Início

Questões de Concursos Prefeitura de Paraíso SC

Resolva questões de Prefeitura de Paraíso SC comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


61Q1089601 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor do Ensino Fundamental Anos Finais Educação Física, Prefeitura de Paraíso SC, AMEOSC, 2025

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) organiza a Educação Física em Unidades Temáticas que devem ser abordadas ao longo do Ensino Fundamental. Cada Unidade Temática possui Objetos de Conhecimento (conteúdos mais específicos) e Habilidades associadas. A BNCC visa garantir o acesso dos alunos à diversidade da cultura corporal de movimento. Analise as afirmativas a seguir:

I.As seis Unidades Temáticas da Educação Física na BNCC são: Brincadeiras e jogos, Esportes, Ginásticas, Danças, Lutas e Práticas Corporais de Aventura.

II.A BNCC propõe uma progressão das habilidades ao longo dos anos, indicando o que se espera que o aluno aprenda em cada fase, articulando as dimensões do saber fazer (experimentar, fruir), saber sobre (compreender, analisar) e saber ser/conviver (refletir, agir).

III.A BNCC estabelece que a Unidade Temática Esportes deve ser o foco principal do componente curricular, ocupando pelo menos 70% do tempo de aula, devido à sua importância social.

Está correto o que se afirma em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

62Q1089604 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor do Ensino Fundamental Anos Finais Educação Física, Prefeitura de Paraíso SC, AMEOSC, 2025

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB Lei nº 9.394/96) estabelece os princípios e fins da educação brasileira e organiza o sistema de ensino. No que se refere à Educação Física, a LDB traz determinações específicas sobre sua obrigatoriedade e tratamento como componente curricular. Qual é a determinação da LDB sobre a Educação Física na Educação Básica?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

63Q1089607 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Professor do Ensino Fundamental Anos Finais Educação Física, Prefeitura de Paraíso SC, AMEOSC, 2025

No basquetebol, após uma cesta de campo ou o último lance livre convertido, a equipe que sofreu o ponto deve repor a bola em jogo rapidamente pela linha de fundo. Qual é o tempo máximo disponível para esta reposição de bola?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

64Q1089446 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Professor de Educação Infantil Creche Pré Escola, Prefeitura de Paraíso SC, AMEOSC, 2025

O conceito de letramento na educação infantil vai além do simples domínio do código escrito, abrangendo a inserção da criança nas práticas sociais de leitura e escrita. Nesse contexto, o papel do professor é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

65Q1089448 | Pedagogia, Educação Infantil, Professor de Educação Infantil Creche Pré Escola, Prefeitura de Paraíso SC, AMEOSC, 2025

De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI), o trabalho pedagógico na Educação Infantil deve assegurar às crianças experiências que promovam aprendizagens significativas e o desenvolvimento integral em seus múltiplos aspectos. Nessa perspectiva, é correto afirmar que a prática educativa deve:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

66Q1089449 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Professor de Educação Infantil Creche Pré Escola, Prefeitura de Paraíso SC, AMEOSC, 2025

A compreensão contemporânea da infância considera a criança como sujeito de direitos e protagonista de seu processo de aprendizagem. Com base nessa concepção, o papel do professor de educação infantil consiste em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

67Q1089452 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Professor de Educação Infantil Creche Pré Escola, Prefeitura de Paraíso SC, AMEOSC, 2025

O desenvolvimento na infância está intrinsecamente ligado às práticas pedagógicas, que devem ser voltadas para o desenvolvimento integral da criança (físico, psicológico, intelectual e social). Relacione os teóricos às suas contribuições para a compreensão do desenvolvimento (Coluna A) e das práticas pedagógicas na infância (Coluna B):

Coluna A

(1)Jean Piaget.

(2)Lev Vygotsky.

(3)Jussara Hoffmann.

Coluna B

(A)Enfatiza a mediação social e a importância das interações na construção do conhecimento.

(B)Defende uma avaliação mediadora, que compreende o erro como parte do processo de aprendizagem.

(C)Propõe que o conhecimento é construído pela ação da criança sobre o meio e pelos estágios de desenvolvimento cognitivo.

Assinale a alternativa com a associação correta:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

68Q1089454 | Pedagogia, Educação Infantil, Professor de Educação Infantil Creche Pré Escola, Prefeitura de Paraíso SC, AMEOSC, 2025

No contexto educacional, a compreensão da infância influencia a prática docente e o planejamento pedagógico na Educação Infantil. Com base nas concepções contemporâneas, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

69Q1089455 | Pedagogia, Educação Infantil, Professor de Educação Infantil Creche Pré Escola, Prefeitura de Paraíso SC, AMEOSC, 2025

A ludicidade na educação infantil é fundamental para o desenvolvimento integral da criança.

Sobre o papel do lúdico na educação infantil, marque (V) para verdadeiro e (F) para falso:

(__)O lúdico é um meio essencial para a aprendizagem, favorecendo o desenvolvimento cognitivo, emocional e social.

(__)As brincadeiras devem ser limitadas ao horário de recreio, sem relação com as práticas pedagógicas planejadas.

(__)O brincar possibilita à criança elaborar experiências, expressar sentimentos e construir conhecimentos.

(__)O uso do lúdico compromete a disciplina e o foco nas atividades escolares.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

70Q1089482 | Educação Artística, Ensino da Arte, Professor do Ensino Fundamental Anos Finais Arte, Prefeitura de Paraíso SC, AMEOSC, 2025

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) estabelece dez Competências Gerais que devem ser desenvolvidas ao longo de toda a Educação Básica. Analise as afirmativas que descrevem algumas dessas competências e sua relação com o componente curricular de Arte.

I.A Competência Geral 3, "Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural", está diretamente relacionada aos objetivos do ensino de Arte.

II.A Competência Geral 4, "Utilizar diferentes linguagens − verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital − para se expressar e partilhar informações", dialoga com o trabalho em Arte, que explora múltiplas linguagens.

III.A Competência Geral 9, "Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação", não possui qualquer relação com o componente de Arte, pois este se foca apenas no desenvolvimento individual e técnico do aluno.

Está correto o que se afirma em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

71Q1089485 | Educação Artística, Ensino da Arte, Professor do Ensino Fundamental Anos Finais Arte, Prefeitura de Paraíso SC, AMEOSC, 2025

A Abordagem Triangular, sistematizada por Ana Mae Barbosa, tornou-se uma referência importante para o ensino de Arte no Brasil. Qual o principal objetivo dessa proposta metodológica?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

72Q1081040 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Legislação das Pessoas com Deficiência, Orientador Social, Prefeitura de Paraíso SC, AMEOSC, 2024

A Política Nacional para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência abrange as diretrizes normativas cujo objetivo é garantir o pleno exercício dos direitos individuais e sociais das pessoas com deficiência. De acordo com a Política Nacional para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência, são consideradas pessoas portadoras de deficiências as que se enquadram nas seguintes categorias:

I.Deficiência física.

II.Deficiência auditiva.

III.Deficiência visual.

IV.Deficiência mental.

É CORRETO o que se afirma em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

73Q1089488 | Educação Artística, Ensino da Arte, Professor do Ensino Fundamental Anos Finais Arte, Prefeitura de Paraíso SC, AMEOSC, 2025

A arte é frequentemente compreendida como uma forma de expressão simbólica. O que significa dizer que a arte funciona como um símbolo?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

74Q1089489 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Professor do Ensino Fundamental Anos Finais Arte, Prefeitura de Paraíso SC, AMEOSC, 2025

A Estética, como campo filosófico, investiga a natureza do belo e da arte. Qual alternativa define corretamente o objeto de estudo da Estética?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

75Q1089492 | Educação Artística, História da Arte e Educação, Professor do Ensino Fundamental Anos Finais Arte, Prefeitura de Paraíso SC, AMEOSC, 2025

A arte medieval europeia reflete a forte influência da religiosidade cristã. Sobre as características dos estilos Românico e Gótico, registre V, para as afirmativas verdadeiras, e F, para as falsas:

(__)A arquitetura Românica, predominante entre os séculos XI e XII, caracteriza-se por construções maciças, com paredes espessas, poucas aberturas (janelas pequenas) e uso do arco pleno (semicircular), transmitindo uma sensação de solidez e recolhimento.

(__)A escultura Gótica, diferentemente da Românica, busca maior naturalismo na representação da figura humana, com expressões mais individualizadas e corpos com mais volume e movimento, embora ainda vinculada à temática religiosa.

(__)Os vitrais coloridos são um elemento característico da arquitetura Românica, utilizados para iluminar o interior escuro das igrejas e narrar histórias bíblicas de forma simples e direta.

(__)A arquitetura Gótica, que floresceu a partir do século XII, diferencia-se pela verticalidade, pelo uso do arco ogival (apontado), das abóbadas de nervuras e dos arcobotantes, que permitiram a construção de edifícios mais altos e com grandes janelas (vitrais).

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

76Q1089599 | Educação Física, Treinamento Desportivo, Professor do Ensino Fundamental Anos Finais Educação Física, Prefeitura de Paraíso SC, AMEOSC, 2025

A flexibilidade é a capacidade de realizar movimentos em certas articulações com amplitude apropriada. Ela é específica para cada articulação e depende de fatores como a elasticidade dos músculos, tendões, ligamentos e a estrutura óssea. O treinamento visa aumentar essa amplitude. Qual método de treinamento de flexibilidade utiliza a manutenção de uma posição de alongamento por um período (ex: 15-30 segundos) no ponto de desconforto leve, sem balanços?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

77Q1089600 | Educação Física, Fisiologia do Exercício, Professor do Ensino Fundamental Anos Finais Educação Física, Prefeitura de Paraíso SC, AMEOSC, 2025

Durante exercícios físicos intensos, especialmente em ambientes quentes e úmidos, ou quando a hidratação é inadequada, podem ocorrer cãibras musculares associadas ao esforço. Essas contrações involuntárias e dolorosas podem afetar um músculo ou um grupo muscular. A conduta imediata visa aliviar a contração e prevenir a recorrência. Acerca do assunto, registre V, para as afirmativas verdadeiras, e F, para as falsas:

(__)A conduta imediata para aliviar a cãibra é realizar um alongamento passivo e suave do músculo afetado.

(__)A aplicação de massagem na área acometida por cãibra pode ajudar a relaxar a musculatura.

(__)A reposição de fluidos e eletrólitos (sódio e potássio) é importante para prevenir novas cãibras, especialmente se a causa for desidratação ou desequilíbrio eletrolítico.

(__)A aplicação imediata de gelo sobre o músculo acometido por cãibra é a medida mais eficaz para interromper a contração involuntária.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

78Q1089603 | Educação Física, Fisiologia do Exercício, Professor do Ensino Fundamental Anos Finais Educação Física, Prefeitura de Paraíso SC, AMEOSC, 2025

A prática regular de atividade física é fundamental para saúde, atuando na prevenção de diversas doenças crônicas e na promoção do bem-estar geral. Acerca dos benefícios comprovados do exercício, registre V, para as afirmativas verdadeiras, e F, para as falsas:

(__)O exercício físico aeróbico regular auxilia no controle da pressão arterial, contribuindo para a prevenção e tratamento da hipertensão.

(__)A prática de exercícios de força (musculação) piora a sensibilidade à insulina, aumentando o risco de desenvolvimento de diabetes tipo 2.

(__)A atividade física regular está associada à melhoria do perfil lipídico, com aumento do HDL (colesterol "bom") e redução dos triglicerídeos.

(__)O exercício físico pode auxiliar na redução dos sintomas de ansiedade e depressão, contribuindo para a saúde mental.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

79Q1089605 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Professor do Ensino Fundamental Anos Finais Educação Física, Prefeitura de Paraíso SC, AMEOSC, 2025

A recreação e o lazer são frequentemente associados a atividades livres e prazerosas, realizadas no tempo livre. No contexto escolar, a recreação, especialmente nos intervalos ou em eventos específicos, cumpre funções importantes para o desenvolvimento social e emocional dos alunos, indo além da simples diversão. Qual é umadas principais funções psicossociais da recreação no ambiente escolar?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

80Q1089609 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Professor do Ensino Fundamental Anos Finais Educação Física, Prefeitura de Paraíso SC, AMEOSC, 2025

No handebol, a condução da bola é feita combinando passes e dribles, mas as regras são específicas sobre como o drible pode ser utilizado. Uma vez que o jogador segura a bola após driblar, ele não pode iniciar um novo drible. Essa infração é conhecida como "dois dribles" ou "drible duplo". Qual é a penalidade para a infração de "dois dribles"?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.