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Questões de Concursos Prefeitura de Palmas TO

Resolva questões de Prefeitura de Palmas TO comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


21Q881218 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Técnico Administrativo Educacional, Prefeitura de Palmas TO, COPESE, 2024

Os Parâmetros Nacionais de Qualidade da Educação Infantil indicam, nos debates sobre Currículo, interações e Práticas Pedagógicas, princípios para esta área focal. Assinale a alternativa CORRETA que descreve um dos princípios contidos no documento.
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22Q869318 | Biologia, Sistema Imunológico, Agente de Vigilância Sanitária, Prefeitura de Palmas TO, COPESE, 2024

A imunidade é constituída de mecanismos de defesa do organismo e as vacinas contribuem neste processo. Assinale a CORRETA.
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23Q881211 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Técnico Administrativo Educacional, Prefeitura de Palmas TO, COPESE, 2024

De acordo com a Lei N.º 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional (LDB), é CORRETO afirmar que:
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24Q911197 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Ciências Física Biológica, Prefeitura de Palmas TO, COPESE UFT, 2024

Em uma escola de ensino fundamental no Estado do Tocantins, uma professora do 7° ano precisa abordar, de acordo com o Documento Curricular do Estado do Tocantins (DCT), a unidade Vida e Evolução. Considere a habilidade “Caracterizar os principais ecossistemas brasileiros quanto à paisagem, à quantidade de água, ao tipo de solo, à disponibilidade de luz solar, à temperatura etc., correlacionando essas características à flora e fauna específicas”, abordando o objeto do conhecimento “Diversidade de ecossistemas: ecossistemas brasileiros”. Em seu planejamento, a professora pesquisou sobre possíveis metodologias para atender a habilidade e o objeto do conhecimento requeridos. Tendo por base o DCT, assinale a assertiva que não contempla a habilidade e o objeto de conhecimento requeridos:
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25Q881213 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Técnico Administrativo Educacional, Prefeitura de Palmas TO, COPESE, 2024

O movimento mundial pela inclusão é uma ação política, cultural, social e pedagógica, desencadeada em defesa do direito de todos os alunos de estarem juntos, aprendendo e participando, sem nenhum tipo de discriminação. A educação inclusiva constitui um paradigma educacional fundamentado na concepção de direitos humanos, que conjuga igualdade e diferença como valores indissociáveis, e que avança em relação à ideia de equidade formal ao contextualizar as circunstâncias históricas da produção da exclusão dentro e fora da escola. Sobre os fundamentos legais da política nacional de educação especial na perspectiva da educação inclusiva, é CORRETO afirmar que:
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26Q911201 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Ciências Física Biológica, Prefeitura de Palmas TO, COPESE UFT, 2024

Para a biologia clássica, o que determina o sexo de uma pessoa são seus órgãos reprodutivos. No entanto, um órgão reprodutivo, biologicamente não define o comportamento feminino ou masculino das pessoas, tal fato é marcado por aquilo que chamamos de cultura. Quando pensamos a sexualidade humana ela é formada por 4 elementos (identidade de gênero, expressão de gênero, orientação sexual, e sexo biológico) na luta por re(existência) sem violência e pela obtenção de direitos, pessoas Lésbicas, Gays, Bissexuais, Trans ... vêm buscando o direito de existir com mais ênfase na década de 70. Faz-se necessário vários espaços da nossa sociedade o debate deste tema, sendo a escola um deles. Sendo assim, o professor José não abre mão de lecionar em suas aulas de Ciências, nos anos finais do Ensino Fundamental tal tema. Ao explicar os conceitos de identidade de gênero o professor se equivocou de forma proposital em um conceito com o intuito de verificar a atenção dos estudantes. O conceito equivocado foi:
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27Q893447 | Saúde Pública, Políticas Públicas de Saúde no Brasil, Assistente de Serviços em Saúde, Prefeitura de Palmas TO, COPESE, 2024

Analise as afirmativas sobre as atribuições comuns dos profissionais da Atenção Básica, incluindo os que atuam na Estratégia Saúde da Família:

I. garantir atendimento da demanda espontânea, da realização das ações programáticas, coletivas e de vigilância à saúde.
II. garantir a atenção à saúde, buscando a integralidade por meio de ações de promoção, proteção e recuperação da saúde e prevenção de agravos.
III. responsabilizar-se pela população adscrita, mantendo a coordenação do cuidado.
IV. utilizar o Sistema de Informação da Atenção Básica vigente para registro das ações de saúde na Atenção Básica.
V. realizar busca ativa das doenças e agravos de notificação compulsória, bem como outras doenças e agravos, para planejamento de ações de prevenção, proteção e recuperação em saúde.

Assinale a alternativa CORRETA.
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28Q911207 | História, Brasil Monárquico Primeiro Reinado 1822 1831, História, Prefeitura de Palmas TO, COPESE UFT, 2024

A historiografia sobre a preparação para a boa morte registra ser essa uma prática de longa data. No Brasil, no século XIX, ante à eminência da morte, dívidas antigas eram confessadas. Confessava-se dívidas nunca pagas às casas comerciais, caixeiros confessavam ter negociado indevidamente, há anos, com o dinheiro da esposa. Assim, a morte corrigia os declaradamente desonestos. Dessa forma, a morte:
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29Q911276 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Educação Infantil e Séries Iniciais, Prefeitura de Palmas TO, COPESE UFT, 2024

Sobre identidade e alteridade, analise as afirmativas sobre as principais ações para o sistema de ensino municipal em relação as diretrizes curriculares nacionais para educação das relações étnico-raciais e para o ensino de história e cultura afro-brasileira, africana e indígena.
I. Apoiar as escolas para implementação das leis 10.639/2003 e 11.645/2008. II. Orientar as equipes gestoras e técnicas das secretarias de educação para a implementação das leis 10.639/03 e Lei 11.645/08. III. Realizar consultas junto às escolas, gerando relatório anual a respeito das ações de implementação das diretrizes curriculares nacionais para educação das relações étnicoraciais e para o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana. IV. Criar equipes técnicas permanentes para os assuntos relacionados à diversidade, incluindo a educação das relações étnicoraciais. V. Participar dos fóruns de educação e diversidade étnico-racial.
Assinale a alternativa CORRETA.
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30Q881212 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Técnico Administrativo Educacional, Prefeitura de Palmas TO, COPESE, 2024

Segundo o art. 5º da LDB (1996), “o acesso ao ensino fundamental é direito público subjetivo, podendo qualquer cidadão, grupo de cidadãos, associação comunitária, organização sindical, entidade de classe ou outra legalmente constituída, e, ainda, o Ministério Público, acionar o Poder Público para exigi-lo”. Diante dessa informação, assinale a alternativa CORRETA que corresponda à competência dos Estados e Municípios, em regime de colaboração, e com assistência da União:
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31Q893471 | Odontologia, Decreto nº 87689 de 1982 e Lei nº 6710 de 1979, Protético Dentário, Prefeitura de Palmas TO, COPESE, 2024

De acordo com a Lei nº 6.710/79, que dispõe sobre a profissão de Técnico em Prótese Dentária, é VEDADO aos Técnicos em Prótese Dentária:

I. realizar atendimento no paciente.
II. ter em funcionando equipamentos específicos de um consultório odontológico.
III. divulgar seu serviço e valores em redes sociais.
IV. confeccionar trabalhos de terceiros ou de outros profissionais dentro do seu laboratório.

Assinale a alternativa CORRETA.
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32Q911190 | Inglês, Plural dos substantivos Plural of nouns, Língua Inglesa, Prefeitura de Palmas TO, COPESE UFT, 2024

Marque (V) para verdadeiro e (F) para falso de acordo com o plural dos substantivos.
( ) Similar kinds of analyses can diagnose two other forms of complexity. (Times, Sunday Times, 2009). ( ) The sanctuary needed more humdrum fowl, more farmyard ducks and geese. (Ballard, J. G. Rushing to Paradise, 2002). ( ) The animals closely resemble wolfes, howl, and are more likely to be aggressive. (Times, Sunday Times, 2012). ( ) The iris of their eyes have an unusual lacy appearance. (Wills, C. The Runaway Brain: the Evolution of Human Uniqueness, 1993). ( ) Your older brother has been thrown in jail for his political beliefs. (Times, Sunday Times, 2007).
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
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33Q911260 | Pedagogia, Currículo planejamento, Orientador Educacional, Prefeitura de Palmas TO, COPESE UFT, 2024

No que se refere ao currículo e planejamento da ação pedagógica e currículo adaptado, analise as afirmativas a seguir:
I. O currículo deveria ser adaptado às necessidades das crianças com necessidades educativas especiais; e as escolas deveriam, portanto, prover oportunidades curriculares que sejam apropriadas a criança com habilidades e interesses diferentes. II. As crianças com necessidades educativas especiais deveriam receber apoio instrucional adicional no contexto do currículo regular, e não de um currículo diferente. III. As tecnologias assistivas deveriam ser usadas, quando necessário, para aprimorar a implementação do currículo adaptado da escola, contribuindo na comunicação, mobilidade e aprendizagem das crianças com necessidades educativas especiais. IV. Uma gestão escolar bem-sucedida depende do envolvimento ativo de professores, orientadores e supervisores num projeto de cooperação efetiva e de trabalho interdisciplinar para que as crianças com necessidades educativas especiais possam ter garantido seu direito de aprender. V. As crianças com necessidades educativas especiais devem ter acesso à escola regular, a partir de uma proposta curricular baseada na pedagogia centrada na criança, oportunizando atingir e manter um nível qualitativo de aprendizagem.
Assinale a alternativa CORRETA.
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34Q911272 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Educação Infantil e Séries Iniciais, Prefeitura de Palmas TO, COPESE UFT, 2024

Sobre a aquisição do sistema de escrita e o desenvolvimento da consciência fonológica da criança, analise as afirmativas a seguir:
I. Quando as crianças iniciam o processo de alfabetização, buscam compreender o que a escrita representa, ou seja, o que aqueles sinais gráficos representam e como eles se organizam, formando um sistema de representação. II. O processo de alfabetização da criança contribui para que ela faça a diferenciação dos dois planos da linguagem: o plano do conteúdo (dos significados), que diz respeitoaos significados e sentidos produzidos quando usamos a língua oral ou escrita, e o plano da expressão (dos sons) que diz respeito às formas linguísticas. III. A compreensão da natureza alfabética do sistema de escrita e o desenvolvimento da consciência fonológica integram esse processo e são impulsionados por aprendizagens que estimulam o desenvolvimento infantil à medida que promovem a competência simbólica das crianças. IV. No processo de desenvolvimento da consciência fonológica as crianças vão elaborando hipóteses e resolvendo questões para os problemas que elas mesmas se colocam, num movimento de reconstruções, no qual antigos conhecimentos vão dando lugar a novas formulações do sistema de escrita. V. As crianças desde os seus primeiros contatos com marcas gráficas impressas em livros, cadernos, cartazes, inicia-se em um longo processo de construção de esquemas conceituais cujo primeiro desafio consiste em distinguir o que é desenho do que é escrita.
Assinale a alternativa CORRETA.
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35Q893455 | Odontologia, Biossegurança Vacinas, Auxiliar de Consultório Dentário, Prefeitura de Palmas TO, COPESE, 2024

Sabe-se que diversos instrumentos são imprescindíveis para o trabalho do cirurgião dentista e fazem parte da rotina do consultório odontológico, incluindo os condensadores, brunidores, espátulas para resinas, porta-matriz, porta-agulhas, entre outros. Com base nas responsabilidades do Auxiliar em Saúde Bucal (ASB) relacionadas ao preparo e manuseio de instrumentos odontológicos, qual das seguintes alternativas é considerada uma prática INADEQUADA, que pode comprometer a eficiência e a segurança dos procedimentos odontológicos?
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36Q911222 | Geografia, Geografia, Prefeitura de Palmas TO, COPESE UFT, 2024

A Ásia concentra quase dois terços da população mundial e é o continente mais populoso, com cerca de 4,5 bilhões de habitantes. Sobre a distribuição da população asiática pelo continente é CORRETO afirmar que
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37Q911270 | Pedagogia, Alfabetização e Letramento, Educação Infantil e Séries Iniciais, Prefeitura de Palmas TO, COPESE UFT, 2024

A leitura não é compreendida como uma simples ação de decodificação de símbolos gráficos. Ler é um processo de interação entre um leitor e um texto no qual o leitor interpreta os conteúdos que o texto apresenta, considerando as dimensões da proposta pedagógica para o ensino da linguagem escrita em classes de crianças de seis anos, analise as afirmativas a seguir:
I. O termo letramento, inspirado na palavra inglesa literacy, designa o estado ou a condição que a criança ou cada pessoa ou grupos de pessoas, passam a ter a partir da aquisição da língua escrita. II. Os conceitos de alfabetização e letramento ressaltam duas dimensões importantes da aprendizagem da escrita. De um lado, as capacidades de ler e escrever propriamente ditas, e, de outro, a apropriação efetiva da língua escrita. III. Letramento é o exercício efetivo e competente da escrita e implica habilidades, tais como a capacidade de ler e escrever para informar ou informar-se, para interagir, para ampliar conhecimento, capacidade de interpretar e produzir diferentes tipos de texto, de inserir-se efetivamente no mundo da escrita, entre muitas outras. IV. Alfabetização se refere ao processo por meio do qual o sujeito domina o código e as habilidades de utilizá-lo para ler e escrever. Trata-se do domínio da tecnologia, do conjunto de técnicas que o capacita a exercer a arte e a ciência da escrita. V. As crianças e adultos participam de diferentes eventos de letramento e neles têm a oportunidade de ampliarem seus conhecimentos acerca da linguagem escrita; entretanto, a escola desempenha um papel fundamental na inserção das crianças no mundo letrado.
Assinale a alternativa CORRETA.
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38Q911234 | Educação Física, Políticas Públicas e Educacionais em Educação Física, Educação Física, Prefeitura de Palmas TO, COPESE UFT, 2024

Tendo por base o Documento Curricular do Tocantins (DCT), para o desenvolvimento das competências específicas da Educação Física são descritas habilidades que incluem oito dimensões de conhecimento, a saber:
I. Experimentação: refere-se à dimensão do conhecimento diretamente ligada à vivência, ao fazer das práticas corporais, que devemser experimentadas, de forma agradável, para gerar conhecimento e não causar rejeição. II. Uso e apropriação: está ligada ao conhecimento desenvolvido para que o estudante tenha condições de realizar, com autonomia, as práticas corporais, durante as aulas ou em outros momentos. III. Fruição: está vinculada aos conhecimentos, gerados a partir das experiências sensíveis, provocadas pela vivência e apreciação e execução com primazia das diferentes práticas corporais, realizadas pelo estudante ou por outras pessoas, originárias de diferentes épocas, lugares e grupos. IV. Reflexão sobre a ação: refere-se aos conhecimentos gerados durante e além da vivência da prática corporal: resolução de desafios intrínsecos às práticas realizadas; aprendizado de novas modalidades; e a não adequação das práticas para a inclusão, atendendo aos interesses individuais e coletivos. V. Construção de valores: os valores e normas são aprendidos durante a vivência e discussões a respeito das práticas corporais, procurando superar preconceitos e estereótipos vinculados a elas, voltando - se ao respeito às diferenças e ao combate a todo tipo de preconceito. VI. Análise: está ligada ao entendimento sobre as práticas corporais: características internas e o como fazer. Por exemplo: benefícios das práticas corporais para a saúde, classificação e sistemas táticos dos esportes, elementos das danças, dentre outros. VII. Compreensão: refere-se também ao conhecimento sobre as práticas corporais, mas não está ligada às suas características internas, mas sim à maneira como elas se manifestam em diferentes lugares ou meios socioculturais. VIII. Protagonismo comunitário: está voltada às atitudes e conhecimentos que possibilitam a autonomia dos familiares para a reflexão e tomadas de decisões que contribuam para que todos tenham seus direitos sociais de acesso às práticas corporais garantidos.
Logo, assinale a alternativa em que todas as dimensões estão INCORRETAS.
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39Q911204 | História, Medievalidade Europeia, História, Prefeitura de Palmas TO, COPESE UFT, 2024

“Houve espíritos práticos – cruéis – que não viram as pobres gentes a não ser como instrumentos maléficos de um desígnio destruidor da ordem construída”
Fonte: ROMERO, José Luís. Crise e ordem no mundo feudoburguês. São Paulo: Editora Palíndromo, 2005, p. 123.
Entre os primórdios do século XIV e as primeiras décadas do século XV, as tensões da vida social na Europa ficaram explícitas. Os camponeses se revoltaram contra a miséria a que estavamsubmetidos, explodiram conflitos entre os príncipes e as cidades, a Igreja Católica passou a ser questionada pelo apoio à ordem. Esse contexto evidenciava:
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40Q893478 | Odontologia, Odontologia PréClínica, Protético Dentário, Prefeitura de Palmas TO, COPESE, 2024

As ligas metálicas possuem diversas aplicações na odontologia, devido as suas propriedades únicas, incluindo resistência mecânica, biocompatibilidade e capacidade de serem adaptadas para aplicações específicas. São indicações para o uso de ligas de Cobalto-Cromo (Co-Cr) em odontologia:

I. restaurações diretas em dentes posteriores.
II. fabricação de coroas metalocerâmicas.
III. confecção de estrutura metálica para próteses parciais removíveis.
IV. reparo de fraturas dentárias.


Assinale a alternativa CORRETA.
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