Questões de Concursos Prefeitura de Novo Hamburgo RS

Resolva questões de Prefeitura de Novo Hamburgo RS comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

21Q908772 | Nutrição, Nutricionista III, Prefeitura de Novo Hamburgo RS, FUNDATEC, 2024

De acordo com o Código de Ética e de Conduta do Nutricionista, encaminhar a outros profissionais habilitados os indivíduos ou coletividades sob sua responsabilidade profissional quando identificar que as atividades demandadas se desviam de suas competências é __________ nutricionista.

Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

22Q908773 | Enfermagem, Enfermeiro, Prefeitura de Novo Hamburgo RS, FUNDATEC, 2024

A atenção primária é a porta de entrada do usuário para o sistema público de saúde. É nesse nível de atenção que se conhecem as necessidades da população do território, as condições de vida, moradia, saneamento básico, entre outras. Com base nisso, assinale a alternativa que NÃO corresponde aos princípios e diretrizes da atenção primária.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

23Q908774 | Enfermagem, Enfermeiro, Prefeitura de Novo Hamburgo RS, FUNDATEC, 2024

O nome dado ao conjunto de medidas comportamentais adotadas pelos profissionais de saúde com o objetivo de prevenir a contaminação cruzada entre ambientes sujos e limpos, na ausência de barreiras físicas, é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

24Q908775 | Enfermagem, Enfermeiro, Prefeitura de Novo Hamburgo RS, FUNDATEC, 2024

As Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNTs) permeiam o cotidiano do profissional de saúde em todos os cenários de atuação, pois constituem o grupo de doenças que atinge, principalmente, as populações mais vulneráveis. Considerando que o Plano de Enfrentamento das DCNTs 2011-2022 aborda os quatro principais grupos das DCNTs – cardiovasculares, câncer, respiratórias e diabetes –, assinale a alternativa que apresenta os fatores de risco modificáveis em comum entre os quatro grupos, segundo o referido Plano.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

25Q908776 | Enfermagem, Enfermeiro, Prefeitura de Novo Hamburgo RS, FUNDATEC, 2024

Técnica utilizada no século XIX durante a epidemia de cólera na Europa, consiste na administração de fluidos e medicamentos por via subcutânea, sendo tida como método alternativo na prática clínica voltada aos cuidados paliativos. Está indicada quando há inviabilidade da via oral, desidratação leve ou moderada e acesso venoso difícil. A que técnica esse trecho se refere?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

26Q908777 | Enfermagem, Enfermeiro, Prefeitura de Novo Hamburgo RS, FUNDATEC, 2024

Em 2017, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou uma obra destinada aos gestores, profissionais de saúde e educadores com foco em medidas de prevenção para a redução das Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS). Entre os diversos itens abordados, estão as recomendações relacionadas aos cateteres periféricos. Nesse sentido, assinale a alternativa INCORRETA sobre a instalação e o manejo de cateteres periféricos.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

27Q676608 | Contabilidade Geral, Balanço Patrimonial BP, Assistente Administrativo, Prefeitura de Novo Hamburgo RS, AOCP, 2020

Assinale a alternativa que apresenta o que é retratado no balanço patrimonial de uma organização.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

28Q1015040 | Libras, Educação dos Surdos, Tradutor e Intérprete de Libras, Prefeitura de Novo Hamburgo RS, AOCP, 2020

[...] Sam estava perplexo e foi para casa perguntar a sua mãe sobre exatamente que tipo de aflição que a menina da porta do lado tinha. Sua mãe explicou a ele que ela era ouvinte e, por isso, ela não sabia sinalizar; em vez disso, ela e a sua mãe falam, movimentam suas bocas para falarem entre si. Sam então perguntou se essa menina e a família dela eram as únicas “daquele jeito”. A mãe dele explicou que não. De fato, quase todas as pessoas eram como seus vizinhos. Era a sua própria família que era incomum. Aquele foi um momento memorável para Sam [...]”. O relato apresentado se refere a qual artefato cultural?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

29Q1015041 | Libras, Educação dos Surdos, Tradutor e Intérprete de Libras, Prefeitura de Novo Hamburgo RS, AOCP, 2020

Quando um bebê nasce surdo, ele desenvolve inicialmente as mesmas fases de linguagem que o bebê ouvinte: grito de satisfação, choro de dor e fome, emite sons sem significados até mais ou menos seis meses de idade e, quando chega à fase do balbucio, é que começa a diferenciação, porque o bebê ouvinte, podendo ouvir os sons do ambiente ao redor de si, tenta se comunicar emitindo sons, enquanto o bebê surdo não ouve sons do ambiente e, por isso, as primeiras “palavras” não surgem [...]”. O enunciado refere-se a qual dos artefatos culturais?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

30Q1015042 | Libras, Educação dos Surdos, Tradutor e Intérprete de Libras, Prefeitura de Novo Hamburgo RS, AOCP, 2020

“É uma proposta de ensino usada por escolas que se propõem a tornar acessível à criança duas línguas no contexto escolar. Os estudos têm apontado para essa proposta como sendo mais adequada para o ensino de crianças surdas, tendo em vista que considera a língua de sinais como língua natural e parte desse pressuposto para o ensino da língua escrita”. O enunciado refere-se a qual proposta de educação de surdos?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

31Q1015043 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Tradutor e Intérprete de Libras, Prefeitura de Novo Hamburgo RS, AOCP, 2020

Sobre os parâmetros da Libras, relacione as colunas e assinale a alternativa com a sequência correta.
1. Ponto de articulação. 2. Orientação/Direcionalidade. 3. Expressão Facial e Corporal. 4. Configuração de Mão. 5. Movimento.
( ) Traduz os sentimentos e dá mais sentido ao sinal, intensificando a característica deste, facilitando, assim, a sua identificação, sendo um dos parâmetros mais importantes da língua de sinais. ( ) É o lugar do corpo onde será realizado o sinal. ( ) É o deslocamento da mão no espaço, durante a realização do sinal. ( ) É a forma que a mão assume durante a realização de um sinal. ( ) É a direção da mão durante a execução do sinal da Libras, para cima, para baixo, para o lado, para a frente.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

32Q668676 | Matemática, Razão e Proporção, Assistente Administrativo, Prefeitura de Novo Hamburgo RS, AOCP, 2020

Texto associado.

Considere os números 5,3131131113... e 0,020020002...; se observarmos a sequência lógica de ambos os números, qual deverá ser a soma da 25ª casa decimal do primeiro número com a 16ª casa decimal do segundo número?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

33Q669956 | Redação Oficial, Assistente Administrativo, Prefeitura de Novo Hamburgo RS, AOCP, 2020

Texto associado.

Assinale a alternativa que apresenta os parâmetros da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira que devem ser atendidos para que o correio eletrônico seja aceito como documento original e tenha valor documental.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

34Q1015044 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Tradutor e Intérprete de Libras, Prefeitura de Novo Hamburgo RS, AOCP, 2020

“[...] É um instrumento que orienta o profissional na sua atuação. A sua existência justifica-se a partir do tipo de relação estabelecida com as partes envolvidas na interação [...]”. O enunciado se refere a qual documento?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

35Q1015045 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Tradutor e Intérprete de Libras, Prefeitura de Novo Hamburgo RS, AOCP, 2020

Sobre o código de ética do intérprete de Libras, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa com a sequência correta.
( ) Em situações em que fundos financeiros não são possíveis, o intérprete de Libras deve se dispor a interpretar voluntariamente. ( ) O intérprete deve esclarecer o público no que diz respeito ao surdo sempre que possível, reconhecendo que existe má informação e falta de conhecimento do público sobre a área da surdez e a comunicação com o surdo. ( ) Reconhecendo a necessidade para o seu desenvolvimento profissional, o intérprete deve agrupar-se com colegas profissionais com o propósito de dividir novos conhecimentos de vida e desenvolver suas capacidades expressivas e receptivas em interpretação e tradução.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

36Q667398 | Legislação Municipal, Contador, Prefeitura de Novo Hamburgo RS, AOCP, 2020

Texto associado.

Acerca das normas do regime estatutário dos servidores públicos de Novo Hamburgo, assinale a alternativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

37Q670214 | Português, Interpretação de Textos, Assistente Administrativo, Prefeitura de Novo Hamburgo RS, AOCP, 2020

Texto associado.
ENTENDENDO DIALETOS


Clara Braga


         Quem já teve a oportunidade de conviver minimamente com uma criança, sabe que o processo de aprender a falar pode render boas histórias.
         As crianças, antes de desenvolverem 100% dessa habilidade, parece que criam um dialeto. E engana-se quem acha que o dialeto de todas as crianças é igual e que, se você entende o que seu sobrinho ou priminho fala, vai entender todas as crianças.
         O dialeto da criança é tão complexo que, com exceção de poucas palavras que todas parecem falar de uma forma igual, só aquela criança fala aquela língua e só uma pessoa entende 100% do que está sendo dito: o ser que eu chamo de “pãe”.
        “Pãe” seria a mistura do pai e da mãe, pois raramente um dos dois entende tudo o que o filho está dizendo, eles podem entender a frase toda pelo contexto, mas decifrar e compreender palavrinha por palavrinha, é um trabalho de grupo.
          Às vezes pode parecer complicada essa coisa de não entender o que a criança está querendo dizer, mas confiem, em alguns momentos isso pode ser bom.
        Outro dia estava em um restaurante com meu filho e, como toda criança, ele ficou um tempo sentado e depois foi explorar a redondeza. Fui acompanhando e, no caminho, encontramos uma avó que estava acompanhando a neta enquanto a mãe jantava no mesmo restaurante onde estávamos.          A senhora começou a puxar assunto com meu filho, na tentativa de aproximar a neta. Meu filho se mostrou aberto à aproximação e ia respondendo tudo que a senhora perguntava. Lá pelas tantas, quando eu já estava surpreendida com a quantidade de palavras que a senhora estava entendendo do dialeto do meu filho, ele decidiu pegar algo com a mão e mostrar para a senhora e para a pequena netinha o quão forte ele era. Foi então que a senhora soltou a frase: uau, como você é forte!
         Ele respondeu com uma de suas frases prediletas, aprendida por causa de seu interesse e do vício do pai pelo universo dos heróis: Hulk esmagaaaaaa! Mas ele não disse com um ar doce, ele disse como se estivesse com raiva e de fato esmagando o que estava na sua mão, tudo isso enquanto olhava bem nos olhos na netinha da senhora. 
         Eu fiquei um pouco assustada e com receio do que viria depois, já dei um riso meio sem graça e estava procurando uma desculpa para aquela frase nada acolhedora. Porém, os santos do dialeto me salvaram. Quando ouviu a frase a senhora logo respondeu para meu filho: ah sim, você é forte porque come manga! Vou dar muita manga para minha netinha, assim ela fica forte como você! Fiquei aliviada com a interpretação que ela fez da frase que, para mim, ele tinha dito com muita clareza. Muito melhor uma neta comendo muita manga do que traumatizada com um bebê que estava prestes a ficar verde e esmagar as coisas ao redor. Acho que vou optar por mostrar para ele desenhos com frases mais amigáveis, ele está indo bem no processo da fala, mas talvez algo mais dócil ajude no processo de socialização. 
Disponível em:
<http://www.cronicadodia.com.br/2020/01/entendendo-dialetos-clara-braga.html>. Acesso em: 04 fev. 2020.
De acordo com a interpretação do texto, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

38Q1015046 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Tradutor e Intérprete de Libras, Prefeitura de Novo Hamburgo RS, AOCP, 2020

O profissional tradutor/intérprete de Libras está envolvido em um processo bastante complexo, que é o de tradução e interpretação de uma língua falada para uma língua sinalizada e vice-versa. Logo, algumas competências são fundamentais para esse profissional exercer de maneira satisfatória sua função. Entre essas competências necessárias, estão:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

39Q1013255 | Libras, Educação dos Surdos, Tradutor e Intérprete de Libras, Prefeitura de Novo Hamburgo RS, AOCP, 2020

Vários autores explanam sobre cultura e identidade surda. Inclusive, uma autora bastante renomada nessa área define cinco identidades que os surdos podem assumir dentro da sociedade. Em relação a essas identidades, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

40Q1015047 | Libras, Educação dos Surdos, Tradutor e Intérprete de Libras, Prefeitura de Novo Hamburgo RS, AOCP, 2020

Objetivando a inclusão dos alunos surdos, quais são a lei e o decreto que dispõem sobre a inclusão da Libras como disciplina curricular, a formação e a certificação de professor, instrutor e tradutor/intérprete de Libras, o ensino da Língua Portuguesa como segunda língua para alunos surdos e a organização da educação bilíngue no ensino regular?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.