Questões de Concursos Prefeitura de Nova Friburgo RJ

Resolva questões de Prefeitura de Nova Friburgo RJ comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

161Q1013831 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Tradutor Intérprete de Libras, Prefeitura de Nova Friburgo RJ, Consulplan, 2023

Discurso é toda situação que envolve a comunicação dentro de um determinado contexto. Considerando-se os tipos de discurso existentes, assinale aquele ao qual o intérprete de língua brasileira de sinais – Libras estará constantemente exposto.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

162Q914527 | Saúde Pública, Planejamento e Programação Local de Saúde no Brasil, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Nova Friburgo RJ, Consulplan, 2023

A ESF – Estratégia de Saúde da Família, é uma das principais ferramentas governamentais de reorganização da saúde básica no país. Lançada em 1994 pelo Ministério da Saúde, a iniciativa ainda hoje constitui uma importante Política Nacional de Atenção Básica e tem como principal foco:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

163Q1056476 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Pedagogo, Prefeitura de Nova Friburgo RJ, CONSULPLAN, 2023

Em certa escola situada em uma região urbanamente diversificada, os educadores estão profundamente empenhados em cultivar um ambiente educacional que celebra o multiculturalismo. A comunidade escolar é notavelmente heterogênea, abrigando alunos provenientes de uma ampla variedade de origens étnicas, culturais e religiosas, refletindo a riqueza da diversidade presente na sociedade. Durante uma reunião pedagógica, os professores discutem a importância de incorporar diferentes perspectivas culturais no currículo para enriquecer a experiência educacional dos alunos. No contexto do multiculturalismo, qual é a principal finalidade da inclusão de diferentes perspectivas culturais no currículo escolar?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

164Q1056479 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Pedagogo, Prefeitura de Nova Friburgo RJ, CONSULPLAN, 2023

Supervisão escolar e orientação educacional são funções pedagógicas que surgiram de modo a cada um fazer o seu papel, de forma fragmentada, com campo de atuação distinto. O primeiro, durante muito tempo, teve o seu campo de trabalho voltado exclusivamente aos professores; já o segundo tinha como função exclusiva trabalhar com os alunos. Mas, segundo Urbanetz & Silva (p. 61) “a fragmentação do trabalho [...] em supervisão escolar e orientação educacional, característica do período tecnicista, foi intensamente denunciada em inúmeros estudos, artigos, pesquisas [...] e encontra-se em plena superação nas diferentes alternativas de ensino”. Em função desta reflexão, hoje, a função da supervisão escolar e da orientação educacional precisa ter o mesmo discurso e a mesma ação, de maneira que o seu trabalho dê sentido ao conhecimento do aluno, inserindo--o na realidade e tornando-o crítico, criativo e cidadão. O supervisor escolar, tanto quanto o orientador educacional, é sujeito de uma ação dentro de um espaço em transformação e transformador – a escola, e precisam ser competentes em muitos aspectos.

Considerando tais aspectos, analise o fragmento de texto a seguir.

“No aspecto _________________, estes profissionais precisam compreender os processos de organização do trabalho. No aspecto ___________________, devem articular a verdadeira função da escola em relação à ‘vida’, pois é um espaço de geração de mudanças para a transformação da sociedade. Já no aspecto __________________, compete aos profissionais a participação nas decisões de todas as ações da escola. É justamente neste aspecto que se destaca a participação do supervisor e do orientador junto à gestão escolar; estes profissionais devendo se mostrar competentes dentro de seu papel, mas de maneira coletiva. No aspecto ______________, toda a ação de tais profissionais deve estar voltada para o sucesso do processo ensino-aprendizagem, em uma relação dialética com os professores e demais profissionais da educação, articulando um processo que os permita repensar ações e garantir a qualidade do ensino.”

Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

165Q1013830 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Tradutor Intérprete de Libras, Prefeitura de Nova Friburgo RJ, Consulplan, 2023

Roberts (1992) analisa o processo de interpretação a partir das competências de um profissional tradutor-intérprete. A habilidade de entender o objetivo da linguagem empregada em todas as suas nuances e expressar corretamente, fluentemente e claramente a mesma informação na língua-alvo é a competência
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

166Q1056454 | Português, Morfologia, Pedagogo, Prefeitura de Nova Friburgo RJ, CONSULPLAN, 2023

Texto associado.
Consumismo e baixa autoestima formam círculo vicioso


Comprar faz você feliz? Ninguém consegue negar o prazer de entrar em uma loja e comprar um produto ou serviço muito desejado. Mas, será que, passada a euforia momentânea, esta satisfação vai de fato ajudar a sustentar a sua felicidade?
Numa visão mais panorâmica, consumir não é sinônimo de bem-estar. Apesar de ter aumentado o seu poder de consumo nos últimos 50 anos, a população dos Estados Unidos não sente uma melhora no seu bem-estar, segundo uma pesquisa da American Psychological Association. Em comparação às condições da década de 50, hoje os norte-americanos podem ter o dobro de carros por pessoa e comer fora de casa com uma frequência duas vezes maior – mas esse conforto não veio acompanhado de uma maior felicidade.
E o que explica esse aparente contrassenso? Cientistas vêm constatando uma relação muito próxima, praticamente de retroalimentação, entre consumismo e baixa autoestima, além de ser relacionado a patologias como depressão e ansiedade.
A relação entre baixa autoestima e materialismo é relativamente fácil de entender: a autoestima pode ser definida como o apreço que uma pessoa confere a si própria, permitindo-lhe ter confiança nos próprios atos e pensamentos. Uma pessoa com baixa autoestima tende a “externalizar” o seu processo de valorização, ou seja, superestimar fatores externos.
Isso pode ser ainda mais pronunciado nesta era das redes sociais, quando é comum buscar reconhecimento na aprovação de terceiros, por meio de curtidas e compartilhamentos. Além disso, somos bombardeados com imagens superproduzidas de viagens, eventos e refeições maravilhosas a todos os momentos, que muitas vezes alimentam um sentimento de inferioridade em relação aos “amigos” da rede social.
Será que só eu sou inadequado na sociedade?
Somado a isso, propagandas e anúncios trazem essa vida perfeita retratada de maneira muito acessível – basta adquirir o produto que está sendo vendido e tudo está resolvido. Mas, a expectativa é frustrada e a viagem divertida com os amigos não se manifesta magicamente após a compra daqueles óculos de sol, não nos tornamos executivos de sucesso imediatamente após comprar “aquele” carro e não entramos em forma apenas por comprar o tênis mais leve do mercado, insatisfações provocadas pelo discurso da publicidade de que comprar vai nos deixar mais felizes. Mas, neste sonho delirante, a única coisa que se torna realidade são as contas, que nem sempre se fecham no fim do mês. E os sentimentos de inadequação e frustração continuarão, afinal, as pessoas das redes sociais e das propagandas seguem levando as suas vidas aparentemente perfeitas, diminuindo ainda mais a autoestima. Continuaremos navegando pelas redes sociais e estaremos expostos a propagandas. E então, o que podemos fazer?
Em primeiro lugar, ter consciência de que este é o processo já é um grande passo. Passamos a ter elementos para entender melhor o que se passa, ao menos racionalmente. Depois, vem o mais difícil: apropriarmos, com a mente e o coração, um sentido para a vida que vá muito além do consumo, que responda ao que é realmente importante na vida de cada um.
Nesse sentido, a pesquisa Rumo à Sociedade do Bem-estar, do Instituto Akatu, perguntou aos entrevistados o que eles consideravam ser felicidade. A resposta, para dois terços dos entrevistados, foi estar saudável e/ou ter sua família saudável.
Conviver bem com a família e os amigos também foi apontado como fator de felicidade para 60% do público que respondeu à pesquisa. Isso mostra que a maior parte da sociedade brasileira compartilha a noção de que, uma vez satisfeitas as necessidades básicas, a felicidade é encontrada no que temos de mais humano, o bem-estar físico próprio e daqueles de quem gostamos e o afeto em si pelos amigos e pela família. Não inclui o caminho do consumismo.
Um outro fator a ser trabalhado no dia a dia, de maneira a enfraquecer ou quebrar o círculo vicioso da insatisfação no consumo e da autoestima, é estimular um diálogo aberto sobre a nossa autoimagem, nossos valores e a importância da aceitação da diversidade nos círculos dos quais fazemos parte, abrindo espaço para a autorreflexão e, por meio da troca de sentimentos e experiências, criar espaço para a percepção de que todos vivemos essas mesmas emoções e, com isso, nos valorizarmos a nós mesmos e aos outros.
Inicia-se outro círculo, dessa vez virtuoso, que tende a ficar mais forte conforme as pessoas se sintam mais à vontade de ser quem elas de fato são. E assim, podendo identificar com mais facilidade o que realmente faz feliz ou pelo menos traz contentamento suficiente, a cada um de nós. E quase que certamente descobriremos que isso está muito longe de ter o último modelo de smartphone.

(Folha de S. Paulo. HÉLIO MATTAR. Acesso em: outubro de 2023.)
Nesse sentido, a pesquisa Rumo à Sociedade do Bem-estar, do Instituto Akatu, perguntou aos entrevistados o que eles consideravam ser felicidade.” (9º§) De acordo com a norma padrão da língua, caso fosse necessário substituir o termo “entrevistados” por um pronome, a expressão “perguntou aos entrevistados” seria reescrita de acordo com a seguinte alternativa:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

167Q1056485 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Pedagogo, Prefeitura de Nova Friburgo RJ, CONSULPLAN, 2023

Considere determinada escola organizada sobre a lógica dos saberes disciplinares; o resultado dá-se da seguinte forma: o professor de geografia não toca nos aspectos biológicos da formação de um relevo em estudo; o de história não considera a influência dos fatores geográficos na compreensão do declínio de uma civilização histórica; o professor de biologia não recupera os processos históricos e sociais que interagem na formação de um ecossistema natural, e assim por diante. Tendo em vista a situação hipotética apresentada e as estratégias de integração disciplinar para reunir as possibilidades de produção de conhecimento, em oposição ao conhecimento monodisciplinar, relacione adequadamente os conceitos às suas respectivas características.

1. Multidisciplinar. 2. Interdisciplinar.

( ) Recorre-se a informações de várias matérias para estudar um determinado elemento, sem a preocupação de interligar as disciplinas entre si.

( ) Permanecem os interesses próprios de cada disciplina; porém, busca soluções dos seus próprios problemas através da articulação com as outras disciplinas.

( ) Busca o intercâmbio mútuo e interação de diversos conhecimentos de forma recíproca e coordenada; perspectiva metodológica comum a todos, bem como integrar os resultados.

( ) Requer a obtenção de informações de uma ou mais ciências ou setores do conhecimento e a solução de um problema sem que as disciplinas evocadas sejam alteradas ou enriquecidas.

A sequência está correta em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

168Q1080329 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Legislação das Pessoas com Deficiência, Professor AEE Atendimento Educacional Especializado, Prefeitura de Nova Friburgo RJ, Instituto Consulplan, 2023

Nos termos do Decreto nº 5.296, de 2 de dezembro de 2004, que regulamenta as Leis nº 10.048/2000 e nº 10.098/2000, ficam estabelecidos, respectivamente, critérios de prioridade e critérios básicos para promoção de acessibilidade das pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, cabendo ao poder público:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

169Q914522 | Saúde Pública, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Nova Friburgo RJ, Consulplan, 2023

É senso comum que um agente comunitário de saúde deve ter ciência quanto aos principais problemas de saúde da população e os recursos para enfrentá-los. As alternativas a seguir dispõem corretamente um problema de saúde comum aos brasileiros e sua respectiva descrição, EXCETO em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

170Q1087121 | Matemática, Análise Combinatória em Matemática, Auxiliar de Serviços Gerais, Prefeitura de Nova Friburgo RJ, Instituto Consulplan, 2023

Renata e Eduardo estão planejando o seu casamento. Para os arranjos de mesa, uma floricultura reserva ao casal: 150 cravos, 180 lírios e 240 rosas. Por uma questão estética, a cerimonialista do evento sugere que os arranjos tenham a mesma quantidade de flores e cada uma das espécies seja dividida igualmente nos arranjos. Qual a quantidade máxima de mesas eles poderão decorar com tal arranjo?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

171Q1087122 | Matemática, Análise Combinatória em Matemática, Professor I, Prefeitura de Nova Friburgo RJ, Instituto Consulplan, 2023

Os alunos do novo ensino médio de determinada escola devem escolher as áreas do conhecimento para fazer o aprofundamento de seus estudos. As áreas do conhecimento que estão disponíveis para essa escolha são: LGG (Linguagens e suas Tecnologias); MAT (Matemática e suas Tecnologias); CNT (Ciências da Natureza e suas Tecnologias); e, CHS (Ciências Humanas e Sociais Aplicadas). Os estudantes podem escolher se aprofundar em apenas uma, duas ou três áreas do conhecimento ao mesmo tempo. Neste caso, quantas são as possibilidades que um estudante do novo ensino médio tem para escolher fazer seu aprofundamento?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

172Q914345 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Auxiliar de Serviços Gerais, Prefeitura de Nova Friburgo RJ, Consulplan, 2023

O Brasil é um país com grande produção de energia elétrica proveniente de fontes renováveis. Sobre a energia elétrica produzida no país, NÃO é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

173Q1056455 | Matemática, Raciocínio Lógico, Pedagogo, Prefeitura de Nova Friburgo RJ, CONSULPLAN, 2023

Três amigas recém-formadas na universidade – Amanda, Betina e Clarice, foram admitidas para os cargos de psicóloga, farmacêutica e nutricionista, mas não necessariamente nesta ordem. Elas têm idades diferentes: uma tem 28 anos, a outra tem 29 anos e, a terceira, 34 anos. Considere as seguintes afirmações:

• A nutricionista tem 28 anos. • Clarice tem 34 anos. • Amanda é farmacêutica.

Considerando que tais afirmações são verdadeiras, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

174Q1056474 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Pedagogo, Prefeitura de Nova Friburgo RJ, CONSULPLAN, 2023

A gestão da aprendizagem, um componente essencial do ambiente educacional contemporâneo, engloba um conjunto de estratégias e práticas que visam promover a eficácia do processo de ensino e aprendizagem. Isso inclui a criação de ambientes de aprendizagem estimulantes, a seleção de recursos educacionais adequados, a definição de metas claras de aprendizagem, a avaliação constante do progresso dos alunos, dentre outros. Na gestão da aprendizagem, um dos princípios fundamentais é a personalização do ensino, que envolve adaptar o processo de aprendizagem de acordo com as necessidades individuais dos alunos. No entanto, a personalização da aprendizagem pode ser desafiadora para a implementação de uma forma eficaz. Considerando uma abordagem bem-sucedida para promover a personalização da aprendizagem, o professor deve
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

175Q1056475 | Pedagogia, Principais Autores, Pedagogo, Prefeitura de Nova Friburgo RJ, CONSULPLAN, 2023

As teorias de aprendizagem são fundamentais para compreender como as pessoas adquirem conhecimento e desenvolvem habilidades. No entanto, tais teorias podem variar em suas bases empíricas, metodológicas e epistemológicas. Lev Semionovitch Vygotsky, principal representante da chamada Psicologia Histórico-Cultural, enfrentou o desafio de construir uma nova psicologia e deste embasamento científico também à pedagogia, a partir de sua nova concepção de homem como forma de aportar as relações sociais à educação, à mediação com a cultura, um caráter diligente do processo de desenvolvimento de todos os indivíduos em sociedade. No desenvolvimento de sua teoria, Vygotsky:

I. Buscou superar as vertentes subjetivistas e objetivistas, a dicotomia entre mente-corpo, visões que, no geral, desconsideram as relações sociais e a história das transformações socioculturais.

II. Utilizou-se do método materialista histórico e dialético como forma de compreender os elementos que historicamente influenciaram a consolidação da psicologia enquanto ciência da vida concreta dos indivíduos, mediante o resgate da história do desenvolvimento pessoal e da relação desta com a história social dos homens.

III. Entende que os processos psicológicos devem ser compreendidos em sua totalidade e em movimento, em uma visão dialética do processo integral do comportamento, que se dá a partir de processos biológicos vinculados ao fato de que o homem é um ser social e histórico que realiza ações sobre a natureza, com o intuito de constituir-se numa forma de ser e de agir e suprir as necessidades colocadas pelo meio em que vive.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.