Relacione as colunas 1 e 2, identificando a correspondência entre objetos de conhecimento e habilidades da Matriz Curricular 2: Arte - Anos Finais (6º ao 9º
Ano) da Base Curricular da Rede Municipal de Ensino
de Palhoça.
Coluna 1 Objetos de conhecimento
1. Processos de criação
2. Arte e tecnologia
3. Matrizes culturais e estéticas e
patrimônio cultural
4. Notação e registro musical
5. Sistemas das linguagens
Coluna 2 Habilidades
( ) Identificar e manipular diferentes recursos
digitais para acessar, apreciar, produzir, registrar e compartilhar práticas e repertórios
artísticos.
( ) Explorar e identificar notação musical tradicional, partituras criativas e procedimentos
da música contemporânea, bem como procedimentos e técnicas de gravação em áudio e
audiovisual.
( ) Analisar e valorizar o patrimônio cultural
(material e imaterial) de culturas diversas, em
especial a brasileira, incluindo suas origens
indígenas, africanas e europeias, de diferentes
épocas.
( ) Discutir, com respeito e sem preconceito, as
experiências pessoais e coletivas no processo
de criação e experimentação artística vivenciadas na escola, como fonte para a construção de vocabulários e repertórios coletivos e
próprios.
( ) Diferenciar as categorias de artista, artesão,
produtor cultural, curador, designer, entre
outras, estabelecendo relações entre os profissionais das Artes Visuais.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta,
de cima para baixo.