Início

Questões de Concursos Prefeitura de Nova Iguaçu RJ

Resolva questões de Prefeitura de Nova Iguaçu RJ comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


221Q1060496 | Administração Financeira e Orçamentária, Estágios da Receita e Despesa, Analista Tributário do Tesouro Municipal, Prefeitura de Nova Iguaçu RJ, FGV, 2024

As despesas de custeio são dotações destinadas à manutenção de serviços anteriormente criados, incluindo, dentre outras, as obras de conservação e pagamento de pessoal.

Essas despesas estão inseridas, quanto à classificação econômica, como

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

222Q1047970 | Direito Constitucional, Teoria dos Direitos Fundamentais, Analista Tributário do Tesouro Municipal, Prefeitura de Nova Iguaçu RJ, FGV, 2024

Os direitos coletivos são direitos fundamentais titularizados e exercidos por pessoas coletivamente consideradas entre si, com determinabilidade de seus membros ou não.

Diante do exposto, é correto afirmar que são direitos fundamentais coletivos o direito

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

223Q868301 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, II, Prefeitura de Nova Iguaçu RJ, Consulplan, 2024

A Organização das Nações Unidas (ONU) e seus parceiros no Brasil estão trabalhando para atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. São considerados Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

224Q1042893 | Português, Sintaxe, Analista Tributário do Tesouro Municipal, Prefeitura de Nova Iguaçu RJ, FGV, 2024

Observe os versos a seguir, de Luís de Camões:

Amor é fogo que arde sem se ver,

é ferida que dói, e não se sente;

é um contentamento descontente,

é dor que desatina sem doer.


Assinale a alternativa que melhor substitui o conectivo sublinhado.




  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

226Q893910 | Arquivologia, Indexação, Auxiliar de Serviços de Secretaria III, Prefeitura de Nova Iguaçu RJ, Consulplan, 2024

A arquivística, também chamada de arquivologia, é um ramo das ciências da informação que abarca os conhecimentos de arquivo e sua gestão. Por configurar-se como um campo de estudos complexo, é natural que disponha de terminologias próprias. Quando, por exemplo, a um processo é(são) inserido(s) um ou mais documentos, como um mandado, uma carta, um telegrama ou outra peça processual, seja por anexação ou apensação, dá-se a essa inserção o nome de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

227Q1042915 | Legislação dos Municípios do Estado do Rio de Janeiro, Legislação do Município de Nova Iguaçu, Analista Tributário do Tesouro Municipal, Prefeitura de Nova Iguaçu RJ, FGV, 2024

Com relação ao fato gerador, incidência e base de cálculo do IPTU previsto no Código Tributário Municipal de Nova Iguaçu, analise as afirmativas a seguir:

I. Entende-se como zona urbana a definida em lei municipal e que observará pelo menos dois dos requisitos seguintes, construídos ou mantidos pelo Poder Público: (I) meio-fio ou calçamento, com canalização de águas pluviais; (II) abastecimento de água; (III) sistema de esgotos sanitários; (IV) rede de iluminação pública; (V) escola primária ou posto de saúde a uma distância máxima de 3 (três) quilômetros do imóvel;

II. Ocorrendo a propriedade, o domínio útil ou a posse de bem imóvel, localizado na Zona Urbana do Município, nasce a obrigação fiscal do IPTU, independentemente da legalidade, da ilegalidade, da licitude e da ilicitude do objeto do ato jurídico;

III. A base de cálculo do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana é o “VVI” – Valor Venal do Imóvel.

Está correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

228Q893925 | Pedagogia, Problemas de Aprendizagem na Escola, Auxiliar de Coordenação Escolar III, Prefeitura de Nova Iguaçu RJ, Consulplan, 2024

Transtornos, dificuldades ou problemas de aprendizagem são desordens que dificultam o ritmo de aprendizado de uma pessoa. Um dos transtornos de aprendizagem mais conhecidos – o TDAH (Transtorno do Deficit de Atenção com Hiperatividade) é uma doença crônica que causa comportamento agressivo, ansiedade, dificuldades de aprendizagem, inquietação, dentre outros. Quando a escola identifica alunos com TDAH, NÃO é considerada uma estratégia adequada, quando:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

229Q894189 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor III, Prefeitura de Nova Iguaçu RJ, Consulplan, 2024

Para a educação integral, o sujeito deve ser considerado em sua integralidade, inserido na sociedade sob uma perspectiva cidadã e autônoma, de exercício de plenos direitos.

(Castro, 2021, s/p.)

Cada rede ou sistema de ensino, a partir da BNCC, deve elaborar seu currículo, respeitando os seus princípios. A educação integral é uma importante premissa da BNCC. De acordo com tal premissa, assinale a afirmativa correta para o currículo que garante o desenvolvimento de uma formação integral.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

230Q1042933 | Estatística, Cálculo de Probabilidades, Auditor Fiscal do Tesouro Municipal, Prefeitura de Nova Iguaçu RJ, FGV, 2024

As massas M das laranjas produzidas em certa fazenda seguem distribuição normal de média 180 g e variância 25 g2 . Seja Z uma outra variável aleatória com distribuição normal de média 0 e variância 1.

Uma dessas laranjas é selecionada ao acaso. A probabilidade de que a massa da laranja escolhida seja maior que 175,8 g e menor que 184,2 g é

Dados:

P (Z > 0,168) = 0,43

P (Z > 0,840) = 0,20

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

231Q956150 | Português, Interpretação de Textos, Técnico Programador de Computação, Prefeitura de Nova Iguaçu RJ, Consulplan, 2025

Texto associado.
A mão no metrô


Assim que o metrô chegou, ela preparou-se para incomodação. Porque o vagão estava cheio, completamente lotado, e ela já sabia o que a esperava tão logo embarcasse: sem demora, algum homem, ou vários homens, encostariam nela, tentando tirar proveito da situação. Mulher ainda jovem, bonita, estava sujeita a essas situações, que a deixavam indignada. Mas, como outras usuárias na mesma situação, resignava-se. Era, achava, o preço que tinha de pagar por ser pobre, por não ter carro, como outras colegas de escritório.

Pensou em não entrar, em esperar outro metrô mais vazio. Mas já era tarde, e ela precisava ir para casa. Num impulso, entrou, e imediatamente viu-se na clássica posição de sardinha em lata, imprensada entre corpos, vários deles masculinos. Só faltava a mão.

Que não tardou a se fazer presente. Aos poucos, suavemente, ela sentiu a pressão de dedos sobre seu corpo.

Mas, surpreendentemente, aquilo não a enojou, não a alarmou. Porque era diferente, o contato daquela mão. Não se tratava de uma “mão-boba”; não havia malícia naqueles dedos, não havia safadeza. Para começar, eles estavam em lugar neutro, não nas nádegas, não nas coxas, mas nas costas, as costas que ela tinha doloridas depois de um dia de árduo trabalho. E a mão não estava em busca de prazer, de sacanagem; estava simplesmente pousada, quieta. Como se dissesse estou em busca de contato humano, é só isso que eu quero.

Ela poderia olhar ao redor, tentar descobrir quem, daqueles homens e mulheres à sua volta, estava a tocá-la. Mas não queria fazer isso. A verdade é que a gentil mão não a incomodava. Pelo contrário, fazia com que lembrasse uma passagem na infância, o dia em que o pai a levara à escola pela primeira vez. Tinham também ido de metrô; ela estava assustada, chorosa. O pai então colocara-lhe a mão nas costas, como a ampará-la, dizendo qualquer coisa do tipo “não chore, a escola é boa, você vai gostar”. E ela se acalmara, não tanto por causa das palavras, mas pelo contato da mão paterna. E era a mesma sensação que tinha agora: a sensação de amparo, de conforto.

Estava chegando, precisava descer. Como se houvesse percebido, a mão, discretamente, retirou-se de seu dorso. A porta se abriu e ela saiu do vagão. Ainda teve a tentação de olhar para trás, mas resistiu. Não queria associar nenhum dos rostos que ali estavam com a mão que a tocara. Queria, isto sim, guardar a lembrança dessa mão como uma entidade misteriosa que, de algum modo, a fizera viver uma estranha e perturbadora aventura.


(Moacyr Scliar. Folha de São Paulo. São Paulo. Em: 12/09/2005.)
Moacyr Scliar, em sua narrativa, nos propõe uma reflexão cuja temática central é a vulnerabilidade em que as mulheres se encontram, hoje em dia, em metrôs completamente lotados de homens, que chega a ser uma condição conflitante e paradoxal. Tal condição se encontra melhor representada em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

232Q1042944 | Direito Tributário, Obrigação Tributária, Auditor Fiscal do Tesouro Municipal, Prefeitura de Nova Iguaçu RJ, FGV, 2024

Com relação à responsabilidade tributária, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

233Q956183 | Programação, Linguagens de programação, Técnico Programador de Computação, Prefeitura de Nova Iguaçu RJ, Consulplan, 2025

O setor de TI da SEMCONGER desenvolveu um sistema de gestão administrativa web para otimizar processos internos. Sabe-se que o sistema utiliza AJAX para melhorar a experiência do usuário ao enviar e receber dados sem recarregar a página. Um dos desenvolvedores propôs diferentes abordagens para implementar essa funcionalidade. Qual das afirmativas sobre a utilização do AJAX está INCORRETA?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

234Q894041 | Informática, Secretário Escolar III, Prefeitura de Nova Iguaçu RJ, Consulplan, 2024

Sobre os conceitos de banco de dados, analise as afirmativas a seguir.


I. Um banco de dados é uma coleção organizada de dados relacionados, projetada para permitir acesso, recuperação e atualização eficientes.

II. Dados e informações são termos que podem ser usados de forma intercambiável, significando o mesmo em um contexto de banco de dados.

III. Um dos objetivos da integridade dos dados em um banco de dados é garantir que os dados sejam precisos, consistentes e válidos, sem duplicações ou corrupções.

IV. A redundância de dados ocorre quando as mesmas informações são armazenadas em vários lugares dentro de um banco de dados, aumentando o risco de inconsistências e dificultando a manutenção e atualização.


Está correto o que se afirma apenas em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

235Q894073 | Libras, Profissional Ouvinte, Prefeitura de Nova Iguaçu RJ, Consulplan, 2024

Observe os exemplos a seguir.

CAVALO^LISTRA-PELO-CORPO

MULHER^BEIJO-NA-MÃO

CASA^ESTUDAR

CASAR^SEPARAR

Eles representam o seguinte processo:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

236Q894118 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Estimulador Materno Infantil III, Prefeitura de Nova Iguaçu RJ, Consulplan, 2024

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) é responsável por regulamentar toda a educação básica e superior no país. A educação infantil, como parte da educação básica,também é regulamentada por essa normativa. Em relação ao que prevê a LDB para a educação infantil, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

237Q894120 | Pedagogia, Estimulador Materno Infantil III, Prefeitura de Nova Iguaçu RJ, Consulplan, 2024

O primeiro contato das crianças com o ensino formal é, normalmente, em escolas de educação infantil. Nesse caso, professores e toda a equipe escolar possuem uma grande importância para o desenvolvimento dessa criança. Dificuldades podem ocorrer ao longo do processo de escolarização, incluindo as relacionadas às aprendizagens, conhecidas também como Dificuldades de Aprendizagem (DA). Mesmo que a criança não seja alfabetizada na educação infantil, os transtornos e dificuldades podem ser identificados nas atividades, brincadeiras e jogos, pois, nessa etapa, a professora já propõe o contato com o mundo letrado. Em relação às dificuldades de aprendizagem e suas respectivas características, relacione adequadamente as colunas a seguir.

1. Dislexia. 2. Discalculia. 3. TDAH – Transtorno de Deficit de Atenção e Hiperatividade. 4. Disgrafia. 5. TOD – Transtorno Opositor Desafiador.

( ) Este transtorno/distúrbio de aprendizagem se caracteriza como uma grande dificuldade em escrever, levando o aluno a exceder o uso de força sobre o papel durante a escrita, apresentando grafias diferentes para a mesma letra ou fragmentações incorretas nas palavras.
( ) Caracteriza-se por comportamentos desafiadores, irresponsável, agressivo, com dificuldades para assumir erros e responsabilidades, presença de humor irritável e índole vingativa.
( ) Trata-se de um fenômeno que acomete habilidades matemáticas – dificuldades com números, inverte números na escrita de valores com muitos algarismos, dificuldade em reconhecer padrões numéricos, dentre outros.
( ) Grande dificuldade em aprender a ler e a escrever, fazendo com que a criança não consiga relacionar os sons da fala com a grafia da escrita; realiza troca de letras que possuem aspectos espaciais semelhantes como o p, b, q e d.
( ) Este transtorno se caracteriza por comportamentos inadequados, impulsivos e hiperativos, associados a dificuldades em manter a atenção e a concentração.


A sequência está correta em


  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

238Q894128 | Pedagogia, Lei nº 8069 de 1990, Estimulador Materno Infantil III, Prefeitura de Nova Iguaçu RJ, Consulplan, 2024

No Estatuto da Criança e do Adolescente – Lei nº 8.069/1990, a política de atendimento trata de um conjunto articulado de ações governamentais e não-governamentais, da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios. NÃO consiste em diretriz da política de atendimento infantil prevista nesta normativa:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

239Q905192 | Arquitetura de Software, Analista Tributário do Tesouro Municipal, Prefeitura de Nova Iguaçu RJ, FGV, 2024

Um determinado órgão público tem requisitos extremamente críticos no que se refere a segurança dos seus sistemas.


Indique a opção que descreve, dentro de uma metodologia de desenvolvimento de software, a forma correta de mitigar os riscos relativos à segurança no desenvolvimento do sistema.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

240Q905195 | Sistemas de Informação, Analista Tributário do Tesouro Municipal, Prefeitura de Nova Iguaçu RJ, FGV, 2024

Um município desenvolve portais corporativos para integrar todos os seus órgãos.


Indique a ação para melhorar os seus processos de desenvolvimento e alcançar o nível 3 de maturidade do modelo CMMI Versão 1.3.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.