior. Porque a Meta, por mais que ela tenha respondido que essas mudanças não chegaram ainda ao Brasil, sem dúvida alguma é uma mensagem do setor e é um posicionamento ideológico dessas empresas do entendimento de que o espaço da internet não teria lei. É uma mensagem muito ruim para todo o setor e, na verdade, para todos nós como sociedade.

Quais são os principais riscos que nossas crianças e adolescentes estão submetidos?

Infelizmente, a internet que hoje a gente utiliza não foi a pensada pelos criadores da rede. Essa internet de hoje representa o verdadeiro campo minado para crianças e adolescentes no mundo, especialmente no Brasil, onde regras protetivas são menos aplicadas pelas mesmas empresas. O que já era ruim vai fi car muito pior. Vai fi car muito semelhante ao Discord, onde não tem uma moderação ativa de conteúdo e abre possibilidades para uma distribuição de informação que pode ser muito prejudicial para a saúde e integridade de crianças e adolescentes. Nós estamos falando aqui, por exemplo, de um crescimento de imagens advindas de violência contra a criança, que podem ser utilizadas, inclusive, para ameaçar crianças e adolescentes. Um crescimento, por exemplo, de cyberbullying, e também a exposição não autorizada da imagem em informações pessoais de crianças e adolescentes, ou conteúdos que ou representam ou são mesmo tratamento cruel e degradante, discurso de ódio, incitação e apologia a crimes.

Então não estamos falando de liberdade de expressão?

Aqui a gente não está falando somente de dimensões ligadas a uma manifestação de uma opinião. A gente está falando aqui de crime muito severo que crianças e adolescentes estão submetidos por uma internet não regulada. Já vi casos de plataformas sem moderação ativa de conteúdo em que cenas advindas de violência pessoal, que a gente chamaria de pornografia infantil e de violência, circulando livremente. A plataforma sem moderação de conteúdo gera muito mais riscos para a violência contra a criança e o adolescente. E os nossos filhos e filhas, netos, sobrinhos, sobrinhas, vão estar muito mais sujeitos a esses perigos e violências.

Fonte: https://www.jb.com.br/brasil/educacao/2025/01/1054036-internet-viroucampo-minado-para-criancas-e-jovens-diz-especialista.html. Excertos. Acesso em 27/01/2025
“Escolheram não estar e contribuir para o debate com a perspectiva delas, com as informações que elas têm, para a gente criar um espaço de busca de soluções”. As palavras em destaque são classificadas, respectivamente, como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.