Início

Questões de Concursos Prefeitura de Palma Sola SC

Resolva questões de Prefeitura de Palma Sola SC comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


21Q913555 | Meio Ambiente, Resíduos Líquidos, Agente de Vigilância Sanitária, Prefeitura de Palma Sola SC, AMEOSC, 2023

A armazenagem, transporte, tratamento e disposição final de resíduos sólidos e resíduos líquidos são etapas essenciais na gestão adequada dos resíduos, visando a proteção do meio ambiente e da saúde pública. No que se refere a essas etapas, registre V para verdadeiro, e F, para falso:

(__)O transporte seguro e eficiente de resíduos requer veículos apropriados, que estejam de acordo com as regulamentações locais.
(__)O tratamento de resíduos tem como objetivo reduzir o impacto ambiental e os riscos à saúde. Isso pode envolver processos como a reciclagem, compostagem, incineração, tratamento biológico ou tratamento químico, dependendo do tipo de resíduo.
(__)A disposição final de resíduos inadequada pode levar à poluição ambiental e à contaminação de recursos naturais.

Após análise, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA dos itens acima, de cima para baixo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

22Q913183 | Legislação de Trânsito CTB, Sistema Nacional de Trânsito, Operador de Máquinas, Prefeitura de Palma Sola SC, AMEOSC, 2023

Considere as seguintes alternativas e marque aquela que descreve CORRETAMENTE o que é uma Via Rural, conforme descrito no Código de Trânsito Brasileiro.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

23Q898603 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Palma Sola SC, AMEOSC, 2024

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) estabelecedireitos de aprendizagem e desenvolvimento na Educação Infantil, visando garantir o pleno desenvolvimento dos alunos. Quais são os seis direitos de aprendizagem e desenvolvimento assegurados na Educação Infantil pela BNCC?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

24Q913172 | Segurança e Transporte, Vigilante, Prefeitura de Palma Sola SC, AMEOSC, 2023

Sobre a profissão de vigilante é CORRETO afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

25Q913177 | Segurança e Transporte, Vigilante, Prefeitura de Palma Sola SC, AMEOSC, 2023

O alarme é um sistema de vigilância eletrônica que tem como uma de suas características:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

26Q898600 | Pedagogia, Teorias do desenvolvimento e da aprendizagem, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Palma Sola SC, AMEOSC, 2024

Durante uma discussão sobre metodologias de ensino, o professor de ensino infantil Pedro analisa como diferentes teorias de aprendizagem podem ser aplicadas na prática com as crianças. Acerca do assunto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas:

(__)A teoria behaviorista de Skinner destaca aimportância da autonomia e a autoeducação do aluno.
(__)A teoria cognitivista de Piaget enfatiza a construção passiva do conhecimento pela criança.
(__)A teoria sociocultural de Vygotsky destaca a importância das interações sociais no processo de aprendizagem.
(__)A teoria humanista de aprendizagem valoriza o potencial humano para o crescimento pessoal e auto realização.

A sequência está correta em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

27Q898604 | Pedagogia, Educação e Ludicidade, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Palma Sola SC, AMEOSC, 2024

Durante uma atividade de brincadeira livre, a professora Ana observa que as crianças estão engajadas em diferentes tipos de jogos e interações. Agora, julgue as seguintes afirmações como verdadeiras (V) ou falsas (F) e em seguida assinale a alternativa cuja ordem de julgamento de cima para baixo esteja correta:

(__)O brincar livre permite que as crianças desenvolvam habilidades integralmente.
(__)A brincadeira estruturada é a única utilizada para promover o desenvolvimento infantil.
(__)O brincar livre contribui apenas para o desenvolvimento motor das crianças.
(__)A interação entre as crianças durante o brincar livre promove a construção de regras e a cooperação.

A sequência está correta em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

28Q898596 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Palma Sola SC, AMEOSC, 2024

Em uma aula sobre psicomotricidade, a professora Clara utiliza atividades que envolvem movimentos corporais e expressão emocional. Acerca do assunto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas:

(__)A psicomotricidade ajuda as crianças a expressarem e regularem suas emoções através do movimento.
(__)A psicomotricidade é eficaz apenas para o desenvolvimento motor e emocional das crianças.
(__)A psicomotricidade pode ser utilizada como uma ferramenta terapêutica para tratar questões emocionais.
(__)A psicomotricidade não é relevante para o desenvolvimento emocional das crianças, somente para o desenvolvimento motor e cognitivo.

A sequência está correta em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

29Q898599 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Palma Sola SC, AMEOSC, 2024

Durante uma atividade de exploração no jardim da escola, a professora Ana observa que as crianças estão curiosas sobre os diferentes tipos de plantas e insetos que encontram. Nesse contexto, analise as proposições abaixo e após assinale a alternativa correta:

I.A curiosidade das crianças deve ser incentivada, permitindo que elas façam perguntas e explorem o ambiente ao seu redor.
II.A professora deve fornecer todas as respostas prontamente, para manter a curiosidade das crianças.
III.A exploração do ambiente natural contribui para o desenvolvimento cognitivo e emocional das crianças.

Está correto o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

30Q898513 | Pedagogia, Piaget, Professor de Educação Física, Prefeitura de Palma Sola SC, AMEOSC, 2024

Considere as afirmativas relacionadas a teoria do desenvolvimento cognitivo segundo Jean Piaget. Registre V, para verdadeiras, e F, para falsas:

(__)A fase sensório-motora, que ocorre do nascimento até os 2 anos, é caracterizada pela capacidade de raciocínio abstrato e pela resolução de problemas complexos, que se desenvolvem na fase das operações formais.
(__)A fase pré-operacional, que se estende dos 2 aos 7 anos, é marcada pelo egocentrismo e pela incapacidade de realizar operações mentais lógicas, as crianças começam também a imitar, representar, imaginar e classificar.
(__)Na fase das operações concretas, que vai dos 8 aos 10 anos, as crianças são incapazes de entender conceitos de conservação e reversibilidade, o que limita sua capacidade de resolver problemas matemáticos simples.
(__)A fase das operações formais, que se inicia aos 12 anos, é caracterizada pela predominância do pensamento concreto, onde os adolescentes não conseguem pensar de forma hipotética ou abstrata.

Assinale a alternativa com a sequência correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

31Q898518 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor de 1° ao 5° Ano do Ensino Fundamental, Prefeitura de Palma Sola SC, AMEOSC, 2024

É dever do professor garantir uma relação didática entre ensino e aprendizagem, tendo em vista que esta favorece uma aprendizagem qualitativa, e focaliza sempre o melhor para os alunos. Desta maneira, conceituamos didática como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

32Q898522 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor de 1° ao 5° Ano do Ensino Fundamental, Prefeitura de Palma Sola SC, AMEOSC, 2024

De fundamental importância para atingir objetivos no processo de ensino-aprendizagem, sua ausência pode ocasionar momentos monótonos e desorganizados, desencadeando o desinteresse dos alunos e tornando-os desestimulados. Atividade realizada pelos docentes que inclui previsões didáticas. Todo esse contexto define:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

33Q913187 | Meio Ambiente, Ecologia, Auxiliar de Serviços Gerais, Prefeitura de Palma Sola SC, AMEOSC, 2023

No que se refere ao assunto, lixo, todos são responsáveis: o cidadão comum, o educador, o industrial, o comerciante e os representantes do poder público, cada um conforme a função que ocupa na sociedade. Dizemos, então, que há instâncias, níveis de responsabilidade. Entretanto, seja qual for o nível, a questão do lixo exige conhecimento, comprometimento e mudança de atitudes, uma vez que se tornou um problema ambiental, um fator de poluição que necessita de novas estratégias para sua solução.
Fonte: São Paulo (Estado) Secretaria do Meio Ambiente / Coordenadoria de Educação Ambiental. Guia Pedagógico do Lixo. 6ª edição. São Paulo: SMA/CEA, 2011.
No que se refere às ações individuais de cada um dos cidadãos, julgue os itens abaixo que se correlacionam com a preservação ambiental.
I. Indefinição da política industrial do país onde ocorrem desastres relacionados à poluição ambiental por resíduos gerados pelos processos de produção.
II. Escolha por produtos sem embalagem ou que sejam biodegradáveis.
III. Evitar o desperdício, reaproveitando os produtos que ainda possam ter alguma utilidade.
Marque a opção que contenha os itens CORRETOS.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

34Q913574 | Português, Orações coordenadas assindéticas, Agente de Vigilância Sanitária, Prefeitura de Palma Sola SC, AMEOSC, 2023

Texto associado.
Por que tantos adultos tomam remédio para tratar TDAH?


Apesar do aumento da consciência em relação ao TDAH nas últimas duas décadas, a realidade é que muitas pessoas, especialmente mulheres e indivíduos de grupos étnicos minoritários, não recebem diagnóstico de TDAH durante a infância.

Ao contrário da depressão ou ansiedade, diagnosticar o TDAH em fase adulta é uma tarefa complexa. O processo de diagnóstico, seja em crianças ou não, requer, em primeiro lugar, a identificação de traços que se assemelham ao TDAH. Esses traços precisam ser graves e persistentes o suficiente para impactar negativamente a capacidade de a pessoa ter uma vida saudável e funcional.

Um indivíduo comum pode apresentar alguns sintomas que lembram o TDAH, o que torna desafiador distinguir entre características semelhantes ao TDAH - como esquecer chaves, manter uma mesa desorganizada ou ter a mente vagando durante tarefas monótonas - e um transtorno médico que requer diagnóstico.

Uma vez que não existe um teste objetivo para diagnosticar o TDAH, os médicos frequentemente realizam entrevistas estruturadas com os pacientes, coletam informações de familiares por meio de escalas de avaliação e analisam registros clínicos para chegar a um diagnóstico preciso.

Os desafios no diagnóstico também são notados por profissionais de saúde mental, incluindo psiquiatras, devido às semelhanças do TDAH com outras condições. Curiosamente, a dificuldade de concentração é o segundo sintoma mais comum em todos os distúrbios psiquiátricos.

A complexidade é ainda maior porque o TDAH é um fator de risco para várias condições com as quais compartilha características. Por exemplo, a constante exposição a feedbacks negativos pode levar adultos com TDAH a desenvolverem sintomas secundários de depressão e ansiedade.

O diagnóstico preciso exige um profissional de saúde habilidoso e bem treinado, disposto a investir o tempo necessário para coletar minuciosamente o histórico do paciente. Considerando as circunstâncias da pandemia, embora haja alguns fatores evidentes, ainda não está claro o quanto eles têm contribuído para o aumento nas prescrições de estimulantes.

No ano de 2021, os EUA ainda estavam no ápice da pandemia. As pessoas enfrentavam perdas de emprego, desafios financeiros e as complexidades do trabalho remoto, enquanto equilibravam responsabilidades como a educação online de seus filhos. Insegurança e incerteza eram sentimentos generalizados, com muitas famílias lamentando a perda de entes queridos.

A pandemia impactou a todos, mas as evidências sugerem que as mulheres foram afetadas de maneira mais intensa. Isso possivelmente levou a um aumento proporcional na busca por tratamentos estimulantes para auxiliar na adaptação às exigências do cotidiano.

Adicionalmente, com restrições em espaços recreativos presenciais, as pessoas passaram a investir mais tempo nas plataformas digitais. Em 2021, o conceito de "neurodiversidade" ganhou força nas discussões online sobre justiça social. Esse termo, que não possui conotação médica, aborda a vasta gama de processos cerebrais que diferem do padrão convencional.

Na mesma época, a hashtag #ADHD se tornou uma tendência relevante no TikTok, com relatos divertidos sobre perdas de objetos, procrastinação e características do TDAH. Entretanto, mesmo com a proliferação de conteúdo online relacionado ao TDAH, uma pesquisa conduzida no Canadá classificou os vídeos do TikTok com a hashtag #ADHD em categorias baseadas em precisão e utilidade. O achado foi notável: a maioria dos vídeos era imprecisa. Somente 21% das postagens ofereciam informações corretas e úteis.

Dessa forma, em meio à comunidade online em crescimento, muitas pessoas recentemente diagnosticadas com TDAH não estão, de fato, sofrendo desta condição. Pesquisas mostram que outros confundiram TDAH com transtornos surpreendentemente comuns, como leves problemas de atenção que não atingem o nível de gravidade para serem considerados TDAH.


https://www.bbc.com/portuguese/articles/c3g8d5pj08go. Adaptado.


Uma vez que não existe um teste objetivo para diagnosticar o TDAH, os médicos frequentemente realizam entrevistas estruturadas com os pacientes, coletam informações de familiares por meio de escalas de avaliação e analisam registros clínicos para chegar a um diagnóstico preciso.

O número de orações presentes na frase é de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

35Q898512 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Professor de Educação Física, Prefeitura de Palma Sola SC, AMEOSC, 2024

Sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e suas diretrizes para o ensino de Educação Física no Ensino Fundamental, assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

36Q913571 | Português, Proparoxítonas, Agente de Vigilância Sanitária, Prefeitura de Palma Sola SC, AMEOSC, 2023

Texto associado.
Por que tantos adultos tomam remédio para tratar TDAH?


Apesar do aumento da consciência em relação ao TDAH nas últimas duas décadas, a realidade é que muitas pessoas, especialmente mulheres e indivíduos de grupos étnicos minoritários, não recebem diagnóstico de TDAH durante a infância.

Ao contrário da depressão ou ansiedade, diagnosticar o TDAH em fase adulta é uma tarefa complexa. O processo de diagnóstico, seja em crianças ou não, requer, em primeiro lugar, a identificação de traços que se assemelham ao TDAH. Esses traços precisam ser graves e persistentes o suficiente para impactar negativamente a capacidade de a pessoa ter uma vida saudável e funcional.

Um indivíduo comum pode apresentar alguns sintomas que lembram o TDAH, o que torna desafiador distinguir entre características semelhantes ao TDAH - como esquecer chaves, manter uma mesa desorganizada ou ter a mente vagando durante tarefas monótonas - e um transtorno médico que requer diagnóstico.

Uma vez que não existe um teste objetivo para diagnosticar o TDAH, os médicos frequentemente realizam entrevistas estruturadas com os pacientes, coletam informações de familiares por meio de escalas de avaliação e analisam registros clínicos para chegar a um diagnóstico preciso.

Os desafios no diagnóstico também são notados por profissionais de saúde mental, incluindo psiquiatras, devido às semelhanças do TDAH com outras condições. Curiosamente, a dificuldade de concentração é o segundo sintoma mais comum em todos os distúrbios psiquiátricos.

A complexidade é ainda maior porque o TDAH é um fator de risco para várias condições com as quais compartilha características. Por exemplo, a constante exposição a feedbacks negativos pode levar adultos com TDAH a desenvolverem sintomas secundários de depressão e ansiedade.

O diagnóstico preciso exige um profissional de saúde habilidoso e bem treinado, disposto a investir o tempo necessário para coletar minuciosamente o histórico do paciente. Considerando as circunstâncias da pandemia, embora haja alguns fatores evidentes, ainda não está claro o quanto eles têm contribuído para o aumento nas prescrições de estimulantes.

No ano de 2021, os EUA ainda estavam no ápice da pandemia. As pessoas enfrentavam perdas de emprego, desafios financeiros e as complexidades do trabalho remoto, enquanto equilibravam responsabilidades como a educação online de seus filhos. Insegurança e incerteza eram sentimentos generalizados, com muitas famílias lamentando a perda de entes queridos.

A pandemia impactou a todos, mas as evidências sugerem que as mulheres foram afetadas de maneira mais intensa. Isso possivelmente levou a um aumento proporcional na busca por tratamentos estimulantes para auxiliar na adaptação às exigências do cotidiano.

Adicionalmente, com restrições em espaços recreativos presenciais, as pessoas passaram a investir mais tempo nas plataformas digitais. Em 2021, o conceito de "neurodiversidade" ganhou força nas discussões online sobre justiça social. Esse termo, que não possui conotação médica, aborda a vasta gama de processos cerebrais que diferem do padrão convencional.

Na mesma época, a hashtag #ADHD se tornou uma tendência relevante no TikTok, com relatos divertidos sobre perdas de objetos, procrastinação e características do TDAH. Entretanto, mesmo com a proliferação de conteúdo online relacionado ao TDAH, uma pesquisa conduzida no Canadá classificou os vídeos do TikTok com a hashtag #ADHD em categorias baseadas em precisão e utilidade. O achado foi notável: a maioria dos vídeos era imprecisa. Somente 21% das postagens ofereciam informações corretas e úteis.

Dessa forma, em meio à comunidade online em crescimento, muitas pessoas recentemente diagnosticadas com TDAH não estão, de fato, sofrendo desta condição. Pesquisas mostram que outros confundiram TDAH com transtornos surpreendentemente comuns, como leves problemas de atenção que não atingem o nível de gravidade para serem considerados TDAH.


https://www.bbc.com/portuguese/articles/c3g8d5pj08go. Adaptado.


Apesar do aumento da consciência em relação ao TDAH nas últimas duas décadas, a realidade é que muitas pessoas, especialmente mulheres e indivíduos de grupos étnicos minoritários, não recebem diagnóstico de TDAH durante a infância.

De acordo com as regras de acentuação gráfica, é CORRETO afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

37Q898602 | Pedagogia, Alfabetização e Letramento, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Palma Sola SC, AMEOSC, 2024

Durante uma roda de leitura, uma professora incentiva as crianças a discutirem e interpretarem o conteúdo das histórias lidas. Nesse contexto, analise as proposições abaixo e após assinale a alternativa correta:

I.A interpretação de textos é uma habilidade que faz parte do processo de letramento.
II.A alfabetização é suficiente para que as crianças compreendam e interpretem textos complexos.
III.O letramento envolve a capacidade de usar a leitura e a escrita de acordo com as demandas sociais.

Está correto o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

38Q913556 | Saúde Pública, Agente de Vigilância Sanitária, Prefeitura de Palma Sola SC, AMEOSC, 2023

As imunizações, também conhecidas como vacinações, são medidas preventivas que visam estimular o sistema imunológico a produzir respostas de defesa contra determinadas doenças. Sobre as imunizações, é CORRETO afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

39Q898521 | Pedagogia, Paulo Freire, Professor de 1° ao 5° Ano do Ensino Fundamental, Prefeitura de Palma Sola SC, AMEOSC, 2024

Paulo Freire é reconhecido mundialmente por sua contribuição à educação. Sobre as ideias defendidas por ele, é possível afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

40Q1022062 | Inglês, Voz Ativa e Passiva Passive And Active Voice, Professor de Inglês, Prefeitura de Palma Sola SC, AMEOSC, 2024

In the sentence, "She had been working on the project for months before the deadline was extended," which of the following options best describes the linguistic structures used and their function within the context?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.