Início

Questões de Concursos Prefeitura de Parauapebas PA

Resolva questões de Prefeitura de Parauapebas PA comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


282Q325825 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor Nível II, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE CEBRASPE

Com referência aos pressupostos da teoria psicológica interacionista, julgue os itens a seguir. Na abordagem vygotiskyana, a criança retira as informações do mundo por meio das interações que faz com os adultos e com as outras crianças.
  1. ✂️
  2. ✂️

283Q473424 | Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE CEBRASPE

Com relação aos cuidados metodológicos a serem tomados para uma prática adequada da atividade física com alunos do ciclo III, 5.ª e 6.ª séries do Ensino Fundamental, julgue os itens que se seguem. Se os alunos tiverem disponibilidade para treinar apenas duas vezes por semana, é correto que o professor explique a eles que, apesar de essa não ser a freqüência ideal, é preferível fazer alguma atividade física que não fazer nenhuma.
  1. ✂️
  2. ✂️

284Q381792 | Biologia, Anatomia, Professor Nível II, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE CEBRASPE

O corpo humano, do ponto de vista morfológico e funcional, é composto de células, tecidos e sistemas orgânicos. Com relação aos sistemas cardiovascular, digestório, respiratório e reprodutor humanos, julgue os itens subseqüentes. O sistema digestório humano é formado por um longo tubo musculoso, ao qual estão associados órgãos e glândulas que participam da digestão.
  1. ✂️
  2. ✂️

285Q389483 | História, História Geral, Professor Nível II, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE CEBRASPE

O século XIX assinalou, no mundo ocidental, a emergência de três grandes representações: liberalismo, nacionalismo e socialismo. No campo econômico, o dinamismo do sistema capitalista, impulsionado pela Revolução Industrial, desembocou no imperialismo. As disputas por colônias e áreas de exploração foram determinantes para a eclosão da Primeira Guerra Mundial. Em 1917, a vitoriosa revolução bolchevique fez da Rússia a primeira nação socialista. Crise política, econômica e social de grandes proporções atestou o esgotamento do modelo liberal, em grande parte substituído por regimes totalitários, como os nazifascistas. Com o fim da Segunda Guerra, configurou-se um mundo diferente, bipolarizado pela ascendência dos Estados Unidos da América (EUA) e da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS). Décadas mais tarde, com o fim da Guerra Fria, o mundo ficou submetido à relativa hegemonia norteamericana, à frágil presença da Organização das Nações Unidas (ONU) e à ação de grupos terroristas. Em termos econômicos, ampliou-se a globalização, ao tempo em que cresceu a consciência universal relativa à necessidade de se preservar a vida no planeta em face dos problemas ambientais de grande dimensão.

Tendo o texto acima como indicativo de alguns dos principais acontecimentos da história contemporânea, julgue os itens seguintes.

Os ataques de 11 de setembro de 2001 sobre os EUA simbolizam uma nova etapa da história contemporânea, na qual o terrorismo assumiu dramática importância.
  1. ✂️
  2. ✂️

286Q473031 | Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE CEBRASPE

Quanto aos aspectos históricos da Educação Física, julgue os itens a seguir. Na cidade ideal de Platão, não deveria haver médicos nem juízes, pois eles são responsáveis, respectivamente, pelo corpo e pela alma doentes; deveria haver filósofos, dedicados ao estudo da ética, e ginastas, dedicados ao fortalecimento do corpo.
  1. ✂️
  2. ✂️

287Q323961 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor de Nível I, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE CEBRASPE

A criança deve ser considerada de forma integrada nos seus aspectos cognitivos, afetivos, expressivos, motores e simbólicos. Para que isso de fato seja levado em consideração pelo educador de crianças pequenas, algumas condições devem ser estabelecidas. De acordo com essa premissa, julgue os itens a seguir. O educador deve criar situações para que a criança explore o meio a sua volta.
  1. ✂️
  2. ✂️

288Q325846 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Nível I, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE CEBRASPE

Professor e alunos refletirem e conversarem sobre as atividades aprendidas faz parte das relações dialógicas em sala de aula. Essas conversas podem desenvolver o vocabulário dos alunos e ajudá-los a desenvolver seu senso da auto-avaliação. Acerca dos instrumentos utilizados para avaliação na educação infantil, julgue os itens que se seguem. As avaliações devem ser pautadas exclusivamente em notas.
  1. ✂️
  2. ✂️

289Q1080326 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Legislação das Pessoas com Deficiência, Museólogo, Prefeitura de Parauapebas PA, FADESP, 2023

No Brasil, no dia 2 de dezembro de 2004, quando ainda se usava o termo “pessoa portadora de deficiência”, foram regulamentadas duas leis federais, são elas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.