Início

Questões de Concursos Prefeitura de Palmas TO

Resolva questões de Prefeitura de Palmas TO comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


101Q911245 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Supervisor Pedagógico, Prefeitura de Palmas TO, COPESE UFT, 2024

Na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB – N.º 9.394/1996), a função social da escola pública, gratuita e laica em todos os níveis consiste em:
I. Ser um espaço de garantia de direitos. II. Garantir o pleno desenvolvimento do educando. III. Preparar o educando para o exercício da cidadania. IV. Qualificar o educando para o trabalho. V. Socializar o saber científico aliando-o ao saber prévio dos alunos.
Assinale a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

102Q893453 | Odontologia, Auxiliar de Consultório Dentário, Prefeitura de Palmas TO, COPESE, 2024

No consultório odontológico, sabe-se que parte do amálgama preparado pelo cirurgião dentista é perdido e, algumas vezes, indevidamente descartado no lixo domiciliar, o que significa dizer que resíduos de mercúrio podem estar sendo descartadas no meio ambiente. Além disso, profissionais que ficam constantemente expostos a este metal pesado, podem apresentar valores de mercúrio superiores ao limite de tolerância biológica no organismo, o que pode levar à contaminação por mercúrio. Baseado no exposto, qual medida NÃO é adequada para prevenir a contaminação por mercúrio em serviços odontológicos?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

103Q911227 | Educação Física, Relação Educação Física Escolar e Esporte, Educação Física, Prefeitura de Palmas TO, COPESE UFT, 2024

O ensino de educação física escolar, por décadas estava atrelado ao ensino de esportes coletivos, em especial, ao quarteto fantástico, futebol/futsal, voleibol, basquete e handebol. No entanto, no decorrer da evolução cientifica na área da educação física escolar, a criação dos documentos norteadores como os Parâmetros Curriculares Nacionais, a Base Nacional Comum Curricular e os Documentos Curriculares do Tocantins, por exemplo, trazem a valorização da aprendizagem do estudante a partir de diversos elementos da cultura corporal do movimento, como os jogos. Dentro da unidade jogos, estão os de tabuleiro a exemplo do xadrez. Destarte, o ensino de xadrez pode assumir diversas frentes, podendo ser ela lúdica, técnica ou pedagógica. Sendo um jogo milenar, o xadrez passa a ser uma importante ferramenta na perspectiva inclusiva, especialmente com as pessoas com Deficiência Intelectual (DI). A respeito do ensino do xadrez para pessoas com DI, é INCORRETO afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

104Q911239 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Música, Prefeitura de Palmas TO, COPESE UFT, 2024

A suça é uma manifestação cultural afro-brasileira característica do Tocantins e do norte de Goiás, que envolve música e dança.
Analise as afirmativas sobre características musicais da suça:
I. O batuque é produzido com tambores artesanais, alguns feitos em troncos de árvores ocados. II. Um dos tambores utilizados em rodas de suça é o roncador, espécie de cuíca de registro grave. III. A parte cantada é constituída pela alternância de frases curtas entre solo e coro.
Assinale a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

105Q869319 | Meio Ambiente, Resíduos Sólidos, Agente de Vigilância Sanitária, Prefeitura de Palmas TO, COPESE, 2024

Analise as afirmativas a seguir sobre coleta de lixo e saneamento básico:

I. geralmente, o lixo coletado nas residências ou no comércio terá um desses destinos: lixão municipal, aterros sanitários, incineração ou usinas de tratamento e reciclagem.

II. saneamento básico é o conjunto de medidas que visa a preservação ou modificação das condições do meio ambiente, com o intuito de prevenir doenças e promover a saúde, impactando diretamente na qualidade de vida, produtividade e atividade econômica.

III. não existe relação entre a quantidade de doenças infecciosas e contagiosas e a falta de saneamento.

IV. uma deficiência nos sistemas de coleta de lixo ou de esgoto não pode levar à contaminação do solo e do lençol freático.

V. o investimento adequado em saneamento básico pode levar à diminuição dos custos em saúde de uma dada comunidade.


Assinale a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

106Q893454 | Odontologia, Auxiliar de Consultório Dentário, Prefeitura de Palmas TO, COPESE, 2024

Na prática odontológica, a precisão e a eficácia dos procedimentos dependem do uso adequado de instrumentos específicos. Cada instrumento possui uma finalidade distinta, contribuindo para o sucesso do diagnóstico, tratamento e recuperação do paciente. Compreender a aplicação correta desses instrumentos é fundamental para o Auxiliar em Saúde Bucal (ASB), assegurando a realização de procedimentos seguros e eficientes.

Assinale a alternativa que descreve adequadamente a finalidade específica dos instrumentos odontológicos e sua aplicação CORRETA durante o atendimento odontológico.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

107Q893485 | Enfermagem, Doenças Infecciosas e parasitárias, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Palmas TO, COPESE, 2024

A hanseníase é uma doença infecciosa de evolução crônica que, embora curável, permanece endêmica em várias regiões do mundo, principalmente na Índia, no Brasil e na Indonésia. O Tocantins é considerado um estado hiperendêmico para a doença, tornando-se um importante desafio em saúde pública. Com relação à doença, analise as afirmativas a seguir:


I. é causada pelo Mycobacterium leprae (M. Leprae), um bacilo álcool ácido resistente, de multiplicação lenta.

II. a doença pode causar incapacidades físicas e perda funcional, especialmente nas mãos, nos pés e nos olhos, que podem ser muito graves em casos com diagnóstico precoce.

III. os casos de hanseníase são classificados para fins de tratamento, de acordo com os critérios definidos pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em hanseníase paucilbacilar e hanseníase multibacilar.

IV. as formas clínicas adotada pelo Ministério da Saúde são hanseníase tuberculóide, hanseníase virchowiana, hanseníase dimorfa, hanseníase indeterminada e hanseníase neural pura.

V. a Poliquimioterapia (PQT) é o tratamento recomendado para hanseníase, sendo administrada em dois esquemas terapêuticos distintos, sendo um composto por rifampicina, clofazimina e dapsona para casos multibacilares, e outro, composto apenas por rifampicina e dapsona, destinado aos paucibacilares.


Assinale a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

108Q911275 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Educação Infantil e Séries Iniciais, Prefeitura de Palmas TO, COPESE UFT, 2024

Sobre identidade e alteridade as diretrizes curriculares nacionais para educação das relações étnico-raciais e para o ensino de história e cultura afro-brasileira, africana e indígena, analise as afirmativas sobre as atribuições dos sistemas de ensino.
I. Incorporar os conteúdos para o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana em todos os níveis, etapas e modalidades dos sistemas de ensino. II. Criar programas de formação continuada de profissionais da educação, com base na educação das relações étnico-raciais. III. Realizar levantamento de conteúdos de educação das relações étnico-raciais e o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana. IV. Fomentar a produção de materiais didáticos e paradidáticos que atendam ao disposto pelas diretrizes curriculares nacionais para a educação das relações étnico-raciais. V. Realizar avaliação diagnóstica sobre a abrangência e a qualidade da implementação das Leis 10.639/2003 e 11.645/2008 na educação básica.
Assinale a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

109Q1019365 | Espanhol, Interpretação de Texto Comprensión de Lectura, Língua Espanhola, Prefeitura de Palmas TO, FDC

El trabajo con géneros discursivos en las clases de E/LE en el Fundamental debe priorizar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

110Q893446 | Saúde Pública, Agente de Endemias ACE, Prefeitura de Palmas TO, COPESE, 2024

É CORRETO afirmar que a Esquistossomose é transmitida aos seres humanos por:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

111Q1014308 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Libras, Prefeitura de Palmas TO, COPESE UFT, 2024

Analise as afirmativas a seguir em relação à marcação de masculino e feminino na Libras:
I. A marcação de masculino e feminino na Libras não forma um sistema de gênero. II. A marcação de masculino e feminino acontece em referentes animados, de maneira opcional. III. A marcação de masculino e feminino não acontece em referentes inanimados. IV. Em sinais de parentesco, há formas lexicais específicas para referentes masculinos, específicas para referentes femininos e formas consideradas neutras. V. A marcação de masculino e feminino em sinais neutros é opcional e acontece a partir da justaposição dos sinais HOMEM e MULHER.
Assinale a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

112Q911208 | História, República Oligárquica, História, Prefeitura de Palmas TO, COPESE UFT, 2024

No Brasil, a Primeira República foi marcada por conflitos envolvendo, entre outros, sertanejos, marinheiros, religiosos. Conflitos ora opondo o novo e o antigo sistema de governo, ora o estabelecimento da nova ordem, bem como o questionamento de situações sociais injustas. Considere os seguintes itens.
I. Guerra de Canudos. II. Revolta dos Tenentes. III. Coluna Prestes. IV. Revolta da Chibata. V. Guerra de Contestado.
Entre os conflitos sociais do regime republicano, de1896 a 1917, estão os itens:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

113Q893441 | Saúde Pública, Políticas Públicas, Agente de Endemias ACE, Prefeitura de Palmas TO, COPESE, 2024

No trabalho de controle vetorial da dengue, o Agente de Combate às Endemias é o profissional responsável pela execução das atividades de combate ao vetor realizadas nos imóveis, devendo:

I. identificar criadouros contendo formas imaturas do mosquito;
II. realizar a pesquisa larvária em imóveis, para levantamento de índices e descobrimento de focos, bem como em armadilhas e em pontos estratégicos, conforme orientação técnica;
III. orientar moradores e responsáveis para a eliminação e/ou proteção de possíveis criadouros;

Assinale a alternativa CORRETA em relação as afirmativas acima.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

114Q911209 | História, Fundamentos da História Tempo, História, Prefeitura de Palmas TO, COPESE UFT, 2024

Cultura, representação, imagem, sensibilidades, memória e subjetividades constituem conceitos que formam um marco e um guia na percepção do historiador diante da pesquisa histórica. Ambos, contemplam uma corrente historiográfica marcada por:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

115Q910961 | Pedagogia, Língua Portuguesa, Prefeitura de Palmas TO, COPESE UFT, 2024

Texto associado.
Leia o texto a seguir para responder a questão.

Quais os desafios dos professores para incorporar as novas tecnologias no ensino?

A incorporação das novas tecnologias no ensino tornou-se um dos principais debates da educação na atualidade. Robótica, jogos eletrônicos, inteligência artificial e realidade aumentada são apenas algumas das novidades que têm movimentado o mercado educacional e sido inseridas nas escolas.
Na realidade da sala de aula, porém, ainda há muita discussão sobre como integrar as novidades ao dia a dia escolar. Por mais que a desconfiança docente com relação ao uso das novas tecnologias venha diminuindo, ainda há muitos desafios para incorporar essas ferramentas de forma efetiva, contribuindo para a aprendizagem dos alunos. Para compreender quais são esses obstáculos, professores da educação básica falaram sobre o panorama da área e compartilharam suas experiências com o uso dos recursos tecnológicos em sala de aula. Entre as principais dificuldades apontadas pelos educadores está a formação docente insuficiente para a área.
“As novas tecnologias ajudam no aprendizado a partir do momento em que o professor se apropria desse conhecimento”, avalia Diego Trujillo: “Mas vejo que a formação ainda é carente. Há um desejo do professor de aprender, mas ele não sabe para onde ou como ir.”
Os números demonstram que a formação é mesmo um dos grandes desafios no que diz respeito ao uso da tecnologia. De acordo com a pesquisa TIC Educação 2016, do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), 54% dos professores não cursaram na graduação disciplina específica sobre como usar computador e internet em atividades com os alunos. Além disso, 70% não realizaram formação continuada sobre o tema no ano anterior ao levantamento. Dos que realizaram, 20% afirmaram que a capacitação “contribuiu muito” para a atualização na área.
Nesse cenário, a busca por novas formas de explorar os recursos tecnológicos acaba por depender da iniciativa do próprio professor. Na visão de Trujillo, a própria escola pode ajudar a reverter o quadro oferecendo apoio ao docente. “É necessário que a equipe pedagógica tenha um especialista em tecnologia educacional. Esse éum novo profissional de extrema importância”, afirma.
Dada a formação insuficiente, torna-se mais difícil explorar as potencialidades pedagógicas das novas tecnologias. E, em muitos casos, isso pode levar a uma certa resistência com relação ao seu uso, fazendo com que métodos mais tradicionais sigam sendo reproduzidos.
“O maior desafio atualmente é os professores conseguirem notar que a tecnologia pode tornar o processo de ensino-aprendizagem melhor”, opina Rafael Ribeiro. Para o educador, parte da desconfiança de alguns docentes com relação ao uso das novas tecnologias vem das mudanças que elas causam na própria rotina da aula. “É algo que tira o professor da zona de conforto. É uma ferramenta que precisa de estudo em casa, de um planejamento maior, de um período semanal que exige reflexão e estudo.” Outro fator que gera desconfiança é o medo de a tecnologia atuar como um distrator. No uso da internet, por exemplo, o receio é que os alunos acabem desviando a atenção do conteúdo para as redes sociais.
Na visão de Edilene von Wallwitz, driblar o problema também passa pela formação docente. “O professor precisa dominar essas ferramentas, participar de cursos, se inteirar a respeito, praticar. É preciso estar embasado para manter a atenção do aluno”, analisa.
No caso da rede pública, há um problema ainda anterior à apropriação das novas tecnologias: a falta de infraestrutura. Segundo uma pesquisa de 2017 do movimento Todos pela Educação, 66% dos professores da rede apontam o número insuficiente de equipamentos como limitador no uso dos recursos tecnológicos no ensino. Além disso, 64% indicam a velocidade insuficiente da internet como restrição. “[Nas escolas públicas] temos o básico, que é internet na escola para documentação, secretaria. Para uso de aluno e professor, a gente não tem”, conta Regina de Freitas, professora de língua portuguesa na rede pública.
Quando a escola dispõe do equipamento, podem surgir novos empecilhos — como a falta de manutenção. “A gente não consegue terminar o trabalho com o aluno porque o computador está com problema, a lousa digital tem algum defeito, a internet não funciona legal”, diz Angélica Guimarães, professora de Língua Portuguesa na rede pública. “Muitos professores optam por não utilizar [os recursos tecnológicos] para não perder tempo da aula. Às vezes, ao invés de otimizar o aprendizado, otimizar o tempo, acaba prejudicando.”

O que eles fazem:

Regina de Freitas, professora de Língua Portuguesa na rede pública, criou, um projeto que incorporou o uso do WhatsApp para o estudo dos gêneros textuais. Para isso, ela criou grupos com os estudantes dos oitavo e nono anos, que passaram a mandar os textos produzidos em casa pelo aplicativo de mensagens. Com um projeto simples, ela afirma ter observado como resultados a facilitação da comunicação e um aumento da motivação das turmas. “Alguns alunos que já tinham gosto pela escrita me enviaram até outros textos, que não estavam relacionados com o gênero que eu estava pedindo. Eu aceitava e revisava”, conta.
Edilene von Wallwitz, professora de Língua Portuguesa e Alemão na rede privada, é uma entusiasta do uso da tecnologia na educação, especialmente pela aproximação com o cotidiano dos adolescentes. A educadora utiliza, entre outras ferramentas, aplicativos que permitem gamificar as aulas — como o Kahoot. “O fator motivação, com jogos e competição, ajuda no aprendizado”, avalia.
Rafael Ribeiro, professor de Biologia na rede privada, explora a tecnologia em sala de aula desde 2014. Entre as principais vantagens da utilização desses recursos, ele destaca a possibilidade de mostrar vídeos e modelos 3D aos alunos, o que facilita a visualização dos conteúdos estudados. Além disso, o educador busca utilizar ferramentas que otimizem processos. “Também aplico provas utilizando formulário Google, que corrige automaticamente as questões-testes. Já as dissertativas eu corrijo individualmente e envio a nota para o aluno por e-mail com o gabarito embaixo. Ou seja, todo esse processo ficou muito mais instantâneo.”

Fonte: FONTOURA, Juliana. Revista Educação. Edição 249. 09 maio 2018. Disponível em: <https://revistaeducacao.com.br>. Acesso em: 09 jul. 2024 (adaptado).

Sobre os principais obstáculos ao efetivo uso das tecnologias em sala de aula, analise as afirmativas.
I. Formação insuficiente – muitos professores não receberam formação específica sobre o uso de tecnologias. II. Carência de apoio institucional – necessidade da presença de especialistas em tecnologia educacional nas escolas. III. Resistência – os professores podem sentir desconforto com mudanças na rotina e maior necessidade de planejamento e estudo. IV. Infraestrutura deficiente por parte da escola – faltam equipamentos e a velocidade da internet é baixa. V. Falta de engajamento – ausência de vontade dos professores de aprender e de se atualizar.
Assinale a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

116Q893482 | Enfermagem, Enfermagem em Oncologia, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Palmas TO, COPESE, 2024

Um paciente com doença oncológica foi internado com febre para investigação. Após realização da hemocultura, diagnosticou-se uma infecção fúngica. Para isso, o médico prescreveu 50 mg de Anfotericina, por via endovenosa para ser infundida em quatro horas em bomba de infusão. Considere que o frasco ampola apresenta 50 mg do medicamento e a reconstituição do frasco deverá ser feita com água destilada 5 ml. Para a rediluição foi prescrito 250 ml de soro glicosado 5%.

Analise as afirmativas a seguir.

I. A reconstituição poderia ter sido feita com qualquer diluente.
II. O soro glicosado não é indicado para a rediluição do medicamento.
III. O medicamento deverá ser infundido a 63,75 ml/h.
IV. Este medicamento pode causar febre, tremores e cianose durante a infusão.
V. O técnico de enfermagem, idealmente, deverá verificar os sinais vitais antes, durante e após a infusão do medicamento.
VI. Mesmo que ocorram eventos adversos durante a infusão do medicamento, este não deverá ser interrompido.


Assinale a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

117Q893483 | Enfermagem, Assistência de Enfermagem no Processo Nutricional, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Palmas TO, COPESE, 2024

Sabe-se que pacientes desnutridos têm piores desfechos clínicos, o que pode aumentar o tempo para a sua recuperação. Deste modo, quando indicada a Terapia Nutricional Enteral (TNE) deverá ser oportunamente iniciada.

Analise as afirmativas a seguir:

I. a TNE deverá ser infundida por via endovenosa.
II. a TNE deverá ser infundida via trato gastrointestinal (TGI).
III. a TNE pode ser infundida pelo método contínuo, in bolus e por gavage.
IV. a passagem da sonda enteral, de acordo com as legislações vigentes, é um procedimento privativo do enfermeiro.
V. a TNE não tem contraindicações e pode ser realizada no ambiente hospitalar e doméstico.
VI. equipos de sistema aberto podem ser utilizados por até quatro horas.


E assinale a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

118Q910969 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Língua Portuguesa, Prefeitura de Palmas TO, COPESE UFT, 2024

Relacione as colunas de acordo com o significado dos termos sobre a história da língua portuguesa:
Coluna 1 1. Origens do português. 2. Lusitanização. 3. Bilinguismo e multilinguismo. 4. Nheengatu. 5. Crioulização.
Coluna 2
( ) As várias situações em que o português passou a conviver com uma ou mais línguas diferentes. Muitas vezes, os portugueses encontravam nas colônias exploradas uma diversidade de línguas e dialetos, situação verificada nas costas da África, da Índia e do continente sulamericano. ( ) Designa os falares que nascem do contato entre línguas diferentes e tem sido aplicada sobretudo ao contato de línguas europeias com as línguas nativas de regiões colonizadas. São exemplos desses falares no Brasil: Saramacano, Curaçau, Papiamento, Bonaire. ( ) Deriva do latim, a língua da civilização que teve como centro Roma antiga. A variedade de latim que deu origem ao português (e às outras línguas românicas) foi o latim vulgar, uma variedade principalmente falada, a mesma que os soldados e comerciantes romanos levaram às regiões conquistadas durante a formação do império. ( ) Foi a língua geral da catequese do norte e do nordeste do Brasil. Desenvolveu-se no Maranhão no século XVII e foi levada durante a conquista portuguesa da Amazônia a regiões onde não era nativo, sendo falada até hoje no curso médio do rio Negro. ( ) Denomina o processo do qual o português, com os “descobrimentos”, foi levado às terras que iam sendo submetidas à Coroa portuguesa.
Fonte: ILARI, R.; BASSO, R. O português da gente. A língua que estudamos, a língua que falamos. São Paulo: Contexto, 2014. Fonte: CASTILHO, A. T. de. Nova Gramática do Português Brasileiro. São Paulo: Contexto, 2022.
Assinale a alternativa que indica a sequência CORRETA, de cima para baixo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

119Q911233 | Educação Física, Dança, Educação Física, Prefeitura de Palmas TO, COPESE UFT, 2024

Uma das principais fontes de consumo da dança atualmente está ligada às redes sociais. No aplicativo TikTok é possível visualizar, compartilhar, reproduzir e criar desafios em dança que são realizados por pessoas famosas e infames e facilmente viralizam nas redes sociais.
Assinale a alternativa CORRETA sobre as danças reproduzidas no TikTok.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

120Q911268 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Orientador Educacional, Prefeitura de Palmas TO, COPESE UFT, 2024

Na educação brasileira, está previsto legalmente que os sistemas de ensino assegurarão às unidades escolares públicas de educação básica que os integram progressivos graus de autonomia pedagógica e administrativa e de gestão financeira, observadas as normas gerais de direito financeiro público, sendo, portanto, um dos mecanismos da gestão escolar democrática. Sobre a concepção de gestão democrática, analise as afirmativas a seguir:
I. A concepção democrática baseia-se em uma forma de gestão em que as decisões são discutidas publicamente e tomadas coletivamente. II. Uma vez tomadas as decisões coletivamente, a concepção democrática entende-se que cada membro do coletivo assuma a sua parte no trabalho, com o acompanhamento e a avaliação sistemáticos da efetivação das decisões tomadas. III. Nesta concepção, são mecanismos de democracia na escola a participação dos profissionais da educação na elaboração do projeto pedagógico e o Conselho Escolar como órgão deliberativo. IV. O Conselho Escolar, órgão deliberativo, será composto pelo Diretor da Escola, membro nato, e por representantes das comunidades escolar e local, eleitos por seus pares. V. O orientador educacional, juntamente, com professores, supervisores, administradores escolares, demais servidores públicos que exerçam atividades administrativas na escola, estudantes, pais ou responsáveis e membros da comunidade local, é categoria que compõe o Conselho Escolar.
Assinale a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.