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Questões de Concursos Prefeitura de Parauapebas PA

Resolva questões de Prefeitura de Parauapebas PA comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


261Q472444 | Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE CEBRASPE

Com relação aos cuidados metodológicos a serem tomados para uma prática adequada da atividade física com alunos do ciclo III, 5.ª e 6.ª séries do Ensino Fundamental, julgue os itens que se seguem. Considere que alunos que praticam caminhada, depois de algum tempo, tenham interesse em praticar corrida. Nessa situação, recomenda-se que o treinamento de corrida comece na fase inicial, pois, considerando-se o princípio da especificidade do exercício, as capacidades requeridas para a corrida são diferentes das requeridas para a prática da caminhada.
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263Q806560 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Professor Nível II, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE CEBRASPE

Acerca da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), julgue os itens a seguir. A LDB contempla a inclusão das crianças com necessidades educacionais especiais em classes normais e o acesso a serviços especiais quando essa inclusão não for possível.
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264Q388515 | História, História Geral, Professor Nível II, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE CEBRASPE

O século XIX assinalou, no mundo ocidental, a emergência de três grandes representações: liberalismo, nacionalismo e socialismo. No campo econômico, o dinamismo do sistema capitalista, impulsionado pela Revolução Industrial, desembocou no imperialismo. As disputas por colônias e áreas de exploração foram determinantes para a eclosão da Primeira Guerra Mundial. Em 1917, a vitoriosa revolução bolchevique fez da Rússia a primeira nação socialista. Crise política, econômica e social de grandes proporções atestou o esgotamento do modelo liberal, em grande parte substituído por regimes totalitários, como os nazifascistas. Com o fim da Segunda Guerra, configurou-se um mundo diferente, bipolarizado pela ascendência dos Estados Unidos da América (EUA) e da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS). Décadas mais tarde, com o fim da Guerra Fria, o mundo ficou submetido à relativa hegemonia norteamericana, à frágil presença da Organização das Nações Unidas (ONU) e à ação de grupos terroristas. Em termos econômicos, ampliou-se a globalização, ao tempo em que cresceu a consciência universal relativa à necessidade de se preservar a vida no planeta em face dos problemas ambientais de grande dimensão.

Tendo o texto acima como indicativo de alguns dos principais acontecimentos da história contemporânea, julgue os itens seguintes.

A unificação da Alemanha e a unificação da Itália são exemplos significativos da força do nacionalismo ao longo do século XIX.
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265Q387888 | História, História Geral, Professor Nível II, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE CEBRASPE

A exploração da terra foi a base econômica da colonização do Brasil. Passada a fase extrativista, a cana-deaçúcar tornou-se a atividade principal. Centrada particularmente em áreas do litoral nordestino, a agroindústria açucareira atraiu capitais europeus, consolidou a estrutura latifundiária e a escravidão, além de ter gerado uma sociedade predominantemente patriarcal e excludente. Ao declínio do açúcar seguiu-se a mineração no século XVIII, dando início à transferência do eixo econômico e político para o Centro-Sul da colônia, processo que se aprofundaria com a emergência do café, no século seguinte, como a principal riqueza do país. No século XX, a economia brasileira se transformou. Sob o impacto da Crise de 1929 e dos efeitos da Segunda Guerra Mundial (1939-45), o país lançou-se à industrialização, esforço que, iniciado na Era Vargas (1930-45), não mais foi interrompido, especialmente ao longo dos governos de Vargas (1951-54), de JK (1956-61) e em parte do ciclo militar (1964-85).

A partir dessas informações, entendidas como referência inicial, julgue os itens seguintes, relativos a aspectos da história econômica brasileira e mundial.

A conjugação de fatores econômicos a aspectos políticos, culturais e religiosos faz do Oriente Médio, grande produtor de petróleo, uma das regiões mais problemáticas e tensas do mundo contemporâneo.
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266Q482141 | Geografia, Meio Ambiente, Professor Nível II, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE CEBRASPE

O consumo, a competição e o uso irrestrito dos recursos naturais têm trazido conseqüências que afetam diretamente a natureza, bem como os seres vivos que dela fazem parte, incluindo o homem, principal ator nesse processo de degradação do meio ambiente. A busca de caminhos para desacelerar esse processo de degradação tem-se dado por meio de diferentes iniciativas e ações. Assim, no que se refere à questão ambiental, julgue os itens seguintes. A Amazônia, a Mata Atlântica e o Pantanal estão entre as maiores reservas biológicas do planeta.
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267Q482690 | Geografia, Economia, Professor Nível II, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE CEBRASPE

Acerca de situações que são temas da geopolítica na atualidade, julgue os itens a seguir. O fim da Guerra Fria, marcada pela rivalidade entre EUA, de um lado, e a ex-URSS, de outro, permitiu que as relações entre os países fossem estreitadas e, desde então, a globalização tornou-se o mecanismo de minimização das desigualdades sociais e econômicas, ocorrendo a diminuição de conflitos existentes.
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268Q472528 | Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE CEBRASPE

Em relação aos aspectos específicos das atividades corporais, julgue os itens subseqüentes. A obesidade, inicialmente, é decorrente de um processo de hipertrofia dos adipócitos, ou seja, um aumento da quantidade de gordura armazenada em cada célula; em seguida, caso a pessoa continue engordando, tem início um novo processo, a hiperplasia, quando o organismo multiplica a quantidade de adipócitos, gerando novas células.
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269Q473079 | Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE CEBRASPE

Os autores dedicados à reflexão crítica acerca do papel desempenhado pelo lazer na sociedade capitalista pretendem superar algumas posturas ditas mercadológicas e incentivar a adoção de posturas consideradas coerentes com o atual contexto cultural, educacional e político. Acerca da crítica social aos usos e desusos do esporte de lazer, julgue os itens a seguir. O lazer se caracteriza como uma diversão esporádica, com base na lógica do ter e viver emoções especiais que não fazem parte do cotidiano das pessoas.
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272Q387959 | História, História Geral, Professor Nível II, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE CEBRASPE

A exploração da terra foi a base econômica da colonização do Brasil. Passada a fase extrativista, a cana-deaçúcar tornou-se a atividade principal. Centrada particularmente em áreas do litoral nordestino, a agroindústria açucareira atraiu capitais europeus, consolidou a estrutura latifundiária e a escravidão, além de ter gerado uma sociedade predominantemente patriarcal e excludente. Ao declínio do açúcar seguiu-se a mineração no século XVIII, dando início à transferência do eixo econômico e político para o Centro-Sul da colônia, processo que se aprofundaria com a emergência do café, no século seguinte, como a principal riqueza do país. No século XX, a economia brasileira se transformou. Sob o impacto da Crise de 1929 e dos efeitos da Segunda Guerra Mundial (1939-45), o país lançou-se à industrialização, esforço que, iniciado na Era Vargas (1930-45), não mais foi interrompido, especialmente ao longo dos governos de Vargas (1951-54), de JK (1956-61) e em parte do ciclo militar (1964-85).

A partir dessas informações, entendidas como referência inicial, julgue os itens seguintes, relativos a aspectos da história econômica brasileira e mundial.

Por não ter participado diretamente da Segunda Guerra Mundial, o Brasil não sofreu os efeitos do conflito, e, por essa razão, acelerou seu desenvolvimento econômico.
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273Q444055 | Direito Constitucional, Constituição Federal, Professor Nível II, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE CEBRASPE

A queda do Estado Novo, em 1945, no momento em que se encerrava a Segunda Guerra Mundial, marcou o início do processo de redemocratização do Brasil. Eleições periódicas e diretas, fortes partidos políticos — como o PSD, a UDN e o PTB, entre os maiores — e a crescente participação política da sociedade, que rapidamente se urbanizava, caracterizaram esse período. Crises políticas se sucediam. Uma delas levou ao suicídio de um presidente. Outra, à renúncia de Jânio Quadros. Por fim, em 1964, um golpe de Estado derrubou o presidente Goulart e instituiu o ciclo autoritário que durou duas décadas. O esgotamento do regime militar, aliado à multiplicação das vozes oposicionistas, permitiu o retorno do poder civil, que se deu com a eleição indireta de Tancredo Neves. A Constituição de 1988 representou, sob o ponto de vista jurídico-político, a vitória de uma nova era democrática e preocupada em valorizar o respeito aos princípios da cidadania. Em 1989, por meio de eleições diretas, Collor chegou ao poder, do qual acabou afastado em inédito processo de impeachment. O país sobreviveu ao trauma político e à galopante inflação.

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando a evolução histórica do Brasil contemporâneo, julgue os itens subseqüentes.

A Carta de 1988 foi denominada de Constituição Cidadã, fato que se explica pela atenção que nela se dedica aos direitos e deveres individuais e coletivos.
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274Q473782 | Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE CEBRASPE

A crítica social do esporte, na sociedade capitalista, propõe uma reflexão acerca de como interesses políticos e econômicos distorcem os princípios gerais que regulam a prática esportiva. Julgue os itens subseqüentes que tratam da tendência crítica e transformadora da Educação Física atual. A imprensa usa a imagem do atleta para fabricar o ídolo, atraindo a atenção do povo para o espetáculo esportivo com o objetivo de vender mais, esquecendo-se da necessidade de se educar por meio do esporte.
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275Q325619 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Nível I, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE CEBRASPE

A parceria escola-família faz parte do projeto político-pedagógico e é necessária em se tratando de escola para crianças pequenas. Tanto os pais devem saber o que esperar da escola quanto a escola vê nos pais os verdadeiros parceiros da caminhada pedagógica dos filhos. Para que essa parceria exista, várias questões são postas. Nesse contexto, julgue os próximos itens. A participação dos professores na parceria escola/comunidade deve ocorrer, quando muito, nas reuniões pedagógicas.
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277Q473316 | Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE CEBRASPE

Iniciada na década de 80 do século XX, a intitulada crise de identidade da Educação Física deu margem a uma série de discussões que, de certa forma, permanecem em pauta no debate acadêmico acerca da função política e social a ser desempenhada pela educação física no contexto escolar. Acerca do resgate da dimensão formativa da Educação Física, julgue os itens abaixo. Deve-se excluir o desenvolvimento da aptidão física das preocupações da Educação Física, assim como se deve deixar claro que seu papel não é o de promover o desenvolvimento de habilidades motoras, e, sim, o de formar o cidadão crítico e participativo.
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279Q473692 | Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE CEBRASPE

Considerando a influência da Educação Física na educação infantil, julgue os itens seguintes. As crianças estimuladas a testar e desafiar constantemente suas habilidades corporais desenvolvem precocemente uma destreza avançada no domínio dos movimentos. Por isso, deve-se evitar a iniciação tardia da criança na atividade física.
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