Início

Questões de Concursos Prefeitura de Passo Fundo RS

Resolva questões de Prefeitura de Passo Fundo RS comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


31Q1071418 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Professor Filosofia, Prefeitura de Passo Fundo RS, OBJETIVA, 2023

A justiça como equidade, teoria resultante da obra de John Rawls, segue um conjunto de princípios. Sobre tais princípios, analisar os itens abaixo:
I. Princípio da igual liberdade.
II. Princípio da maximização da utilidade.
III. Princípio da diferença.
IV. Princípio da igualdade de oportunidades.
Estão CORRETOS:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

32Q887101 | Informática, Técnico em Informática, Prefeitura de Passo Fundo RS, FUNDATEC, 2024

Analise as assertivas abaixo sobre a tecnologia VoIP (Voice over IP), utilizada para efetuar ligações de voz:


I. Permite o uso tanto por aparelhos convencionais de telefone quanto por telefones IP.


II. Utiliza redes de computadores em vez de redes de telefonia tradicional.


III. Não permite a transmissão pela Internet, ficando restrita a redes locais.


Quais estão corretas?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

33Q907218 | Pedagogia, Tipos de Planos de Ensino, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Passo Fundo RS, FUNDATEC, 2024

O processo de planejamento permite ao professor:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

34Q1069354 | Filosofia, O Sujeito Moderno, Professor Filosofia, Prefeitura de Passo Fundo RS, OBJETIVA, 2023

A filosofia de São Tomás de Aquino é marcada, entre outros pontos, por sua teoria da lei natural, cujo preceito fundamental é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

35Q887097 | Informática, Técnico em Informática, Prefeitura de Passo Fundo RS, FUNDATEC, 2024

Sobre o Microsoft Active Directory, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

36Q887100 | Informática, Técnico em Informática, Prefeitura de Passo Fundo RS, FUNDATEC, 2024

Sobre redes de computadores, uma arquitetura de rede pode ser definida como um conjunto de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

37Q887087 | Enfermagem, Técnico de Enfermagem, Prefeitura de Passo Fundo RS, FUNDATEC, 2024

O glucagonoma é um tumor ____________, que causa sintomas semelhantes ao do(a) ____________, e seu diagnóstico é feito através de ____________.


Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

39Q1071416 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Professor Filosofia, Prefeitura de Passo Fundo RS, OBJETIVA, 2023

Por séculos, a epistemologia considerou, inquestionavelmente, o conhecimento como a crença verdadeira justificada. Somente em meados do século XX foi demonstrado um grave problema com essa concepção, denominado:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

40Q887096 | Informática, Técnico em Informática, Prefeitura de Passo Fundo RS, FUNDATEC, 2024

Em uma rede de computadores, __________ é o nome atribuído a um computador ou servidor conectado à rede por meio de um endereço IP.


Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

41Q907225 | Pedagogia, PCN's, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Passo Fundo RS, FUNDATEC, 2024

Em relação à educação, Edgar Morin expressa suas críticas sobre o(a):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

42Q887084 | Enfermagem, Saúde da Mulher, Técnico de Enfermagem, Prefeitura de Passo Fundo RS, FUNDATEC, 2024

Sobre determinada doença sexualmente transmissível, analise as características abaixo:


Causa manchas em várias partes do corpo (inclusive nas palmas das mãos e solas dos pés).
Manifesta-se como uma pequena ferida em órgãos sexuais (cancro duro).
Pode causar queda de cabelos, cegueira, doença do coração e paralisias. Caso ocorra em grávidas, poderá causar aborto/natimorto ou má formação do feto.


As características acima definem qual doença sexualmente transmissível?


  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

43Q887091 | Sistemas Operacionais, Técnico em Informática, Prefeitura de Passo Fundo RS, FUNDATEC, 2024

Sobre o sistema operacional Linux, analise os comandos de prompt abaixo que podem ser utilizados para consultar informações sobre o comando df:


I. howto df /all


II. df --help


III. man df


Quais estão corretos?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

44Q907215 | Português, Advérbios, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Passo Fundo RS, FUNDATEC, 2024

Texto associado.

O olhar de mil jardas do gaúcho é de quem não acredita em tudo o que foi obrigado a enfrentar

Por Fabrício Carpinejar

  1. O olhar do gaúcho mudou depois de maio. Pois ______ um outro olhar antes de maio. Não
  2. se nota mais aquela nossa confiança do inesperado, aquela nossa esperança curiosa, aquele
  3. nosso brilho da atenção, aquele nosso humor implicante.
  4. Talvez seja o que o escritor Salman Rushdie concluiu a respeito de Nova York, com o
  5. ataque terrorista .... torres gêmeas em 11 de setembro de 2001: todo mundo, na cidade, tentava
  6. lembrar como era a sua vida em 10 de setembro.
  7. Ao falar com as pessoas no meu Rio Grande, parecia que elas me escutavam e não me
  8. registravam. Tampouco eu .... registrava. Fazíamos uma conversa sem memória presente. Como
  9. se toda a memória já estivesse abarrotada, ocupada de cenas violentas, de enchente e despejo,
  10. de gritos e resgates, de socorros e sustos. Como se não ______ mais espaço na memória para
  11. acrescentar novos fatos, novos acontecimentos. Você está ali, mas não consegue estar
  12. inteiramente ali. Existe uma dispersão estranha, fixa, fantasmagórica.
  13. Não diria que é um olhar vazio, mas um olhar cheio, nublado, turvo. Um olhar
  14. traumatizado pelos impactos e consequências do maior desastre ambiental da história do país.
  15. Procurava definir o olhar. Recordava algo que tinha folheado nos livros de arte.
  16. E o promotor de Justiça Diego Pessi me deu a senha: disse que experimentamos um ângulo
  17. de visão de “mil jardas”. Veio-me à mente de imediato o quadro de Thomas Lea, de 1944, That
  18. 2,000-Yard Stare (O Olhar de Duas Mil Jardas), que retrata um fuzileiro naval atônito, na Batalha
  19. de Peleliu, durante a Segunda Guerra Mundial.
  20. O combatente ______ um olhar arregalado, desligado do que vem ocorrendo ao seu lado,
  21. em meio a caças atirando e canhões respondendo, em meio a explosões e colegas feridos. Ele
  22. fica temporariamente insensível para se proteger do horror.
  23. A pintura icônica, que foi capa da revista Life, cunhou a expressão “olhar de mil jardas”.
  24. A jarda corresponde a noventa e um centímetros. A Inglaterra e os Estados Unidos,
  25. diferentemente do Brasil, utilizam-na como medida de comprimento. Essa aferição consiste na
  26. distância entre o nariz e a ponta do polegar, com o braço esticado. Nos jogos de futebol
  27. americano, a jarda serve para o juiz marcar a distância entre a bola e a barreira, a partir da sua
  28. contagem por passos.
  29. O olhar de mil jardas ou de quase mil metros é, portanto, uma mirada distante, com um
  30. traço de dissociação que costuma atingir vítimas de acidentes, conflitos armados e catástrofes.
  31. A tragédia no Rio Grande do Sul, que afetou 458 dos 497 municípios, produziu um lastro
  32. de destruição sem precedentes, com meio milhão de desabrigados, mais de 150 mortes e
  33. dezenas de desaparecidos. Estamos anestesiados. Sabemos a gravidade da fatalidade, mas ainda
  34. não podemos calcular os danos.
  35. O olhar de mil jardas do gaúcho é de quem não acredita em tudo o que foi obrigado ....
  36. enfrentar nas últimas semanas. O cérebro congelou, não aguenta mais tanta tristeza.

(Disponível em: gauchazh.clicrbs.com.br/colunistas/carpinejar/noticia/2024/05/o-olhar-de-mil-jardas-do-gaucho-e-de-quem-nao-acredita-em-tudo-o-que-foi-obrigado-a-enfrentar.html – texto adaptado especialmente para esta prova).

Considerando o fragmento “Não diria que é um olhar vazio”, retirado do texto, assinale a alternativa que classifica corretamente o vocábulo sublinhado.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

45Q907216 | Pedagogia, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Passo Fundo RS, FUNDATEC, 2024

Texto associado.

Para responder às questões 16 a 20, considere a Lei Municipal Complementar nº 204/2008 do Município de Passo Fundo.

“É o conjunto de instituições e órgãos que realizam atividades de educação sob a coordenação da Secretaria Municipal de Educação e o Conselho Municipal de Educação, órgão normativo, deliberativo e fiscalizador, acerca dos temas que são de sua competência conferida pela legislação e normas específicas”. O trecho acima, extraído da referida Lei, refere-se:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

46Q907217 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Passo Fundo RS, FUNDATEC, 2024

O art. 4º da Lei Complementar nº 227/2009, que dispõe sobre a criação de gratificação aos professores efetivos municipais de Passo Fundo, da Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, estabelece que é vedada a percepção da gratificação ao profissional da educação que, EXCETO:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

47Q887098 | Informática, Técnico em Informática, Prefeitura de Passo Fundo RS, FUNDATEC, 2024

Assinale a alternativa que apresenta somente parâmetros que determinam a qualidade de serviço, conhecida como QoS (Quality of Service), em uma rede de computadores.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

48Q907221 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Passo Fundo RS, FUNDATEC, 2024

Segundo Luckesi (2014), “o ato de avaliar realiza-se através de dois passos necessários e um opcional (contudo, o opcional, quando necessário, se não for realizado, aborta as consequências positivas do ato avaliativo)”. Os dois passos constitutivos do ato de avaliar são a descrição da realidade e a sua qualificação. O terceiro passo, se necessário, é chamado de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

50Q1026438 | Raciocínio Lógico, Diagramas de Venn Conjuntos, Matemática, Prefeitura de Passo Fundo RS, FUNDATEC, 2024

Sejam os conjuntos:
A = {3, 5, 7, 9, 11, 12, 13}
B = {-3, -2, -1, 0, 1, 2, 3}
C = {7, 9 11}
D = {-4, -3, -2, -1}

Analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) A U B = { -3, -2, -1, 0, 1, 2, 3, 5, 7, 9, 11, 12, 13}
( ) A – C = {3, 5, 13}
( ) (B ∩ D) ∩ C = { -3, -2, -1}
( ) D – B = { -4, 1, 2, 3}

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.