“Sob a égide dos princípios da inclusão, alunos
com deficiência devem frequentar a escola regular com alunos sem deficiência” (ALVES, FIORINI &
VENDITTI JÚNIOR, 2019).
Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as
falsas ( F ) sobre as estratégias específicas e generalizáveis para a inclusão escolar em aulas de Educação
Física.
( ) Para os alunos com deficiência auditiva, as
estratégias específicas podem ser: falar de
frente para o aluno, estimulando a leitura
labial e combinar informação verbal e
demonstração.
( ) As estratégias específicas são indicadas para
todos os tipos de deficiência, exceto para o
Transtorno do Espectro Autista (TEA).
( ) Informar ao aluno o quê e como fazer, por
meio de explicação verbal, da demonstração,
da assistência física ou da combinação dessas
formas, são estratégias generalizáveis para a
inclusão escolar nas aulas de Educação Física.
( ) Selecionar um ou mais alunos da turma para
que auxilie o aluno com deficiência ou com
TEA na realização das atividades são estratégias generalizáveis que podem ser utilizadas.
( ) Enquanto componente da Tecnologia Assistiva, a estratégia deve promover a funcionalidade relacionada à atividade e participação,
visando a autonomia e independência.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta ,
de cima para baixo.
a) V • V • F • V • V
b) V • F • V • V • V
c) V • F • F • F • V
d) F • V • V • F • F
e) F • F • V • F • F