Início

Questões de Concursos Prefeitura de Nova Itaberaba SC

Resolva questões de Prefeitura de Nova Itaberaba SC comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


81Q911426 | Programação, Java, Professor de Informática, Prefeitura de Nova Itaberaba SC, Unoesc, 2024

É uma linguagem de programação gratuita, criada em 2007 pelo MIT, baseada em blocos que se encaixam. É inspirada na ideia de blocos de encaixar (Lego) e voltada para a produção de histórias animadas, jogos, situações problemas e tutoriais. A construção de projetos com essa linguagem permite que sejam desenvolvidas competências previstas na BNCC tais como competências de comunicação, pensamento crítico e criativo, além do desenvolvimento do pensamento computacional. A descrição refere-se à qual linguagem de programação?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

82Q911436 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Nova Itaberaba SC, Unoesc, 2024

Diante do contexto educacional vivenciado, percebemos que muitas práticas pedagógicas são complexas, em especial quando se trata da inclusão e da integração de pessoas com deficiência. Qual das alternativas está correta, quanto ao conceito de inclusão e integração?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

83Q881356 | Português, Morfologia, Agente Administrativo, Prefeitura de Nova Itaberaba SC, Unoesc, 2024

De acordo com o emprego adequado da Crase, coloque Certo (C) ou Errado (E).

( ) Voltamos após as 19h.

( ) A reunião começa às 17h.

( ) Entro à uma hora, por isso não almoço em casa.

( ) Jorge tem uma máquina de trabalho à álcool.

( ) Escreva à lápis.

A assertiva correta é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

84Q911391 | Inglês, Professor de Inglês, Prefeitura de Nova Itaberaba SC, Unoesc, 2024

Read.

Teens feel more complex feelings more deeply
Once puberty has started, the characters that make up Riley’s emotions find that pressing any buttons gets a bigger reaction. And psychologically, that makes sense.
“One of the main features of emotional development in adolescence is this easy arousability of both positive and negative emotions,” Steinberg said. Their feelings are stronger than those of either children or adults.
And in adolescence, the brain has developed more of a capacity for abstract thought, bringing with it more complex emotions, said Damour, author of “The Emotional Lives of Teenagers: Raising Connected, Capable, and Compassionate Adolescents.”
They have more anxiety because they can more easily imagine future problems. They become more embarrassed because they better understand what others may be thinking of them. They become envious because they can see comparisons better between themselves and others, she added.
And ennui isn’t just a funny side effect. Acting like they don’t care is often an important escape hatch for teens in a social conundrum, Damour said.
“These are sophisticated emotions that require neurological development to come on the scene,” she said.

Available at: https://edition.cnn.com/2024/06/15/entertainment/teen-emotions-inside-out-wellness/index.html. Accessed: July 23, 2024.


It is possible to affirm that the term “has developed” extracted from the passage above is classified as
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

85Q911404 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Professor Ensino Fundamental, Prefeitura de Nova Itaberaba SC, Unoesc, 2024

No contexto da avaliação no ciclo de alfabetização, qual das alternativas abaixo reflete corretamente uma prática avaliatória formativa e inclusiva, de acordo com as diretrizes pedagógicas contemporâneas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

86Q911419 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Professor Educação Física, Prefeitura de Nova Itaberaba SC, Unoesc, 2024

Em relação ao ensino da capoeira nas aulas de Educação Física, analise as afirmações abaixo:

I. A capoeira deve ser ensinada exclusivamente como uma forma de arte marcial, destacando-se apenas os aspectos técnicos de defesa pessoal.

II. No ensino da capoeira, é fundamental contextualizar sua história e origem, abordando a resistência cultural e a luta pela liberdade dos escravizados no Brasil.

III. A musicalidade e a roda de capoeira são elementos essenciais que devem ser integrados ao ensino da capoeira, pois promovem a socialização e a compreensão da cultura afro-brasileira.

IV. O ensino da capoeira deve desconsiderar as variações regionais e os diferentes estilos de jogo, focando em um padrão único para facilitar a avaliação dos alunos.


Assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

87Q911448 | Farmácia, Legislação Federal, Farmacêutico, Prefeitura de Nova Itaberaba SC, Unoesc, 2024

A Resolução nº 585, de 29 de agosto de 2013, regulamenta as atribuições clínicas do farmacêutico. A respeito das atribuições clínicas definidas pela Resolução, avalie as afirmativas abaixo:

I. É vedado ao farmacêutico a solicitação de exames laboratoriais com a finalidade de monitorar os resultados da farmacoterapia.

II. É vedado ao farmacêutico a participação em discussões de casos clínicos de forma integrada com os demais membros da equipe de saúde.

III. É uma atribuição clínica do farmacêutico a realização da anamnese farmacêutica, bem como a verificação de sinais e sintomas, com o propósito de prover cuidado ao paciente.

IV. É uma atribuição clínica do farmacêutico a avaliação de resultados de exames clínico-laboratoriais do paciente, como instrumento para individualização da farmacoterapia.


É correto apenas o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

88Q911418 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Professor Educação Física, Prefeitura de Nova Itaberaba SC, Unoesc, 2024

No contexto da Educação Física Escolar, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) destaca a Dança como uma prática corporal significativa. A Dança é valorizada não apenas como uma atividade física, mas também como uma forma de expressão artística e cultural. A BNCC considera a dança uma ferramenta para o desenvolvimento da consciência corporal, da coordenação motora, da musicalidade e da expressão de sentimentos e ideias. Nesse sentido, considerando o que trata a BNCC (2017), referente a Unidade Temática Danças, assinale a alternativa que contempla o objeto de conhecimento correto para o 7º ano do ensino fundamental:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

89Q911424 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Professor Educação Física, Prefeitura de Nova Itaberaba SC, Unoesc, 2024

Maria é professora de Educação Física dos anos iniciais do Ensino Fundamental de uma escola municipal. Sua coordenadora pedagógica chamada Paula, solicitou seus planos de aula para as próximas duas semanas, com intuito contribuir no planejamento e na melhor condução de suas aulas. Após verificação, Paula percebeu que havia algumas inconsistências na seleção de atividades para as aulas no 2º ano, tendo por referência a preconização da BNCC. Neste sentido, assinale a única alternativa correta que Maria utilizou em seus planos de aula:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

90Q911429 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor de Informática, Prefeitura de Nova Itaberaba SC, Unoesc, 2024

Cavalcanti (2023) descreve as metodologias ativas como “estratégias, abordagens e técnicas que dão a estudantes e profissionais o protagonismo de seu processo de aprendizagem”. Marque a alternativa que não representa uma metodologia ativa de ensino:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

91Q881358 | Português, Morfologia, Agente Administrativo, Prefeitura de Nova Itaberaba SC, Unoesc, 2024

Assinale a alternativa que apresenta erro de concordância verbal, de acordo com a gramática.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

92Q911393 | Inglês, Professor de Inglês, Prefeitura de Nova Itaberaba SC, Unoesc, 2024

Considering the collocations with “do” or “make”, mark the incorrect option
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

93Q911412 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Professor Educação Infantil, Prefeitura de Nova Itaberaba SC, Unoesc, 2024

O livro Novas Tecnologias e Mediação Pedagógica (2018), de José Manuel Moran, explora como as tecnologias digitais podem transformar o processo de ensino e aprendizagem. Morananalisa o impacto das novas ferramentas tecnológicas na prática pedagógica, defendendo que essas tecnologias oferecem oportunidades para uma mediação mais dinâmica e interativa. Sobre o uso de mídias, comunicação e tecnologias na educação, analise as afirmativas abaixo:

I. As mídias digitais podem ser utilizadas para promover a personalização do ensino, permitindo que os alunos aprendam no seu próprio ritmo.

II. A comunicação mediada por tecnologia contribui significativamente para a colaboração entre alunos e professores no que tange a aprendizagem sobre meios de comunicação.

III. As tecnologias educacionais podem facilitar a inclusão de alunos com necessidades especiais, oferecendo recursos adaptados.

IV. O uso de mídias sociais em contextos educativos possui potencial para engajar os alunos em atividades de aprendizagem, bem como, para atividades de pesquisa e entretenimento que favorece o uso de celular nas aulas para encontrar respostas e soluções imediatas.

V. A formação continuada de professores em tecnologias educacionais é essencial para o sucesso da integração dessas ferramentas no ambiente escolar.


Assinale a correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

94Q881354 | Português, Morfologia, Agente Administrativo, Prefeitura de Nova Itaberaba SC, Unoesc, 2024

Assinale a alternativa em que todas as palavras são formadas por Derivação.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

95Q911432 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Professor de Informática, Prefeitura de Nova Itaberaba SC, Unoesc, 2024

O primeiro registro formal de educação a distância é do século XVIII, nos Estados Unidos, com um curso de taquigrafia por correspondência, porém essa modalidade de educação vem crescendo ao longo dos anos. Analise as seguintes afirmações sobre educação à distância e marque a alternativa correta:

I. A origem da educação a distância está associada ao acesso à educação e qualificação profissional, promovendo a democratização do ensino. A partir da década de 1990 houve uma expansão significativa da educação a distância impulsionada pela popularização dos computadores, da internet e dos recursos multimídia.

II. Historicamente, a educação a distância utilizou-se do envio de correspondências com livros, apostilas, fitas de áudio e vídeo, além de transmissões de rádio e TV. A interação entre estudantes e professores era limitada a cartas e telefonemas. Atualmente, a educação a distância é marcada pela ampla utilização da internet, permitindo o compartilhamento de materiais e a interação é realizada de forma tanto síncrona quanto assíncrona.

III. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) sancionada em 1990 foi a primeira legislação brasileira a fazer referência à educação a distância. Já Base Nacional Comum Curricular(BNCC) de 2018 garante o conjunto de aprendizagens essenciais que aos estudantes, detalhando competências e habilidades que deverão ser desenvolvidas em cada uma das etapas da Educação Básica (Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação a Distância-EaD).
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

96Q914270 | Legislação de Trânsito CTB, Motorista, Prefeitura de Nova Itaberaba SC, Unoesc, 2023

Segundo o Código de Trânsito Brasileiro, Lei 9.503/1997 (CTB), art. 35, para fazer uma conversão à esquerda em uma via urbana com duplo sentido de circulação um condutor deve:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

97Q914272 | Segurança e Saúde no Trabalho, Normas Regulamentadoras de Ministério do Trabalho e Emprego, Motorista, Prefeitura de Nova Itaberaba SC, Unoesc, 2023

Dentre o uso dos equipamentos de proteção individual (EPIs) fica sob atribuições do empregado a seguinte:
I. Utilizar o EPI apenas para a finalidade a que se destina. II. A empresa/prefeitura são os únicos responsáveis pela guarda e conservação dos equipamentos. III. Comunicar ao empregador qualquer alteração que o torne impróprio ao uso. IV. Cumprir as determinações do empregador sob o uso pessoal.
Assinale a incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

98Q914275 | Gestão de Pessoas, Motorista, Prefeitura de Nova Itaberaba SC, Unoesc, 2023

Segue algumas regras de comportamento no ambiente de trabalho.
I. Deixar bem claro que você não é adepto do ditado “amigos, amigos; negócios à parte”. II. Ao trabalhar com alguém de quem não goste, seja informal, não cumprimente normalmente e evidencie uma eventual antipatia. III. Atrasos ao chegar no trabalho não tem problema, principalmente sendo servidor público.
Assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

99Q1023244 | Inglês, Interpretação de Texto Reading Comprehension, PSS, Prefeitura de Nova Itaberaba SC, Unoesc, 2023

Read the sentences below.

I. I’m ready to paint the town red with my best friends.

II. Being always busy is part and parcel of my occupation.

III. Don’t you call me a liar - that’s the pot calling the kettle black.

IV. I shouldn’t have trusted you my secret. You’ve let the cat out of the bag again!

V. He never wears his heart on his sleeve so it’s hard to tell what he’s feeling.

Now mark the option that contains the accordingly definition:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

100Q1023245 | Inglês, Interpretação de Texto Reading Comprehension, PSS, Prefeitura de Nova Itaberaba SC, Unoesc, 2023

Texto associado.

Read the text and answer the following question.


Cultural behaviour in business

Much of today's business is conducted across international borders, and while the majority of the global business community might _______ the use of English as a common language, the nuances and expectations of business communication might differ greatly from culture to culture. A lack of understanding of the cultural norms and practices of our business acquaintances can result in unfair judgments, misunderstandings and breakdowns in communication. Here are three basic areas of differences in business etiquette around the world that could help stand you in good stead when you next find yourself working with someone from a different culture.

Addressing someone

When discussing this topic in a training course, a German trainee and a British trainee got into a hot debate about _______ it was appropriate for someone with a doctorate to use the corresponding title on their business card. The British trainee maintained that anyone who wasn't a medical doctor expecting to be addressed as 'Dr' was disgustingly pompous and full of themselves. The German trainee, however, argued that the hard work and years of education put into earning that PhD should give them full rights to expect to be addressed as 'Dr'.

This stark difference in opinion over something that could be conceived as minor and thus easily _______ goes to show that we often attach meaning to even the most mundane practices. When things that we are used to are done differently, it could spark the strongest reactions in us. While many Continental Europeans and Latin Americans prefer to be addressed with a title, for example Mr or Ms and their surname when meeting someone in a business context for the first time, Americans, and increasingly the British, now tend to prefer using their first names. The best thing to do is to listen and observe how your conversation partner addresses you and, if you are still unsure, do not be afraid to ask them how they would like to be addressed.

Smiling

A famous Russian proverb states that 'a smile without reason is a sign of idiocy' and a so-called 'smile of respect' is seen as insincere and often regarded with suspicion in Russia. Yet in countries like the United States, Australia and Britain, smiling is often interpreted as a sign of openness, friendship and respect, and is frequently used to break the ice.

In a piece of research done on smiles across cultures, the researchers found that smiling individuals were considered more intelligent than non-smiling people in countries such as Germany, Switzerland, China and Malaysia. However, in countries like Russia, Japan, South Korea and Iran, pictures of smiling faces were rated as less intelligent than the non-smiling ones. Meanwhile, in countries like India, Argentina and the Maldives, smiling was associated with dishonesty.

Eye contact

An American or British person might be looking their client in the eye to show that they are paying full attention to what is being said, but if that client is from Japan or Korea, they might find the direct eye contact awkward or even disrespectful. In parts of South America and Africa, _______ eye contact could also be seen as challenging authority. In the Middle East, eye contact across genders is considered inappropriate, although eye contact within a gender could signify honesty and truthfulness.

Having an increased awareness of the possible differences in expectations and _______ can help us avoid cases of miscommunication, but it is vital that we also remember that cultural stereotypes can be detrimental to building good business relationships. Although national cultures could play a part in shaping the way we behave and think, we are also largely influenced by the region we come from, the communities we associate with, our age and gender, our corporate culture and our individual experiences of the world. The knowledge of the potential differences should therefore be something we keep at the back of our minds, rather than something that we use to pigeonhole the individuals of an entire nation.

(Available at: https://learnenglish.britishcouncil.org/skills/reading/c1-reading/cultural-behaviour-business, Accessed September, 2023)

Choose the option that best fits the blanks.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.