Início

Questões de Concursos Prefeitura de Nova Itaberaba SC

Resolva questões de Prefeitura de Nova Itaberaba SC comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


121Q911420 | Pedagogia, Tendências Pedagógicas, Professor Educação Física, Prefeitura de Nova Itaberaba SC, Unoesc, 2024

Existem várias tendências e concepções pedagógicas que dão suporte às ações dos professores de Educação Física. Nesse sentido, associe as tendências abaixo com seus respectivos conceitos:

I. Cultural-Plural II. Desenvolvimentista III. Crítico-Emancipatória. IV. Psicomotricidade.

( ) Integra aspectos motores, cognitivos e afetivos, enfatizando a relação entre o movimento corporal e o desenvolvimento psicológico. Essa abordagem visa o desenvolvimento integral do indivíduo, considerando que o movimento é fundamental para o aprendizado e o bem-estar emocional.

( ) Não se limita ao desenvolvimento das habilidades motoras, mas também busca formar cidadãos críticos, conscientes e respeitosos das diferenças culturais, promovendo a inclusão e a equidade nas práticas corporais.

( ) Centrada no crescimento e no desenvolvimento global dos alunos, buscando proporcionar experiências significativas e adaptadas às suas necessidades e capacidades em cada estágio de seu desenvolvimento.

( ) Busca criar uma educação transformadora que capacite os alunos a serem agentes de mudança em suas comunidades e na sociedade em geral, promovendo a justiça social e a equidade através da prática pedagógica crítica e reflexiva.

A sequência correta dessa associação é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

122Q911421 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Professor Educação Física, Prefeitura de Nova Itaberaba SC, Unoesc, 2024

Um professor de Educação Física realizou seu planejamento anual para trabalhar com as turmas do terceiro ano do ensino fundamental. Ele utilizou a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como norteadora para a seleção de atividades e propostas para suas aulas. No planejamento, constavam as seguintes atividades:

I. Esportes: Esportes de campo e taco e Esportes de rede/parede;
II. Ginásticas: Ginástica de condicionamento físico;
III. Danças: Danças de matriz indígena e africana;
IV. Lutas: Lutas do contexto comunitário e regional;
V. Práticas corporais de aventura: Skate e Patinete;
VI. Brincadeiras e jogos: Brincadeiras e jogos de matriz indígena e africana.

Segundo a BNCC, quais das alternativas estão corretas em relação a seleção de atividades para essa etapa de ensino:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

123Q914269 | Português, Uso da Vírgula, Motorista, Prefeitura de Nova Itaberaba SC, Unoesc, 2023

Texto associado.
Vendedor de picolé de SC vira o “Rei do Ovo” e constrói um império no Brasil

Empreendedor desde criança, quando, aos oito anos decidiu vender picolé na praia do Rincão, sul de Santa Catarina, o empresário Ricardo Faria, 48 anos, hoje é acionista principal de negócios bilionários no agro brasileiro. É fundador e presidente do conselho da Granja Faria, que tem sede em Lauro Müller, SC, e atuação nacional, com produção de 16 milhões de ovos por dia.

O número significa a liderança nacional no setor e rendeu a Ricardo Faria o título informal de “Rei do Ovo” do Brasil, que ele não simpatiza. [...] Ricardo Faria é um dos migrantes que vieram quando criança para Santa Catarina. [...]. Nasceu em Niterói, Rio de Janeiro e mudou com a família para Criciúma aos três anos de idade.

Um dos orgulhos de Ricardo Faria é nunca ter tido uma carteira de trabalho. Sentiu o gosto da liberdade de ser empreendedor ainda criança, quando decidiu pilotar o carrinho de picolé sem pedir autorização aos pais, na praia, durante as férias escolares. “[...] ganhava cerca de um salário mínimo por final de semana. Aí pensei: não preciso trabalhar para ninguém. Vou trabalhar para mim. Não tenho carteira de trabalho até hoje”.

[...] em busca de novas ideias em curso na Universidade de Harvard, nos EUA, [...] concluiu que poderia seguir no agronegócio e investir em um setor de “cauda longa” (que significa venda de várias coisas com baixa procura, ao invés de poucas coisas com alta procura).

[...] Estrategista e centrado no trabalho, ele disse que acorda às 4h da madrugada para fazer academia e depois vai trabalhar cedo. Vai até perto das 20 horas e, depois, costuma dormir cedo [...] Vale destacar que horário de trabalho na empresa tem recebido atenção. “A gente respeita os horários de trabalho. Tínhamos uma equipe que trabalhava das 8h da manhã até as 4h da tarde. Aí, a gente inverteu esses números. Passou a ser das 4h (da madrugada) às 8h da noite”, disse ele, observando que era brincadeira.

(Diário Catarinense -13/09/2023. Texto adaptado especialmente para essa prova).
O uso da vírgula está adequando em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

124Q911433 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Nova Itaberaba SC, Unoesc, 2024

Entende-se por educação especial, para os efeitos desta Lei, a modalidade de educação escolar oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação. O conceito apresentado corresponde a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

125Q911434 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Nova Itaberaba SC, Unoesc, 2024

Na Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015, em seu
Art. 2º - Considera-se pessoa com deficiência aquela que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas.
§1º A avaliação da deficiência, quando necessária, será biopsicossocial, realizada por equipe multiprofissional e interdisciplinar e considerará:
I. Os impedimentos nas funções e nas estruturas do corpo. II. Os fatores socioambientais, psicológicos e pessoais. III. A limitação no desempenho de atividades. IV. A restrição de participação.

Assinale a correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

126Q911440 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Nova Itaberaba SC, Unoesc, 2024

Assinale a alternativa que apresenta estratégias pedagógicas que podem ser eficazes no ensino de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

127Q1076656 | Legislação de Trânsito, Habilitação Na Legislação de Trânsito, Edital n 187, Prefeitura de Nova Itaberaba SC, Unoesc, 2024

Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB – Lei 9.503/1997), Art. 162, III, dirigir veículo com Carteira Nacional de Habilitação de categoria diferente da do veículo que esteja conduzindo, é infração:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

128Q1080640 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Direitos Fundamentais no Estatuto da Pessoa com Deficiência, Professor de Informática, Prefeitura de Nova Itaberaba SC, Unoesc, 2024

A Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015, institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). De acordo com essa lei, é dever do Estado, da família, da comunidade escolar e da sociedade assegurar educação de qualidade à pessoa com deficiência. Assim, é incumbência do poder público assegurar, criar, desenvolver, implementar, incentivar, acompanhar e avaliar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

129Q1076654 | Legislação de Trânsito, Legislação Específica de Trânsito, Edital n 187, Prefeitura de Nova Itaberaba SC, Unoesc, 2024

Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB – Lei 9.503/1997), Anexo I:

I. VIA - superfície por onde transitam veículos, pessoas e animais, compreendendo a pista, a calçada, o acostamento, ilha e canteiro central.

II. VIA DE TRÂNSITO RÁPIDO - aquela caracterizada por acessos especiais com trânsito livre, sem interseções em nível, sem acessibilidade direta aos lotes lindeiros e sem travessia de pedestres em nível.

III. VIA ARTERIAL - aquela caracterizada por interseções em nível, geralmente controlada por semáforo, com acessibilidade aos lotes lindeiros e às vias secundárias e locais, possibilitando o trânsito entre as regiões da cidade.

IV. VIA COLETORA - aquela destinada a coletar e distribuir o trânsito que tenha necessidade de entrar ou sair das vias de trânsito rápido ou arteriais, possibilitando o trânsito dentro das regiões da cidade.

V. VIA LOCAL - aquela caracterizada por interseções em nível não semaforizadas, destinada apenas ao acesso local ou a áreas restritas.

Estão corretas as opções:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

130Q1076658 | Legislação de Trânsito, Direção Defensiva, Edital n 187, Prefeitura de Nova Itaberaba SC, Unoesc, 2024

Fatores causadores de acidentes.

I. Imprudência - deixar de fazer algo que sabiamente deveria ter feito, dando causa ao resultado danoso. Age com descuido ou desatenção sem tomar as devidas precauções quando, por exemplo, conduz veículo com equipamento obrigatório inoperante ou ineficiente.
II. Negligência - não saber praticar algo. É imperito na prática da direção por não possuir conhecimentos técnicos ou habilidades suficientes para realizar determinadas manobras. Temos o exemplo do condutor que não consegue imobilizar o veículo em um aclive.
III. Imperícia - atitude de ação feita de forma precipitada e sem cautela. Temos como exemplo o condutor que tem o conhecimento das leis e deixa de respeitá-las, trafegando em velocidade inadequada para a via ou avançando sinal vermelho.

Assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

131Q1076657 | Legislação de Trânsito, Direção Defensiva, Edital n 187, Prefeitura de Nova Itaberaba SC, Unoesc, 2024

Assinale as atitudes que tornam você um motorista seguro, em relação à condução defensiva:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

132Q1076655 | Legislação de Trânsito, Sistema Nacional de Trânsito, Edital n 187, Prefeitura de Nova Itaberaba SC, Unoesc, 2024

Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB – Lei 9.503/1997), Art. 22, II e III, “realizar, fiscalizar e controlar o processo de formação, de aperfeiçoamento, de reciclagem e de suspensão de condutores e expedir e cassar Licença de Aprendizagem, Permissão para Dirigir e Carteira Nacional de Habilitação, mediante delegação do órgão máximo executivo de trânsito da União; bem como vistoriar, inspecionar as condições de segurança veicular, registrar, emplacar e licenciar veículos, com a expedição dos Certificados de Registro de Veículo e de Licenciamento Anual, mediante delegação do órgão máximo executivo de trânsito da União”, é competência exclusiva do:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.