Início

Questões de Concursos Prefeitura de Olinda PE

Resolva questões de Prefeitura de Olinda PE comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


161Q536028 | Engenharia Civil, Engenheiro, Prefeitura de Olinda PE, UPE UPENET IAUPE

Em relação às curvas de níveis, assinale a opção incorreta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

162Q812479 | Legislação Federal, Lei n 8069 1990 Estatuto da Criança e do Adolescente ECA, Assistente Social, Prefeitura de Olinda PE, UPE UPENET IAUPE

O Estatuto da Criança e do Adolescente, Título II - Capítulo IV - Art. 54 dispõe que é dever do Estado assegurar à criança e ao adolescente

I. ensino fundamental, obrigatório e gratuito, inclusive para os que a ele não tiveram acesso na idade própria.

II. progressiva extensão da obrigatoriedade e gratuidade ao ensino médio.

III. atendimento educacional individualizado aos portadores de deficiência, preferencialmente na rede adequada de ensino.

IV. atendimento em creche e pré-escola às crianças de zero a seis anos de idade.

V. acesso aos níveis mais elevados do ensino, da pesquisa e da criação artística, segundo a necessidade do Estado.

Assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

163Q330219 | Segurança e Transporte, Engenheiro, Prefeitura de Olinda PE, UPE UPENET IAUPE

O Código Brasileiro de Trânsito estatui regras relativas à Engenharia de Tráfego, à Operação, à Fiscalização e ao Policiamento Ostensivo de Trânsito. Face ao cumprimento dessas regras

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

164Q810523 | Legislação Federal, Lei 8662 1993, Assistente Social, Prefeitura de Olinda PE, UPE UPENET IAUPE

O Art. 5º da Lei, que regulamenta a profissão do Serviço Social (8.662/1993), considera atribuições privativas do exercício profissional do Assistente Social todas as alternativas, EXCETO.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

165Q329266 | Segurança e Transporte, Agente de Trânsito e Transporte, Prefeitura de Olinda PE, UPE UPENET IAUPE

De acordo com a Resolução nº 141/2002, do Conselho Nacional de Trânsito, o comprovante da infração por excesso de velocidade, poderá ser emitido por aparelho, por equipamento ou por qualquer outro meio tecnológico medidor de velocidade, com dispositivo registrador de imagem que deverá permitir a identificação do local, da marca e da placa e da marca do veículo e conter

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

166Q811825 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Professor, Prefeitura de Olinda PE, UPE UPENET IAUPE

De acordo com a atual LDB (Lei nº 9.394/96) e as Diretrizes Curriculares Nacionais, analise as afirmativas abaixo.

I. Os currículos devem considerar a diversidade cultural existente no Brasil e no mundo.

II. No ensino fundamental, deve-se desconsiderar os aspectos socioculturais de outros povos ou nações, valorizando a grande diversidade cultural existente no nosso país.

III. O currículo do ensino fundamental deve considerar os aspectos sociais, econômicos, políticos e éticos, incluindo as discussões sobre diversidade cultural e desigualdade social.

Indique a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

167Q527376 | Engenharia Civil, Engenheiro, Prefeitura de Olinda PE, UPE UPENET IAUPE

As alternativas de investimento freqüentemente envolvem variações de caixa em diferentes instantes de tempo. Estas variações são expressas através de diagramas, como o de fluxo de caixa. A respeito dos diagramas de fluxo de caixa e outros conceitos básicos de análise de custos, é correto afirmar.

I. Normalmente, um fluxo de caixa contém Entradas e Saídas de capital, marcadas sobre um eixo horizontal, que representa a escala temporal.

II. A taxa que anula o valor presente líquido do empreendimento é chamada de taxa interna de retorno (TIR). Em outras palavras, TIR é a taxa, que torna o valor presente dos fluxos de caixa igual ao investimento inicial.

III. Utilizando o método Valor Presente Líquido (VPL), um projeto de investimento potencial deve ser empreendido, se o valor presente de todas as entradas de caixa menos o valor presente de todas as saídas de caixa for menor que zero.

Assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

168Q472499 | Educação Física, Professor, Prefeitura de Olinda PE, UPE UPENET IAUPE

Sendo o jogo um dos conhecimentos a serem desenvolvidos nas aulas de educação física, o que deve ser considerado para sua utilização, enquanto conteúdo?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

169Q321460 | Pedagogia, Professor, Prefeitura de Olinda PE, UPE UPENET IAUPE

Observando a questão 27, na qual a gramática é trabalhada de forma contextualizada e considerando as orientações de Bárbara e Ramos, podemos afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

170Q330304 | Segurança e Transporte, Engenheiro, Prefeitura de Olinda PE, UPE UPENET IAUPE

A Resolução nº 039/98 do Conselho Nacional de Trânsito estabelece padrões e critérios para a instalação de ondulações transversais e sonorizadores nas vias públicas. Em atendimento a essas normas, é correto afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

171Q810562 | Legislação Federal, Lei n 8069 1990 Estatuto da Criança e do Adolescente ECA, Professor, Prefeitura de Olinda PE, UPE UPENET IAUPE

O Estatuto da Criança e do Adolescente no seu Capítulo IV trata do direito à educação, à cultura, ao esporte e ao lazer. Sobre isso, analise as afirmativas abaixo.

I. Igualdade de condições para o acesso e a permanência na escola.

II. Direito de contestar critérios avaliativos, podendo recorrer às instâncias escolares superiores.

III. Acesso à escola pública e gratuita próxima de sua residência, dentre outros.

IV. Direito de ser respeitado por seus educadores.

V. Direito de organização e participação em entidades estudantis. Em relação à educação, devem ser assegurados os direitos citados

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

172Q329906 | Segurança e Transporte, Engenheiro, Prefeitura de Olinda PE, UPE UPENET IAUPE

Segundo o Código de Trânsito Brasileiro, compõem o Sistema Nacional de Trânsito:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

173Q472780 | Educação Física, Professor, Prefeitura de Olinda PE, UPE UPENET IAUPE

A relação professor/aluno é, muitas vezes, negligenciada no processo ensino-aprendizagem. Abaixo, indique a alternativa que possibilita a construção desta relação.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

174Q537849 | Engenharia Civil, Engenheiro, Prefeitura de Olinda PE, UPE UPENET IAUPE

Um dos modelos mais simples utilizados para estabelecer e estimar relações entre o número (ou taxa de acidentes) a causa de acidentes de trânsito é o modelo de regressão linear. Considerando a equação de regressão múltipla y = a +b1x1 + b2x2+ b3x3+ b4x4+ b5x5, podemos afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

175Q330565 | Segurança e Transporte, Engenheiro, Prefeitura de Olinda PE, UPE UPENET IAUPE

O Código Brasileiro de Trânsito atribuiu várias competências aos órgãos e entidades executivos de trânsito dos Municípios no âmbito de sua circunscrição. Assinale a alternativa que expressa uma dessas competências.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

176Q529493 | Engenharia Civil, Engenheiro, Prefeitura de Olinda PE, UPE UPENET IAUPE

Todos são critérios considerados para implantação de semáforos, exceto um. Assinale-o.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

177Q329042 | Pedagogia, Professor, Prefeitura de Olinda PE, UPE UPENET IAUPE

Ao trabalhar a questão anterior nos moldes em que ela foi proposta, o professor está enfocando o ensino

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

178Q330597 | Segurança e Transporte, Engenheiro, Prefeitura de Olinda PE, UPE UPENET IAUPE

O Código de Trânsito Brasileiro adota os respectivos limites de velocidade na área urbana, onde não existir sinalização regulamentadora:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

179Q896621 | Nutrição, Papel do Nutricionista em UAN, Nutricionista, Prefeitura de Olinda PE, UPENET, 2024

Em uma Unidade de Alimentação e Nutrição (UAN), são servidos 700 almoços por dia. Os colaboradores têm carga horária de trabalho de 40 horas semanais, de segunda a sexta-feira. O tempo médio de produção de cada almoço é 20 minutos.
Assinale a alternativa que indica a quantidade de funcionários fixos necessários nessa unidade.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

180Q896490 | Farmácia, Parasitologia Básica e Clínica, Farmacêutico, Prefeitura de Olinda PE, UPENET, 2024

Paciente do sexo masculino, 45 anos de idade, natural de Água Preta-PE, compareceu ao serviço de Infectologia, no setor da DIP (Doenças Infecto-Parasitárias) e Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial do Hospital Universitário Oswaldo Cruz, com queixa de “ferida no nariz que não cicatrizava”. Na avaliação da história anual da doença, verificou-se que o paciente apresentava uma lesão nasal ulcerada com comprometimento da mucosa do assoalho do nariz, causando obstrução nasal e evidência de infecção secundária, caracterizada por uma miíase. O paciente relatou tempo de evolução de 8 meses da lesão nasal com sintomatologia dolorosa. Relatou ainda que foi atendido no posto de saúde de sua cidade, onde foram administradas penicilinas e tetraciclinas, sem resolução. Ao exame físico, o paciente apresentava-se com Estado Geral Regular (EGR), afebril, hidratado e acianótico. Durante o exame loco-regional da face, observou-se lesão ulcerada, com bordas elevadas e eritematosas na região da asa do nariz, além do comprometimento da cartilagem alar, sem alterações no septo.

https://atlasvirtualparasitologia.unifesp.br/estudo-de-casos/caso-01.

Nesse caso, trata-se de uma parasitose. Qual o provável agente etiológico?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.