Questões de Concursos Prefeitura de Nova Friburgo RJ

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141Q1056452 | Enfermagem, Atenção Básica e Saúde da Família, Enfermeiro de Família, Prefeitura de Nova Friburgo RJ, CONSULPLAN, 2023

A Atenção Básica é o conjunto de ações de saúde individuais, familiares e coletivas que envolvem promoção, prevenção, proteção, diagnóstico, tratamento, reabilitação, redução de danos, cuidados paliativos e vigilância em saúde, desenvolvida por meio de práticas de cuidado integrado e gestão qualificada, realizada com equipe multiprofissional e dirigida à população em território definido, sobre as quais as equipes assumem responsabilidade sanitária. Trata-se de uma Diretriz do SUS e da RAS a ser operacionalizada na Atenção Básica:
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142Q1056472 | Pedagogia, História da Educação Brasileira, Pedagogo, Prefeitura de Nova Friburgo RJ, CONSULPLAN, 2023

A riqueza e a complexidade da história da educação brasileira decorrem da interação de uma variedade de fatores históricos, culturais, sociais e políticos ao longo do tempo. Isso torna o estudo e a compreensão deste contexto educacional uma tarefa complexa, mas fundamental para o desenvolvimento do sistema educacional do país. A partir dos anos 1500, a Companhia de Jesus começou a implantar colégios por todos os continentes mais de um século antes de Comenius escrever a Didática Magna. O Brasil não ficou de fora desta ação. Linha de frente da Contrarreforma manteve no trabalho didático, em grande parte, as fontes utilizadas na época medieval. Os textos clássicos ainda alicerçavam os estudos de gramática, de humanidade, de retórica e de filosofia. No entanto, novos condicionamentos mudavam profundamente a forma de operá-los no âmbito do trabalho didático. Considerando as informações anteriores, analise as afirmativas a seguir.

I. A invenção e o avanço da imprensa de caracteres móveis, que, desde então, baratearam e difundiram o livro impresso como o suporte mais apropriado dos textos.

II. A necessidade do expurgo daqueles passos das obras clássicas que feriam frontalmente a doutrina católica. Esse controle ideológico tornava providencial o uso de extratos.

III. A forma de organização do trabalho didático difundida pelos colégios jesuíticos, na medida em que a relação educativa passava a se dar entre professor, de um lado, e discípulos de outro.

IV. A relação individual, típica do ensino preceptorial, que assegurava ao mestre controle absoluto sobre leituras do discípulo, dava lugar à relação de caráter coletivo, que limitava a ação controladora do professor.

V. O elevado número de alunos em sala de aula impunha tanto por motivos didáticos quanto por motivos ideológicos emergência de instrumento de trabalho dotado, ele próprio, de recursos de controle sobre as informações veiculadas.

Está correto o que se afirma em
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143Q1056480 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Pedagogo, Prefeitura de Nova Friburgo RJ, CONSULPLAN, 2023

Segundo Veiga (2013), o Projeto Político-Pedagógico – PPP, é um instrumento que descreve e revela a escola, para além de suas intenções e concepções; trata-se de uma forma de organizar o trabalho pedagógico. A responsabilidade da construção deste projeto de sociedade e de educação é de toda a comunidade escolar, sendo um processo democrático de decisões, preocupa-se em ministrar uma forma de organização do trabalho pedagógico que supere os conflitos, buscando eliminar as relações competitivas, corporativas e autoritárias, rompendo com a rotina do mundo impessoal e racionalizado da burocracia que permeia as relações no interior da escola. De acordo com a autora, o PPP deve estar embasado em princípios que norteiam a escola democrática, pública e gratuita, dando identidade à instituição escolar. Tais princípios possuem um caráter permanente e fundamentado nas ações pedagógicas. Considerando os princípios que norteiam o PPP, assinale a afirmativa correta.
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144Q1056481 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Pedagogo, Prefeitura de Nova Friburgo RJ, CONSULPLAN, 2023

O termo técnico deriva do grego tékhne, sendo seu significado “arte ou habilidade”. A técnica no âmbito educacional passou a ser o método pelo qual se pretende realizar o processo ensino-aprendizagem, em que se destacam a partir dos anos 70, do século anterior, a pedagogia tecnicista, cujo enfoque são as técnicas, das quais os professores deveriam aprendê-las. Todavia, a técnica de ensino não é um método concreto, ou uma receita que garanta sucesso sempre que aplicada. Algumas técnicas, dependendo do ambiente, se tornam inadequadas para a realidade. As técnicas se organizam em torno de procedimentos didáticos, que são passos, atividades, ações que o professor e os alunos desenvolverão durante a realização da aula. Pode-se dizer que uma técnica de ensino é um conjunto de procedimentos sistematizados a partir das aprendizagens que serão desenvolvidas pelos alunos.

(Disponível em: https://www.ufrgs.br/psicoeduc. Adaptado.)

Acerca do exposto, é possível afirmar que a técnica da aula expositiva dialogada, pode se transformar num equívoco, quando o professor
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145Q1056492 | Português, Morfologia, Agente de Limpeza Pública, Prefeitura de Nova Friburgo RJ, CONSULPLAN, 2023

Texto associado.
Ah, Isoldaxina!


Era suave o semblante da jovem Isoldaxina. Exceto quando tinha de pronunciar seu nome. Morria de vergonha toda vez que precisava preencher algum cadastro na cidade. Para ela, Isoldaxina faria muito mais sentido se estivesse escrito em uma caixa de remédios.
O sobrenome também não ajudava: Misântera. E quanto aos apelidos… melhor nem comentar.
Certo dia, conheceu um homem gentil, de olhar cândido e palavras tênues. Ele lhe ofereceu uma bebida e perguntou o nome dela. Isoldaxina ruborizou. E agora? Será que ele faria uma cara de estranheza? Tentaria segurar o riso?
Quando ela criou coragem e disse “Isoldaxina”, ele sorriu. Um sorriso gentil e amável. Em seguida, apresentou-se: Rufólgeno Duarte.
Foram felizes para sempre!

(MARTINS, Juliano. Disponível em: https://corrosiva.com.br/cronicas/isoldaxina/. Acesso em: 26/07/2023.)
Tendo em vista os trechos a seguir, assinale a alternativa em que a palavra sublinhada se DISTINGUE das demais do gênero feminino.
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146Q1056498 | Matemática, Raciocínio Lógico, Agente de Limpeza Pública, Prefeitura de Nova Friburgo RJ, CONSULPLAN, 2023

Durante a reforma de certo cartório de registo civil, todos os arquivos físicos foram transferidos para um depósito seguro. Eles foram armazenados em 200 caixas de formato cúbico com 50 cm de aresta. Para o transporte, o proprietário do cartório conseguiu quatro opções diferentes com as seguintes medidas internas para acomodação das caixas:

I. Caminhão baú grande: 2 m x 15 m x 2,5 m.
II. Caminhão baú pequeno: 2 m x 7 m x 2 m.
III. Furgão de carga: 2 m x 3 m x 2 m.
IV. Caminhonete: 1, 5 m x 2 m x 1 m.

O valor cobrado por cada um para uma viagem, independente se o carro está completamente cheio ou vazio, é de R$ 300,00; R$ 175,00; R$ 120,00; e, R$ 50,00, respectivamente. Qual das quatro opções é a mais vantajosa para o proprietário do cartório escolher?
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147Q1056502 | Raciocínio Lógico, Sequências Lógicas de Números, Agente de Limpeza Pública, Prefeitura de Nova Friburgo RJ, CONSULPLAN, 2023

Durante um trabalho sobre códigos corretores de erros, Fabiano encontrou uma sequência de números que poderia solucionar os erros de transmissão de informações de uma nova tecnologia. Sabe-se que o código é composto de 16 números naturais e segue o padrão:

{2; 3; 5; 7; 10; 13; 16; 20; ...}

O último número que compõe o código é:
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148Q1013820 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Professor Bilíngue Língua PortuguesaLibras, Prefeitura de Nova Friburgo RJ, Consulplan, 2023

Durante muito tempo, erroneamente, afirmou-se que as línguas de sinais não eram línguas porque os sinais apenas estabeleciam relação de semelhança com o dado da realidade que representavam. A grande maioria dos sinais da Libras não mantém relação de semelhança alguma com seu referente devido à sua característica de:
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149Q1013822 | Libras, Educação dos Surdos, Professor Bilíngue Língua PortuguesaLibras, Prefeitura de Nova Friburgo RJ, Consulplan, 2023

Durante o decorrer dos séculos, tem-se proposto uma variedade de abordagens e métodos para a educação dos aprendizes surdos, os quais, em sua maioria, fundamentam-se na substituição da audição por um outro canal. As três abordagens principais são: oralismo; comunicação total; e, bilinguismo. Para alcançar seus objetivos, a abordagem oralista utiliza como metodologia:
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150Q1013828 | Libras, Educação dos Surdos, Tradutor Intérprete de Libras, Prefeitura de Nova Friburgo RJ, Consulplan, 2023

A fim de desenvolver um trabalho sólido e de qualidade visando o sucesso do processo de alfabetização dos estudantes surdos, o professor-instrutor de Libras deverá reconhecer que uma das implicações características deste universo reside na:
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151Q914525 | Saúde Pública, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Nova Friburgo RJ, Consulplan, 2023

A poluição constitui um fator diretamente prejudicial à saúde humana e pode se dar de diversas formas, como a atmosférica, hídrica, sonora, visual e do solo. Sobre tal modificação negativa ao meio ambiente e ao bem-estar humano, assinale a afirmativa correta.
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152Q914361 | Pedagogia, Auxiliar de Creche, Prefeitura de Nova Friburgo RJ, Consulplan, 2023

O trabalho pedagógico tem a função de criar um ambiente onde a criança se sinta acolhida, segura e satisfeita, capaz de lidar com seus anseios (raiva, medos, curiosidades...), ou seja, um ambiente rico em experiências, onde haja: [...] fortalecimento de sua autoestima, interesse e curiosidade pelo conhecimento do mundo, na família com diferentes linguagens e na aceitação das diferenças [...], essenciais na construção de sua identidade.
(SANTOS, et al. 2022, p. 24.)

Considerando que cada criança é diferente uma da outra, os profissionais que trabalham com as crianças, incluindo o auxiliar de creche, devem
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153Q914362 | Pedagogia, Auxiliar de Creche, Prefeitura de Nova Friburgo RJ, Consulplan, 2023

É necessário e imprescindível que o direito da criança de se manifestar em suas múltiplas linguagens seja garantido nas práticas pedagógicas desenvolvidas nas escolas de educação infantil. Não são raras as ocasiões em que tais crianças encontram certa resistência às suas manifestações expressivas (desenhos, pinturas, esculturas, movimentos, brincadeiras, falas, dentre outras), nem sempre compreendidas pelas instituições pré-escolares ou creches que frequentam.
(PATUZZO; GONÇALVES, 2019, s/p. Adaptado.)

Sobre as múltiplas linguagens na educação infantil, é correto afirmar que é preciso
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154Q1056445 | Português, Interpretação de Textos, Enfermeiro de Família, Prefeitura de Nova Friburgo RJ, CONSULPLAN, 2023

Texto associado.
A outra noite


Outro dia fui a São Paulo e resolvi voltar à noite, uma noite de vento sul e chuva, tanto lá como aqui. Quando vinha para casa de táxi, encontrei um amigo e o trouxe até Copacabana; e contei a ele que lá em cima, além das nuvens, estava um luar lindo, de Lua cheia; e que as nuvens feias que cobriam a cidade eram, vistas de cima, enluaradas, colchões de sonho, alvas, uma paisagem irreal.
Depois que o meu amigo desceu do carro, o chofer aproveitou um sinal fechado para voltar-se para mim:
– O senhor vai desculpar, eu estava aqui a ouvir sua conversa. Mas, tem mesmo luar lá em cima?
Confirmei: sim, acima da nossa noite preta e enlamaçada e torpe havia uma outra – pura, perfeita e linda.
– Mas, que coisa...
Ele chegou a pôr a cabeça fora do carro para olhar o céu fechado de chuva. Depois continuou guiando mais lentamente. Não sei se sonhava em ser aviador ou pensava em outra coisa.
– Ora, sim senhor...
E, quando saltei e paguei a corrida, ele me disse um “boa noite” e um “muito obrigado ao senhor” tão sinceros, tão veementes, como se eu lhe tivesse feito um presente de rei.


(BRAGA, Rubem. In: Para gostar de ler – Volume II. São Paulo: Ática, 1992.)
Pode-se afirmar que o texto emprega linguagem:
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155Q1056448 | Português, Interpretação de Textos, Enfermeiro de Família, Prefeitura de Nova Friburgo RJ, CONSULPLAN, 2023

Texto associado.
A outra noite


Outro dia fui a São Paulo e resolvi voltar à noite, uma noite de vento sul e chuva, tanto lá como aqui. Quando vinha para casa de táxi, encontrei um amigo e o trouxe até Copacabana; e contei a ele que lá em cima, além das nuvens, estava um luar lindo, de Lua cheia; e que as nuvens feias que cobriam a cidade eram, vistas de cima, enluaradas, colchões de sonho, alvas, uma paisagem irreal.
Depois que o meu amigo desceu do carro, o chofer aproveitou um sinal fechado para voltar-se para mim:
– O senhor vai desculpar, eu estava aqui a ouvir sua conversa. Mas, tem mesmo luar lá em cima?
Confirmei: sim, acima da nossa noite preta e enlamaçada e torpe havia uma outra – pura, perfeita e linda.
– Mas, que coisa...
Ele chegou a pôr a cabeça fora do carro para olhar o céu fechado de chuva. Depois continuou guiando mais lentamente. Não sei se sonhava em ser aviador ou pensava em outra coisa.
– Ora, sim senhor...
E, quando saltei e paguei a corrida, ele me disse um “boa noite” e um “muito obrigado ao senhor” tão sinceros, tão veementes, como se eu lhe tivesse feito um presente de rei.


(BRAGA, Rubem. In: Para gostar de ler – Volume II. São Paulo: Ática, 1992.)
“Depois que o meu amigo desceu do carro, o chofer aproveitou um sinal fechado para voltar-se para mim: [...]” (2º§) Considerando o trecho destacado anteriormente, é possível identificar, por meio da linguagem e/ou estrutura utilizada,
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156Q1056459 | Direito Constitucional, Direitos Políticos, Pedagogo, Prefeitura de Nova Friburgo RJ, CONSULPLAN, 2023

No que concerne aos direitos políticos e à aplicabilidade das normas constitucionais, de acordo com a Constituição Federal de 1988, é correto afirmar que:
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157Q1065957 | Administração Pública, Eficiência, Fiscal de Tributos, Prefeitura de Nova Friburgo RJ, Instituto Consulplan, 2023

O município X vem enfrentando desafios na gestão administrativa e busca melhorar a eficiência e a transparência de seus serviços públicos. O prefeito, em parceria com sua equipe de gestão, está empenhado em implementar mudanças significativas para atender melhor às necessidades dos cidadãos. Considerando o cenário hipotético, uma ação que pode ser tomada para melhorar a gestão administrativa do município é:
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158Q914409 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Inspetor de Alunos, Prefeitura de Nova Friburgo RJ, Consulplan, 2023

Regras de transparência do Acordo de Paris vão exigir esforços adicionais dos países em desenvolvimento

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) apresentou, em São Paulo, as iniciativas e prioridades da política climática, considerando os principais desafios dos contextos nacional e internacional. Durante o evento que celebrou os 15 anos do programa de pesquisas em mudanças climáticas da Fapesp, o coordenador-geral de Ciência do Clima do MCTI, Márcio Rojas, relatou que, no âmbito internacional, está em andamento a transição do sistema de MRV (sigla para Mensuração/Monitoramento, Relato e Verificação), sob as regras da Convenção do Clima, para o novo sistema de transparência fortalecido (ETF, na sigla em inglês), que atende às regras do Acordo de Paris.

(Disponível em: https://www.gov.br/mcti/pt-br/acompanhe-o-mcti/noticias/2023/08/regras-de-transparencia-do-acordo-de-paris-vao-exigir-esforcosadicionais-dos-paises-em-desenvolvimento. Adaptado. Acesso em: 01/10/2023.)

Sobre o Acordo de Paris, assinale a afirmativa INCORRETA.
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159Q1080327 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Legislação das Pessoas com Deficiência, Tradutor Intérprete de Libras, Prefeitura de Nova Friburgo RJ, Instituto Consulplan, 2023

A Lei nº 10.098/1994, ao estabelecer normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida, assegura-lhes, EXCETO:
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160Q1013823 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Professor Bilíngue Língua PortuguesaLibras, Prefeitura de Nova Friburgo RJ, Consulplan, 2023

EliS (Escrita da Língua de Sinais) é um sistema de escrita, criado em 1977, por Mariângela Estelita, que tem base alfabética e linear como o português; organiza-se a partir dos parâmetros dos sinais propostos por Stokoe, ou seja, seus símbolos representam fonemas da língua de sinais. Sendo assim, a EliS representa quatro parâmetros das línguas de sinais: a Configuração de Dedo (CD) – que substituiu a Configuração de Mão, a partir dos estudos de 2006; a Orientação da Palma (OP); o Ponto de Articulação (PA); e, o Movimento (MOV).

(Quadros e Perlin, 2007. Adaptado.)

A partir dos parâmetros citados, constituiu-se um conjunto de símbolos que irá corresponder ao “alfabeto”, sendo cada um dos símbolos deste alfabeto chamado de:
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