Início

Questões de Concursos Prefeitura de Parauapebas PA

Resolva questões de Prefeitura de Parauapebas PA comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


183Q808166 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Professor Nível II, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE CEBRASPE

No que se refere à Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), julgue os itens subseqüentes. A formação do professor de educação infantil e de 1.ª a 4.ª série do ensino fundamental está prevista para ser de nível superior, sendo admitida a de nível médio.
  1. ✂️
  2. ✂️

184Q388585 | História, História Geral, Professor Nível II, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE CEBRASPE

A exploração da terra foi a base econômica da colonização do Brasil. Passada a fase extrativista, a cana-deaçúcar tornou-se a atividade principal. Centrada particularmente em áreas do litoral nordestino, a agroindústria açucareira atraiu capitais europeus, consolidou a estrutura latifundiária e a escravidão, além de ter gerado uma sociedade predominantemente patriarcal e excludente. Ao declínio do açúcar seguiu-se a mineração no século XVIII, dando início à transferência do eixo econômico e político para o Centro-Sul da colônia, processo que se aprofundaria com a emergência do café, no século seguinte, como a principal riqueza do país. No século XX, a economia brasileira se transformou. Sob o impacto da Crise de 1929 e dos efeitos da Segunda Guerra Mundial (1939-45), o país lançou-se à industrialização, esforço que, iniciado na Era Vargas (1930-45), não mais foi interrompido, especialmente ao longo dos governos de Vargas (1951-54), de JK (1956-61) e em parte do ciclo militar (1964-85).

A partir dessas informações, entendidas como referência inicial, julgue os itens seguintes, relativos a aspectos da história econômica brasileira e mundial.

A desorganização da economia mundial, gerada pela grande depressão de 1929, foi importante causa da eclosão da Segunda Guerra Mundial.
  1. ✂️
  2. ✂️

185Q482139 | Geografia, Economia, Professor Nível II, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE CEBRASPE

Acerca de situações que são temas da geopolítica na atualidade, julgue os itens a seguir. A China tem-se revelado uma potência econômica nas últimas décadas, ao fazer parcerias com os EUA, permitindo que inúmeras empresas multinacionais se instalem em seu território.
  1. ✂️
  2. ✂️

186Q325271 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor Nível II, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens seguintes, relativos à classificação das tendências pedagógicas da educação de crianças menores de 6 anos em tendência romântica, cognitiva e crítica. A tendência cognitiva considera a criança passiva e com limitações na capacidade de aprender.
  1. ✂️
  2. ✂️

187Q472301 | Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE CEBRASPE

Considerando a influência da Educação Física na educação infantil, julgue os itens seguintes. Deve-se tomar cuidado para não desprezar o potencial de aprendizagem da criança nem subestimar sua capacidade para realizar determinados movimentos ou proezas corporais, principalmente quando se trata de alunos portadores de necessidades educativas especiais.
  1. ✂️
  2. ✂️

188Q320662 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Nível I, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE CEBRASPE

A parceria escola-família faz parte do projeto político-pedagógico e é necessária em se tratando de escola para crianças pequenas. Tanto os pais devem saber o que esperar da escola quanto a escola vê nos pais os verdadeiros parceiros da caminhada pedagógica dos filhos. Para que essa parceria exista, várias questões são postas. Nesse contexto, julgue os próximos itens. Para o bom andamento de uma creche é preciso haver limites da participação dos pais nas aulas, porém estes são bemvindos nos momentos de chegada e de refeições.
  1. ✂️
  2. ✂️

189Q471547 | Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE CEBRASPE

Quanto aos aspectos históricos da Educação Física, julgue os itens a seguir. As propostas do Movimento Ginástico Europeu se confundem com as questões relacionadas ao nacionalismo — direito de cada povo cultural e racialmente unido de governar a si próprio — e, conseqüentemente, ao militarismo, como uma das principais maneiras de se assegurar a soberania da nação — povo forte, nação forte.
  1. ✂️
  2. ✂️

191Q473428 | Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE CEBRASPE

A crítica social do esporte, na sociedade capitalista, propõe uma reflexão acerca de como interesses políticos e econômicos distorcem os princípios gerais que regulam a prática esportiva. Julgue os itens subseqüentes que tratam da tendência crítica e transformadora da Educação Física atual. O esporte é a consagração objetiva da hierarquia do rendimento, tanto que o esportista é classificado de acordo com o resultado que obtém na competição; as oportunidades de ascensão social que o jogador tem dependem de sua atuação e estão diretamente relacionadas com o seu sucesso no jogo.
  1. ✂️
  2. ✂️

193Q473103 | Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE CEBRASPE

O Programa Esporte para Todos, conhecido pela sigla EPT, é uma proposta que atende aos princípios de um tipo de manifestação esportiva: o esporte comunitário. Acerca das características do EPT, julgue os itens seguintes. Entre os principais objetivos do esporte comunitário, destacam-se: saúde, lazer e integração social.
  1. ✂️
  2. ✂️

194Q380967 | Biologia, Ecologia, Professor Nível II, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE CEBRASPE

Os seres vivos fazem parte de comunidades heterogêneas, mantendo, com o meio físico e entre si, relações de interdependência. Cada espécie necessita de substâncias ou componentes básicos do meio para alimentação, reprodução e proteção. Além disso, a estrutura e a topografia do ambiente devem permitir que a espécie desenvolva seus hábitos característicos. Tudo isso faz que cada espécie, de maneira geral, somente se desenvolva em ambiente onde existam composição e estrutura favoráveis, chamado de habitat. Mas o ambiente, ou habitat, não é constituído exclusivamente pelo meio físico. Freqüentemente, o nicho ecológico, isto é, o alimento, o material para a construção de ninhos, os meios de proteção são oferecidos ou disputados por outros seres vivos. A respeito do assunto abordado no texto acima, julgue os itens que se seguem. A integração equilibrada de todos os fatores físicos, químicos e biológicos permite e regula a sobrevivência, o desenvolvimento e o equilíbrio populacional de determinada espécie biológica.
  1. ✂️
  2. ✂️

195Q471422 | Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE CEBRASPE

Os autores dedicados à reflexão crítica acerca do papel desempenhado pelo lazer na sociedade capitalista pretendem superar algumas posturas ditas mercadológicas e incentivar a adoção de posturas consideradas coerentes com o atual contexto cultural, educacional e político. Acerca da crítica social aos usos e desusos do esporte de lazer, julgue os itens a seguir. Segundo a lógica capitalista, o lazer é considerado um tempo inútil, marcado pela falta de seriedade e de ocupação, servindo apenas para a recuperação do desgaste provocado pelo trabalho.
  1. ✂️
  2. ✂️

196Q380050 | Biologia, Ecologia, Professor Nível II, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE CEBRASPE

Os seres vivos fazem parte de comunidades heterogêneas, mantendo, com o meio físico e entre si, relações de interdependência. Cada espécie necessita de substâncias ou componentes básicos do meio para alimentação, reprodução e proteção. Além disso, a estrutura e a topografia do ambiente devem permitir que a espécie desenvolva seus hábitos característicos. Tudo isso faz que cada espécie, de maneira geral, somente se desenvolva em ambiente onde existam composição e estrutura favoráveis, chamado de habitat. Mas o ambiente, ou habitat, não é constituído exclusivamente pelo meio físico. Freqüentemente, o nicho ecológico, isto é, o alimento, o material para a construção de ninhos, os meios de proteção são oferecidos ou disputados por outros seres vivos. A respeito do assunto abordado no texto acima, julgue os itens que se seguem. A competição pelo espaço, pelo alimento ou por parceiros para a reprodução é um tipo de relação existente entre diversos seres vivos em um ecossistema.
  1. ✂️
  2. ✂️

198Q481105 | Geografia, Economia, Professor Nível II, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE CEBRASPE

Acerca de situações que são temas da geopolítica na atualidade, julgue os itens a seguir. Árabes e israelenses conflitam por questões religiosas, econômicas e por disponibilidade de água, o que torna a região constantemente suscetível a guerras.
  1. ✂️
  2. ✂️

199Q482227 | Geografia, Meio Ambiente, Professor Nível II, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE CEBRASPE

O consumo, a competição e o uso irrestrito dos recursos naturais têm trazido conseqüências que afetam diretamente a natureza, bem como os seres vivos que dela fazem parte, incluindo o homem, principal ator nesse processo de degradação do meio ambiente. A busca de caminhos para desacelerar esse processo de degradação tem-se dado por meio de diferentes iniciativas e ações. Assim, no que se refere à questão ambiental, julgue os itens seguintes. O Brasil detém o maior volume de água doce do planeta, portanto, mesmo havendo poluição dos rios, não corre o risco que a maioria dos países do mundo já enfrenta, a escassez de água.
  1. ✂️
  2. ✂️

200Q473018 | Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE CEBRASPE

Com relação aos cuidados metodológicos a serem tomados para uma prática adequada da atividade física com alunos do ciclo III, 5.ª e 6.ª séries do Ensino Fundamental, julgue os itens que se seguem. Considere que os alunos queiram formar um grupo de corrida, com a intenção de treinarem juntos. Nessa situação, o professor deve incentivar a iniciativa, pois não existe nenhum inconveniente de que todos corram ao mesmo tempo, já que os efeitos da corrida sobre o organismo são equivalentes, independentemente do estágio inicial de aptidão física de cada aluno.
  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.