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Questões de Concursos Prefeitura de Nova Iguaçu RJ

Resolva questões de Prefeitura de Nova Iguaçu RJ comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


281Q1042919 | Legislação dos Municípios do Estado do Rio de Janeiro, Legislação do Município de Nova Iguaçu, Analista Tributário do Tesouro Municipal, Prefeitura de Nova Iguaçu RJ, FGV, 2024

A Contribuição para o Custeio do serviço de iluminação pública – COSIP, instituída pela Lei nº 3.453, de 27 de dezembro de 2002, tem como fato gerador o fornecimento efetivo ou potencial do serviço de iluminação pública nas vias e logradouros públicos do Município de Nova Iguaçu.

Sobre a COSIP cobrada no Município de Nova Iguaçu, é correto afirmar que

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282Q894188 | Pedagogia, Alfabetização e Letramento, Professor III, Prefeitura de Nova Iguaçu RJ, Consulplan, 2024

A alfabetização e o letramento, como processos interdependentes e simultâneos, não consistem em prerrequisito de um para o outro. No entanto, uma criança, para ser alfabetizada, precisa envolver-se em situações de letramento.

(Oliveira, 2021, p. 157.)

Considerando a teoria da psicogênese da língua escrita e o letramento, analise as afirmativas a seguir.

I. A alfabetização é a apropriação da escrita, utilizando habilidades motoras e procedimentos para a sua utilização na prática de leitura e escrita.
II. A alfabetização e o letramento, como processos interdependentes e simultâneos, não consistem em prerrequisito de um para o outro.
III. Acredita-se que a criança traz consigo conhecimentos prévios e não é somente no ambiente escolar que ela aprende, pois, antes mesmo de reproduzir a grafia correta de uma palavra, a criança desenha, faz traços, formas, linhas.
IV. Consciência fonológica no processo de apropriação da escrita consiste nas crianças entenderem que a escrita presente em um livro lido em voz alta para ela representa aquilo que ela ouve.

Está correto o que se afirma em
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283Q1042925 | Português, Morfologia, Auditor Fiscal do Tesouro Municipal, Prefeitura de Nova Iguaçu RJ, FGV, 2024

Assinale a alternativa em que o elemento destacado possui classificação morfológica diferente dos demais.
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284Q894196 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Atendimento Educacional Especializado, Prefeitura de Nova Iguaçu RJ, Consulplan, 2024

Lewek e Machado (2006) apresentam uma nova visão sobre o conceito de superdotação/alta habilidade – AH/SD que está relacionada à concepção de inteligência como
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285Q956164 | Direito Administrativo, Atos de Improbidade Administrativa e suas Sanções, Técnico Programador de Computação, Prefeitura de Nova Iguaçu RJ, Consulplan, 2025

Determinado servidor da administração municipal, lotado no setor de licitação, frustrou a licitude de processo licitatório, com o fim de beneficiar um “parente”, que participaria do processo com sua empresa. Após a contratação da empresa do referido “parente”, que sagrou-se vitoriosa no processo licitatório, sabe-se que ela não cumpriu o determinado no contrato, acarretando em perda patrimonial efetiva ao município. Diante de tal situação, o servidor cometeu:
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286Q956177 | Banco de Dados, Técnico Programador de Computação, Prefeitura de Nova Iguaçu RJ, Consulplan, 2025

A SEMCONGER precisa gerar relatórios personalizados usando SQL para identificar contratos vencidos. O analista de sistemas escreve a seguinte consulta SQL para selecionar todos os contratos vencidos até a data atual:

SELECT contrato_id, empresa, data_vencimento FROM contratos WHERE data_vencimento < SYSDATE;

No entanto, ao revisar a consulta, outro desenvolvedor apontou que a sintaxe pode não funcionar corretamente em todos os bancos de dados. Sobre essa consulta, é INCORRETO afirmar que:
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287Q1042963 | Legislação dos Municípios do Estado do Rio de Janeiro, Legislação do Município de Nova Iguaçu, Auditor Fiscal do Tesouro Municipal, Prefeitura de Nova Iguaçu RJ, FGV, 2024

Com relação à contribuição de melhoria prevista no Código Tributário de Nova Iguaçu, é correto afirmar que
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288Q956182 | Programação, Linguagens de programação, Técnico Programador de Computação, Prefeitura de Nova Iguaçu RJ, Consulplan, 2025

Um desenvolvedor precisa revisar um código em Java e verificar se a implementação dos princípios da Programação Orientada a Objetos (POO) está correta. Para isso, ele faz uma análise dos conceitos fundamentais de POO e suas definições. Associe cada conceito da POO à sua respectiva descrição:

1.Herança. 2. Polimorfismo. 3. Encapsulamento. 4. Abstração.

( ) Foca em identificar e expor apenas os aspectos essenciais de um objeto ou sistema, simplificando a complexidade ao ocultar detalhes desnecessários para o usuário final.

( ) Permite a criação de classes que compartilham características comuns sem duplicação de código.

( ) Permite que métodos com o mesmo nome tenham diferentes implementações em classes distintas.

( ) Envolve a organização dos dados e métodos relacionados dentro de uma única unidade ou classe, controlando o acesso aos seus componentes internos através de modificadores de acesso, como private ou protected, para proteger a integridade e a consistência dos dados.

A sequência está correta em
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289Q1019443 | Espanhol, Conjunções Conjunciones, Espanhol, Prefeitura de Nova Iguaçu RJ, Consulplan, 2024

Texto associado.
“Fui a la policía para que dejaran de usar la foto de mi hija como un meme”



27 noviembre 2023.



Evelyn Orozimbo, una madre brasileña de 26 años, publicó un video en julio para condenar una situación que la enojaba desde el año pasado: las críticas a la imagen de su hija en las redes sociales.

“Maldecían su apariencia, le deseaban cosas horribles y leía comentarios como: ‘Si fuera mi hija, la mataría’”, dice Evelyn en un extracto del video.

Se grabó a sí misma en un momento de desesperación, luego de comprobar que la imagen de su hija recién nacida se compartía como un chiste en internet.

“Me impactó mucho, me sentí muy mal”, le cuenta a BBC Brasil. “Me sentí impotente y culpable porque no podía controlar estas publicaciones con su imagen”.

La situación comenzó en septiembre de 2022, cuando Evelyn publicó un video que mostraba la evolución de los primeros meses de su hija, en un perfil de Instagram donde compartía su rutina como madre.

Asegura que el video se volvió viral semanas después de su publicación: tuvo 7 millones de visitas y se convirtió en un problema para ella.

“El video se viralizó porque estaban hablando de cómo se veía mi hija recién nacida. No hubo elogios en ningún momento, sólo comentarios negativos sobre ella”, afirma.

“No sé de dónde salió esto ni quién empezó a compartirlo y lo hizo viral de una forma tan negativa”, añade.

Su hija se convirtió en un meme y blanco de comentarios ofensivos. La madre comenzó a recibir críticas por exponer a la niña en internet.

En poco tiempo, la imagen de la recién nacida acabó en publicaciones en páginas de humor y videos de influencers digitales.

La niña se convirtió en un ejemplo de “bebé feo”.
“Seguí pensando que si no hubiera publicado ese video, nada de esto habría sucedido”, lamenta.

Evelyn denunció el caso a la policía, pero asegura que no se hizo nada. Ahora recurrirá a los tribunales.

La difusión del meme

Desde que el video se volvió viral, las capturas de pantalla de la imagen de la recién nacida han ido en aumento.

Evelyn encontró la foto de su hija en X (antes Twitter). En algunas publicaciones se alteró la imagen y le agrandaron los ojos, la nariz y la boca.

“Creo que estas personas son cobardes, especialmente porque están en internet”, dice Evelyn indignada.

“Fue horrible. Sentí mucha ira y odio. Quería insultar a la gente que estaba haciendo esto con la imagen de mi hija”, subraya.

En ese momento, la niña estaba cerca de cumplir 1 año y Evelyn dice que el meme le hizo pensar en no celebrar la fecha.

“Me sentí muy mal anímicamente y casi desisto de la fiesta que estaba organizando.”

Al final decidió seguir adelante con la celebración.

Creía que con el paso de los meses dejarían de compartir la imagen de su hija y los comentarios ofensivos. “Pero las cosas sólo empeoraron.”

“Me criticaron por compartir la foto de mi hija”

Incluso después del informe policial, el meme siguió compartiéndose.

La situación empeoró, dice Evelyn, cuando comenzaron a usar la imagen de la niña en videos de “broma” en TikTok e Instagram en los que una persona muestra la foto a un miembro de la familia como un ejemplo de “bebé feo” y registra su reacción.

“Cuando me alertaron de que estaban usando así la foto de mi hija no quise verla, pero la indignación era tan grande que terminé viéndola”, relata.

Fue durante este período, a finales de julio, que Evelyn se sinceró en un video en el que habló de lo que estaba pasando y pidió que dejaran de usar la imagen de su hija.

“Entonces, la madre se equivoca [por haber publicado un video de su hija] y tienen razón los que están maldiciendo o agrediendo”, cuestiona en un momento de su video.

“La culpa ya no es suficiente, todavía tengo que lidiar con gente que dice: ‘Ah, es un meme, es gracioso’. Claro, amor, no es tu hijo, no es tu familiar, no es nada tuyo”, afirma.

El video del arrebato de Evelyn tuvo 9,7 millones de visitas y más de 640 mil me gusta solo en TikTok.



(Disponible en: < https://www.bbc.com. Acceso el: 02 de marzo 2023. Adaptado.)
La frase que tiene subrayada una conjunción subordinante que introduce una oración en la cual se expresa una condición se da en:
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290Q894015 | Pedagogia, PCN's, Professor II, Prefeitura de Nova Iguaçu RJ, Consulplan, 2024

Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) representam um conjunto de diretrizes educacionais elaboradas pelo Ministério da Educação (MEC) do Brasil, com o objetivo de orientar a prática pedagógica nas escolas de todo o país. Instituídos no final da década de 1990, os PCNs têm como propósito nortear a construção dos currículos escolares, promovendo a qualidade e a equidade na educação básica. Sobre esse documento, analise as afirmativas a seguir.


I. Os PCNs abrangem diversas áreas do conhecimento, como língua portuguesa, matemática, ciências, história, geografia, arte, educação física, dentre outras. Cada uma dessas áreas possui seus próprios documentos específicos, que detalham os objetivos de aprendizagem, os conteúdos a serem desenvolvidos, as habilidades a serem adquiridas pelos alunos e as orientações metodológicas para o ensino e a avaliação.


II. Além de fornecer diretrizes para o currículo escolar, os PCNs também enfatizam a importância da interdisciplinaridade, da contextualização dos conteúdos, da valorização da diversidade cultural e da promoção de uma educação crítica e cidadã. Eles buscam integrar os conhecimentos escolares com as experiências de vida dos alunos, tornando o processo de ensino e aprendizagem mais significativo e relevante para eles.


III. Os PCNs são um instrumento essencial para a construção de uma educação de qualidade, que atenda às necessidades e aos interesses dos estudantes, preparando-os para enfrentar os desafios do mundo contemporâneo. No entanto, é importante ressaltar que essas diretrizes não devem ser aplicadas de forma engessada, mas sim adaptadas às realidades locais e às características específicas de cada comunidade escolar, garantindo, assim, uma educação verdadeiramente inclusiva e democrática.


IV. Os PCNs foram substituídos pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) em 2022, que passou a ser o único referencial para a construção dos currículos escolares no Brasil.

Está correto o que se afirma em
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291Q894019 | Pedagogia, Alfabetização e Letramento, Professor II, Prefeitura de Nova Iguaçu RJ, Consulplan, 2024

A teoria em que se estuda a organização do pensamento das crianças durante a aprendizagem da leitura e escrita, tornando-as como protagonistas desse processo é denominada psicogênese da língua escrita. Esse termo designa a análise de como a nossa mente se comporta rente aos fatos, atividades e experiências psicológicas, sendo de suma importância, pois ao identificar etapas de desenvolvimento da leitura nas crianças, os educadores são capazes de utilizarem ferramentas pedagógicas específicas para cada uma dessas fases, fazendo-os progredir de forma eficiente e personalizada. Há diversos níveis na Psicogênese da Língua Escrita, esses níveis têm como objetivo identificar o patamar de habilidades para a leitura e escrita demonstrado por essa criança. Leia o fragmento a seguir.


“A fase _______________ tem como foco principal fazer com que as crianças relacionem o som das sílabas com a formação e a escrita das palavras, elas conseguem compreender que para escrever se usarão de letras, podendo ocorrer delas escreverem o próprio nome, por exemplo, com traços e símbolos no lugar das letras, mas faz parte do processo. Já na fase _______________, a criança passa a assimilar que as sílabas possuem mais de uma letra; no entanto, pode ocorrer a escrita de uma só letra para representar a sílaba inteira, como, por exemplo, fazer uso da letra ‘K’, para descrever a sílaba ‘CA’ em uma palavra, por conter semelhança no som emitido. ”


Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.
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292Q894023 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Matemática, Professor II, Prefeitura de Nova Iguaçu RJ, Consulplan, 2024

Conhecida também como didática matemática nos países europeus, a educação matemática surgiu em meados do século XIX, sendo uma área das ciências socias, que se empenha ao estudo da aprendizagem e ensino da matemática. Ao discorrer a educação matemática no âmbito do ensino, supõe-se em matemática como disciplina escolar de modo mais amplo do que o da transmissão de conhecimentos, pois engloba processos formativos de crianças, adolescentes, jovens e adultos em contextos escolares. Dessa forma, implica em articulações com a pedagogia, a sociologia, a antropologia, a história e outros conhecimentos. A resolução de problemas é uma habilidade de ensino da matemática, que promove ao aluno uma construção de saberes para encontrar a solução, utilizando de seus conhecimentos prévios para construir estratégias e a partir do raciocínio lógico, questionar se sua estratégia é válida. Portanto, compete ao professor apresentar e, incentivar os seus alunos a utilizarem dessas etapas como auxílio para encontrar soluções dos problemas propostos, que, ao surgir outros, terão o instinto de utilizar a tendência, possibilitando-os de alcançar maior aproveitamento na aprendizagem. Considerando o exposto, relacione adequadamente os itens às suas respectivas definições.


1. Etnomatemática.
2. História da matemática.
3. Jogos no ensino de matemática.


( ) O lúdico, ao ser levado para a sala de aula, desperta a atenção dos alunos, que ao se utilizar jogos no contexto escolar, permite ao aluno construir seu próprio conhecimento, pois, como afirma Grando (2000, p. 16), “o jogo de regras possibilita à criança a construção de relações quantitativas ou lógicas, que se caracterizam pela aprendizagem em raciocinar e demonstrar, questionar o como e o porquê dos erros e acertos”.


( ) É uma tendência que possibilita a compreensão da originalidade de ideias que deram formas à cultura, podendo observar, também, os aspectos humanos do seu desenvolvimento como, por exemplo, os homens que criaram essas ideias e estudar as circunstâncias em que elas se desenvolveram. Torna-se um instrumento valioso para o ensino-aprendizagem da matemática, que visa à construção histórica do conhecimento matemático, contribuindo para um melhor entendimento da evolução do conceito, dando ênfase às dificuldades epistemológicas inerentes ao conceito que está sendo desenvolvido.


( ) Surgiu na década de 1970; visa valorizar a matemática de diferentes grupos socioculturais, propondo uma maior valorização dos conceitos matemáticos informais construídos pelos educandos por meio de suas experiências, fora do contexto escolar. Compreende-se como o ato de entender e valorizar a existência da matemática vivenciada por artesãos, comerciantes, ambulantes, dentre outros, em sua própria leitura de mundo por meio dessa ciência.

A sequência está correta em
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293Q956237 | Português, Uso dos conectivos, Técnico de Controle Interno, Prefeitura de Nova Iguaçu RJ, Consulplan, 2025

Texto associado.
Por uma globalização mais humana


A globalização é o estágio supremo da internacionalização. O processo de intercâmbio entre países, que marcou o desenvolvimento do capitalismo desde o período mercantil dos séculos 17 e 18, expande-se com a industrialização, ganha novas bases com a grande indústria, nos fins do século 19, e, agora, adquire mais intensidade, mais amplitude e novas feições. O mundo inteiro torna-se envolvido em todo tipo de troca: técnica, comercial, financeira, cultural.

Vivemos um novo período na história da humanidade. A base dessa verdadeira revolução é o progresso técnico, obtido em razão do desenvolvimento científico e baseado na importância obtida pela tecnologia, a chamada ciência da produção.

Todo o planeta é praticamente coberto por um único sistema técnico, tornado indispensável à produção e ao intercâmbio e fundamento do consumo, em suas novas formas.

Graças às novas técnicas, a informação pode se difundir instantaneamente por todo o planeta, e o conhecimento do que se passa em um lugar é possível em todos os pontos da Terra.

A produção globalizada e a informação globalizada permitem a emergência de um lucro em escala mundial, buscado pelas firmas globais que constituem o verdadeiro motor da atividade econômica.

Tudo isso é movido por uma concorrência superlativa entre os principais agentes econômicos – a competitividade.

Num mundo assim transformado, todos os lugares tendem a tornar-se globais, e o que acontece em qualquer ponto do ecúmeno (parte habitada da Terra) tem relação com o que acontece em todos os demais.

Daí a ilusão de vivermos num mundo sem fronteiras, uma aldeia global. Na realidade, as relações chamadas globais são reservadas a um pequeno número de agentes, os grandes bancos e empresas transnacionais, alguns Estados, as grandes organizações internacionais.

Infelizmente, o estágio atual da globalização está produzindo ainda mais desigualdades. E, ao contrário do que se esperava, crescem o desemprego, a pobreza, a fome, a insegurança do cotidiano, num mundo que se fragmenta e onde se ampliam as fraturas sociais.

A droga, com sua enorme difusão, constitui um dos grandes flagelos desta época.

O mundo parece, agora, girar sem destino. É a chamada globalização perversa. Ela está sendo tanto mais perversa porque as enormes possibilidades oferecidas pelas conquistas científicas e técnicas não estão sendo adequadamente usadas.

Não cabe, todavia, perder a esperança, porque os progressos técnicos obtidos neste fim de século 20, se usados de uma outra maneira, bastariam para produzir muito mais alimentos do que a população atual necessita e, aplicados à medicina, reduziriam drasticamente as doenças e a mortalidade.

Um mundo solidário produzirá muitos empregos, ampliando um intercâmbio pacífico entre os povos e eliminando a belicosidade do processo competitivo, que todos os dias reduz a mão de obra. É possível pensar na realização de um mundo de bem-estar, onde os homens serão mais felizes, um outro tipo de globalização.



(Milton Santos. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br./Acesso em: janeiro de 2025.)
Não cabe, todavia, perder a esperança, [...]” (12º§) A conjunção “todavia” pode ser substituída, sem que haja prejuízo de sentido, pela conjunção:
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294Q956240 | Matemática, Técnico de Controle Interno, Prefeitura de Nova Iguaçu RJ, Consulplan, 2025

A SEMCONGER está desenvolvendo um sistema de geração de senhas numéricas únicas para autenticação de servidores. O objetivo é gerar números de seis dígitos utilizando exclusivamente os algarismos 1, 2, 3, 4, 5 e 6, com as seguintes condições:

• Os dígitos 1 e 2 não podem ocupar posições adjacentes;
• Os dígitos 3 e 4 devem estar sempre adjacentes.

Quantas combinações distintas de senhas podem ser geradas com essas regras?
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295Q894061 | Libras, Profissional Ouvinte, Prefeitura de Nova Iguaçu RJ, Consulplan, 2024

Analise os trechos a seguir.

Português (língua fonte)
... baixa temperatura, altas quantidades de celíaca, altas quantidades de gases nestas celíacas...Vão ser chamadas de magnas deoníticos ou graníticos. Por quê? Porque são magnas em que eu vou ter muito mais quartzo aqui, coisa que aqui eu não vou ter. A medida que vai diminuindo, começa a aumentar a quantidade dos outros. Olha aqui ó... Principalmente porque há ferros magnesianos. O que são ferros magnesianos? Temos os minerais. Eu vou falar dos minerais magnos e feltono (?) Isso aqui ó... se separarem, os minerais magnos são os minerais escuros e os minerais feltono (?) são os claros. Por quê? Porque magno de magnésio. Magnésio é de ferro. Por isso vocês têm um basalto e o basalto é escuro, porque ele é mais rico em ferro magnesiano. Minerais em ferro de magnésio. Ele não tem quartzo.

Língua Brasileira de Sinais (língua-alvo, interpretação realizada pelo intérprete)
... TEMPERATURA DIMINUIR BAIXO FRIO MUITO C-I-L-I-C-A MUITO COLOCAR G-S MISTURAR JUNTO SURGIR M-A-G-M-A-S TAMBÉM PEDRA G-R-A-N-I-T-I-N-0 POR CAUSA M-A-G-M-A-S TER MAIS MAIS SURGIR Q-U-A-R-T-Z-0 C-I-L-I-C-A DIMINUIR DIMINUIR COMEÇAR OUTRO AUMENTAR AUMENTAR C-I-L-I-C-A DIMINUIR FERRO M-A-G-N-E-S-I-A-N-0 AUMENTAR JUNTO N M IS MAIS MAIS A N-I-Q-U-E-L DIMINUIR • MINERAL (?) F-E-L-T-N-0 SEPARAR CONSEGUIR SEPARAR N-I-Q-U-E-L PRETO M-A-GN-E-S-I-0 - DESCULPA EXPLICAR ANTES NÃO, AGORA EXPLICAR MAIS FERRO MAIS JUNTO AJUNTAR FERRO MA-G-N-E-S-I-0 JUNTO SURGIR PEDRA B-A-S-A-L-T-0 (?) CERTO.


Considerando os excertos anteriores, assinale a afirmativa correta.
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296Q1042917 | Legislação dos Municípios do Estado do Rio de Janeiro, Legislação do Município de Nova Iguaçu, Analista Tributário do Tesouro Municipal, Prefeitura de Nova Iguaçu RJ, FGV, 2024

Sobre a Taxa de Fiscalização Sanitária prevista no Código Tributário de Nova Iguaçu, é correto afirmar que
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297Q956160 | Raciocínio Lógico, Técnico Programador de Computação, Prefeitura de Nova Iguaçu RJ, Consulplan, 2025

Em um estoque de materiais para a construção de uma grande obra, chega uma considerável quantidade de componentes. Segundo as informações do fornecedor, 60% dos componentes são padronizados, sendo que 45% deles precisam de inspeção técnica. Entre os componentes que não são padronizados, 55% requerem inspeção técnica. Se a quantidade total de componentes que não exigem inspeção técnica é 408, qual é a quantidade de componentes padronizados que exigem inspeção técnica?
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298Q1042960 | Direito Tributário, Tributos Municipais, Auditor Fiscal do Tesouro Municipal, Prefeitura de Nova Iguaçu RJ, FGV, 2024

O Decreto nº 7.326/2006 regulamenta a responsabilidade pela retenção na fonte e recolhimento do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza – ISSQN, relativos aos serviços tomados no âmbito do Município de Nova Iguaçu.

Sobre a substituição tributária prevista no referido Decreto, é correto afirmar que

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299Q956242 | Matemática, Triângulos, Técnico de Controle Interno, Prefeitura de Nova Iguaçu RJ, Consulplan, 2025

Um engenheiro municipal está projetando uma praça pública em Nova Iguaçu e, para isso, precisa posicionar pontos de referência em um terreno triangular. O terreno possui o formato de um triângulo isósceles, onde a base é a aresta BC. Nesse terreno, o engenheiro decide marcar um ponto D no lado AC, de modo que os segmentos AD, BD e BC tenham a mesma medida. Com base nessa configuração, qual será a medida, em graus, do ângulo BÂC?
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300Q956255 | Legislação dos Municípios do Estado do Rio de Janeiro, Lei nº 2378 de 1992, Técnico de Controle Interno, Prefeitura de Nova Iguaçu RJ, Consulplan, 2025

Servidor público efetivo do município de Nova Iguaçu, em atividade, foi afastado por motivo de prisão legalmente decretada. A Lei Municipal nº 2.378/1992 dispõe acerca da seguridade social do funcionário público. Sobre esse tema e, ainda, considerando o caso hipotético, assinale a afirmativa INCORRETA.
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