Início

Questões de Concursos Prefeitura de Olivedos PB

Resolva questões de Prefeitura de Olivedos PB comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


21Q1083401 | Saúde Pública, Políticas Públicas, Fisioterapeuta, Prefeitura de Olivedos PB, CPCON, 2025

Segundo o Ministério da Saúde do Brasil, a Política Nacional de Atenção Básica (PNAB) “é resultado da experiência acumulada por conjunto de atores envolvidos historicamente com o desenvolvimento e a consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS), como movimentos sociais, usuários, trabalhadores e gestores das três esferas de governo”. No Brasil, a Atenção Básica é desenvolvida “onde a vida acontece”, ocorrendo no local mais próximo da vida das pessoas, sendo a principal porta de entrada e centro de comunicação com toda a Rede de Atenção à Saúde. Nesse sentido, a PNAB delimita as atribuições comuns dos profissionais que atuam na Atenção Básica. Dentre as alternativas a seguir, assinale a alternativa CORRETA que descreve a única atribuição comum a todos os profissionais de saúde que atuam na Atenção Básica.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

22Q1083424 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Orientador Educacional, Prefeitura de Olivedos PB, CPCON, 2025

Um grupo de professores de uma escola pública municipal de Ensino Fundamental se reuniu para propor um projeto interdisciplinar a ser desenvolvido na escola. O tema do projeto era “Planeta Água: a cultura oceânica para enfrentar as mudanças climáticas no meu território”, conforme sugerido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Assim, foram propostos os seguintes objetivos para o projeto:

1. Valorizar e utilizar o conhecimento científico historicamente construído sobre os oceanos para compreender e explicar a sua importância no equilíbrio climático.
2. Utilizar somente a linguagem verbal científica para se expressar e partilhar informações e experiências nas atividades promovidas pelo projeto , evitando outros tipos de linguagens.
3. Participar de atividades artístic o-culturais que valorizem a água como bem essencial à vida promovidas no âmbito do projeto .
4. Valorizar e respeitar diferentes saberes culturais sobre o uso sustentável da água.
5. Evitar a utilização de tecnologias digitais para produzir conhecimentos e disseminar informações sobre o tema e as atividades do projeto.
6. Desenvolver a empatia e a responsabilidade coletiva em relação aos impactos das ações humanas nos oceanos.

A partir deste contexto, à luz da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e da tipologia dos conteúdos utilizada por Zabala (1998), analise as assertivas a seguir.

Fonte: ZABALA, A. Aprática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.

I- Os objetivos 1, 3 e 4 foram inspirados em competências que integram as dez competências gerais da Educação Básica, conforme a versão atual da BNCC.
II- Os objetivos 2 e 5 não dialogam com nenhuma das dez competências gerais da Educação Básica previstas na BNCC.
III- Os objetivos 3 e 4 contribuem para a aprendizagem de conteúdos atitudinais, por estarem diretamente relacionados ao desenvolvimento de valores e atitudes.
IV- O objetivo 6 favorece a aprendizagem de conteúdos procedimentais, pois envolve o desenvolvimento de um conjunto de ações organizadas e orientadas para uma finalidade específica.

É CORRETO o que se afirma apenas em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

23Q1083420 | Português, Interpretação de Textos, Orientador Educacional, Prefeitura de Olivedos PB, CPCON, 2025

Texto associado.
O Texto I deve ser lido para responder à questão.

Texto I

PAÍSES PRECISAM TRATAR A SOLIDÃO COMO UM PROBLEMA PÚBLICO

Sucesso de uma nação não é apenas produzir mais, é perder menos gente para o silêncio

Waldemar Magaldi Filho

20 set. 2025 às 10h10

Quando a vida perde o fio do sentido, até um simples resfriado pode derrubar. Não é exagero poético, é uma descrição precisa do que acontece quando o organismo psíquico se vê sem horizonte, sem pertencimento, sem uma razão que amarre as horas do dia.
Longe de um misticismo nebuloso, essa "tarefa" é o nome clássico de uma experiência cotidiana, a sensação de ter valor para alguém, de que o esforço tem direção, de que o mundo ainda nos pede algo. Quando esse chamado some, o corpo registra, a imunidade cede, a mente fecha e ficamos "bloqueados". O destino de pessoas e de sociedades muda quando o sentido deixa de existir.
É aí que entra um termo incômodo, nascido do esforço de dois economistas, Anne Case e Angus Deaton: "mortes por desespero". A expressão reúne três causas de morte que se expandiram em certas populações ao longo das últimas décadas: suicídio, overdose de drogas e doenças hepáticas relacionadas ao álcool.
Por trás dos números o desenho social de isolamento, perda de propósito, empregos que somem, comunidades que se desfazem, dor crônica tratada como mercadoria. O fenômeno foi fotografado com nitidez em partes dos Estados Unidos. Mas não se trata de um destino americano, é um alerta universal. Quando vínculos esgarçam e perspectivas encolhem, a curva do desespero sobe. E desespero não é só um afeto, é uma política do corpo.
A literatura de saúde pública insiste que o sentido é também um determinante social. Não basta aconselhar resiliência individual quando as estruturas que sustentam a vida comum – trabalho digno, moradia, transporte, escola, cuidado – estão corroídas.
Não se trata de eleger um culpado único – crises têm múltiplas causas, da inovação tecnológica aos choques geopolíticos –, mas de notar um padrão, quando políticas públicas passam a tratar a segurança econômica, a saúde, a educação e o cuidado como linhas de custo a serem comprimidas, a conta aparece em outro lugar.
Aparece na sobrecarga das famílias, na precarização silenciosa de territórios, na medicalização do sofrimento social, na anestesia como resposta. Aretórica da meritocracia sem freios é psicologicamente tóxica porque produz um tipo de vergonha que isola. E isolamento é adubo para o desespero.
Dizer que "a matéria ganhou primazia sobre a alma" não é uma oposição simplista entre economia má e espiritualidade boa. É uma constatação sobre prioridades, quando o preço vira a linguagem, perde estatuto de valor. O resultado é uma sociedade eficiente para produzir coisas e inábil para acolher pessoas. E, no entanto, não há contradição entre prosperidade e sentido, há desordem de metas.
O desafio é civilizatório, alinhar incentivos econômicos a finalidades humanas. Isso significa cinco linhas de ação que cabem na pauta pública e na vida miúda: políticas de emprego que recompensem o trabalho decente; um sistema de saúde que integre cuidado mental desde a atenção primária; regulação e responsabilidade corporativa em mercados que lidam com dor e dependência; investimento em educação continuada e requalificação que devolvam horizonte a trabalhadores em transição; e, por fim, uma agenda de convivência que trate a solidão como problema público, promovendo espaços, tempos e serviços que refaçam a comunidade.


Fonte: MAGALDI FILHO, Waldemar. Países precisam tratar a solidão como um problema público.Folha de São Paulo, 20 set. 2025. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/ilustrissima/2025/09/uma-sociedade-eficiente-para-produzir-coisas-e-inabil-em-acolher-pessoas.shtml. Acesso em: 20 set. 2025. Adaptado.
Acerca do Texto I, analise as seguintes assertivas.

I- A falta de horizontes, a solidão, não se sentir importante para alguém ou para o mundo são fatores que influenciam a saúde orgânica – e isso pode impactar a economia de uma nação.
II- As chamadas “mortes por desespero”, cada vez mais comuns nas últimas décadas em algumas populações, incluem o suicídio, a overdose por drogas e doenças hepáticas devido ao uso abusivo de álcool.
III- A saúde pública não pode ser considerada um determinante social porque não afeta o equilíbrio econômico de um país.
IV- A primazia da matéria sobre a alma é vista pelo autor como uma questão de prioridades.

É CORRETO o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

24Q1083426 | Pedagogia, Legislação da Educação, Orientador Educacional, Prefeitura de Olivedos PB, CPCON, 2025

Em uma escola municipal de Ensino Fundamental, a equipe pedagógica percebeu que alguns alunos acumulavam muitas faltas e, quando compareciam, costumavam chegar bastante atrasados. Ao analisar os registros, constataram que o índice de ausência já ultrapassava 30% do limite permitido por lei, o que gerou grande preocupação. Buscando compreender as razões desse comportamento, a direção investigou a situação e encontrou indícios de uso de drogas entre parte desses estudantes. Diante da gravidade do problema, a diretora decidiu chamar os pais e responsáveis para conversar, informar sobre as faltas e apresentar um plano de ação preventiva e de enfrentamento ao uso e dependência de drogas que seria implementado na escola. Apesar da iniciativa da escola, alguns pais se mostraram resistentes, afirmando que esse tipo de questão deveria ser resolvido apenas pela família, sem a interferência da escola.
A partir deste contexto, à luz das disposições recentes da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394/1996), analise as assertivas a seguir.

I- Cabe à escola notificar ao Conselho Tutelar do município a relação dos alunos que apresentam uma quantidade de faltas acima de 30% do percentual permitido por lei.
II- Os pais e responsáveis têm razão ao afirmar que problemas relacionados ao uso de drogas devem ser resolvidos por eles próprios, sem a intervenção da escola.
III- A direção da escola decidiu informar aos pais e responsáveis sobre a frequência dos estudantes envolvidos na situação, porém esse não constitui um dever dos estabelecimentos de ensino.
IV- É incumbência da escola garantir um ambiente escolar seguro, razão pela qual se torna fundamental a implementação do plano de ação preventiva e de enfrentamento ao uso e dependência de drogas elaborado pela direção.

É CORRETO o que se afirma apenas em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

25Q1083400 | Saúde Pública, Políticas Públicas, Fisioterapeuta, Prefeitura de Olivedos PB, CPCON, 2025

O Sistema Único de Saúde (SUS) possui princípios e diretrizes que norteiam sua execução através da colaboração conjunta das esferas de governo, com definição de deveres e responsabilidades dos gestores na aplicação das políticas de saúde pública. Assim, dentre as alternativas a seguir, marque a alternativa CORRETAquanto aos princípios que regem o SUS.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

26Q1083395 | Farmácia, Farmacologia, Farmacêutico, Prefeitura de Olivedos PB, CPCON, 2025

O farmacêutico, ao explicar o efeito de um medicamento a um paciente, aborda os parâmetros farmacocinéticos como ponto de partida para a sua explicação. Esses parâmetros, conhecidos como ADME, incluem a Absorção, Distribuição, Metabolismo e Excreção do Insumo Farmacêutico Ativo (IFA) presente no medicamento. Apartir deste contexto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I- O estudo farmacocinético é importante para definir a dose e a via de administração a ser administrada aos pacientes.

PORQUE

II- O conhecimento dos parâmetros farmacocinéticos permite realizar ajustes na terapia do paciente baseado em alguma doença préexistente e nas características fisiológicas do paciente, como peso, porcentagem de gordura, altura e idade.

A respeito dessas asserções, é CORRETO afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

27Q1083404 | Saúde Pública, Políticas Públicas, Médico Clínico Geral, Prefeitura de Olivedos PB, CPCON, 2025

Dr. João coordena uma equipe de saúde da família em um território com alta população de idosos e pacientes com doenças crônicas. Ele percebe que muitos pacientes com hipertensão e diabetes não comparecem às consultas regulares e que parte da população ainda não tem cadastro formal na unidade. Considerando a Política Nacional de Atenção Básica - PNAB 2017, qual é medida mais adequada para otimizar a atenção primária nesse território?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

28Q1083406 | Medicina, Ginecologia e Obstetrícia, Médico Clínico Geral, Prefeitura de Olivedos PB, CPCON, 2025

Gestante de 12 semanas, primigesta, sem registro vacinal de tétano e sem comprovação de sorologias anteriores, comparece para a primeira consulta de pré-natal. Considerando as recomendações do Ministério da Saúde (Caderneta da Gestante 2023 e protocolos do Programa Nacional de Imunizações - PNI), é CORRETO afirmar que compete ao médico:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

29Q1083430 | Pedagogia, Tecnologias Educacionais, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Olivedos PB, CPCON, 2025

Ao planejar uma sequência de aulas com uso de tablets e notebooks, analise as estratégias didáticas expressas nas assertivas a seguir.

I- Incentivar a produção e publicação de temas livres somente em blogs da área de Educação, com selo de certificação de segurança, de modo individual, para que estudantes tenham oportunidade de desenvolver autonomia e vivenciar de forma prática o acesso à internet.
II- Direcionar as publicações pedagógicas no universo online, levando em consideração os direitos de imagem e autoria, bem como protocolos de segurança/privacidade.
III- Focar exclusivamente em habilidades técnicas, como digitação e formatação, evitando situações de circulação real de textos para não expor os alunos.
IV- Planejar e direcionar produção e publicação de autoria responsável, discutindo propósito, público, suporte e combinando linguagens (texto, imagem, áudio).
V- Restringir o uso ao consumo de vídeos educativos já disponíveis, visto que a autoria exposta nas redes digitais de menores de idade pode gerar riscos legais à escola.

É CORRETO o que se afirma apenas em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

30Q1083427 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Orientador Educacional, Prefeitura de Olivedos PB, CPCON, 2025

Em um congresso de Educação foi apresentado um trabalho que analisou as tendências pedagógicas presentes nas declarações de professores brasileiros com diferentes tempos de experiência docente. Os resultados evidenciaram duas tendências principais: (I) a liberal tradicional, historicamente predominante na educação brasileira e mais frequente nos discursos e práticas de docentes com mais de 20 anos de atuação; e (II) a liberal renovada progressivista, que orienta mais diretamente a prática dos professores iniciantes, por ser atualmente enfatizada nos cursos de licenciatura no país.

A partir deste contexto, à luz do conhecimento sobre as tendências pedagógicas conforme apresentado por Libâneo (2014), marque a alternativa CORRETA
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

31Q1083429 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Olivedos PB, CPCON, 2025

Uma professora de Geografia que atua em uma escola de Ensino Fundamental Anos Finais está organizando uma sequência de atividades de ensino que se embasam em diferentes metodologias ativas.
Considerando as características destas variadas metodologias, analise as assertivas a seguir.

I- Mapas mentais e brainstorm também são considerados metodologias ativas e até podem ser combinadas com outras atividades e estratégias didáticas.
II- A metodologia ativa intitulada peer instruction tem diferentes etapas, sendo a primeira a formação de equipes voltadas para explorar problemas reais do cotidiano.
III- A aprendizagem baseada em projetos, mesmo sendo diferente da aprendizagem baseada em problemas, tem como base o trabalho colaborativo.
IV- A gamificação é uma metodologia que envolve a exploração de jogos digitais para garantir vivências lúdicas.
V- Team Based Learning e peer instrucion são metodologias ativas estruturadas a partir das mesmas etapas, e assim são consideradas como sinônimos, diferenciando-se apenas nos termos em inglês.

É CORRETO o que se afirma apenas em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

32Q1089193 | Direito Constitucional, Ordem Econômica e Financeira, Fiscal de Tributos, Prefeitura de Olivedos PB, CPCON, 2025

A Emenda Constitucional nº 132, de 2023, incluiu no texto da Constituição Federal imposto de competência compartilhada entre Estados e o Distrito Federal. A respeito das disposições constitucionais desse tributo, analise os itens a seguir.

I- O imposto será cobrado pelo somatório das alíquotas do Estado e do Município de origem da operação.

II- Cada ente federativo fixará sua alíquota própria por lei específica.

III- Uma das características desse tributo é a cumulatividade.

IV- O imposto não incidirá nas prestações de serviço de comunicação nas modalidades de radiodifusão sonora e de sons e imagens de recepção livre e gratuita.

É CORRETO o que se afirma apenas em: a)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.