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Questões de Concursos Prefeitura de Nova Iguaçu RJ

Resolva questões de Prefeitura de Nova Iguaçu RJ comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


321Q894003 | Informática, Professor II, Prefeitura de Nova Iguaçu RJ, Consulplan, 2024

“_____________ é uma interface que conecta a Unidade de Processamento Central (CPU) à placa-mãe de um computador. Ele desempenha um papel crucial na interoperabilidade entre o processador e a placa-mãe, permitindo que o CPU se comunique com outros componentes do sistema.” Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior.
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322Q956275 | Direito Administrativo, Técnico de Controle Interno, Prefeitura de Nova Iguaçu RJ, Consulplan, 2025

No direito administrativo, há uma espécie de responsabilidade civil em que, para que a administração pública seja responsabilizada, basta a comprovação da conduta estatal, do dano e do nexo causal entre ambos, sem a necessidade de demonstrar dolo ou culpa do agente público. Com base nessa definição, assinale a espécie de responsabilidade civil da administração mencionada.
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323Q867959 | Segurança e Saúde no Trabalho, Saúde e Segurança no Ambiente de Trabalho, Auxiliar Administrativo III, Prefeitura de Nova Iguaçu RJ, Consulplan, 2024

A Segurança do Trabalho e a Medicina do Trabalho são matérias abordadas pelo Direito do Trabalho, que contém regras referentes ao estabelecimento de direitos e obrigações entre empregados e empregadores, nas quais predominam deveres dos empregadores perante o Estado.

(GALAFASSI, 1998.)

A Segurança do Trabalho pode ser conceituada como o conjunto de
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324Q1060491 | Administração Financeira e Orçamentária, Programação Orçamentária e Financeira, Analista Tributário do Tesouro Municipal, Prefeitura de Nova Iguaçu RJ, FGV, 2024

Na descentralização financeira os recursos financeiros são disponibilizados para as unidades gestoras e são realizados através de mecanismos.

O mecanismo que representa a liberação dos recursos financeiros dos órgãos setoriais de programação financeira para as unidades orçamentárias ou administrativas a elas vinculadas denomina-se

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325Q868298 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Economia Nacional, II, Prefeitura de Nova Iguaçu RJ, Consulplan, 2024

Brasil cai duas posições no ranking de desenvolvimento humano da ONU
De acordo com dados divulgados pela ONU, o Brasil recuou duas posições no ranking de desenvolvimento humano. O IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) do Brasil atingiu 0,76 em 2022. Quanto mais perto de “1,0”, melhor a situação do país. (Disponível em: https://cultura.uol.com.br. Acesso em: abril de 2024.)
O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) considera como indicadores: saúde, renda e
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326Q1042908 | Direito Tributário, Obrigação Tributária, Analista Tributário do Tesouro Municipal, Prefeitura de Nova Iguaçu RJ, FGV, 2024

A obrigação tributária é uma relação jurídica constituída a partir da ocorrência do fato gerador, que se estabelece entre duas pessoas, em virtude do qual o credor pode exigir do devedor o adimplemento de determinada prestação tributária. Portanto, a obrigação tributária é composta pelos seguintes elementos: (i) causa; (ii) prestação e (iii) partes.
Em virtude disso, analise as afirmativas a seguir:
I. Causa: diz respeito à fonte da obrigação tributária, ou seja, a subsunção do fato à hipótese de incidência, no qual ocorre o fato gerador;
II. Prestação: é dividida entre obrigação principal e obrigação acessória. A obrigação principal tem por objeto dar dinheiro ou prestar algum serviço ao Estado; já a obrigação acessória tem por objeto o cumprimento, por parte do sujeito passivo, de obrigações de fazer, não fazer ou tolerar, visando atender o interesse arrecadatório da fiscalização tributária;
III. Partes: é dividida entre sujeito ativo e sujeito passivo. O sujeito ativo é o titular da pretensão ou crédito tributário, ou em outras palavras, o credor do tributo, podendo ser da administração direta e indireta (autarquia, fundações, empresa pública e sociedade de economia mista). Já o sujeito passivo é o devedor do tributo, a quem se pode chamar de contribuinte.


Está correto o que se afirma em

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327Q1042910 | Direito Tributário, Obrigação Tributária, Analista Tributário do Tesouro Municipal, Prefeitura de Nova Iguaçu RJ, FGV, 2024

Responsável tributário é aquele que, por questões de conveniência e oportunidade, o Estado elege expressamente em lei para figurar no polo passivo da relação, juntamente com o contribuinte, ou substituindo-o.

Em virtude disso, analise as situações a seguir:

I. Caio recebeu de herança de seu avô um imóvel em Nova Iguaçu. No entanto, Caio somente tem 1 ano de idade, o que faz com que seus pais sejam os responsáveis tributários pelo recolhimento do IPTU. Neste caso ocorre a denominada responsabilidade de terceiros;

II. Mévio e Tício são irmãos e receberam de herança imóvel situado em Nova Iguaçu, sendo os dois coproprietários do imóvel. Como Mévio morava de aluguel, e Tício tinha casa própria, os irmãos convencionaram verbalmente que Mévio iria morar no imóvel. Neste caso, Mévio é responsável pelo pagamento do IPTU, pois exerce a posse do imóvel, e Tício é responsável por sucessão, ou seja, somente irá pagar, caso seu irmão não pague;

III. O espólio é responsável pelos tributos do de cujus da abertura da sucessão até a data da partilha.

Está correto o que se afirma em

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328Q956161 | Raciocínio Lógico, Técnico Programador de Computação, Prefeitura de Nova Iguaçu RJ, Consulplan, 2025

Marcelo, Laura, João e Sofia são estagiários no setor de manutenção de equipamentos médicos de um hospital. Durante uma rotina de verificação, um dos equipamentos mais importantes usado para monitorar pacientes foi danificado devido a um erro no processo de manutenção. Sabe-se que esse erro foi ocasionado por apenas um dos quatro estagiários. O chefe do setor, ao perceber o problema, questionou sobre o responsável pela falha. As respostas dadas por cada um dos estagiários foram as seguintes:

Marcelo: Eu não fui o responsável pela falha no equipamento;
Laura: Foi o Marcelo quem danificou o equipamento;
João: Marcelo está mentindo;
Sofia: Não foi Laura quem danificou o equipamento.

Considerando que apenas um dos quatro estagiários disse a verdade, enquanto os demais mentiram, quem foi o responsável pela falha no equipamento?
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329Q1042949 | Direito Penal, Legislação Penal Especial, Auditor Fiscal do Tesouro Municipal, Prefeitura de Nova Iguaçu RJ, FGV, 2024

No que tange aos crimes contra a ordem tributária definidos na Lei nº 8.137/90, é correto afirmar que
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330Q1026843 | Raciocínio Lógico, Fundamentos de Lógica, Analista Tributário do Tesouro Municipal, Prefeitura de Nova Iguaçu RJ, FGV, 2024

A proposição lógica “se q ou t, então p e r e s” tem valor lógico verdadeiro.

Dado que o valor lógico de s é falso, conclui-se corretamente que

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331Q894062 | Libras, Profissional Ouvinte, Prefeitura de Nova Iguaçu RJ, Consulplan, 2024

Considerando-se os tipos de discursos existentes, aos quais os aprendizes surdos estão constantemente expostos no ambiente escolar e na sociedade, aquele que tem como objetivo principal convencer ou induzir o receptor a adotar certo comportamento e, a partir de um propósito bem definido, utiliza-se de recursos que abrangem modalidades muito utilizadas pelos meios de comunicação, artigos científicos, textos publicitários, posto que almeja-se fazer o receptor mudar seu proceder, assim influenciando as condutas, se refere ao discurso:
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332Q867956 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Economia Nacional, Auxiliar Administrativo III, Prefeitura de Nova Iguaçu RJ, Consulplan, 2024

No início de 1994, a inflação estava em 40% ao mês, ou três mil por cento ao ano. Os preços subiam sem parar – gasolina, alimentos, prestações... A cada hora o cruzeiro valia menos em relação ao dólar. Era o caos da hiperinflação. O truque dos economistas foi criar em fevereiro uma espécie de dólar virtual, a URV – Unidade Real de Valor. A roda-viva dos preços continuava corroendo o cruzeiro, mas não atingia a URV. Em julho, a URV perdeu as letras U e V, permanecendo o R, de real. A nova moeda nascia sem a “doença” da hiperinflação.

(Disponível em: https://www.camara.leg.br/tv/437249-lancado-ha-20-anos-plano-real-acabou-com-a-hiperinflacao/. Acesso em: 16/01/2024.)


O Plano Real foi implementado no governo do Presidente:

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333Q1047960 | Direito Administrativo, Licitações e Lei N 14 133 de 2021, Analista Tributário do Tesouro Municipal, Prefeitura de Nova Iguaçu RJ, FGV, 2024

A sociedade empresária XYZ tem larga experiência em participar de processos licitatórios realizados por diversos entes federativos, no âmbito dos quais os respectivos editais consagram uma determinada modalidade de licitação para a alienação de bens imóveis ou de bens móveis inservíveis ou legalmente apreendidos a quem oferecer o maior lance.

Nesse cenário, considerando as disposições da Lei no 14.133/2021 (Lei de Licitações e Contratos Administrativos), é correto afirmar que a sociedade empresária XYZ participou de licitações que adotaram como modalidade licitatória

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334Q1047963 | Direito Constitucional, Direitos Individuais, Analista Tributário do Tesouro Municipal, Prefeitura de Nova Iguaçu RJ, FGV, 2024

Após a prática de ato ilegal por parte de autoridade pública, Jonas, com base em direito líquido e certo, não amparado por habeas corpus ou habeas data, tendo prova pré-constituída do seu direito, ingressou com uma demanda no Poder Judiciário, observando o prazo decadencial de cento e vinte dias.

Nesse cenário, considerando as disposições da Constituição Federal, é correto afirmar que Jonas ingressou, em juízo, com um/uma

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335Q1042907 | Direito Tributário, Conceito de Tributo e Espécies Tributárias, Analista Tributário do Tesouro Municipal, Prefeitura de Nova Iguaçu RJ, FGV, 2024

Tributo é uma modalidade fundamental de receita financeira pública, e sua qualificação quanto as espécies depende de critérios adotados sobre a natureza e características dos tributos.

Desse modo, é correto afirmar que

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336Q893919 | Pedagogia, Normas Constitucionais do Direito à Educação, Auxiliar de Coordenação Escolar III, Prefeitura de Nova Iguaçu RJ, Consulplan, 2024

Sobre os avanços da educação Infantil no Brasil após a Constituição Federal de 1998, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.


( ) Na década de 90, a educação infantil foi reconhecida como direito da criança, das famílias, como dever do Estado e como primeira etapa da educação básica.

( ) A educação das crianças de zero a cinco anos é reconhecida na atualidade como cuidado e educação extra domiciliar, sendo concebida como amparo e assistência.

( ) O trabalho pedagógico com a criança na educação infantil adquiriu reconhecimento e ganhou uma dimensão mais ampla no sistema educacional, atendendo às especificidades do desenvolvimento dessa faixa etária contribuindo, assim, para a construção e o exercício de sua cidadania.


A sequência está correta em
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337Q893922 | Pedagogia, Auxiliar de Coordenação Escolar III, Prefeitura de Nova Iguaçu RJ, Consulplan, 2024

Sobre a recreação na escola, analise as afirmativas a seguir.

I. A recreação vai além da ludicidade, satisfação e prazer de fazer alguma atividade motivadora.
II. Através da recreação pode-se haver divertimento e lazer devendo essa prática ser utilizada somente fora da sala de aula.
III. Recrear é educar, pois a recreação permite criar e satisfazer o espírito estético do ser humano, rico em possibilidades culturais.

Está correto o que se afirma em
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338Q893924 | Pedagogia, Gestão da Aprendizagem, Auxiliar de Coordenação Escolar III, Prefeitura de Nova Iguaçu RJ, Consulplan, 2024

Estabelecer uma boa relação entre professor e aluno é fundamental para a construção do conhecimento de qualquer estudante, não importa a idade ou o nível de formação. Considerando que o processo de aprendizagem é uma dinâmica que exige o engajamento de todas as partes envolvidas, para compartilhamento de experiências e informações, NÃO se trata de uma boa relação entre professor e aluno, quando o professor:
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339Q893926 | Pedagogia, Alfabetização e Letramento, Auxiliar de Coordenação Escolar III, Prefeitura de Nova Iguaçu RJ, Consulplan, 2024

As dificuldades de aprendizagem são de ordem heterogênea ou multifatorial. Assim, precisamos considerar todos os fatores relacionados: físicos, afetivos, sociais e cognitivos, para melhor avaliar as dificuldades e os transtornos da aprendizagem, independentemente da idade. Considere uma situação hipotética em que uma criança apresenta dificuldades de aprendizagem; foi identificado pela escola, por meio de vários encontros com a mãe, que ela tem se alimentado inadequadamente e, ainda, possui um quadro de anemia. Pode-se afirmar que a dificuldade de aprendizagem apresentada é gerada, principalmente, pelo fator
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340Q956152 | Português, Uso dos doispontos, Técnico Programador de Computação, Prefeitura de Nova Iguaçu RJ, Consulplan, 2025

Texto associado.
A mão no metrô


Assim que o metrô chegou, ela preparou-se para incomodação. Porque o vagão estava cheio, completamente lotado, e ela já sabia o que a esperava tão logo embarcasse: sem demora, algum homem, ou vários homens, encostariam nela, tentando tirar proveito da situação. Mulher ainda jovem, bonita, estava sujeita a essas situações, que a deixavam indignada. Mas, como outras usuárias na mesma situação, resignava-se. Era, achava, o preço que tinha de pagar por ser pobre, por não ter carro, como outras colegas de escritório.

Pensou em não entrar, em esperar outro metrô mais vazio. Mas já era tarde, e ela precisava ir para casa. Num impulso, entrou, e imediatamente viu-se na clássica posição de sardinha em lata, imprensada entre corpos, vários deles masculinos. Só faltava a mão.

Que não tardou a se fazer presente. Aos poucos, suavemente, ela sentiu a pressão de dedos sobre seu corpo.

Mas, surpreendentemente, aquilo não a enojou, não a alarmou. Porque era diferente, o contato daquela mão. Não se tratava de uma “mão-boba”; não havia malícia naqueles dedos, não havia safadeza. Para começar, eles estavam em lugar neutro, não nas nádegas, não nas coxas, mas nas costas, as costas que ela tinha doloridas depois de um dia de árduo trabalho. E a mão não estava em busca de prazer, de sacanagem; estava simplesmente pousada, quieta. Como se dissesse estou em busca de contato humano, é só isso que eu quero.

Ela poderia olhar ao redor, tentar descobrir quem, daqueles homens e mulheres à sua volta, estava a tocá-la. Mas não queria fazer isso. A verdade é que a gentil mão não a incomodava. Pelo contrário, fazia com que lembrasse uma passagem na infância, o dia em que o pai a levara à escola pela primeira vez. Tinham também ido de metrô; ela estava assustada, chorosa. O pai então colocara-lhe a mão nas costas, como a ampará-la, dizendo qualquer coisa do tipo “não chore, a escola é boa, você vai gostar”. E ela se acalmara, não tanto por causa das palavras, mas pelo contato da mão paterna. E era a mesma sensação que tinha agora: a sensação de amparo, de conforto.

Estava chegando, precisava descer. Como se houvesse percebido, a mão, discretamente, retirou-se de seu dorso. A porta se abriu e ela saiu do vagão. Ainda teve a tentação de olhar para trás, mas resistiu. Não queria associar nenhum dos rostos que ali estavam com a mão que a tocara. Queria, isto sim, guardar a lembrança dessa mão como uma entidade misteriosa que, de algum modo, a fizera viver uma estranha e perturbadora aventura.


(Moacyr Scliar. Folha de São Paulo. São Paulo. Em: 12/09/2005.)
Entre os recursos que contribuem para a construção de sentidos no texto, estão os sinais de pontuação. Além de estarem vinculados intimamente à coerência do texto, esses sinais podem acumular outras funções discursivas, como aquelas ligadas à ênfase, à reformulação ou à justificação de certos segmentos. No excerto “Porque o vagão estava cheio, completamente lotado, e ela já sabia o que a esperava tão logo embarcasse: sem demora, algum homem, ou vários homens, encostariam nela, tentando tirar proveito da situação.” (1º§), os dois-pontos foram empregados para:
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