Questões de Concursos Prefeitura de Nova Venécia ES

Resolva questões de Prefeitura de Nova Venécia ES comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

41Q1046131 | Matemática, Aritmética e Problemas, Educação Especial, Prefeitura de Nova Venécia ES, IDESG, 2024

Com base no sistema de numeração decimal, um número pode ser descrito da seguinte forma: centena de milhar igual a 6, dezena igual a 3, unidade de milhar igual a 5, centena igual a 2, dezena de milhar é igual a 1, e unidade igual a 4. Se esse número for somado a um outro número descrito da seguinte forma: unidade igual a 5, dezena igual a 6, centena igual a 7, unidade de milhar igual a 4, dezena de milhar igual a 8, e centena de milhar igual a 3. Qual das alternativas apresenta a descrição do resultado da soma dos dois números anteriormente descritos?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

42Q1046132 | Matemática, Aritmética e Problemas, Educação Especial, Prefeitura de Nova Venécia ES, IDESG, 2024

A expressão numérica a seguir reúne cinco das seis principais operações matemáticas que podem ser encontradas no dia a dia, as quais são adição, subtração, multiplicação, divisão e potenciação:

5 – 1 + 2 x 2 – ( 4² + 2³ ) / 4

Assinale a alternativa que apresenta o resultado da expressão numérica na hipótese de serem substituídos os sinais de adição por sinais de subtração, e vice-versa.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

43Q1046133 | Matemática, Aritmética e Problemas, Educação Especial, Prefeitura de Nova Venécia ES, IDESG, 2024

Considere que existem três produtos eletrodomésticos em uma loja específica, os quais custam o mesmo valor: R$ 300,00. Entretanto, esses produtos se localizam em setores diferentes dentro dessa loja. Próximo ao período de final de ano, foram ofertados descontos diferentes a cada setor da loja, inclusive para os três produtos citados. Seja que um deles recebeu desconto de 18%, outro de 21%, e o terceiro de 26%. Caso uma pessoa compre os três produtos, com os descontos ofertados, e divida essa compra em 5 parcelas, sendo que devido ao parcelamento, cada parcela custará 10% a mais que o valor dividido, qual das alternativas apresenta o valor da quinta parcela?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

44Q1046134 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Educação Especial, Prefeitura de Nova Venécia ES, IDESG, 2024

“A deficiência intelectual é um transtorno do desenvolvimento. As crianças com DI apresentam um nível cognitivo abaixo da média para a idade. Dessa forma, podem ter dificuldade de adaptação e demorar mais para aprender e se alfabetizar do que outras crianças da mesma idade.”

(Fonte:https://institutoneurosaber.com.br/inclusao-do-aluno-com-deficiencia-intelectual-na-escola/)

Considerando esse contexto, são estratégias pedagógicas a serem desenvolvidas na escola regular para o atendimento as necessidades das crianças com deficiência intelectual:

I. Adotar uma estratégia única para atender a todos, considerando a integração e não as diferenças de aprendizado.
II. Realizar avaliações formativas para monitorar o progresso da criança e ajustar as estratégias de ensino.
III. Incorporar ferramentas e dispositivos tecnológicos como softwares educacionais e recursos de acessibilidade.
IV. Implementar um modelo de ensino totalmente individualizado, separando a criança do restante da turma.

Está correto o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

45Q1046135 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Educação Especial, Prefeitura de Nova Venécia ES, IDESG, 2024

De acordo com as Diretrizes Operacionais da Educação Especial de Nova Venécia/ES:

“O professor de educação especial que atua com o deficiente visual precisa estar sempre junto dos seus alunos, para favorecer experiências sensoriais e perceptivas (auditivas, olfativas, gustativas, táteis e cinestésicas), dentro de um ambiente escolar adequado às suas necessidades educacionais especiais que tenha professores aptos a compreendê-lo. Garantir a qualidade e a quantidade de luz disponível no ambiente escolar, por exemplo, e o cuidado para que a iluminação proporcione mais eficiência e conforto visual fazem toda a diferença.”

(Fonte: https://sites.google.com/view/educacaoconectadanv/ano-letivo-2023).

São todas consideradas atitudes adequadas por parte do professor, EXCETO:


  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

46Q1046136 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Educação Especial, Prefeitura de Nova Venécia ES, IDESG, 2024

A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, ressalta que: o Atendimento Educacional Especializado “identifica, elabora e organiza recursos pedagógicos e de acessibilidade que eliminem as barreiras para a plena participação dos alunos, considerando suas necessidades específicas” (BRASIL, 2008, p. 16).
Considerando esse contexto, podemos afirmar que, o Atendimento Educacional Especializado (AEE) para pessoas com deficiência física deve contemplar as seguintes ações:

I. A elaboração e implementação de atividades físicas adaptadas, promovendo o desenvolvimento motor e a inclusão do aluno em atividades recreativas e esportivas.
II. Um Plano de Atendimento Educacional Especializado individualizado com metas, estratégias e recursos adaptados às necessidades específicas do aluno.
III. Uma avaliação detalhada das necessidades, habilidades e potencialidades do aluno, considerando suas condições físicas e demandas educacionais específicas.
IV. Um foco exclusivo na deficiência física e no seu tratamento diferenciado, associando-a apenas às dificuldades impostas a autonomia.

Está correto o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

47Q1046137 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Educação Especial, Prefeitura de Nova Venécia ES, IDESG, 2024

De acordo com as Diretrizes Operacionais da Educação Especial de Nova Venécia/ES,

“ O aluno no ambiente escolar desenvolve sua subjetividade, e por meio da socialização torna-se independente em suas opiniões, o que faz da escola uma das ferramentas que garantem a prática da cidadania”.

(Fonte: https://sites.google.com/view/educacaoconectadanv/ano-letivo-2023).

São todas ações esperadas por parte da escola, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

48Q1046138 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Educação Especial, Prefeitura de Nova Venécia ES, IDESG, 2024

Leia o fragmento de texto abaixo.

De acordo com Anjos (2011, p.4 e 5), as salas de recursos multifuncionais são [...] um espaço para atendimento educacional especializado (AEE), tendo como objetivo oferecer suporte aos alunos com necessidades educacionais especiais, favorecendo seu acesso ao conhecimento, possibilitando o desenvolvimento de algumas competências e habilidades próprias.”

(Fonte: ANJOS, R. S. O atendimento educacional especializado em salas de recursos. Revista fórum identidades. Itabaiana, ano 5, 2011)

Considerando o contexto acima, as salas de recursos multifuncionais:

I. Potencializam o ensino dos alunos com deficiência e com altas habilidades promovendo condições de acesso, aprendizagem e participação no ensino regular.
II. Atendem, ao mesmo tempo, pessoas com diversos tipos de deficiência, permitindo um olhar singular para cada aluno, e não um enfoque coletivo.
III. Proporcionam treinamento intensivo para um determinado tipo de deficiência, geralmente visual ou auditiva.
IV. desenvolvem estratégias pedagógicas e planos de ensino adaptados, de modo a atender às necessidades específicas dos alunos.
V. Possibilitam apenas o desenvolvimento de atividades recreativas e lúdicas, sem foco em apoio educacional.

Está correto o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

49Q1046139 | Pedagogia, Legislação da Educação, Educação Especial, Prefeitura de Nova Venécia ES, IDESG, 2024

De acordo com a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva:

“A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva tem como objetivo o acesso, a participação e a aprendizagem dos alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação nas escolas regulares, orientando os sistemas de ensino para promover respostas às necessidades educacionais especiais.”

(Fonte: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/politica.pdf).

Desta forma, de acordo com o documento citado, o sistema de ensino deve promover respostas às necessidades educacionais especiais, garantindo todos os aspectos abaixo, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

50Q1046140 | Psicologia, Psicopatologia, Educação Especial, Prefeitura de Nova Venécia ES, IDESG, 2024

Sobre a Deficiência Intelectual, assinale a alternativa que apresenta apenas informações corretas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

51Q1046141 | Pedagogia, Legislação da Educação, Educação Especial, Prefeitura de Nova Venécia ES, IDESG, 2024

Considerando a Resolução Nº 4, de 2 de outubro de 2009, podemos afirmar que, o Atendimento Educacional Especializado para a Educação Básica deve ser:

I. Oferecido prioritariamente em salas de recursos multifuncionais, afastando os alunos do contexto da sala de aula regular.
II. Planejado de forma a complementar o ensino regular, considerando as necessidades específicas de cada aluno.
III. Realizado para promover a autonomia dos alunos com deficiência, visando prepará-los para uma vida independente após a conclusão da Educação Básica.
IV. Concretizado por um professor com formação inicial que o habilite para o exercício da docência e formação específica para a Educação Especial.

Está correto o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

52Q1046142 | Pedagogia, Legislação da Educação, Educação Especial, Prefeitura de Nova Venécia ES, IDESG, 2024

O Atendimento Educacional Especializado (AEE) é um dos serviços prestados pela educação especial para atender aos estudantes com deficiência, com transtornos globais do desenvolvimento e com altas habilidades/superdotação, que devem estar matriculados em escolas comuns do ensino regular. São todas atribuições do professor do AEE, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

53Q1032614 | Raciocínio Lógico, Orientação Espacial e Temporal, Trabalhador Braçal, Prefeitura de Nova Venécia ES, IDESG, 2024

Texto associado.
Leia com atenção o texto abaixo, ele será a base para responder a questão.

João precisa marcar uma consulta médica. Ao ligar para a recepção da clínica, verificou a possibilidade de atendimento na quarta-feira, porém só conseguiu uma vaga para o dia seguinte do desejado, às 8 horas da manhã no décimo oitavo andar do prédio. Para esta consulta médica, seria necessário fazer um jejum de 12 horas.
Qual será o dia da consulta de João?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

54Q1032615 | Raciocínio Lógico, Orientação Espacial e Temporal, Trabalhador Braçal, Prefeitura de Nova Venécia ES, IDESG, 2024

Texto associado.
Leia com atenção o texto abaixo, ele será a base para responder a questão.

João precisa marcar uma consulta médica. Ao ligar para a recepção da clínica, verificou a possibilidade de atendimento na quarta-feira, porém só conseguiu uma vaga para o dia seguinte do desejado, às 8 horas da manhã no décimo oitavo andar do prédio. Para esta consulta médica, seria necessário fazer um jejum de 12 horas.
Conforme as orientações para esta consulta, qual deve ser o horário limite para a última refeição de Pedro?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

55Q1032616 | Raciocínio Lógico, Problemas Lógicos, Trabalhador Braçal, Prefeitura de Nova Venécia ES, IDESG, 2024

Texto associado.
Leia com atenção o texto abaixo, ele será a base para responder a questão.

João precisa marcar uma consulta médica. Ao ligar para a recepção da clínica, verificou a possibilidade de atendimento na quarta-feira, porém só conseguiu uma vaga para o dia seguinte do desejado, às 8 horas da manhã no décimo oitavo andar do prédio. Para esta consulta médica, seria necessário fazer um jejum de 12 horas.
Sabendo que o prédio onde se instala a clínica possui 20 andares, de acordo com os dados do exame marcado, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.