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Questões de Concursos Prefeitura de Olinda PE

Resolva questões de Prefeitura de Olinda PE comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


101Q559649 | Informática, Excel, Técnico, Prefeitura de Olinda PE, UPE UPENET IAUPE

Em uma planilha eletrônica do Microsoft Excel, uma célula corresponde a(ao)

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102Q808751 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Professor, Prefeitura de Olinda PE, UPE UPENET IAUPE

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei Nº 9.394/96)

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103Q330292 | Segurança e Transporte, Engenheiro, Prefeitura de Olinda PE, UPE UPENET IAUPE

O Sistema Nacional de Trânsito é o conjunto de órgãos e entidades da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios que tem por finalidade o exercício das atividades de planejamento, administração, normatização, pesquisa, registro e licenciamento de veículos, formação, habilitação e reciclagem de condutores, educação, engenharia, operação do sistema viário, policiamento, fiscalização, julgamento de infrações e de recursos e aplicação de penalidades. Segundo Artigo 6º, do Capítulo II do CTB, são objetivos básicos do Sistema Nacional de Trânsito:

I. Estabelecer diretrizes da Política Nacional de Trânsito, com vistas à segurança, à fluidez, ao conforto, à defesa ambiental e à educação para o trânsito e fiscalizar seu cumprimento.

II. Fixar, mediante normas e procedimentos, a padronização de critérios técnicos, financeiros e administrativos para a execução das atividades de trânsito.

III. Estabelecer a sistemática de fluxos permanentes de informações entre os seus diversos órgãos e entidades, a fim de facilitar o processo decisório e a integração do sistema.

 Assinale a opção correta.

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104Q389793 | História, Educação em História, Professor, Prefeitura de Olinda PE, UPE UPENET IAUPE

Analisando o significado da produção do saber histórico na prática docente, considere as proposições abaixo.

I. Ensinar história requer um diálogo permanente com diferentes saberes, produzidos em diferentes níveis e espaços.

II. O objetivo da história é reconstituir, explicar e compreender seu objeto: a história real, logo, o objeto do conhecimento é o real em movimento, as ações de homens e mulheres em sociedade, ou seja, a experiência humana. Sendo esse movimento contraditório, evidencia manifestações também contraditórias.

III. O real chega até os professores, alunos, pesquisadores por meio de evidências (incompletas, parciais). Do diálogo mediado pelo professor entre as concepções teóricas, os outros saberes e as múltiplas evidências, nasce o conhecimento histórico, limitado, provisório, seletivo e incompleto.

IV. O trabalho com projetos de pesquisas em história propicia a educação para a cidadania. Trata-se de uma metodologia democrática, que parte dos sujeitos, sendo planejada, construída e avaliada pelos próprios sujeitos históricos do processo de ensino: alunos e professores. Estão corretas as proposições

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105Q329994 | Segurança e Transporte, Agente de Trânsito e Transporte, Prefeitura de Olinda PE, UPE UPENET IAUPE

Segundo a Resolução nº 149/2003 do Conselho Nacional de Trânsito, nas hipóteses em que não haja identificação do condutor infrator, a Notificação de Autuação deve ser acompanhada de formulário que contenha, dentre outros, os seguintes dados:

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106Q819473 | Legislação Federal, Lei n 9503 1997 Código de Trânsito Brasileiro, Agente de Trânsito e Transporte, Prefeitura de Olinda PE, UPE UPENET IAUPE

De acordo com o artigo 89 do Código Brasileiro de Trânsito, a sinalização de trânsito terá a seguinte ordem de prevalência:

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107Q388083 | História, Teoria em História, Professor, Prefeitura de Olinda PE, UPE UPENET IAUPE

Analisando o pensamento histórico no decorrer da modernidade, considere as seguintes proposições:

I. "No século XVIII, o Iluminismo defendia a idéia de que a história tem um desenvolvimento linear e caminha em direção ao progresso e que a burguesia ocupa um lugar privilegiado na construção dessa cultura centrada na Europa Ocidental".

II. "No século XIX, época do romantismo e de forte nacionalismo, desenvolveu-se um grande interesse pela história, o que propiciou muitos estudos do passado, muitas vezes financiados pelo Estado".

III. "Na primeira metade do século XX, os historiadores franceses ligados à famosa Escola dos Anais promoveram mudanças significativas na maneira de pensar e escrever a história".

IV. "O marxismo deu contribuições decisivas para o aprofundamento da análise histórica, ressaltando a luta de classes e a influência da economia na construção das relações sociais". Estão corretas as proposições

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108Q388464 | História, História Geral, Guarda Municipal, Prefeitura de Olinda PE, UPE UPENET IAUPE

A ampliação dos conteúdos dos direitos humanos seguiu o caminho indicado por diferentes lutas sociais e pelas transformações sócio-econômicas e políticas que marcaram as sociedades ao longo dos anos. Assinale abaixo a alternativa que indica o contexto histórico e o órgão a que está diretamente relacionado com a aprovação da Declaração Universal dos Direitos Humanos.

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109Q468633 | Direito Tributário, Impostos, Auxiliar Técnico Fazendário, Prefeitura de Olinda PE, UPE UPENET IAUPE

Dentre as afirmativas relacionadas a seguir, assinale a afirmativa falsa.

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110Q472416 | Educação Física, Professor, Prefeitura de Olinda PE, UPE UPENET IAUPE

Tendo como referência a revolução industrial, o trabalhador passa a ser um mero complemento da máquina, fato esse que gerou cuidados com o corpo. Sobre isso, observe as afirmativas abaixo.

I. "Neutralizar os conflitos sociais e equilibrar a vida no mundo do trabalho". 

II. "Ter um corpo saudável e atlético para representar a indústria nas olimpíadas operárias".

III. "Suportar as intermináveis horas de trabalho sem descanso e em posturas nocivas a seu corpo". Assinale a alternativa cuja(s) afirmativa(s) clarifica(m) esses cuidados.

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111Q529519 | Engenharia Civil, Engenheiro, Prefeitura de Olinda PE, UPE UPENET IAUPE

A eficiência do sistema viário urbano pode ser substancialmente melhorada através de uma adequada operação de suas interseções semaforizadas. Para executar essa tarefa, existem muitos métodos disponíveis. Sobre esses métodos, pode-se afirmar que

I. muitos dos métodos de programação semafórica buscam otimizar uma determinada função objetiva, o qual pode ser: desobstrução do cruzamento, maximização da capacidade, minimização da saturação, minimização do atraso médio por veículo, minimização do número de paradas, minimização do consumo de combustível ou minimização do tempo de viagem.

II. alguns métodos que tratam da obtenção de planos semafóricos para sistemas de interseções, operando em tempo fixo, responsabilizam-se pela obtenção de progressão em artérias, utilizando o critério de maximização da banda de passagem, como, por exemplo, o MAXBAN e o PASSER IV.

III. o programa TRANSYT é um dos programas que trata das interseções semaforizadas em área, formando uma rede, sendo bastante utilizado na produção de planos semafóricos para conjunto de semáforos operados por sistemas de Controle de Tráfego por Área (CTA).

Assinale a opção correta.

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112Q329425 | Segurança e Transporte, Classificação de vias, Agente de Trânsito e Transporte, Prefeitura de Olinda PE, UPE UPENET IAUPE

Indique a opção que apresenta a correta classificação das vias abertas à circulação.

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113Q389593 | História, História Geral, Professor, Prefeitura de Olinda PE, UPE UPENET IAUPE

Analisando-se a construção do processo de civilização, não é correto afirmar que

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114Q468861 | Direito Tributário, Auxiliar Técnico Fazendário, Prefeitura de Olinda PE, UPE UPENET IAUPE

Um imóvel situado no Município de Olinda que apresenta uma testada real existente de 24m e uma profundidade real de 40m terá, para efeito de cálculo do IPTU, uma testada fictícia igual a

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116Q355061 | Contabilidade Geral, Receita Pública, Auditor Fiscal do Tesouro Municipal, Prefeitura de Olinda PE, UPE UPENET IAUPE

Segundo a Lei Nº 4.320/64 e suas alterações, indique qual das alternativas a seguir não contém apenas tipos de receitas classificadas como receitas correntes.

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117Q470008 | Direito Tributário, Auxiliar Técnico Fazendário, Prefeitura de Olinda PE, UPE UPENET IAUPE

Indique qual das alternativas abaixo não constitui tributo integrante do Sistema Tributário do Município de Olinda.

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118Q468745 | Direito Tributário, Auxiliar Técnico Fazendário, Prefeitura de Olinda PE, UPE UPENET IAUPE

Indique qual, dentre as afirmativas abaixo, a que contém o valor inexato da multa aplicável por infração apontada.

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119Q329758 | Segurança e Transporte, Engenheiro, Prefeitura de Olinda PE, UPE UPENET IAUPE

Sobre as normas de trânsito de veículos nas vias terrestres abertas à circulação, é incorreto afirmar.

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120Q810410 | Legislação Federal, Código de Ética do Assistente Social, Assistente Social, Prefeitura de Olinda PE, UPE UPENET IAUPE

Quais das opções abaixo é um princípio fundamental do Código de Ética Profissional dos Assistentes Sociais de 13 Março de 1993?

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