Início Questões de Concursos Prefeitura de Novo Hamburgo RS Resolva questões de Prefeitura de Novo Hamburgo RS comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. Prefeitura de Novo Hamburgo RS Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 301Q908761 | Medicina, Médico Infectologista, Prefeitura de Novo Hamburgo RS, FUNDATEC, 2024“Febre maculosa” é uma denominação dada no Brasil a um grupo de zoonoses causadas por bactérias do gênero Rickettsia, transmitidas por carrapatos. Assinale a alternativa INCORRETA sobre o tema. ✂️ a) Equídeos, roedores, como a capivara (Hydrochaeris hydrochaeris), e marsupiais, como o gambá, têm importante participação no ciclo de transmissão da febre maculosa. ✂️ b) No Brasil, os carrapatos já associados à transmissão da R. rickettsii são: Amblyomma sculptum e Amblyomma aureolatum. ✂️ c) Nos humanos, a febre maculosa é adquirida pela picada do carrapato infectado com Rickettsias, e a transmissão geralmente ocorre quando o artrópode permanece aderido ao hospedeiro. ✂️ d) Na fase inicial da doença, frente ao quadro clínico inespecífico, a febre maculosa brasileira frequentemente é confundida com doenças mais frequentes e de maior incidência, como arboviroses (dengue, Zika, chikungunya), leptospirose e enteroviroses. ✂️ e) Deve-se coletar a primeira amostra de soro no décimo dia da doença (fase aguda), e a segunda amostra 30 dias após a primeira coleta. A presença de aumento de duas vezes nos títulos de anticorpos, observado em amostras pareadas de soro, é o requisito para confirmação diagnóstica pela sorologia. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 302Q908762 | Medicina, Médico Infectologista, Prefeitura de Novo Hamburgo RS, FUNDATEC, 2024A sífilis é uma infecção bacteriana sistêmica, de evolução crônica, causada pelo Treponema pallidum. Quando não tratada, progride ao longo dos anos por vários estágios clínicos, que se dividem em sífilis recente (primária, secundária, latente recente) e tardia (latente tardia e terciária). Assinale a alternativa correta em relação às fases da doença. ✂️ a) Sífilis primária: diagnósticos diferenciais mais encontrados são farmacodermias, doenças exantemáticas não vesiculosas, hanseníase, colagenoses, entre outros. ✂️ b) Sífilis terciária: diagnósticos diferenciais mais encontrados são tuberculose, leishmaniose tegumentar, esporotricose, aneurismas congênitos, tumor intracraniano, distúrbios psiquiátricos, entre outros. ✂️ c) Sífilis latente precoce: diagnósticos diferenciais mais encontrados são cancroide, herpes genital, linfogranuloma venéreo, donovanose, câncer, leishmaniose tegumentar, trauma. ✂️ d) Sífilis secundária: o tratamento deverá ser feito com doxiciclina 100 mg, 12/12 horas, via oral, por 30 dias, inclusive para as gestantes. ✂️ e) Sífilis latente tardia: o tratamento deverá ser feito com penicilina G cristalina 18 a 24 milhões UI/dia, por via endovenosa, administrada em doses de 3 a 4 milhões UI, a cada 4 horas ou por infusão contínua, por 14 dias. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 303Q908756 | Arquivologia, Morfologia, Médico Dermatologista, Prefeitura de Novo Hamburgo RS, FUNDATEC, 2024Texto associado. Maioria dos homens reconhece que precisa cuidar melhor da saúdeDe cada dez homens, oito (83%) reconhecem que precisam cuidar mais da própria saúde,mas parcelas significativas ainda identificam, no dia a dia, empecilhos. De acordo com a pesquisaA Saúde do Brasileiro, do Instituto Lado a Lado pela Vida, em parceria com o QualiBest, 51%deles apontam a rotina estressante como o principal obstáculo e 32%, o acesso .... saúde. Aotodo, 63% disseram que se preocupam muito com a própria saúde.Para conhecer a percepção do grupo, a entidade entrevistou 815 pessoas, das quais maisda metade (52%) é usuária do Sistema Único de Saúde (SUS), pouco mais de um quarto (27%)utiliza o sistema suplementar (planos e seguros de saúde) e cerca de um quinto (21%) usaambos os sistemas de saúde.A equipe de sondagem apurou, ainda, que a proporção de homens que dizem ir ao médicoao menos uma vez ao ano é significativa, de 88%. Um ponto que se destaca é o fato de que84% dos entrevistados disseram que quem agenda as próprias consultas médicas são elesmesmos, restando 10% que ainda dependem das companheiras para realizar essa tarefa em seulugar.Embora ____ os que permanecem delegando a responsabilidade, a presidente do InstitutoLado a Lado pela Vida, Marlene Oliveira, avalia que o que se viu, ao longo dos anos, foi progressoem relação a isso. “É que a gente fala do Brasil, que tem dimensão continental. Tem regiões emque o homem ainda ____ preconceito muito forte e não se cuida. Mas a campanha NovembroAzul tem cumprido seu papel, que é de orientação”, explicou.Muitas vezes, como ressalta Marlene, os homens acabam agravando quadros de saúdeque poderiam ter sido diagnosticados precocemente, o que, inclusive, onera as redes de saúde,já que os tratamentos acabam custando mais em fases mais avançadas. “Nós temos um dadodo ano passado (2022), de uma pesquisa que fizemos, que é o de que 62% dos homens sóprocuram o sistema de saúde se estão sentindo algo insuportável”, revelou.Dos homens que participaram da pesquisa e demonstraram preocupação com o corpo,42% deles assumiram estar acima do peso indicado. Desse total, 31% têm sobrepeso de 6 a 10quilos, enquanto um quarto dos entrevistados (25%) pesa, atualmente, 15 quilos .... mais doque o ideal.A pesquisa identificou ainda alguns tipos de tratamento que os homens ____ feito. Nototal, 16% dos respondentes informaram tratamento de doenças do coração realizado nosúltimos 5 anos; 15% trataram .... obesidade, e 14%, as doenças respiratórias. Uma porcentagembastante inferior, de apenas 3%, tratou algum tipo de câncer.(Disponível em: www.exame.com/brasil/maioria-dos-homens-reconhece-que-precisa-cuidar-melhor-da-saude/ – texto adaptado especialmente para esta prova). A palavra “alguns” é classificada como: ✂️ a) Adjetivo. ✂️ b) Pronome. ✂️ c) Conjunção. ✂️ d) Advérbio. ✂️ e) Numeral. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 304Q908764 | Medicina, Médico Clínico Geral, Prefeitura de Novo Hamburgo RS, FUNDATEC, 2024O nervo craniano que está mais diretamente envolvido na neuralgia do trigêmeo, uma condição dolorosa que causa episódios de dor intensa e súbita no rosto, é o nervo craniano: ✂️ a) I. ✂️ b) V. ✂️ c) VI. ✂️ d) VIII. ✂️ e) X. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 305Q1015041 | Libras, Educação dos Surdos, Tradutor e Intérprete de Libras, Prefeitura de Novo Hamburgo RS, AOCP, 2020Quando um bebê nasce surdo, ele desenvolve inicialmente as mesmas fases de linguagem que o bebê ouvinte: grito de satisfação, choro de dor e fome, emite sons sem significados até mais ou menos seis meses de idade e, quando chega à fase do balbucio, é que começa a diferenciação, porque o bebê ouvinte, podendo ouvir os sons do ambiente ao redor de si, tenta se comunicar emitindo sons, enquanto o bebê surdo não ouve sons do ambiente e, por isso, as primeiras “palavras” não surgem [...]”. O enunciado refere-se a qual dos artefatos culturais? ✂️ a) Vida Social e Esportiva. ✂️ b) Materiais. ✂️ c) Política. ✂️ d) Artes Visuais. ✂️ e) Linguístico. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 306Q1015048 | Libras, Educação dos Surdos, Tradutor e Intérprete de Libras, Prefeitura de Novo Hamburgo RS, AOCP, 2020Sobre a educação bilíngue para a inclusão dos alunos surdos nas escolas comuns, assinale a alternativa correta. ✂️ a) Na educação superior, a transversalidade da educação especial se efetiva por meio de pensamentos que promovam o acesso, a permanência e a participação dos alunos. Essas motivações envolvem o planejamento e a organização de recursos e serviços para a promoção da acessibilidade arquitetônica, nas comunicações, nos sistemas de informação, nos materiais didáticos e pedagógicos, que não devem ser disponibilizados nos processos seletivos e no desenvolvimento de todas as atividades que envolvem o ensino, a pesquisa e a extensão. ✂️ b) Em todas as etapas e modalidades da educação básica, o atendimento educacional especializado é organizado para apoiar o desenvolvimento dos alunos, constituindo oferta facultativa dos sistemas de ensino e deve ser realizado no turno inverso ao da classe comum, na própria escola ou centro especializado que realize esse serviço educacional. ✂️ c) Para atuar na educação especial, o professor não deve ter como base da sua formação, inicial e continuada, conhecimentos gerais para o exercício da docência e conhecimentos específicos da área. ✂️ d) A interface da educação especial na educação indígena, do campo e quilombola deve assegurar que os recursos, serviços e atendimento educacional especializado não estejam presentes nos projetos pedagógicos construídos com base nas diferenças socioculturais desses grupos. ✂️ e) Desenvolve o ensino escolar na Língua Portuguesa e na língua de sinais, o ensino da Língua Portuguesa como segunda língua na modalidade escrita para alunos surdos, os serviços de tradutor/intérprete de Libras e Língua Portuguesa e o ensino da Libras para os demais alunos da escola. O atendimento educacional especializado é ofertado tanto na modalidade oral e escrita quanto na língua de sinais. Devido à diferença linguística, na medida do possível, o aluno surdo deve estar com outros pares surdos em turmas comuns na escola regular. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 307Q1013257 | Libras, Educação dos Surdos, Tradutor e Intérprete de Libras, Prefeitura de Novo Hamburgo RS, AOCP, 2020A Lei nº 13.146/2015, e suas alterações, institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Especificamente sobre a disponibilização de tradutores e intérpretes da Libras, o que essa lei expõe que se deve observar? ✂️ a) I- os tradutores e intérpretes da Libras atuantes na educação básica devem apenas possuir fluência na Libras; II - os tradutores e intérpretes da Libras, quando direcionados à tarefa de interpretar nas salas de aula dos cursos de graduação e pós-graduação, devem possuir contato com a comunidade surda. ✂️ b) I- os tradutores e intérpretes da Libras atuantes na educação básica devem, no mínimo, possuir ensino médio completo e certificado de proficiência na Libras; II - os tradutores e intérpretes da Libras, quando direcionados à tarefa de interpretar nas salas de aula dos cursos de graduação e pós-graduação, devem possuir nível superior, com habilitação, prioritariamente, em Tradução e Interpretação em Libras. ✂️ c) I- os tradutores e intérpretes da Libras atuantes na educação básica devem, no mínimo, possuir contato com a comunidade surda; II - os tradutores e intérpretes da Libras, quando direcionados à tarefa de interpretar nas salas de aula dos cursos de graduação e pós-graduação, devem possuir prática e fluência em Tradução e Interpretação em Libras. ✂️ d) I- os tradutores e intérpretes da Libras atuantes na educação básica devem, no mínimo, possuir ensino fundamental completo; II - os tradutores e intérpretes da Libras, quando direcionados à tarefa de interpretar nas salas de aula dos cursos de graduação e pós-graduação, devem possuir nível médio, com experiência em Tradução e Interpretação em Libras. ✂️ e) I- os tradutores e intérpretes da Libras atuantes na educação básica devem, no mínimo, possuir contato com a comunidade surda; II - os tradutores e intérpretes da Libras, quando direcionados à tarefa de interpretar nas salas de aula dos cursos de graduação e pós-graduação, devem possuir nível superior, com habilitação em qualquer bacharelado. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 308Q1015049 | Libras, Educação dos Surdos, Tradutor e Intérprete de Libras, Prefeitura de Novo Hamburgo RS, AOCP, 2020Sobre o Projeto de Lei (PL) n° 1.231/2019 e suas alterações, a respeito da prestação de concurso público por uma pessoa surda, assinale a alternativa correta. ✂️ a) A formação de docentes para o ensino de Libras nas séries finais do ensino fundamental, no ensino médio e na educação superior deve ser realizada em nível superior, em curso de graduação de licenciatura plena em Letras: Libras ou em Letras: Libras/Língua Portuguesa como segunda língua. ✂️ b) Todos os cursos de licenciatura, nas diferentes áreas do conhecimento, o curso normal de nível médio, o curso normal superior, o curso de Pedagogia e o curso de Educação Especial são considerados cursos de formação de professores e profissionais da educação para o exercício do magistério. ✂️ c) A Libras deve ser inserida como disciplina curricular obrigatória nos cursos de formação de professores para o exercício do magistério, em nível médio e superior, e nos cursos de Fonoaudiologia, de instituições de ensino, públicas e privadas, do sistema federal de ensino e dos sistemas de ensino dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios. ✂️ d) O edital deverá facultar ao candidato surdo ou com deficiência auditiva os seguintes procedimentos, indicando a forma e o momento em que deverão ser requeridos pelo interessado: I – realização das provas objetivas e discursivas do concurso em Libras; II – solicitação do auxílio de intérprete em Libras para permitir seu acesso ao conteúdo das provas, independentemente da forma como estas forem aplicadas; III – solicitação de tempo adicional para a realização das provas. ✂️ e) Considera-se pessoa surda aquela que, por ter perda auditiva, compreende e interage com o mundo por meio de experiências visuais, manifestando sua cultura principalmente pelo uso da Língua Brasileira de Sinais - Libras. Parágrafo único. Considera-se deficiência auditiva a perda bilateral, parcial ou total, de quarenta e um decibéis (dB) ou mais, aferida por audiograma nas frequências de 500Hz, 1.000Hz, 2.000Hz e 3.000Hz. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 309Q1015046 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Tradutor e Intérprete de Libras, Prefeitura de Novo Hamburgo RS, AOCP, 2020O profissional tradutor/intérprete de Libras está envolvido em um processo bastante complexo, que é o de tradução e interpretação de uma língua falada para uma língua sinalizada e vice-versa. Logo, algumas competências são fundamentais para esse profissional exercer de maneira satisfatória sua função. Entre essas competências necessárias, estão: ✂️ a) 1 - competência setorial; 2 - competência relacional; 3 - competência emocional; 4 - competência de sinais; 5 - competência cultural; 6 - competência de surdez. ✂️ b) 1 - competência linguística; 2 - competência para transferência; 3 - competência metodológica; 4 - competência na área; 5 - competência bicultural; 6 - ompetência técnica. ✂️ c) 1 - competência na Libras; 2 – competência infantil; 3 - competência média; 4 - competência financeira; 5 - competência cultural; 6 - competência emocional. ✂️ d) 1 - competência econômica; 2 - competência de LP; 3 - competência superior; 4 – competência de graduação; 5 - competência bimodal; 6 - competência escrita. ✂️ e) 1 - competência cultural; 2 – competência de memória; 3 - competência de atenção; 4 – competência de função; 5- competência de área; 6 - competência de percepção. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 310Q1015047 | Libras, Educação dos Surdos, Tradutor e Intérprete de Libras, Prefeitura de Novo Hamburgo RS, AOCP, 2020Objetivando a inclusão dos alunos surdos, quais são a lei e o decreto que dispõem sobre a inclusão da Libras como disciplina curricular, a formação e a certificação de professor, instrutor e tradutor/intérprete de Libras, o ensino da Língua Portuguesa como segunda língua para alunos surdos e a organização da educação bilíngue no ensino regular? ✂️ a) Lei nº 10.436/2002 e Decreto nº 5.626/05. ✂️ b) Lei nº 10.098/2000 e Decreto nº 5.296/04. ✂️ c) Lei nº 12.048/2002 e Decreto nº 3.956/01. ✂️ d) Lei nº 11.043/2003 e Decreto nº 4.636/06. ✂️ e) Lei nº 10.048/2002 e Decreto nº 5.364/05. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 311Q889639 | Português, Morfologia, Agente de Endemias ACE, Prefeitura de Novo Hamburgo RS, FUNDATEC, 2024Relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando as palavras às suas respectivas classes gramaticais.Coluna 11. Pronome.2. Conjunção.3. Preposição.Coluna 2( ) Em.( ) Nosso.( ) Contudo.( ) Alguns.A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: ✂️ a) 3 – 3 – 1 – 2. ✂️ b) 1 – 3 – 2 – 1. ✂️ c) 2 – 2 – 1 – 3. ✂️ d) 1 – 2 – 3 – 2. ✂️ e) 3 – 1 – 2 – 1. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 312Q1015040 | Libras, Educação dos Surdos, Tradutor e Intérprete de Libras, Prefeitura de Novo Hamburgo RS, AOCP, 2020[...] Sam estava perplexo e foi para casa perguntar a sua mãe sobre exatamente que tipo de aflição que a menina da porta do lado tinha. Sua mãe explicou a ele que ela era ouvinte e, por isso, ela não sabia sinalizar; em vez disso, ela e a sua mãe falam, movimentam suas bocas para falarem entre si. Sam então perguntou se essa menina e a família dela eram as únicas “daquele jeito”. A mãe dele explicou que não. De fato, quase todas as pessoas eram como seus vizinhos. Era a sua própria família que era incomum. Aquele foi um momento memorável para Sam [...]”. O relato apresentado se refere a qual artefato cultural? ✂️ a) Vida Social e Esportiva. ✂️ b) Linguístico. ✂️ c) Familiar. ✂️ d) Literatura Surda. ✂️ e) Experiência Visual. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 313Q1013256 | Libras, Educação dos Surdos, Tradutor e Intérprete de Libras, Prefeitura de Novo Hamburgo RS, AOCP, 2020A Lei nº 13.146/2015, e suas alterações, em seu Art. 27, expõe que “A educação constitui direito da pessoa com deficiência, assegurado sistema educacional inclusivo em todos os níveis e aprendizado ao longo de toda a vida, de forma a alcançar o máximo desenvolvimento possível de seus talentos e habilidades físicas, sensoriais, intelectuais e sociais, segundo suas características, interesses e necessidades de aprendizagem”. De acordo com essa Lei, assegurar educação de qualidade à pessoa com deficiência é dever ✂️ a) da Direção da escola, dos professores, da comunidade e da sociedade militar. ✂️ b) dos Professores, da sala de recursos, da comunidade religiosa e da assistência social. ✂️ c) do Prefeito, da assistência social, da comunidade municipal e da sociedade de integração. ✂️ d) do Estado, da família, da comunidade escolar e da sociedade. ✂️ e) do Atendimento especializado, da mãe, do pai e da comunidade dos deficientes. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 314Q1013258 | Libras, Educação dos Surdos, Tradutor e Intérprete de Libras, Prefeitura de Novo Hamburgo RS, AOCP, 2020A Lei nº 13.146/2015, e suas alterações, no Art. 30, expõe que, “nos processos seletivos para ingresso e permanência nos cursos oferecidos pelas instituições de ensino superior e de educação profissional e tecnológica, públicas e privadas, devem ser adotadas algumas medidas. Dentre essas medidas está ✂️ a) a adoção de critérios de avaliação das provas escritas, discursivas ou de redação que considerem a singularidade linguística da pessoa com deficiência, no domínio da modalidade escrita da língua portuguesa. ✂️ b) o atendimento comum à pessoa com deficiência nas dependências das Instituições de Ensino Superior (IES) e nos serviços. ✂️ c) a oferta de profissionais sem formação específica, mas com interesse na área. ✂️ d) a disponibilização de provas em formatos comuns e iguais para todos os candidatos, sem atendimento às necessidades específicas do candidato com deficiência. ✂️ e) a disponibilização de formulário de inscrição comum de exames sem campos específicos para que o candidato com deficiência informe os recursos de acessibilidade e de tecnologia assistiva necessários para sua participação. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 315Q1015051 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Tradutor e Intérprete de Libras, Prefeitura de Novo Hamburgo RS, AOCP, 2020Quais são os sinais que têm o tipo de movimento helicoidal? ✂️ a) Triste – Desculpar – Sorriso. ✂️ b) Confiança – coragem – Curioso. ✂️ c) Brincar – Fofoca – Bicicleta. ✂️ d) Encontrar – Estudar – Porque. ✂️ e) Azeite – Macarrão – Alto. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 316Q1081228 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Legislação das Pessoas com Deficiência, Professor de Matemática, Prefeitura de Novo Hamburgo RS, FUNDATEC, 2024O Art. 6º da Política Nacional para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência determina como uma de suas diretrizes: ✂️ a) Dirimir os mecanismos que favoreçam a inclusão social da pessoa portadora de deficiência. ✂️ b) Adotar estratégias de articulação com órgãos públicos, para o controle e limitação dessa Política. ✂️ c) Restringir as alternativas de inserção econômica da pessoa portadora de deficiência, proporcionando a ela qualificação profissional e incorporação no mercado de trabalho. ✂️ d) Reter a pessoa portadora de deficiência, desconsiderando as suas peculiaridades, em todas as iniciativas governamentais relacionadas à educação, à saúde, ao trabalho, à edificação pública, à previdência social, à assistência social, ao transporte, à habitação, à cultura, ao esporte e ao lazer. ✂️ e) Viabilizar a participação da pessoa portadora de deficiência em todas as fases de implementação dessa Política, por intermédio de suas entidades representativas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 317Q1013259 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Tradutor e Intérprete de Libras, Prefeitura de Novo Hamburgo RS, AOCP, 2020Relacione as colunas e assinale a alternativa com a sequência correta. 1. Sinal Icônico. 2. Sinal Arbitrário. ( ) Borboleta. ( ) Avisar. ( ) Sinal desenhado no ar. ( ) Banheiro. ( ) Sinal que não demonstra a realidade. ( ) Varrer. ( ) Vizinho. ( ) Escovar os dentes. ✂️ a) 2 – 1 – 2 – 2 – 1 – 1 – 1 – 2. ✂️ b) 1 – 1 – 2 – 1 – 2 – 1 – 1 – 1. ✂️ c) 2 – 2 – 2 – 1 – 1 – 2 – 2 – 2. ✂️ d) 1 – 2 – 1 – 2 – 2 – 1 – 1 – 1. ✂️ e) 1 – 2 – 2 – 1 – 2 – 1 – 2 – 1. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 318Q1015052 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Tradutor e Intérprete de Libras, Prefeitura de Novo Hamburgo RS, AOCP, 2020Quais são os sinais que têm o tipo de movimento sinuoso? ✂️ a) Pipoca – Viajar – Televisão – Tio/a. ✂️ b) Dentista – Desculpar – Pouco – Prato. ✂️ c) Brasil – Caminho – Rio – Navio. ✂️ d) Ajoelhar – Em pé – Andar – Correr. ✂️ e) Cor – Começar – Cuidar – Dor. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 319Q908776 | Enfermagem, Enfermeiro, Prefeitura de Novo Hamburgo RS, FUNDATEC, 2024Técnica utilizada no século XIX durante a epidemia de cólera na Europa, consiste na administração de fluidos e medicamentos por via subcutânea, sendo tida como método alternativo na prática clínica voltada aos cuidados paliativos. Está indicada quando há inviabilidade da via oral, desidratação leve ou moderada e acesso venoso difícil. A que técnica esse trecho se refere? ✂️ a) Hipodermóclise. ✂️ b) Proctólise. ✂️ c) Dermóclise. ✂️ d) Endermoterapia. ✂️ e) Eletrolipólise. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 320Q1015038 | Libras, Educação dos Surdos, Tradutor e Intérprete de Libras, Prefeitura de Novo Hamburgo RS, AOCP, 2020Na história da educação dos surdos, houve um acontecimento considerado extremamente trágico, que causou grande atraso no desenvolvimento e na ampliação dos estudos dos sinais, em que foi determinada a proibição da língua de sinais e foi imposto o método oral como o mais adequado para ser trabalhado nas escolas de surdos, sob a alegação de que, de outra forma, os surdos ficariam “com preguiça” de falar. Nesse acontecimento, houve a influência de um importante inventor. Considerando o exposto, assinale a alternativa que apresenta, respectivamente, qual foi esse evento, quando ele aconteceu e quem é o referido inventor. ✂️ a) Declaração de Salamanca – 1994 – Valerie Sutton. ✂️ b) Conferência de Jomtien – 1990 – Willian Stokoe. ✂️ c) Conferência Mundial sobre Educação Especial – 1884 – Unesco. ✂️ d) Declaração Mundial de Educação para Todos – 1890 – Sueli Fernandes. ✂️ e) Congresso de Milão – 1880 – Alexander Graham Bell. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar PDF← AnteriorPróximo →
301Q908761 | Medicina, Médico Infectologista, Prefeitura de Novo Hamburgo RS, FUNDATEC, 2024“Febre maculosa” é uma denominação dada no Brasil a um grupo de zoonoses causadas por bactérias do gênero Rickettsia, transmitidas por carrapatos. Assinale a alternativa INCORRETA sobre o tema. ✂️ a) Equídeos, roedores, como a capivara (Hydrochaeris hydrochaeris), e marsupiais, como o gambá, têm importante participação no ciclo de transmissão da febre maculosa. ✂️ b) No Brasil, os carrapatos já associados à transmissão da R. rickettsii são: Amblyomma sculptum e Amblyomma aureolatum. ✂️ c) Nos humanos, a febre maculosa é adquirida pela picada do carrapato infectado com Rickettsias, e a transmissão geralmente ocorre quando o artrópode permanece aderido ao hospedeiro. ✂️ d) Na fase inicial da doença, frente ao quadro clínico inespecífico, a febre maculosa brasileira frequentemente é confundida com doenças mais frequentes e de maior incidência, como arboviroses (dengue, Zika, chikungunya), leptospirose e enteroviroses. ✂️ e) Deve-se coletar a primeira amostra de soro no décimo dia da doença (fase aguda), e a segunda amostra 30 dias após a primeira coleta. A presença de aumento de duas vezes nos títulos de anticorpos, observado em amostras pareadas de soro, é o requisito para confirmação diagnóstica pela sorologia. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
302Q908762 | Medicina, Médico Infectologista, Prefeitura de Novo Hamburgo RS, FUNDATEC, 2024A sífilis é uma infecção bacteriana sistêmica, de evolução crônica, causada pelo Treponema pallidum. Quando não tratada, progride ao longo dos anos por vários estágios clínicos, que se dividem em sífilis recente (primária, secundária, latente recente) e tardia (latente tardia e terciária). Assinale a alternativa correta em relação às fases da doença. ✂️ a) Sífilis primária: diagnósticos diferenciais mais encontrados são farmacodermias, doenças exantemáticas não vesiculosas, hanseníase, colagenoses, entre outros. ✂️ b) Sífilis terciária: diagnósticos diferenciais mais encontrados são tuberculose, leishmaniose tegumentar, esporotricose, aneurismas congênitos, tumor intracraniano, distúrbios psiquiátricos, entre outros. ✂️ c) Sífilis latente precoce: diagnósticos diferenciais mais encontrados são cancroide, herpes genital, linfogranuloma venéreo, donovanose, câncer, leishmaniose tegumentar, trauma. ✂️ d) Sífilis secundária: o tratamento deverá ser feito com doxiciclina 100 mg, 12/12 horas, via oral, por 30 dias, inclusive para as gestantes. ✂️ e) Sífilis latente tardia: o tratamento deverá ser feito com penicilina G cristalina 18 a 24 milhões UI/dia, por via endovenosa, administrada em doses de 3 a 4 milhões UI, a cada 4 horas ou por infusão contínua, por 14 dias. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
303Q908756 | Arquivologia, Morfologia, Médico Dermatologista, Prefeitura de Novo Hamburgo RS, FUNDATEC, 2024Texto associado. Maioria dos homens reconhece que precisa cuidar melhor da saúdeDe cada dez homens, oito (83%) reconhecem que precisam cuidar mais da própria saúde,mas parcelas significativas ainda identificam, no dia a dia, empecilhos. De acordo com a pesquisaA Saúde do Brasileiro, do Instituto Lado a Lado pela Vida, em parceria com o QualiBest, 51%deles apontam a rotina estressante como o principal obstáculo e 32%, o acesso .... saúde. Aotodo, 63% disseram que se preocupam muito com a própria saúde.Para conhecer a percepção do grupo, a entidade entrevistou 815 pessoas, das quais maisda metade (52%) é usuária do Sistema Único de Saúde (SUS), pouco mais de um quarto (27%)utiliza o sistema suplementar (planos e seguros de saúde) e cerca de um quinto (21%) usaambos os sistemas de saúde.A equipe de sondagem apurou, ainda, que a proporção de homens que dizem ir ao médicoao menos uma vez ao ano é significativa, de 88%. Um ponto que se destaca é o fato de que84% dos entrevistados disseram que quem agenda as próprias consultas médicas são elesmesmos, restando 10% que ainda dependem das companheiras para realizar essa tarefa em seulugar.Embora ____ os que permanecem delegando a responsabilidade, a presidente do InstitutoLado a Lado pela Vida, Marlene Oliveira, avalia que o que se viu, ao longo dos anos, foi progressoem relação a isso. “É que a gente fala do Brasil, que tem dimensão continental. Tem regiões emque o homem ainda ____ preconceito muito forte e não se cuida. Mas a campanha NovembroAzul tem cumprido seu papel, que é de orientação”, explicou.Muitas vezes, como ressalta Marlene, os homens acabam agravando quadros de saúdeque poderiam ter sido diagnosticados precocemente, o que, inclusive, onera as redes de saúde,já que os tratamentos acabam custando mais em fases mais avançadas. “Nós temos um dadodo ano passado (2022), de uma pesquisa que fizemos, que é o de que 62% dos homens sóprocuram o sistema de saúde se estão sentindo algo insuportável”, revelou.Dos homens que participaram da pesquisa e demonstraram preocupação com o corpo,42% deles assumiram estar acima do peso indicado. Desse total, 31% têm sobrepeso de 6 a 10quilos, enquanto um quarto dos entrevistados (25%) pesa, atualmente, 15 quilos .... mais doque o ideal.A pesquisa identificou ainda alguns tipos de tratamento que os homens ____ feito. Nototal, 16% dos respondentes informaram tratamento de doenças do coração realizado nosúltimos 5 anos; 15% trataram .... obesidade, e 14%, as doenças respiratórias. Uma porcentagembastante inferior, de apenas 3%, tratou algum tipo de câncer.(Disponível em: www.exame.com/brasil/maioria-dos-homens-reconhece-que-precisa-cuidar-melhor-da-saude/ – texto adaptado especialmente para esta prova). A palavra “alguns” é classificada como: ✂️ a) Adjetivo. ✂️ b) Pronome. ✂️ c) Conjunção. ✂️ d) Advérbio. ✂️ e) Numeral. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
304Q908764 | Medicina, Médico Clínico Geral, Prefeitura de Novo Hamburgo RS, FUNDATEC, 2024O nervo craniano que está mais diretamente envolvido na neuralgia do trigêmeo, uma condição dolorosa que causa episódios de dor intensa e súbita no rosto, é o nervo craniano: ✂️ a) I. ✂️ b) V. ✂️ c) VI. ✂️ d) VIII. ✂️ e) X. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
305Q1015041 | Libras, Educação dos Surdos, Tradutor e Intérprete de Libras, Prefeitura de Novo Hamburgo RS, AOCP, 2020Quando um bebê nasce surdo, ele desenvolve inicialmente as mesmas fases de linguagem que o bebê ouvinte: grito de satisfação, choro de dor e fome, emite sons sem significados até mais ou menos seis meses de idade e, quando chega à fase do balbucio, é que começa a diferenciação, porque o bebê ouvinte, podendo ouvir os sons do ambiente ao redor de si, tenta se comunicar emitindo sons, enquanto o bebê surdo não ouve sons do ambiente e, por isso, as primeiras “palavras” não surgem [...]”. O enunciado refere-se a qual dos artefatos culturais? ✂️ a) Vida Social e Esportiva. ✂️ b) Materiais. ✂️ c) Política. ✂️ d) Artes Visuais. ✂️ e) Linguístico. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
306Q1015048 | Libras, Educação dos Surdos, Tradutor e Intérprete de Libras, Prefeitura de Novo Hamburgo RS, AOCP, 2020Sobre a educação bilíngue para a inclusão dos alunos surdos nas escolas comuns, assinale a alternativa correta. ✂️ a) Na educação superior, a transversalidade da educação especial se efetiva por meio de pensamentos que promovam o acesso, a permanência e a participação dos alunos. Essas motivações envolvem o planejamento e a organização de recursos e serviços para a promoção da acessibilidade arquitetônica, nas comunicações, nos sistemas de informação, nos materiais didáticos e pedagógicos, que não devem ser disponibilizados nos processos seletivos e no desenvolvimento de todas as atividades que envolvem o ensino, a pesquisa e a extensão. ✂️ b) Em todas as etapas e modalidades da educação básica, o atendimento educacional especializado é organizado para apoiar o desenvolvimento dos alunos, constituindo oferta facultativa dos sistemas de ensino e deve ser realizado no turno inverso ao da classe comum, na própria escola ou centro especializado que realize esse serviço educacional. ✂️ c) Para atuar na educação especial, o professor não deve ter como base da sua formação, inicial e continuada, conhecimentos gerais para o exercício da docência e conhecimentos específicos da área. ✂️ d) A interface da educação especial na educação indígena, do campo e quilombola deve assegurar que os recursos, serviços e atendimento educacional especializado não estejam presentes nos projetos pedagógicos construídos com base nas diferenças socioculturais desses grupos. ✂️ e) Desenvolve o ensino escolar na Língua Portuguesa e na língua de sinais, o ensino da Língua Portuguesa como segunda língua na modalidade escrita para alunos surdos, os serviços de tradutor/intérprete de Libras e Língua Portuguesa e o ensino da Libras para os demais alunos da escola. O atendimento educacional especializado é ofertado tanto na modalidade oral e escrita quanto na língua de sinais. Devido à diferença linguística, na medida do possível, o aluno surdo deve estar com outros pares surdos em turmas comuns na escola regular. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
307Q1013257 | Libras, Educação dos Surdos, Tradutor e Intérprete de Libras, Prefeitura de Novo Hamburgo RS, AOCP, 2020A Lei nº 13.146/2015, e suas alterações, institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Especificamente sobre a disponibilização de tradutores e intérpretes da Libras, o que essa lei expõe que se deve observar? ✂️ a) I- os tradutores e intérpretes da Libras atuantes na educação básica devem apenas possuir fluência na Libras; II - os tradutores e intérpretes da Libras, quando direcionados à tarefa de interpretar nas salas de aula dos cursos de graduação e pós-graduação, devem possuir contato com a comunidade surda. ✂️ b) I- os tradutores e intérpretes da Libras atuantes na educação básica devem, no mínimo, possuir ensino médio completo e certificado de proficiência na Libras; II - os tradutores e intérpretes da Libras, quando direcionados à tarefa de interpretar nas salas de aula dos cursos de graduação e pós-graduação, devem possuir nível superior, com habilitação, prioritariamente, em Tradução e Interpretação em Libras. ✂️ c) I- os tradutores e intérpretes da Libras atuantes na educação básica devem, no mínimo, possuir contato com a comunidade surda; II - os tradutores e intérpretes da Libras, quando direcionados à tarefa de interpretar nas salas de aula dos cursos de graduação e pós-graduação, devem possuir prática e fluência em Tradução e Interpretação em Libras. ✂️ d) I- os tradutores e intérpretes da Libras atuantes na educação básica devem, no mínimo, possuir ensino fundamental completo; II - os tradutores e intérpretes da Libras, quando direcionados à tarefa de interpretar nas salas de aula dos cursos de graduação e pós-graduação, devem possuir nível médio, com experiência em Tradução e Interpretação em Libras. ✂️ e) I- os tradutores e intérpretes da Libras atuantes na educação básica devem, no mínimo, possuir contato com a comunidade surda; II - os tradutores e intérpretes da Libras, quando direcionados à tarefa de interpretar nas salas de aula dos cursos de graduação e pós-graduação, devem possuir nível superior, com habilitação em qualquer bacharelado. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
308Q1015049 | Libras, Educação dos Surdos, Tradutor e Intérprete de Libras, Prefeitura de Novo Hamburgo RS, AOCP, 2020Sobre o Projeto de Lei (PL) n° 1.231/2019 e suas alterações, a respeito da prestação de concurso público por uma pessoa surda, assinale a alternativa correta. ✂️ a) A formação de docentes para o ensino de Libras nas séries finais do ensino fundamental, no ensino médio e na educação superior deve ser realizada em nível superior, em curso de graduação de licenciatura plena em Letras: Libras ou em Letras: Libras/Língua Portuguesa como segunda língua. ✂️ b) Todos os cursos de licenciatura, nas diferentes áreas do conhecimento, o curso normal de nível médio, o curso normal superior, o curso de Pedagogia e o curso de Educação Especial são considerados cursos de formação de professores e profissionais da educação para o exercício do magistério. ✂️ c) A Libras deve ser inserida como disciplina curricular obrigatória nos cursos de formação de professores para o exercício do magistério, em nível médio e superior, e nos cursos de Fonoaudiologia, de instituições de ensino, públicas e privadas, do sistema federal de ensino e dos sistemas de ensino dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios. ✂️ d) O edital deverá facultar ao candidato surdo ou com deficiência auditiva os seguintes procedimentos, indicando a forma e o momento em que deverão ser requeridos pelo interessado: I – realização das provas objetivas e discursivas do concurso em Libras; II – solicitação do auxílio de intérprete em Libras para permitir seu acesso ao conteúdo das provas, independentemente da forma como estas forem aplicadas; III – solicitação de tempo adicional para a realização das provas. ✂️ e) Considera-se pessoa surda aquela que, por ter perda auditiva, compreende e interage com o mundo por meio de experiências visuais, manifestando sua cultura principalmente pelo uso da Língua Brasileira de Sinais - Libras. Parágrafo único. Considera-se deficiência auditiva a perda bilateral, parcial ou total, de quarenta e um decibéis (dB) ou mais, aferida por audiograma nas frequências de 500Hz, 1.000Hz, 2.000Hz e 3.000Hz. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
309Q1015046 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Tradutor e Intérprete de Libras, Prefeitura de Novo Hamburgo RS, AOCP, 2020O profissional tradutor/intérprete de Libras está envolvido em um processo bastante complexo, que é o de tradução e interpretação de uma língua falada para uma língua sinalizada e vice-versa. Logo, algumas competências são fundamentais para esse profissional exercer de maneira satisfatória sua função. Entre essas competências necessárias, estão: ✂️ a) 1 - competência setorial; 2 - competência relacional; 3 - competência emocional; 4 - competência de sinais; 5 - competência cultural; 6 - competência de surdez. ✂️ b) 1 - competência linguística; 2 - competência para transferência; 3 - competência metodológica; 4 - competência na área; 5 - competência bicultural; 6 - ompetência técnica. ✂️ c) 1 - competência na Libras; 2 – competência infantil; 3 - competência média; 4 - competência financeira; 5 - competência cultural; 6 - competência emocional. ✂️ d) 1 - competência econômica; 2 - competência de LP; 3 - competência superior; 4 – competência de graduação; 5 - competência bimodal; 6 - competência escrita. ✂️ e) 1 - competência cultural; 2 – competência de memória; 3 - competência de atenção; 4 – competência de função; 5- competência de área; 6 - competência de percepção. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
310Q1015047 | Libras, Educação dos Surdos, Tradutor e Intérprete de Libras, Prefeitura de Novo Hamburgo RS, AOCP, 2020Objetivando a inclusão dos alunos surdos, quais são a lei e o decreto que dispõem sobre a inclusão da Libras como disciplina curricular, a formação e a certificação de professor, instrutor e tradutor/intérprete de Libras, o ensino da Língua Portuguesa como segunda língua para alunos surdos e a organização da educação bilíngue no ensino regular? ✂️ a) Lei nº 10.436/2002 e Decreto nº 5.626/05. ✂️ b) Lei nº 10.098/2000 e Decreto nº 5.296/04. ✂️ c) Lei nº 12.048/2002 e Decreto nº 3.956/01. ✂️ d) Lei nº 11.043/2003 e Decreto nº 4.636/06. ✂️ e) Lei nº 10.048/2002 e Decreto nº 5.364/05. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
311Q889639 | Português, Morfologia, Agente de Endemias ACE, Prefeitura de Novo Hamburgo RS, FUNDATEC, 2024Relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando as palavras às suas respectivas classes gramaticais.Coluna 11. Pronome.2. Conjunção.3. Preposição.Coluna 2( ) Em.( ) Nosso.( ) Contudo.( ) Alguns.A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: ✂️ a) 3 – 3 – 1 – 2. ✂️ b) 1 – 3 – 2 – 1. ✂️ c) 2 – 2 – 1 – 3. ✂️ d) 1 – 2 – 3 – 2. ✂️ e) 3 – 1 – 2 – 1. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
312Q1015040 | Libras, Educação dos Surdos, Tradutor e Intérprete de Libras, Prefeitura de Novo Hamburgo RS, AOCP, 2020[...] Sam estava perplexo e foi para casa perguntar a sua mãe sobre exatamente que tipo de aflição que a menina da porta do lado tinha. Sua mãe explicou a ele que ela era ouvinte e, por isso, ela não sabia sinalizar; em vez disso, ela e a sua mãe falam, movimentam suas bocas para falarem entre si. Sam então perguntou se essa menina e a família dela eram as únicas “daquele jeito”. A mãe dele explicou que não. De fato, quase todas as pessoas eram como seus vizinhos. Era a sua própria família que era incomum. Aquele foi um momento memorável para Sam [...]”. O relato apresentado se refere a qual artefato cultural? ✂️ a) Vida Social e Esportiva. ✂️ b) Linguístico. ✂️ c) Familiar. ✂️ d) Literatura Surda. ✂️ e) Experiência Visual. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
313Q1013256 | Libras, Educação dos Surdos, Tradutor e Intérprete de Libras, Prefeitura de Novo Hamburgo RS, AOCP, 2020A Lei nº 13.146/2015, e suas alterações, em seu Art. 27, expõe que “A educação constitui direito da pessoa com deficiência, assegurado sistema educacional inclusivo em todos os níveis e aprendizado ao longo de toda a vida, de forma a alcançar o máximo desenvolvimento possível de seus talentos e habilidades físicas, sensoriais, intelectuais e sociais, segundo suas características, interesses e necessidades de aprendizagem”. De acordo com essa Lei, assegurar educação de qualidade à pessoa com deficiência é dever ✂️ a) da Direção da escola, dos professores, da comunidade e da sociedade militar. ✂️ b) dos Professores, da sala de recursos, da comunidade religiosa e da assistência social. ✂️ c) do Prefeito, da assistência social, da comunidade municipal e da sociedade de integração. ✂️ d) do Estado, da família, da comunidade escolar e da sociedade. ✂️ e) do Atendimento especializado, da mãe, do pai e da comunidade dos deficientes. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
314Q1013258 | Libras, Educação dos Surdos, Tradutor e Intérprete de Libras, Prefeitura de Novo Hamburgo RS, AOCP, 2020A Lei nº 13.146/2015, e suas alterações, no Art. 30, expõe que, “nos processos seletivos para ingresso e permanência nos cursos oferecidos pelas instituições de ensino superior e de educação profissional e tecnológica, públicas e privadas, devem ser adotadas algumas medidas. Dentre essas medidas está ✂️ a) a adoção de critérios de avaliação das provas escritas, discursivas ou de redação que considerem a singularidade linguística da pessoa com deficiência, no domínio da modalidade escrita da língua portuguesa. ✂️ b) o atendimento comum à pessoa com deficiência nas dependências das Instituições de Ensino Superior (IES) e nos serviços. ✂️ c) a oferta de profissionais sem formação específica, mas com interesse na área. ✂️ d) a disponibilização de provas em formatos comuns e iguais para todos os candidatos, sem atendimento às necessidades específicas do candidato com deficiência. ✂️ e) a disponibilização de formulário de inscrição comum de exames sem campos específicos para que o candidato com deficiência informe os recursos de acessibilidade e de tecnologia assistiva necessários para sua participação. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
315Q1015051 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Tradutor e Intérprete de Libras, Prefeitura de Novo Hamburgo RS, AOCP, 2020Quais são os sinais que têm o tipo de movimento helicoidal? ✂️ a) Triste – Desculpar – Sorriso. ✂️ b) Confiança – coragem – Curioso. ✂️ c) Brincar – Fofoca – Bicicleta. ✂️ d) Encontrar – Estudar – Porque. ✂️ e) Azeite – Macarrão – Alto. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
316Q1081228 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Legislação das Pessoas com Deficiência, Professor de Matemática, Prefeitura de Novo Hamburgo RS, FUNDATEC, 2024O Art. 6º da Política Nacional para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência determina como uma de suas diretrizes: ✂️ a) Dirimir os mecanismos que favoreçam a inclusão social da pessoa portadora de deficiência. ✂️ b) Adotar estratégias de articulação com órgãos públicos, para o controle e limitação dessa Política. ✂️ c) Restringir as alternativas de inserção econômica da pessoa portadora de deficiência, proporcionando a ela qualificação profissional e incorporação no mercado de trabalho. ✂️ d) Reter a pessoa portadora de deficiência, desconsiderando as suas peculiaridades, em todas as iniciativas governamentais relacionadas à educação, à saúde, ao trabalho, à edificação pública, à previdência social, à assistência social, ao transporte, à habitação, à cultura, ao esporte e ao lazer. ✂️ e) Viabilizar a participação da pessoa portadora de deficiência em todas as fases de implementação dessa Política, por intermédio de suas entidades representativas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
317Q1013259 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Tradutor e Intérprete de Libras, Prefeitura de Novo Hamburgo RS, AOCP, 2020Relacione as colunas e assinale a alternativa com a sequência correta. 1. Sinal Icônico. 2. Sinal Arbitrário. ( ) Borboleta. ( ) Avisar. ( ) Sinal desenhado no ar. ( ) Banheiro. ( ) Sinal que não demonstra a realidade. ( ) Varrer. ( ) Vizinho. ( ) Escovar os dentes. ✂️ a) 2 – 1 – 2 – 2 – 1 – 1 – 1 – 2. ✂️ b) 1 – 1 – 2 – 1 – 2 – 1 – 1 – 1. ✂️ c) 2 – 2 – 2 – 1 – 1 – 2 – 2 – 2. ✂️ d) 1 – 2 – 1 – 2 – 2 – 1 – 1 – 1. ✂️ e) 1 – 2 – 2 – 1 – 2 – 1 – 2 – 1. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
318Q1015052 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Tradutor e Intérprete de Libras, Prefeitura de Novo Hamburgo RS, AOCP, 2020Quais são os sinais que têm o tipo de movimento sinuoso? ✂️ a) Pipoca – Viajar – Televisão – Tio/a. ✂️ b) Dentista – Desculpar – Pouco – Prato. ✂️ c) Brasil – Caminho – Rio – Navio. ✂️ d) Ajoelhar – Em pé – Andar – Correr. ✂️ e) Cor – Começar – Cuidar – Dor. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
319Q908776 | Enfermagem, Enfermeiro, Prefeitura de Novo Hamburgo RS, FUNDATEC, 2024Técnica utilizada no século XIX durante a epidemia de cólera na Europa, consiste na administração de fluidos e medicamentos por via subcutânea, sendo tida como método alternativo na prática clínica voltada aos cuidados paliativos. Está indicada quando há inviabilidade da via oral, desidratação leve ou moderada e acesso venoso difícil. A que técnica esse trecho se refere? ✂️ a) Hipodermóclise. ✂️ b) Proctólise. ✂️ c) Dermóclise. ✂️ d) Endermoterapia. ✂️ e) Eletrolipólise. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
320Q1015038 | Libras, Educação dos Surdos, Tradutor e Intérprete de Libras, Prefeitura de Novo Hamburgo RS, AOCP, 2020Na história da educação dos surdos, houve um acontecimento considerado extremamente trágico, que causou grande atraso no desenvolvimento e na ampliação dos estudos dos sinais, em que foi determinada a proibição da língua de sinais e foi imposto o método oral como o mais adequado para ser trabalhado nas escolas de surdos, sob a alegação de que, de outra forma, os surdos ficariam “com preguiça” de falar. Nesse acontecimento, houve a influência de um importante inventor. Considerando o exposto, assinale a alternativa que apresenta, respectivamente, qual foi esse evento, quando ele aconteceu e quem é o referido inventor. ✂️ a) Declaração de Salamanca – 1994 – Valerie Sutton. ✂️ b) Conferência de Jomtien – 1990 – Willian Stokoe. ✂️ c) Conferência Mundial sobre Educação Especial – 1884 – Unesco. ✂️ d) Declaração Mundial de Educação para Todos – 1890 – Sueli Fernandes. ✂️ e) Congresso de Milão – 1880 – Alexander Graham Bell. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro