Questões de Concursos Prefeitura de Patos PB

Resolva questões de Prefeitura de Patos PB comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

21Q40718 | Legislação Municipal, Professor de Matemática, Prefeitura de Patos PB

De acordo com a Lei 3.816/2009, compete ao arquiteto municipal:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

22Q40719 | Pedagogia, Professor de Matemática, Prefeitura de Patos PB

A didática crítica considera a realidade e a necessidade de sua articulação com a prática social global, enquanto pressuposto e finalidade dos processos de ensino e de educação. Considerando essa formulação é correto afirmar, EXCETO, que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

23Q40720 | Pedagogia, Professor de Matemática, Prefeitura de Patos PB

Numa perspectiva progressista, é coerente afirmar que a didática tem como compromissos:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

24Q40721 | Pedagogia, Professor de Matemática, Prefeitura de Patos PB

A democratização da escola significa, essencialmente:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

25Q40722 | Pedagogia, Professor de Matemática, Prefeitura de Patos PB

Numa perspectiva critica, a estratégia de ensino-aprendizagem possibilita, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

26Q40723 | Pedagogia, Professor de Matemática, Prefeitura de Patos PB

Identifique um dos princípios metodológicos da pedagogia de projetos
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

27Q40724 | Pedagogia, Professor de Matemática, Prefeitura de Patos PB

Ao selecionar os conteúdos de ensino, o professor deve
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

28Q40725 | Pedagogia, Professor de Matemática, Prefeitura de Patos PB

Para trabalhar conteúdos acerca do aluno e do contexto social mais amplo, é coerente afirmar que o professor deve se preocupar com o (a):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

29Q40726 | Pedagogia, Professor de Matemática, Prefeitura de Patos PB

Indique o método que parte do princípio de que o aluno é um tábula rasa que precisa ser preenchida com experiências sucessivas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

30Q40727 | Pedagogia, Professor de Matemática, Prefeitura de Patos PB

Identifique a metodologia segundo a qual o grande trabalho do professor se concentra na apresentação, a mais clara e precisa possível, do objeto de estudo, procurando trazer para os alunos os elementos mais importantes para a compreensão desse objeto, recuperando o conhecimento acumulado pela humanidade.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

31Q40728 | Pedagogia, Professor de Matemática, Prefeitura de Patos PB

A pedagogia sociocultural é aquela que estabelece a relação objetivo-conteúdo-método, estabelecendo
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

32Q40729 | Pedagogia, Professor de Matemática, Prefeitura de Patos PB

O ensino problematizador implica em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

33Q40730 | Pedagogia, Professor de Matemática, Prefeitura de Patos PB

Acerca de métodos e técnicas de ensino, é coerente afirmar, EXCETO, que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

34Q40731 | Pedagogia, Professor de Matemática, Prefeitura de Patos PB

A organização didática da aula, como ação colaborativa, pressupõe:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

35Q40732 | Pedagogia, Professor de Matemática, Prefeitura de Patos PB

Qualifique o paradigma que concebe a avaliação como oportunidade de ação-reflexão, formando seres críticos e participativos.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

36Q40733 | Pedagogia, Professor de Matemática, Prefeitura de Patos PB

O papel da avaliação decorre das próprias metas estabelecidas para uma proposta educativa. Assim a avaliação se destina a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

37Q40734 | Pedagogia, Professor de Matemática, Prefeitura de Patos PB

Dentre os objetivos gerais para o Ensino Fundamental que constam nos PCN de Matemática, encontram-se os seguintes itens, EXCETO
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

38Q40735 | Pedagogia, Professor de Matemática, Prefeitura de Patos PB

Os critérios de avaliação do terceiro ciclo do Ensino Fundamental explicitam as expectativas de aprendizagem, considerando objetivos e conteúdos propostos para a Matemática neste ciclo, e apontam as experiências educativas a que os alunos devem ter acesso e que são consideradas essenciais para o seu desenvolvimento e socialização. Qual dos itens abaixo não é um desses critérios, de acordo com os PCN?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

39Q40736 | Pedagogia, Professor de Matemática, Prefeitura de Patos PB

De acordo com os PCN de Matemática para os anos finais do Ensino Fundamental, a resolução de problemas, como eixo organizador do processo de ensino e aprendizagem de Matemática, pode ser resumida em alguns princípios, dentre os quais encontra-se
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

40Q40737 | Pedagogia, Professor de Matemática, Prefeitura de Patos PB

Segundo o Artigo 18 da lei 9.394 (Lei de Diretrizes e Bases), qual(is) dos itens abaixo é compreendido pelos sistemas municipais de ensino?

I – as instituições do ensino fundamental, médio e de educação infantil mantidas pelo Poder Público municipal;
II – as instituições de educação infantil criadas e mantidas pela iniciativa privada;
III – os órgãos municipais de educação.

Assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.