Questões de Concursos Prefeitura de Nova Friburgo RJ

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81Q914520 | Saúde Pública, Planejamento e Programação Local de Saúde no Brasil, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Nova Friburgo RJ, Consulplan, 2023

O planejamento, o acompanhamento de ações e a avaliação de seu impacto na saúde da população são técnicas relativas ao levantamento das condições de vida e de saúde, bem como de doenças da população. Nesse contexto, assinale a afirmativa que trata de uma iniciativa importante para os processos de conhecimento de um território e sua respectiva população.
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82Q1056449 | Português, Sintaxe, Enfermeiro de Família, Prefeitura de Nova Friburgo RJ, CONSULPLAN, 2023

Texto associado.
Consumismo e baixa autoestima formam círculo vicioso


Comprar faz você feliz? Ninguém consegue negar o prazer de entrar em uma loja e comprar um produto ou serviço muito desejado. Mas, será que, passada a euforia momentânea, esta satisfação vai de fato ajudar a sustentar a sua felicidade?
Numa visão mais panorâmica, consumir não é sinônimo de bem-estar. Apesar de ter aumentado o seu poder de consumo nos últimos 50 anos, a população dos Estados Unidos não sente uma melhora no seu bem-estar, segundo uma pesquisa da American Psychological Association. Em comparação às condições da década de 50, hoje os norte-americanos podem ter o dobro de carros por pessoa e comer fora de casa com uma frequência duas vezes maior – mas esse conforto não veio acompanhado de uma maior felicidade.
E o que explica esse aparente contrassenso? Cientistas vêm constatando uma relação muito próxima, praticamente de retroalimentação, entre consumismo e baixa autoestima, além de ser relacionado a patologias como depressão e ansiedade.
A relação entre baixa autoestima e materialismo é relativamente fácil de entender: a autoestima pode ser definida como o apreço que uma pessoa confere a si própria, permitindo-lhe ter confiança nos próprios atos e pensamentos. Uma pessoa com baixa autoestima tende a “externalizar” o seu processo de valorização, ou seja, superestimar fatores externos.
Isso pode ser ainda mais pronunciado nesta era das redes sociais, quando é comum buscar reconhecimento na aprovação de terceiros, por meio de curtidas e compartilhamentos. Além disso, somos bombardeados com imagens superproduzidas de viagens, eventos e refeições maravilhosas a todos os momentos, que muitas vezes alimentam um sentimento de inferioridade em relação aos “amigos” da rede social.
Será que só eu sou inadequado na sociedade?
Somado a isso, propagandas e anúncios trazem essa vida perfeita retratada de maneira muito acessível – basta adquirir o produto que está sendo vendido e tudo está resolvido. Mas, a expectativa é frustrada e a viagem divertida com os amigos não se manifesta magicamente após a compra daqueles óculos de sol, não nos tornamos executivos de sucesso imediatamente após comprar “aquele” carro e não entramos em forma apenas por comprar o tênis mais leve do mercado, insatisfações provocadas pelo discurso da publicidade de que comprar vai nos deixar mais felizes. Mas, neste sonho delirante, a única coisa que se torna realidade são as contas, que nem sempre se fecham no fim do mês. E os sentimentos de inadequação e frustração continuarão, afinal, as pessoas das redes sociais e das propagandas seguem levando as suas vidas aparentemente perfeitas, diminuindo ainda mais a autoestima. Continuaremos navegando pelas redes sociais e estaremos expostos a propagandas. E então, o que podemos fazer?
Em primeiro lugar, ter consciência de que este é o processo já é um grande passo. Passamos a ter elementos para entender melhor o que se passa, ao menos racionalmente. Depois, vem o mais difícil: apropriarmos, com a mente e o coração, um sentido para a vida que vá muito além do consumo, que responda ao que é realmente importante na vida de cada um.
Nesse sentido, a pesquisa Rumo à Sociedade do Bem-estar, do Instituto Akatu, perguntou aos entrevistados o que eles consideravam ser felicidade. A resposta, para dois terços dos entrevistados, foi estar saudável e/ou ter sua família saudável.
Conviver bem com a família e os amigos também foi apontado como fator de felicidade para 60% do público que respondeu à pesquisa. Isso mostra que a maior parte da sociedade brasileira compartilha a noção de que, uma vez satisfeitas as necessidades básicas, a felicidade é encontrada no que temos de mais humano, o bem-estar físico próprio e daqueles de quem gostamos e o afeto em si pelos amigos e pela família. Não inclui o caminho do consumismo.
Um outro fator a ser trabalhado no dia a dia, de maneira a enfraquecer ou quebrar o círculo vicioso da insatisfação no consumo e da autoestima, é estimular um diálogo aberto sobre a nossa autoimagem, nossos valores e a importância da aceitação da diversidade nos círculos dos quais fazemos parte, abrindo espaço para a autorreflexão e, por meio da troca de sentimentos e experiências, criar espaço para a percepção de que todos vivemos essas mesmas emoções e, com isso, nos valorizarmos a nós mesmos e aos outros.
Inicia-se outro círculo, dessa vez virtuoso, que tende a ficar mais forte conforme as pessoas se sintam mais à vontade de ser quem elas de fato são. E assim, podendo identificar com mais facilidade o que realmente faz feliz ou pelo menos traz contentamento suficiente, a cada um de nós. E quase que certamente descobriremos que isso está muito longe de ter o último modelo de smartphone.

(Folha de S. Paulo. HÉLIO MATTAR. Acesso em: outubro de 2023.)
“Comprar faz você feliz?” (1º§) Considerando a primeira oração do texto, é possível reconhecer o estabelecimento adequado da concordância do verbo fazer na forma “faz”. A inadequação do emprego do verbo citado pode ser vista em (considerando o contexto das orações a seguir):
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83Q1056490 | Pedagogia, Principais Autores, Pedagogo, Prefeitura de Nova Friburgo RJ, CONSULPLAN, 2023

Texto associado.
Buscando conseguir elementos para análise e melhor compreensão do processo educativo, identificado no comportamento do professor numa situação de ensino aprendizagem, Mizukami (1986), buscou evidenciar as tendências mais específicas e gerais, de forma tal que possibilitasse caracterizar adequadamente o tipo de aula e de abordagem subjacente a cada segmento do cotidiano didático-pedagógico do professor. Como resultado de seu trabalho encontrou cinco abordagens que considera ter influenciado professores, são elas: abordagem tradicional; abordagem comportamentalista; abordagem humanista; abordagem cognitivista; e, abordagem sociocultural. Assim, possibilita uma interpretação da realidade educacional que fundamenta a ação docente.


(Disponível em: Journal of Management of Roraima Revista de Administração de Roraima Vol. 5, n. 1, Jan/jun. 2015. p. 4-14 ISSNe: 2237-80 5)
“_______________ foi o grande defensor da abordagem comportamentalista, que se fundamenta no papel da recompensa ou reforço; parte da premissa de que toda ação que produza satisfação tenderá ser repetida e aprendida. O conteúdo transmitido visa objetivos e habilidades que levem à competência. O aluno é considerado como um recipiente de informações e reflexões. E a escola é a agência que educa formalmente, onde não é necessário oferecer condições para que o aluno explore o conhecimento, explore o ambiente, invente e descubra.” Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior.
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84Q1056494 | Português, Interpretação de Textos, Agente de Limpeza Pública, Prefeitura de Nova Friburgo RJ, CONSULPLAN, 2023

Texto associado.
Ah, Isoldaxina!


Era suave o semblante da jovem Isoldaxina. Exceto quando tinha de pronunciar seu nome. Morria de vergonha toda vez que precisava preencher algum cadastro na cidade. Para ela, Isoldaxina faria muito mais sentido se estivesse escrito em uma caixa de remédios.
O sobrenome também não ajudava: Misântera. E quanto aos apelidos… melhor nem comentar.
Certo dia, conheceu um homem gentil, de olhar cândido e palavras tênues. Ele lhe ofereceu uma bebida e perguntou o nome dela. Isoldaxina ruborizou. E agora? Será que ele faria uma cara de estranheza? Tentaria segurar o riso?
Quando ela criou coragem e disse “Isoldaxina”, ele sorriu. Um sorriso gentil e amável. Em seguida, apresentou-se: Rufólgeno Duarte.
Foram felizes para sempre!

(MARTINS, Juliano. Disponível em: https://corrosiva.com.br/cronicas/isoldaxina/. Acesso em: 26/07/2023.)
Considere o trecho “Certo dia, conheceu um homem gentil, de olhar cândido e palavras tênues.” (3º§) O antônimo do vocábulo em destaque é:
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85Q1056501 | Matemática, Aritmética e Problemas, Agente de Limpeza Pública, Prefeitura de Nova Friburgo RJ, CONSULPLAN, 2023

Durante seus estudos de matemática, Sara se deparou com uma operação com a qual tinha dificuldades de resolver, multiplicação com números decimais. Para conseguir o resultado mais rápido, ela recorreu à sua calculadora. Ao multiplicar 5 x 0,0625, percebeu que a tecla “x” estava quebrada. Para conseguir realizar a operação utilizando a calculadora, ela poderia dividir o número 5 por:
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86Q1056772 | Português, Interpretação de Textos, Servente de Obras, Prefeitura de Nova Friburgo RJ, CONSULPLAN, 2023

Texto associado.
Coisas & Pessoas

Desde pequeno, tive tendência para personificar as coisas. Tia Tula, que achava que mormaço fazia mal, sempre gritava: “Vem pra dentro, menino, olha o mormaço!” Mas eu ouvia o mormaço com M maiúsculo. Mormaço, para mim, era um velho que pegava crianças! Ia pra dentro logo. E ainda hoje, quando leio que alguém se viu perseguido pelo clamor público, vejo com estes olhos o Sr. Clamor Público, magro, arquejante, de preto, brandindo um guarda-chuva, com um gogó protuberante que se abaixa e levanta no excitamento da perseguição. E já estava devidamente grandezinho, pois devia contar uns trinta anos, quando me fui, com um grupo de colegas, a ver o lançamento da pedra fundamental da ponte Uruguaiana-Libres, ocasião de grandes solenidades, com os presidentes Justo e Getúlio, e gente muita, tanto assim que fomos alojados os do meu grupo num casarão que creio fosse a Prefeitura, com os demais jornalistas do Brasil e Argentina.
Era como um alojamento de quartel, com breve espaço entre as camas e todas as portas e janelas abertas, tudo com os alegres incômodos e duvidosos encantos de uma coletividade democrática. Pois lá pelas tantas da noite, como eu pressentisse, em meu entredormir, um vulto junto à minha cama, sentei-me estremunhado e olhei atônito para um tipo de chiru, ali parado, de bigodes caídos, pala pendente e chapéu descido sobre os olhos. Diante da minha muda interrogação, ele resolveu explicar-se, com a devida calma:
– Pois é! Não vê que eu sou o sereno.
E eis que, por um milésimo de segundo, ou talvez mais, julguei que se tratasse do silêncio noturno em pessoa. Coisas do sono? Além disso, o vulto, aquele penumbroso e todo em linhas descendentes, ajudava a ilusão. Mas por que desculpar-me? Quase imediatamente compreendi que o “sereno” era um vigia noturno, uma espécie de anjo da guarda crioulo e municipal.
Por que desculpar-me, se os poetas criaram os deuses e semideuses para personificar as coisas, visíveis e invisíveis... E o sereno da Fronteira deve andar mesmo de chapéu desabado, bigode, pala e de pé no chão... sim, ele estava mesmo de pés descalços, de certo para não nos perturbar o sono mais ou menos inocente.

(QUINTANA, Mário. As cem melhores crônicas brasileiras. Em: 29/09/2023.)
O sinônimo correto da palavra em destaque no trecho “Além disso, o vulto, aquele penumbroso e todo em linhas descendentes, [...] (4º§) é:
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87Q1056776 | Raciocínio Lógico, Problemas Lógicos, Servente de Obras, Prefeitura de Nova Friburgo RJ, CONSULPLAN, 2023

A seguir são apresentados elementos que possuem entre si uma relação lógica:
I. Chafariz.
II. Chuveiro.
III. Mangueira.
IV. Madeira.
Qual, dentre os elementos apresentados, NÃO pertence ao grupo lógico dos demais?
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88Q1056779 | Matemática, Aritmética e Problemas, Servente de Obras, Prefeitura de Nova Friburgo RJ, CONSULPLAN, 2023

Juliana precisa se arrumar para ser madrinha de um casamento, que irá começar às 17h e 45min. Ela constatou o gasto de: 21 minutos para tomar banho; 13 minutos para se vestir; e, 32 minutos para finalizar a maquiagem. Além disso, Juliana demora exatamente 18 minutos para se deslocar até o local do casamento. Com base nessa situação, a que horas Juliana deverá começar a se arrumar de modo que chegue ao local do casamento 5 minutos antes de iniciar o evento?
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89Q1013824 | Libras, Educação dos Surdos, Professor Bilíngue Língua PortuguesaLibras, Prefeitura de Nova Friburgo RJ, Consulplan, 2023

A cultura e a identidade surdas fundamentam-se na crença de que é primordial para o desenvolvimento da pessoa surda que ela se reconheça como parte da comunidade surda, identificando seus limites e formas de expressão porque
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90Q914340 | Português, Advérbios, Auxiliar de Serviços Gerais, Prefeitura de Nova Friburgo RJ, Consulplan, 2023

Texto associado.
Os problemas da civilização tecnológica


A tecnologia pode salvar o homem das doenças e da fome, abreviar seu sofrimento, substituí-lo nas árduas tarefas, garantir-lhe melhor qualidade de vida. Mas pode também acelerar a destruição da vida na Terra, desequilibrar os ecossistemas pelo uso desordenado dos recursos naturais, pelo excesso de produção e pelo desperdício de energia. A máquina é o resultado da engenhosidade e do trabalho humano. O homem é o senhor da técnica. Tanto pode usá-la em benefício da humanidade como para subjugar uma boa parte da espécie humana aos caprichos de poucos ou, ainda, usá-la para autodestruir-se, como acontece nas guerras.
A Revolução Industrial foi o marco decisivo para a consolidação do capitalismo. A inovação tecnológica é a própria razão da concorrência e o motor do lucro. Mas embora o capitalismo acarrete um avanço incrível nas técnicas da produção, fazendo aumentar consideravelmente a riqueza das nações, radicalizou a exploração do homem pelo homem, as guerras e a dominação de algumas nações sobre outras.
Talvez a maior das contradições da moderna civilização tecnológica esteja na capacidade de produzir riquezas sem, no entanto, distribuí-las ao conjunto da humanidade. O acesso à tecnologia e a seus frutos é o grande desafio do século XXI para mais da metade da população mundial, que sequer chegou ao estágio da Revolução Industrial.

(Disponível em: http://valterinfoeduc.blogspot.com.br/2011/07/os-fantasticos-avancos-da-tecnologia.html. Adaptado.)
Em “Talvez a maior das contradições da moderna civilização tecnológica esteja na capacidade de produzir riquezas sem, no entanto, distribuí-las ao conjunto da humanidade.” (3º§), a palavra destacada exprime circunstância de
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91Q914346 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Auxiliar de Serviços Gerais, Prefeitura de Nova Friburgo RJ, Consulplan, 2023

Nos últimos anos aumentou a preocupação com o meio ambiente e os problemas ambientais devido ao uso cada vez maior dos recursos naturais para satisfazer as necessidades de compras do modo de vida da sociedade atual. As informações se referem a uma sociedade
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92Q914349 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Questões Sociais, Auxiliar de Serviços Gerais, Prefeitura de Nova Friburgo RJ, Consulplan, 2023

Desde 2019 o mundo passou a enfrentar uma epidemia mundial desencadeada pelo vírus da Covid-19 que interferiu nas áreas da saúde, da economia e, principalmente, nas relações sociais das pessoas. Durante esse período, foi criado, no Brasil, um programa federal para auxiliar brasileiros em situação de baixa renda. Este programa foi:
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93Q1056458 | Matemática, Aritmética e Problemas, Pedagogo, Prefeitura de Nova Friburgo RJ, CONSULPLAN, 2023

Lucas reside em uma cidade X e, todos os dias úteis, faz o trajeto de ida e volta em seu carro até a cidade Y para trabalhar. Em um determinado dia útil, Lucas partiu da cidade X até a cidade Y desenvolvendo uma velocidade média de 105 km/h. No fim do dia, por causa de um intenso engarrafamento na estrada, Lucas partiu da cidade Y até a cidade X desenvolvendo uma velocidade média de 75 km/h. Considerando todo o trajeto de ida e volta entre as cidades X e Y, qual a velocidade média desenvolvida pelo carro de Lucas neste dia?
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94Q1056460 | Direito Administrativo, Bens Públicos Na Administração Pública, Pedagogo, Prefeitura de Nova Friburgo RJ, CONSULPLAN, 2023

Os bens que pertencem à União estão definidos no Art. 20 da Constituição Federal de 1988, e podem ser classificados em três tipos, em razão da destinação dada a eles. Considerando o tema em comento, relacione adequadamente as colunas a seguir.

1. Bens de uso comum do povo. 2. Bens de uso especial. 3. Bens dominicais.

( ) São os que pertencem ao Estado na sua qualidade de proprietário; não são afetados como terrenos de marinha, terras devolutas, prédios de renda, títulos da dívida pública e outros.

( ) São aqueles necessários à coletividade e, por isso, seu uso deve estar disponível a todos os cidadãos como os rios, as praças, as vias públicas e as praias.

( ) São os imóveis que se destinam à execução de serviços administrativos ou à prestação de serviços públicos em geral, tais como prédios de repartições públicas.


A sequência está correta em
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95Q1056462 | Legislação dos Municípios do Estado do Rio de Janeiro, Legislação do Município de Nova Friburgo, Pedagogo, Prefeitura de Nova Friburgo RJ, CONSULPLAN, 2023

No âmbito do Poder Executivo Municipal foi criada a Comissão de Ética e de Conduta com o poder-dever para apreciar e deliberar assuntos disciplinados pelo Código de Ética do Município – Lei Municipal nº 4.667/2019, de relevância e repercussão, envolvendo os agentes públicos. Sobre a Comissão de Ética e de Conduta, assinale a afirmativa correta.
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96Q1056468 | Pedagogia, Legislação da Educação, Pedagogo, Prefeitura de Nova Friburgo RJ, CONSULPLAN, 2023

As Diretrizes Curriculares Nacionais – DCNs, são instrumentos normativos estabelecidos pelo Ministério da Educação – MEC, no Brasil para orientar a elaboração dos currículos das instituições de ensino em todos os níveis e modalidades de educação, desde a educação básica até a educação superior. Elas têm implicações significativas na prática pedagógica, pois estabelecem os princípios e as diretrizes que norteiam a educação no país. A ideia das DCNs considera a questão da autonomia da escola e da proposta pedagógica, incentivando as instituições a montar seu currículo, recortando, dentro das áreas de conhecimento, os conteúdos que lhe convêm para a formação daquelas competências que estão explicitadas nas diretrizes curriculares. Dessa forma, a escola deve trabalhar esse conteúdo nos contextos que lhe parecerem necessários, considerando o tipo de pessoas que atende, a região em que está inserida e outros aspectos locais relevantes. Uma das implicações mais relevantes é:
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97Q914391 | Direito Constitucional, Princípios de Direito Constitucional Internacional, Agente de Limpeza Pública, Prefeitura de Nova Friburgo RJ, CONSULPLAN, 2023

Segundo a Constituição de 1988, a República Federativa do Brasil rege-se nas suas relações internacionais pelos seguintes princípios, EXCETO:
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98Q1056478 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Pedagogo, Prefeitura de Nova Friburgo RJ, CONSULPLAN, 2023

[...] de maneira a oportunizar relações verdadeiramente significativas entre o aluno e o conhecimento, como condição para a sua participação efetiva no trabalho e na sociedade, de modo a ser protagonista da construção de uma nova ordem social. Essa dimensão reafirma o caráter político do currículo [...] “é o resultado de um projeto intencional de formação humana orientado para uma utopia, ao redor do qual se articulam todos os esforços da comunidade escolar”.

(KUENZER, 2000, p. 67, 68.)

A organização do trabalho pedagógico será dada pela opção política que a escola fizer e pelas escolhas; com relação às diferentes formas de organização dos componentes curriculares, a seleção e a organização dos conteúdos devem pressupor a triagem de alguns conteúdos organizados de modo a promover a EXCEÇÃO de uma; assinale-a.
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99Q1056483 | Pedagogia, Legislação da Educação, Pedagogo, Prefeitura de Nova Friburgo RJ, CONSULPLAN, 2023

A Base Nacional Comum Curricular – BNCC, prevista no Plano Nacional de Educação (PNE), é uma nova política para a melhoria da educação, pois define o conjunto de aprendizagens essenciais e indispensáveis a que todos – crianças, jovens e adultos – têm direito. Além disso, ela vincula outras políticas para assegurar esse direito, como currículo escolar, formação de professores, avaliação, material didático e Projeto Político-Pedagógico – PPP.
(Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_20dez_site.pdf. Adaptado.)

Considerando a BNCC, analise as afirmativas a seguir.

I. Ao longo da educação básica, as aprendizagens essenciais definidas na BNCC devem concorrer para assegurar aos estudantes o desenvolvimento de dez competências gerais, que consubstanciam, no âmbito pedagógico, os direitos de aprendizagem e desenvolvimento.

II. Na BNCC, competência é definida como a mobilização de conhecimentos (conceitos e procedimentos), habilidades (práticas, cognitivas e socioemocionais), atitudes e valores, para resolver demandas complexas da vida cotidiana, do pleno exercício da cidadania e do mundo do trabalho.

III. Por ser obrigatória, a BNCC pode induzir ações alinhadas e coerentes para estados, municípios, redes de ensino, escolas e salas de aula com a finalidade de formar cidadãos para o melhor desenvolvimento de cada pessoa e do país; dessa forma, o documento contém uma lista de conteúdo de cada disciplina garantindo a necessidade de constituir uma proposta curricular que assegure as competências e habilidades e resguarde, nos objetos de conhecimento, as marcas culturais, ambientais e econômicas do país.

Está correto o que se afirma em
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100Q1056493 | Português, Interpretação de Textos, Agente de Limpeza Pública, Prefeitura de Nova Friburgo RJ, CONSULPLAN, 2023

Texto associado.
Ah, Isoldaxina!


Era suave o semblante da jovem Isoldaxina. Exceto quando tinha de pronunciar seu nome. Morria de vergonha toda vez que precisava preencher algum cadastro na cidade. Para ela, Isoldaxina faria muito mais sentido se estivesse escrito em uma caixa de remédios.
O sobrenome também não ajudava: Misântera. E quanto aos apelidos… melhor nem comentar.
Certo dia, conheceu um homem gentil, de olhar cândido e palavras tênues. Ele lhe ofereceu uma bebida e perguntou o nome dela. Isoldaxina ruborizou. E agora? Será que ele faria uma cara de estranheza? Tentaria segurar o riso?
Quando ela criou coragem e disse “Isoldaxina”, ele sorriu. Um sorriso gentil e amável. Em seguida, apresentou-se: Rufólgeno Duarte.
Foram felizes para sempre!

(MARTINS, Juliano. Disponível em: https://corrosiva.com.br/cronicas/isoldaxina/. Acesso em: 26/07/2023.)
Assinale a alternativa a seguir que contém o sinônimo do termo em destaque.
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