Questões de Concursos Prefeitura de Palhoça SC

Resolva questões de Prefeitura de Palhoça SC comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

321Q905690 | Inglês, Edital nº 12, Prefeitura de Palhoça SC, FEPESE, 2024

Texto associado.

Text 1


UN and Multilingualism


An essential factor in harmonious communication among peoples and an enabler of multilateral diplomacy, multilingualism is of particular importance to the United Nations. By promoting dialogue, tolerance and understanding, multilingualism ensures effective participation of all in the Organization’s work, as well as greater transparency and efficiencies and better outcomes.

Arabic, Chinese, English, French, Russian and Spanish are the six official languages of the United Nations; English and French being the working languages of the United Nations Secretariat.

Parity among the six official languages has been an ongoing concern of the Secretary-General. The use of all the official languages, on an equal footing, is actively promoted to guarantee that all stakeholders can participate in the work of the United Nations. Toensure that the goals and actions of the UN are understood by the widest possible public, non-official languages are also in use at the UN on a daily basis. To achieve these objectives, the UN Secretariat promotes an organizational culture in its ranks that values and nurtures multilingualism throughout the human resources continuum.


(adapted from:https://www.un.org)

According to the article, which languages are the working languages of the United Nations Secretariat?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

322Q905446 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Edital nº 12, Prefeitura de Palhoça SC, FEPESE, 2024

Durante uma aula de informática, o professor Pedro utiliza um software de simulação para ensinar conceitos de química aos alunos. Ele também discute a importância da segurança digital e incentiva os alunos a desenvolverem seus próprios projetos utilizando ferramentas digitais.
Qual das alternativas abaixo exemplifica corretamente a dimensão de “educar para os meios”?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

323Q905227 | Inglês, Edital nº 12, Prefeitura de Palhoça SC, FEPESE, 2024

According to the Base Curricular da Rede Municipal de Ensino de Palhoça, Matriz Curricular (table 16 EJA-Linguagens-Língua Inglesa) physical caracteristics, parts of the body and the verb ‘to be’ are topics studied in:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

324Q1026338 | Raciocínio Lógico, Sequências Lógicas de Números, Matemática, Prefeitura de Palhoça SC, FEPESE, 2024

Recorde que na sequência de Fibonacci cada termo é a soma dos dois termos anteriores, e a sequência inicia com os termos 0 e 1.

O 12º termo dessa sequência é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

325Q916021 | Português, Grafia e Emprego de Iniciais Maiúsculas, Edital n° 12, Prefeitura de Palhoça SC, FEPESE, 2024

Texto associado.
Texto 1

Leia atentamente o texto abaixo.

Existe requeijão em outros países?

Não. O requeijão cremoso, vendido em copos de vidro que depois você usa para tomar café, é uma invenção 100% brasileira. Existem queijos cremosos parecidos, mas não........................., mundo afora.
A história desse ícone brasileiro começa em 1911 na cidade de Lambari (Minas Gerais), quando o casal de imigrantes italianos Mário e Rosa Silvestrini se inspirou em uma receita de família, e teve a.......................... de criar o Catupiry. O queijo foi um sucesso e, em 1949, a......................... transferiu sua fábrica para São Paulo.
Em 1950, Moacyr de Carvalho Dias, dono da Laticínios Poços de Caldas, também em Minas Gerais, se inspirou na receita do Catupiry para criar a sua própria versão de requeijão cremoso. Foram necessárias 606 receitas até que Dias encontrasse a fórmula final: a massa de leite coalhado – sem soro – , creme de leite e sal fundente, um produto que ajuda a dar liga à mistura.
Uma.........................curiosidade: em Portugal, existem queijos chamados “requeijão”, mas eles estão mais próximos de uma ricota – que, ao contrário do nosso requeijão, é feita a partir do soro do leite, não da massa.
Superinteressante, Editora Abril. São Paulo. no 461, março de 2024. Adaptado.
Assinale a alternativa que completa corretamente os espaços em branco no texto 1.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

327Q903993 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Edital nº 12, Prefeitura de Palhoça SC, FEPESE, 2024

Relacione as colunas 1 e 2, identificando a correspondência entre objetos de conhecimento e habilidades da Matriz Curricular 2: Arte - Anos Finais (6º ao 9º Ano) da Base Curricular da Rede Municipal de Ensino de Palhoça.


Coluna 1 Objetos de conhecimento


1. Processos de criação


2. Arte e tecnologia


3. Matrizes culturais e estéticas e patrimônio cultural


4. Notação e registro musical


5. Sistemas das linguagens


Coluna 2 Habilidades


( ) Identificar e manipular diferentes recursos digitais para acessar, apreciar, produzir, registrar e compartilhar práticas e repertórios artísticos.


( ) Explorar e identificar notação musical tradicional, partituras criativas e procedimentos da música contemporânea, bem como procedimentos e técnicas de gravação em áudio e audiovisual.


( ) Analisar e valorizar o patrimônio cultural (material e imaterial) de culturas diversas, em especial a brasileira, incluindo suas origens indígenas, africanas e europeias, de diferentes épocas.


( ) Discutir, com respeito e sem preconceito, as experiências pessoais e coletivas no processo de criação e experimentação artística vivenciadas na escola, como fonte para a construção de vocabulários e repertórios coletivos e próprios.


( ) Diferenciar as categorias de artista, artesão, produtor cultural, curador, designer, entre outras, estabelecendo relações entre os profissionais das Artes Visuais.


Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

328Q882269 | Pedagogia, Legislação da Educação, Edital nº 12, Prefeitura de Palhoça SC, FEPESE, 2024

Conforme a Lei nº13.146/15 (Lei Brasileira de Inclusão), a avaliação da deficiência considerará:

1. A restrição de participação.
2. A limitação no desempenho de atividades.
3. Os fatores socioambientais, psicológicos e pessoais.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

329Q882277 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Edital nº 12, Prefeitura de Palhoça SC, FEPESE, 2024

De acordo com a Base Curricular da Rede Municipal de Ensino de Palhoça, qual é a atividade principal da criança na pré-escola, que, por meio dela, são promovidas importantes mudanças no desenvolvimento psíquico da criança?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

330Q904039 | Educação Física, Didática e Prática de Ensino na Educação Física, Edital nº 12, Prefeitura de Palhoça SC, FEPESE, 2024

“O jogo sempre esteve presente na história humana, desde sua época mais primitiva, apesar de este fenômeno não ser exclusivo da sua cultura” (GUIMARÃES & LAGOEIRO, 2017).


Analise as afirmativas abaixo sobre o jogo no Ensino Médio.


1. Não é objeto de ensino no Ensino Médio, pois é previsto como eixo temático na Educação Física Escolar apenas na Educação Infantil.


2. O jogo pode ser reproduzido, transformado ou criado. No Ensino Médio, apenas os jogos reproduzidos devem ser objeto de ensino na Educação Física escolar.


3. Deve haver continuidade deste bloco de conteúdo no Ensino Médio, dada a relevância deste fenômeno na cultura corporal de movimento, em toda Educação Básica.


4. A interação entre os alunos ao jogar, recriando os jogos e suas regras, possibilita que estes esquematizem e compreendam a lógica do jogo e sejam capazes de reformulá-lo ao jogar.


5. A gama de possibilidades e de variações na forma de se jogar amplia-se, no Ensino Médio, a partir da maior compreensão deste conteúdo como estratégia de ensino.


Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

332Q903809 | Pedagogia, PCN's, Edital nº 12, Prefeitura de Palhoça SC, FEPESE, 2024

De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais, são considerados temas transversais:


1. Ética.


2. Ideologia de gênero.


3. Saúde.


4. Trabalho e o consumo.


5. Pluralidade cultural.


Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

334Q902818 | Pedagogia, Normas Educacionais dos Estados, Edital nº 12, Prefeitura de Palhoça SC, FEPESE, 2024

Analise o texto abaixo:
“A partir de conquistas dos movimentos sociais, […] da luta dos próprios profissionais da Educação, a Educação Infantil avança de um conceito.......................para uma política pública com função sociopolítica e pedagógica, responsável pelo cuidar e educar das crianças na perspectiva.......................com qualidade socialmente referenciada.”
Base Curricular da Rede Municipal de Ensino de Palhoça, 2019, p. 73.

Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

335Q903843 | Pedagogia, Legislação da Educação, Edital nº 12, Prefeitura de Palhoça SC, FEPESE, 2024

Analise as afirmativas abaixo sobre a utilidade de estudar as manifestações religiosas, no contexto da escola pública, de acordo com a Base Curricular da Rede Municipal de Ensino de Palhoça.


1. Os responsáveis pela elaboração da proposta, fundamentados em BERGUER, P. L. (1985, p.15), afirmam que uma possível resposta seria considerar que toda sociedade humana é um empreendimento de construção do mundo e que a religião ocupa um lugar destacado.

2. Parte-se aqui do entendimento do qual o fenômeno religioso é parte fundamental da construção das sociedades e de seus sentidos, e que conhecer as religiões torna o conhecimento dessas sociedades mais completo, mais rico.

3. O ser humano é essencialmente espiritual e o ensino religioso é relevante na medida em que prepara os indivíduos para usufruir em plenitude dos bens econômicos e sociais, bem como oferece os subsídios que permitem o acesso ao sagrado.

4. Nas páginas do livro de Max Weber, O Espírito do Capitalismo, os formuladores da Base Curricular da Rede Municipal de Ensino de Palhoça encontraram elementos comprobatórios suficiente paras justificar a disciplina de Ensino Religioso nas escolas da rede pública.

5. O conhecimento do fenômeno religioso é indissociável do conhecimento da sociedade e vice-versa. Não se pode perder de vista também a fluidez desses constructos, visto que estão inseridos em um movimento dialético.


Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

336Q902821 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Edital nº 12, Prefeitura de Palhoça SC, FEPESE, 2024

A Base Curricular da Rede Municipal de Ensino de Palhoça (2019) destaca que a concepção da Educação Infantil, como um lugar de direito das crianças, é uma ideia relativamente recente, que ainda necessita de avanços significativos para a plena garantia dos direitos das crianças.
Segundo os autores Sarmento e Pinto (1997), que se dedicam ao estudo dessa temática, o direito que apresenta os menores progressos nas políticas públicas e na organização e gestão das instituições voltadas à infância é o da:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

337Q894374 | Pedagogia, Auxiliar de Sala, Prefeitura de Palhoça SC, FEPESE, 2024

A escrita da Base Curricular da Rede Municipal de Ensino de Palhoça (BC) pautou-se pelos princípios:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

338Q902826 | Pedagogia, Educação e Ludicidade, Edital nº 12, Prefeitura de Palhoça SC, FEPESE, 2024

Os documentos oficiais e orientadores da Educação Infantil afirmam que as práticas de cuidar e educar são:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

339Q903851 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Edital nº 12, Prefeitura de Palhoça SC, FEPESE, 2024

Escritos como a Bíblia do cristianismo, o Alcorão islâmico, o Torá judaico, entre outros escritos, são considerados sagrados porque têm em comum a crença de que sua origem está vinculada à(a):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

340Q885683 | Português, Uso da Vírgula, Assistente Administrativo, Prefeitura de Palhoça SC, FEPESE, 2024

Assinale a alternativa em que a vírgula foi corretamente empregada.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.