Início

Questões de Concursos Prefeitura de Novo Hamburgo RS

Resolva questões de Prefeitura de Novo Hamburgo RS comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


261Q671183 | Legislação Municipal, Técnico de Informática, Prefeitura de Novo Hamburgo RS, AOCP, 2020

Sobre a Lei Orgânica do Município de Novo Hamburgo, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

262Q668277 | Direito Administrativo, Agentes Públicos Disposições Constitucionais, Técnico de Informática, Prefeitura de Novo Hamburgo RS, AOCP, 2020

Analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas.

São formas de provimento de cargo público:


I. Nomeação.

II.Ascensão.

III.Intervenção.

IV.Indicação.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

263Q671907 | Legislação Municipal, Guarda Municipal, Prefeitura de Novo Hamburgo RS, AOCP, 2020

Texto associado.

Dentre as espécies de pena previstas no Código de Posturas de Novo Hamburgo, assinale a alternativa que apresenta a definição correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

264Q672282 | Estatuto da Criança e do Adolescente ECA, Guarda Municipal, Prefeitura de Novo Hamburgo RS, AOCP, 2020

Texto associado.

É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária. Essa assertiva é relacionada a qual lei/estatuto em vigor em nosso ordenamento jurídico?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

265Q673432 | Legislação Municipal, Assistente Administrativo, Prefeitura de Novo Hamburgo RS, AOCP, 2020

Considerando o Código de Posturas de Novo Hamburgo, assinale a alternativa INCORRETA em relação às estradas. 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

266Q671073 | Auditoria, Contador, Prefeitura de Novo Hamburgo RS, AOCP, 2020

Texto associado.

Nos termos das Normas Brasileiras de Auditoria, aumentar o grau de confiança nas demonstrações contábeis por parte dos usuários representa um/uma
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

267Q668563 | Auditoria, Auditor Fiscal de Tributos, Prefeitura de Novo Hamburgo RS, AOCP, 2020

Referente ao Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN), no Município de Novo Hamburgo (RS), assinale a alternativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

268Q669018 | Auditoria, Contador, Prefeitura de Novo Hamburgo RS, AOCP, 2020

Texto associado.

A respeito da auditoria interna, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas.
I. O objetivo da auditoria interna é auxiliar a administração da entidade no cumprimento de seus objetivos, agregando valor ao resultado da organização, mediante a expressão de opinião sobre as demonstrações contábeis. II. A auditoria interna é exercida tanto nas pessoas jurídicas de direito privado quanto nas pessoas jurídicas de direito público – interno e externo. III. A atividade da auditoria interna está estruturada em procedimentos, com enfoque técnico, objetivo, sistemático e disciplinado. IV. A finalidade da auditoria interna é agregar valor ao resultado da organização, apresentando subsídios para o aperfeiçoamento dos processos, da gestão e dos controles internos.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

269Q669161 | Contabilidade Geral, Contador, Prefeitura de Novo Hamburgo RS, AOCP, 2020

Texto associado.

A perda por irrecuperabilidade de um ativo imobilizado, ocorrida no patrimônio da Prefeitura Municipal de Novo Hamburgo (RS), representa um(a)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

270Q667943 | Direito Administrativo, Guarda Municipal, Prefeitura de Novo Hamburgo RS, AOCP, 2020

Texto associado.

Para que o Ato administrativo produza efeitos jurídicos, é necessário conter seus requisitos de validade. Assinale a alternativa que apresenta os requisitos de validade do ato Administrativo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

271Q667330 | Administração Geral, Assistente Administrativo, Prefeitura de Novo Hamburgo RS, AOCP, 2020

Texto associado.

Assinale a alternativa que apresenta o conceito básico de administração que é um sistema humano, social e cultural que, através da cooperação, recursos, normas estabelecidas e divisão de tarefas, realiza atividades com o objetivo de alcançar objetivos comuns ou compartilhados.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

272Q669517 | Contabilidade Geral, Contador, Prefeitura de Novo Hamburgo RS, AOCP, 2020

Texto associado.

Nos termos do Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público, a classificação institucional da despesa orçamentária é um critério indispensável para a fixação de responsabilidades e os consequentes controles e avaliações das políticas governamentais dos Entes da Federação, refletindo a estrutura de alocação dos créditos orçamentários e sua estrutura que está codificada em dois níveis hierárquicos. Identifique tais níveis e assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

273Q672162 | Legislação Municipal, Guarda Municipal, Prefeitura de Novo Hamburgo RS, AOCP, 2020

Texto associado.

Analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas.

São formas de provimento de cargo público:


I. Nomeação.

II.Ascensão.

III.Intervenção.

IV.Indicação.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

274Q669368 | Redes de Computadores, Técnico de Informática, Prefeitura de Novo Hamburgo RS, AOCP, 2020

O protocolo DHCP permite aos computadores obter um endereço IP de forma automática ao se conectar na rede. Essa ideia que permite automatizar a configuração dos endereços IP nos computadores é sucessora do protocolo
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

275Q670758 | Português, Assistente Administrativo, Prefeitura de Novo Hamburgo RS, AOCP, 2020

Texto associado.
ENTENDENDO DIALETOS


Clara Braga


         Quem já teve a oportunidade de conviver minimamente com uma criança, sabe que o processo de aprender a falar pode render boas histórias.
         As crianças, antes de desenvolverem 100% dessa habilidade, parece que criam um dialeto. E engana-se quem acha que o dialeto de todas as crianças é igual e que, se você entende o que seu sobrinho ou priminho fala, vai entender todas as crianças.
         O dialeto da criança é tão complexo que, com exceção de poucas palavras que todas parecem falar de uma forma igual, só aquela criança fala aquela língua e só uma pessoa entende 100% do que está sendo dito: o ser que eu chamo de “pãe”.
        “Pãe” seria a mistura do pai e da mãe, pois raramente um dos dois entende tudo o que o filho está dizendo, eles podem entender a frase toda pelo contexto, mas decifrar e compreender palavrinha por palavrinha, é um trabalho de grupo.
          Às vezes pode parecer complicada essa coisa de não entender o que a criança está querendo dizer, mas confiem, em alguns momentos isso pode ser bom.
        Outro dia estava em um restaurante com meu filho e, como toda criança, ele ficou um tempo sentado e depois foi explorar a redondeza. Fui acompanhando e, no caminho, encontramos uma avó que estava acompanhando a neta enquanto a mãe jantava no mesmo restaurante onde estávamos.          A senhora começou a puxar assunto com meu filho, na tentativa de aproximar a neta. Meu filho se mostrou aberto à aproximação e ia respondendo tudo que a senhora perguntava. Lá pelas tantas, quando eu já estava surpreendida com a quantidade de palavras que a senhora estava entendendo do dialeto do meu filho, ele decidiu pegar algo com a mão e mostrar para a senhora e para a pequena netinha o quão forte ele era. Foi então que a senhora soltou a frase: uau, como você é forte!
         Ele respondeu com uma de suas frases prediletas, aprendida por causa de seu interesse e do vício do pai pelo universo dos heróis: Hulk esmagaaaaaa! Mas ele não disse com um ar doce, ele disse como se estivesse com raiva e de fato esmagando o que estava na sua mão, tudo isso enquanto olhava bem nos olhos na netinha da senhora. 
         Eu fiquei um pouco assustada e com receio do que viria depois, já dei um riso meio sem graça e estava procurando uma desculpa para aquela frase nada acolhedora. Porém, os santos do dialeto me salvaram. Quando ouviu a frase a senhora logo respondeu para meu filho: ah sim, você é forte porque come manga! Vou dar muita manga para minha netinha, assim ela fica forte como você! Fiquei aliviada com a interpretação que ela fez da frase que, para mim, ele tinha dito com muita clareza. Muito melhor uma neta comendo muita manga do que traumatizada com um bebê que estava prestes a ficar verde e esmagar as coisas ao redor. Acho que vou optar por mostrar para ele desenhos com frases mais amigáveis, ele está indo bem no processo da fala, mas talvez algo mais dócil ajude no processo de socialização. 
Disponível em:
clara-braga.html>. Acesso em: 04 fev. 2020.
Assinale a alternativa que apresenta uma palavra que NÃO poderia substituir, sem alterar o sentido pretendido no texto, o vocábulo destacado em “Eu fiquei um pouco assustada e com receio do que viria depois, já dei um riso meio sem graça e estava procurando uma desculpa para aquela frase nada acolhedora.”.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

276Q667842 | Direito Administrativo, Guarda Municipal, Prefeitura de Novo Hamburgo RS, AOCP, 2020

Texto associado.

“Unidades abstratas que sintetizam os vários círculos de atribuições do Estado. Estes devem ser expressados pelos agentes investidos dos correspondentes poderes funcionais, a fim de exprimir, na qualidade de titulares deles, a vontade estatal”. Esse conceito refere-se
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

277Q670441 | Direito Administrativo, Organização da Administração Pública, Guarda Municipal, Prefeitura de Novo Hamburgo RS, AOCP, 2020

“Unidades abstratas que sintetizam os vários círculos de atribuições do Estado. Estes devem ser expressados pelos agentes investidos dos correspondentes poderes funcionais, a fim de exprimir, na qualidade de titulares deles, a vontade estatal”. Esse conceito refere-se
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

278Q670802 | Português, Guarda Municipal, Prefeitura de Novo Hamburgo RS, AOCP, 2020

Texto associado.
“O último baobá”, conheça a lenda africana
sobre o renascimento da esperança



          Ninguém acreditava mais nas antigas lendas. Os narradores que se sentavam embaixo do baobá a desemaranhar longas histórias, protegidos pelas estrelas, já tinham partido quando a areia chegou.
             As palavras estavam caladas.
           Ninguém mais acreditava em um céu protetor. África era um enorme lençol amarelo. A areia, grão a grão, tinha construído um grande deserto. Interminável. Ninguém percebeu, ou ninguém quis se dar conta.
        A desolação chegou em silêncio. Aconteceu quando os glaciais se esvaneceram em uma queixa interminável, quando os ursos e as baleias se converteram em recordação, quando as águias perderam o rumo.
        O céu, cansado da torpeza da humanidade, se refugiou em outro céu, mais distante. Fugiu. Não podia mais proteger a terra.
         O velho tinha visto as pessoas partirem, os mais jovens em direção ao norte, os mais fracos em direção à escuridão.
        Sentiu uma nostalgia distante o invadir lentamente. O velho narrador, embaixo do último baobá, contou uma lenda antiga.
       Nela, falava do nascimento das estrelas, da luz, do mundo… Mas não havia ninguém mais disposto a escutar um velho prosador. Olhou em torno, procurando algum ouvido. África, rio amarelo, estava rodeada de silêncio. Buscou uma estrela perdida, no céu só havia escuridão.
       O velho apoiou as costas cansadas no tronco dolorido do baobá. Casca com casca. Pele rachada, alma dolorida.
        A árvore da vida estremeceu. O vento dava rajadas contra a areia carbonizada. Tinha que partir. Sabia que tudo se acabava. O último baobá e a última voz da África iriam embora juntos. Abriu o punho. Trêmulo, contemplou a semente diminuta que havia guardado tanto tempo. A semente da esperança.
         Olhou a árvore. Era o momento. Não se pode atrasar a retirada.
      Separou a areia até chegar à terra. Virou a mão e, pela linha da vida, girou a semente até encontrar um sulco.
       O baobá havia aberto a casca e do oculto coração brotou a água milagrosa. A árvore era a vida. 
      O velho voltou a fazer crescer baobás grandiosos como gigantes que beijavam as nuvens. Agora, sobre os escritórios, nos telhados, sobre as avenidas e os trens; nos beirais, sobre comércios, bancos e ministérios crescem trepadeiras coloridas. Embaixo delas, está escondida a destruição como uma lembrança dolorosa.


Adaptado de https://www.revistapazes.com/o-ultimo-baobaconheca-a-lenda-africana-sobre-o-renascimento-da-esperanca/
Assinale a alternativa em que a palavra destacada seja um advérbio que indique uma circunstância de modo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

279Q908758 | História, Médico Dermatologista, Prefeitura de Novo Hamburgo RS, FUNDATEC, 2024

O ano de 2024 é o ano do Bicentenário da Imigração Alemã no Brasil, que terá como ponto alto o dia 25 de julho, pois nessa data, em 1824, chegaram ao Rio Grande do Sul os primeiros imigrantes de língua alemã. A partir daí, o Rio Grande do Sul e o Brasil receberam levas numerosas de imigrantes, que ajudaram a forjar nosso Estado e nosso país. Segundo conta a História, em qual cidade gaúcha, localizada no Vale dos Sinos, desembarcaram as primeiras famílias oriundas da Alemanha?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

280Q1015044 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Tradutor e Intérprete de Libras, Prefeitura de Novo Hamburgo RS, AOCP, 2020

“[...] É um instrumento que orienta o profissional na sua atuação. A sua existência justifica-se a partir do tipo de relação estabelecida com as partes envolvidas na interação [...]”. O enunciado se refere a qual documento?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.