Início

Questões de Concursos Prefeitura de Nova Friburgo RJ

Resolva questões de Prefeitura de Nova Friburgo RJ comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


81Q914354 | Pedagogia, Auxiliar de Creche, Prefeitura de Nova Friburgo RJ, Consulplan, 2023

O espaço também ensina, estimula, intriga e, principalmente, encanta. Caixas organizadoras bem conservadas, dispostas de maneira alinhada e harmônica, e brinquedos guardados por tipo, separadamente, são características de um local onde existe a preocupação com o belo para além do “bonito ou feio”.
(CAMILO, 2022, s/p.)

Em relação aos espaços na educação infantil, é evidenciada sua importância, para além dos cuidados com materiais pontiagudos ou perigosos ao alcance das crianças, bem como a limpeza e a organização do local. Quanto aos espaços na creche, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

82Q914360 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Auxiliar de Creche, Prefeitura de Nova Friburgo RJ, Consulplan, 2023

No plano municipal de educação da prefeitura de Nova Friburgo-RJ, está prevista a função de auxiliar de creche como profissional da educação infantil. De acordo com a meta I do Plano – educação infantil, na estratégia 29: “a SME deverá promover a formação inicial e continuada dos profissionais de educação da rede pública municipal, especialmente os auxiliares que atuam na educação infantil”. Após o ingresso do candidato aprovado, ele terá novos estudos e também a garantia da formação continuada. São consideradas funções de auxiliar de creche, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

83Q1056451 | Enfermagem, Segurança do Paciente, Enfermeiro de Família, Prefeitura de Nova Friburgo RJ, CONSULPLAN, 2023

Após exame físico criterioso durante visita domiciliar a um paciente, foram levantados fatores de risco para desenvolvimento de lesão por pressão; o paciente classificado, segundo a escala de Braden, apresentava os seguintes parâmetros:

Percepção sensorial: levemente limitado. • Umidade: ocasionalmente molhado. • Atividade: acamado. • Mobilidade: bastante limitado. • Nutrição: provavelmente inadequada. • Fricção e cisalhamento: problema potencial.

Considerando a avaliação, segundo a Escala de Braden, qual é o risco que o paciente apresenta de desenvolver lesão por pressão?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

84Q915160 | Português, Tipologia Textual, Servente de Obras, Prefeitura de Nova Friburgo RJ, CONSULPLAN, 2023

Texto associado.
Coisas & Pessoas

Desde pequeno, tive tendência para personificar as coisas. Tia Tula, que achava que mormaço fazia mal, sempre gritava: “Vem pra dentro, menino, olha o mormaço!” Mas eu ouvia o mormaço com M maiúsculo. Mormaço, para mim, era um velho que pegava crianças! Ia pra dentro logo. E ainda hoje, quando leio que alguém se viu perseguido pelo clamor público, vejo com estes olhos o Sr. Clamor Público, magro, arquejante, de preto, brandindo um guarda-chuva, com um gogó protuberante que se abaixa e levanta no excitamento da perseguição. E já estava devidamente grandezinho, pois devia contar uns trinta anos, quando me fui, com um grupo de colegas, a ver o lançamento da pedra fundamental da ponte Uruguaiana-Libres, ocasião de grandes solenidades, com os presidentes Justo e Getúlio, e gente muita, tanto assim que fomos alojados os do meu grupo num casarão que creio fosse a Prefeitura, com os demais jornalistas do Brasil e Argentina.
Era como um alojamento de quartel, com breve espaço entre as camas e todas as portas e janelas abertas, tudo com os alegres incômodos e duvidosos encantos de uma coletividade democrática. Pois lá pelas tantas da noite, como eu pressentisse, em meu entredormir, um vulto junto à minha cama, sentei-me estremunhado e olhei atônito para um tipo de chiru, ali parado, de bigodes caídos, pala pendente e chapéu descido sobre os olhos. Diante da minha muda interrogação, ele resolveu explicar-se, com a devida calma:
– Pois é! Não vê que eu sou o sereno.
E eis que, por um milésimo de segundo, ou talvez mais, julguei que se tratasse do silêncio noturno em pessoa. Coisas do sono? Além disso, o vulto, aquele penumbroso e todo em linhas descendentes, ajudava a ilusão. Mas por que desculpar-me? Quase imediatamente compreendi que o “sereno” era um vigia noturno, uma espécie de anjo da guarda crioulo e municipal.
Por que desculpar-me, se os poetas criaram os deuses e semideuses para personificar as coisas, visíveis e invisíveis... E o sereno da Fronteira deve andar mesmo de chapéu desabado, bigode, pala e de pé no chão... sim, ele estava mesmo de pés descalços, de certo para não nos perturbar o sono mais ou menos inocente.

(QUINTANA, Mário. As cem melhores crônicas brasileiras. Em: 29/09/2023.)
Em relação à temática do texto, podemos afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

85Q1056490 | Pedagogia, Principais Autores, Pedagogo, Prefeitura de Nova Friburgo RJ, CONSULPLAN, 2023

Texto associado.
Buscando conseguir elementos para análise e melhor compreensão do processo educativo, identificado no comportamento do professor numa situação de ensino aprendizagem, Mizukami (1986), buscou evidenciar as tendências mais específicas e gerais, de forma tal que possibilitasse caracterizar adequadamente o tipo de aula e de abordagem subjacente a cada segmento do cotidiano didático-pedagógico do professor. Como resultado de seu trabalho encontrou cinco abordagens que considera ter influenciado professores, são elas: abordagem tradicional; abordagem comportamentalista; abordagem humanista; abordagem cognitivista; e, abordagem sociocultural. Assim, possibilita uma interpretação da realidade educacional que fundamenta a ação docente.


(Disponível em: Journal of Management of Roraima Revista de Administração de Roraima Vol. 5, n. 1, Jan/jun. 2015. p. 4-14 ISSNe: 2237-80 5)
“_______________ foi o grande defensor da abordagem comportamentalista, que se fundamenta no papel da recompensa ou reforço; parte da premissa de que toda ação que produza satisfação tenderá ser repetida e aprendida. O conteúdo transmitido visa objetivos e habilidades que levem à competência. O aluno é considerado como um recipiente de informações e reflexões. E a escola é a agência que educa formalmente, onde não é necessário oferecer condições para que o aluno explore o conhecimento, explore o ambiente, invente e descubra.” Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

86Q914346 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Auxiliar de Serviços Gerais, Prefeitura de Nova Friburgo RJ, Consulplan, 2023

Nos últimos anos aumentou a preocupação com o meio ambiente e os problemas ambientais devido ao uso cada vez maior dos recursos naturais para satisfazer as necessidades de compras do modo de vida da sociedade atual. As informações se referem a uma sociedade
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

87Q914349 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Questões Sociais, Auxiliar de Serviços Gerais, Prefeitura de Nova Friburgo RJ, Consulplan, 2023

Desde 2019 o mundo passou a enfrentar uma epidemia mundial desencadeada pelo vírus da Covid-19 que interferiu nas áreas da saúde, da economia e, principalmente, nas relações sociais das pessoas. Durante esse período, foi criado, no Brasil, um programa federal para auxiliar brasileiros em situação de baixa renda. Este programa foi:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

88Q1056458 | Matemática, Aritmética e Problemas, Pedagogo, Prefeitura de Nova Friburgo RJ, CONSULPLAN, 2023

Lucas reside em uma cidade X e, todos os dias úteis, faz o trajeto de ida e volta em seu carro até a cidade Y para trabalhar. Em um determinado dia útil, Lucas partiu da cidade X até a cidade Y desenvolvendo uma velocidade média de 105 km/h. No fim do dia, por causa de um intenso engarrafamento na estrada, Lucas partiu da cidade Y até a cidade X desenvolvendo uma velocidade média de 75 km/h. Considerando todo o trajeto de ida e volta entre as cidades X e Y, qual a velocidade média desenvolvida pelo carro de Lucas neste dia?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

89Q1056478 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Pedagogo, Prefeitura de Nova Friburgo RJ, CONSULPLAN, 2023

[...] de maneira a oportunizar relações verdadeiramente significativas entre o aluno e o conhecimento, como condição para a sua participação efetiva no trabalho e na sociedade, de modo a ser protagonista da construção de uma nova ordem social. Essa dimensão reafirma o caráter político do currículo [...] “é o resultado de um projeto intencional de formação humana orientado para uma utopia, ao redor do qual se articulam todos os esforços da comunidade escolar”.

(KUENZER, 2000, p. 67, 68.)

A organização do trabalho pedagógico será dada pela opção política que a escola fizer e pelas escolhas; com relação às diferentes formas de organização dos componentes curriculares, a seleção e a organização dos conteúdos devem pressupor a triagem de alguns conteúdos organizados de modo a promover a EXCEÇÃO de uma; assinale-a.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

90Q914403 | Português, Advérbios, Inspetor de Alunos, Prefeitura de Nova Friburgo RJ, Consulplan, 2023

Texto associado.
O casamento e a cegonha


Os pais da noiva tinham resolvido que o casamento da filha se faria ali mesmo, na chácara, à boa moda antiga, com mesada de doces, churrasco, muita empada, leitoa, frango assado, boas comidas e abundantes bebidas.
Armou-se o altar na sala da frente. Cobriu-se a mesa do civil com um lindo atoalhado de plástico. Vieram os convidados. Veio o vigário, veio o juiz e veio o escrivão. Testemunhas e a roda dos parentes. Fizeram o casamento. A moça sempre fora alta, grandalhona, fornida de carnes e de bons quartos. Naquele vestido branco, rodado, de babados subindo e descendo, de véu e grinalda, inda mais reforçada parecia.
Como a festança era mesmo de arromba, fogos pipocando, música chegando e muita gente entrando e saindo, ninguém mais reparou nos noivos que depois de posarem para o retrato de praxe, na cabeceira da mesa e de cortarem juntos o bolo artístico, se misturaram com os convidados e cada qual se achou à vontade e sem constrangimento.
O juiz e o vigário deixaram-se ficar numa roda de amigos, conversando com advogados, escrivães, gente do foro.
O baile tinha começado. A moçada saracoteava alegre. Os que não eram de dança, rodeavam a mesa posta, com pratos, copos e garrafas. Espetos de churrasco e bandas de leitão se cruzavam por todos os lados.
Boas comidas, muita bebida e os donos da casa pondo o pessoal à vontade, incansáveis, não cabendo em si de contentes com o casamento daquela primeira filha. Nada alegra tanto o coração da criatura como mesa posta, carne assada, bebidas de graça e falta de cerimônia. Quem contestar esta verdade simples, não merece dois vinténs de crédito.
Bem por isso mesmo diz o caboclo: a alegria vem das tripas – barriga cheia, coração alegre. O que é pura verdade.
A orquestra assoprava valsas e boleros com furor. Os pares girando. Os namorados namorando. Os que não dançavam se encostavam pelas mesas e, quem já estava farto, fazia roda, bebia café, fumava cigarro e contava piadas.
Quando a festança ia mais animada, lá pelas tantas, ouviu-se um corre-corre pelos quartos e corredores.
Logo mais aparecia na sala o dono da casa, ansioso e afobado, se desculpando e pedindo ao juiz e ao vigário fazerem o favor de acabar com a festa porque a noiva estava com dor de parto e a assistente já tinha chegado…
“Isto é que se chama aproveitar o tempo”, comentou um convidado, “numa só festa, casa a filha e chega a cegonha…”


(CORALINA, Cora. Estória da Casa Velha da Ponte. Global Editora. São Paulo, 2001. Projeto Releituras.)
No fragmento “Quando a festança ia mais animada, lá pelas tantas, ouviu-se um corre-corre pelos quartos e corredores.” (9º§), pode ser identificado, quanto ao termo assinalado, o seguinte efeito de sentido:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

91Q914408 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Inspetor de Alunos, Prefeitura de Nova Friburgo RJ, Consulplan, 2023

A Inteligência Artificial (IA) é uma tecnologia que permite criar máquinas e sistemas computacionais com o funcionamento e com certa autonomia já que “imita” o comportamento humano. O treinamento da IA acontece pela absorção de um grande volume de dados e identificação de padrões e associações. Sobre a IA, analise as afirmativas a seguir.

I. Assistentes virtuais: fazem a análise das preferências que são feitas com base em interações prévias com conteúdos semelhantes organizando os posts do feed por relevância.

II. Face ID: analisa a interação de quem assiste aos filmes e séries ou ouve músicas para recomendar conteúdo personalizado, um exemplo de plataforma é a Amazon Prime.

III. Assistentes de voz: conseguem obedecer a comandos, incluindo responder perguntas sobre, por exemplo, o clima, fornecer os melhores caminhos no trânsito de determinado lugar e tocar músicas ou podcasts.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

92Q1056773 | Português, Crase, Servente de Obras, Prefeitura de Nova Friburgo RJ, CONSULPLAN, 2023

Texto associado.
Coisas & Pessoas

Desde pequeno, tive tendência para personificar as coisas. Tia Tula, que achava que mormaço fazia mal, sempre gritava: “Vem pra dentro, menino, olha o mormaço!” Mas eu ouvia o mormaço com M maiúsculo. Mormaço, para mim, era um velho que pegava crianças! Ia pra dentro logo. E ainda hoje, quando leio que alguém se viu perseguido pelo clamor público, vejo com estes olhos o Sr. Clamor Público, magro, arquejante, de preto, brandindo um guarda-chuva, com um gogó protuberante que se abaixa e levanta no excitamento da perseguição. E já estava devidamente grandezinho, pois devia contar uns trinta anos, quando me fui, com um grupo de colegas, a ver o lançamento da pedra fundamental da ponte Uruguaiana-Libres, ocasião de grandes solenidades, com os presidentes Justo e Getúlio, e gente muita, tanto assim que fomos alojados os do meu grupo num casarão que creio fosse a Prefeitura, com os demais jornalistas do Brasil e Argentina.
Era como um alojamento de quartel, com breve espaço entre as camas e todas as portas e janelas abertas, tudo com os alegres incômodos e duvidosos encantos de uma coletividade democrática. Pois lá pelas tantas da noite, como eu pressentisse, em meu entredormir, um vulto junto à minha cama, sentei-me estremunhado e olhei atônito para um tipo de chiru, ali parado, de bigodes caídos, pala pendente e chapéu descido sobre os olhos. Diante da minha muda interrogação, ele resolveu explicar-se, com a devida calma:
– Pois é! Não vê que eu sou o sereno.
E eis que, por um milésimo de segundo, ou talvez mais, julguei que se tratasse do silêncio noturno em pessoa. Coisas do sono? Além disso, o vulto, aquele penumbroso e todo em linhas descendentes, ajudava a ilusão. Mas por que desculpar-me? Quase imediatamente compreendi que o “sereno” era um vigia noturno, uma espécie de anjo da guarda crioulo e municipal.
Por que desculpar-me, se os poetas criaram os deuses e semideuses para personificar as coisas, visíveis e invisíveis... E o sereno da Fronteira deve andar mesmo de chapéu desabado, bigode, pala e de pé no chão... sim, ele estava mesmo de pés descalços, de certo para não nos perturbar o sono mais ou menos inocente.

(QUINTANA, Mário. As cem melhores crônicas brasileiras. Em: 29/09/2023.)
No trecho [...] um vulto junto à minha cama, [...] (2º§) foi empregado o acento grave, denominado crase. Quanto ao uso correto deste acento, podemos afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

93Q1013824 | Libras, Educação dos Surdos, Professor Bilíngue Língua PortuguesaLibras, Prefeitura de Nova Friburgo RJ, Consulplan, 2023

A cultura e a identidade surdas fundamentam-se na crença de que é primordial para o desenvolvimento da pessoa surda que ela se reconheça como parte da comunidade surda, identificando seus limites e formas de expressão porque
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

94Q1056449 | Português, Sintaxe, Enfermeiro de Família, Prefeitura de Nova Friburgo RJ, CONSULPLAN, 2023

Texto associado.
Consumismo e baixa autoestima formam círculo vicioso


Comprar faz você feliz? Ninguém consegue negar o prazer de entrar em uma loja e comprar um produto ou serviço muito desejado. Mas, será que, passada a euforia momentânea, esta satisfação vai de fato ajudar a sustentar a sua felicidade?
Numa visão mais panorâmica, consumir não é sinônimo de bem-estar. Apesar de ter aumentado o seu poder de consumo nos últimos 50 anos, a população dos Estados Unidos não sente uma melhora no seu bem-estar, segundo uma pesquisa da American Psychological Association. Em comparação às condições da década de 50, hoje os norte-americanos podem ter o dobro de carros por pessoa e comer fora de casa com uma frequência duas vezes maior – mas esse conforto não veio acompanhado de uma maior felicidade.
E o que explica esse aparente contrassenso? Cientistas vêm constatando uma relação muito próxima, praticamente de retroalimentação, entre consumismo e baixa autoestima, além de ser relacionado a patologias como depressão e ansiedade.
A relação entre baixa autoestima e materialismo é relativamente fácil de entender: a autoestima pode ser definida como o apreço que uma pessoa confere a si própria, permitindo-lhe ter confiança nos próprios atos e pensamentos. Uma pessoa com baixa autoestima tende a “externalizar” o seu processo de valorização, ou seja, superestimar fatores externos.
Isso pode ser ainda mais pronunciado nesta era das redes sociais, quando é comum buscar reconhecimento na aprovação de terceiros, por meio de curtidas e compartilhamentos. Além disso, somos bombardeados com imagens superproduzidas de viagens, eventos e refeições maravilhosas a todos os momentos, que muitas vezes alimentam um sentimento de inferioridade em relação aos “amigos” da rede social.
Será que só eu sou inadequado na sociedade?
Somado a isso, propagandas e anúncios trazem essa vida perfeita retratada de maneira muito acessível – basta adquirir o produto que está sendo vendido e tudo está resolvido. Mas, a expectativa é frustrada e a viagem divertida com os amigos não se manifesta magicamente após a compra daqueles óculos de sol, não nos tornamos executivos de sucesso imediatamente após comprar “aquele” carro e não entramos em forma apenas por comprar o tênis mais leve do mercado, insatisfações provocadas pelo discurso da publicidade de que comprar vai nos deixar mais felizes. Mas, neste sonho delirante, a única coisa que se torna realidade são as contas, que nem sempre se fecham no fim do mês. E os sentimentos de inadequação e frustração continuarão, afinal, as pessoas das redes sociais e das propagandas seguem levando as suas vidas aparentemente perfeitas, diminuindo ainda mais a autoestima. Continuaremos navegando pelas redes sociais e estaremos expostos a propagandas. E então, o que podemos fazer?
Em primeiro lugar, ter consciência de que este é o processo já é um grande passo. Passamos a ter elementos para entender melhor o que se passa, ao menos racionalmente. Depois, vem o mais difícil: apropriarmos, com a mente e o coração, um sentido para a vida que vá muito além do consumo, que responda ao que é realmente importante na vida de cada um.
Nesse sentido, a pesquisa Rumo à Sociedade do Bem-estar, do Instituto Akatu, perguntou aos entrevistados o que eles consideravam ser felicidade. A resposta, para dois terços dos entrevistados, foi estar saudável e/ou ter sua família saudável.
Conviver bem com a família e os amigos também foi apontado como fator de felicidade para 60% do público que respondeu à pesquisa. Isso mostra que a maior parte da sociedade brasileira compartilha a noção de que, uma vez satisfeitas as necessidades básicas, a felicidade é encontrada no que temos de mais humano, o bem-estar físico próprio e daqueles de quem gostamos e o afeto em si pelos amigos e pela família. Não inclui o caminho do consumismo.
Um outro fator a ser trabalhado no dia a dia, de maneira a enfraquecer ou quebrar o círculo vicioso da insatisfação no consumo e da autoestima, é estimular um diálogo aberto sobre a nossa autoimagem, nossos valores e a importância da aceitação da diversidade nos círculos dos quais fazemos parte, abrindo espaço para a autorreflexão e, por meio da troca de sentimentos e experiências, criar espaço para a percepção de que todos vivemos essas mesmas emoções e, com isso, nos valorizarmos a nós mesmos e aos outros.
Inicia-se outro círculo, dessa vez virtuoso, que tende a ficar mais forte conforme as pessoas se sintam mais à vontade de ser quem elas de fato são. E assim, podendo identificar com mais facilidade o que realmente faz feliz ou pelo menos traz contentamento suficiente, a cada um de nós. E quase que certamente descobriremos que isso está muito longe de ter o último modelo de smartphone.

(Folha de S. Paulo. HÉLIO MATTAR. Acesso em: outubro de 2023.)
“Comprar faz você feliz?” (1º§) Considerando a primeira oração do texto, é possível reconhecer o estabelecimento adequado da concordância do verbo fazer na forma “faz”. A inadequação do emprego do verbo citado pode ser vista em (considerando o contexto das orações a seguir):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

95Q1056463 | Legislação dos Municípios do Estado do Rio de Janeiro, Legislação do Município de Nova Friburgo, Pedagogo, Prefeitura de Nova Friburgo RJ, CONSULPLAN, 2023

Assinale a afirmativa correta sobre o patrimônio municipal, de acordo com a Lei Orgânica do Município de Nova Friburgo-RJ (Lei Municipal nº 4.637/2018).
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

96Q1056465 | Legislação dos Municípios do Estado do Rio de Janeiro, Legislação do Município de Nova Friburgo, Pedagogo, Prefeitura de Nova Friburgo RJ, CONSULPLAN, 2023

Sobre o exercício no cargo público, de acordo com o disposto no Estatuto do Servidor – Lei Municipal nº 1.470/1979, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) O exercício do cargo terá início no prazo de sessenta dias contados da data da publicação oficial do ato, no caso de reintegração e da posse, nos demais casos.

( ) A promoção interrompe o exercício, que é contado na nova classe a partir da publicação do ato que promover o funcionário.

( ) O funcionário removido, quando licenciado ou afastado por impedimento legal, deve entrar em exercício imediatamente após o término da licença ou do afastamento.

( ) O prefeito poderá alterar a lotação do funcionário, ex-officio ou a pedido, atendida sempre a conveniência do serviço.

A sequência está correta em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

97Q914404 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Inspetor de Alunos, Prefeitura de Nova Friburgo RJ, Consulplan, 2023

Regulamentação de serviços de streaming divide opiniões em audiência na CE

Dois projetos que buscam regulamentar o serviço de vídeo sob demanda e a cobrança de Contribuição para o Desenvolvimento da Indústria Cinematográfica Nacional (Condecine) sobre o setor, discutidos em audiência pública da Comissão de Educação (CE), foram recebidos com ressalvas pelas operadoras de serviços de vídeo na internet. Enquanto representantes de produtores, governo e agência reguladora manifestaram apoio, as medidas de financiamento de obras independentes e promoção de conteúdo nacional em plataformas de streaming, as empresas de distribuição de audiovisual apontaram falhas na abrangência e nos termos dos projetos em pauta sobre o tema.

(Disponível em: https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2023/09/14/regulamentacao-de-servicos-de-streaming-divide-opinioes-em-audienciana-ce. Adaptado. Acesso em: 14/09/2023.)

Sobre streaming, analise as afirmativas a seguir.

I. É uma tecnologia de transmissão de dados pela internet, principalmente em áudio e vídeo, sem a necessidade de baixar o conteúdo.
II. Através de uma conta (que pode ser gratuita ou paga, dependendo da plataforma), tem-se acesso a um acervo de filmes, séries, músicas e outros conteúdos.
III. Algumas das plataformas de streaming são: Netflix, Spotify e Twitch.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

98Q1080329 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Legislação das Pessoas com Deficiência, Professor AEE Atendimento Educacional Especializado, Prefeitura de Nova Friburgo RJ, Instituto Consulplan, 2023

Nos termos do Decreto nº 5.296, de 2 de dezembro de 2004, que regulamenta as Leis nº 10.048/2000 e nº 10.098/2000, ficam estabelecidos, respectivamente, critérios de prioridade e critérios básicos para promoção de acessibilidade das pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, cabendo ao poder público:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

99Q1013819 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Professor Bilíngue Língua PortuguesaLibras, Prefeitura de Nova Friburgo RJ, Consulplan, 2023

A Língua Brasileira de Sinais – Libras é uma modalidade de língua articulada através das mãos, das expressões faciais e do corpo, apresentando algumas peculiaridades. Em relação a Libras, é pertinente afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

100Q914519 | Saúde Pública, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Nova Friburgo RJ, Consulplan, 2023

A análise de indicadores epidemiológicos é essencial para diversos aspectos relacionados às atividades exercidas por um Agente Comunitário de Saúde – ACS. A partir da investigação dos índices quantitativos relacionados a doenças, é possível traçar estratégias para sua compreensão e tratamento, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.