Início

Questões de Concursos Prefeitura de Petrolina PE

Resolva questões de Prefeitura de Petrolina PE comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


21Q1046086 | Matemática, Probabilidade, Anos Finais de Matemática, Prefeitura de Petrolina PE, AEVSF FACAPE, 2024

Inicialmente havia em uma urna 15 cartões de cor vermelha, 10 de cor amarela e 5 de cor azul, todos de idêntico formato, para que apenas um deles fosse sorteado de forma aleatória. Se cada um desses cartões possui a mesma probabilidade de ser sorteado, quantos cartões de cor azul devem ser acrescentados nessa urna, para que a probabilidade de ser sorteado um cartão azul seja igual a 2/7?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

22Q1013575 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de Petrolina PE, UPENETIAUPE, 2019

Atualmente as metodologias de ensino da Libras como segunda língua (L2) têm como objetivo o(a)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

23Q1024505 | Inglês, Interpretação de Texto Reading Comprehension, Inglês, Prefeitura de Petrolina PE, AEVSF FACAPE, 2024

Selecione a alternativa apropriada a interpretação do texto a seguir.

Why Fish Swim in Schools


Marras, Stefano et al. Fish Swimming In Schools Save Energy Regardless Of Their Spatial Position. Behavioral Ecology And Sociobiology, vol 69, no. 2, pp. 219- 226, 2014, Springer Science And Business Media LLC. doi:10.1007/s00265-014-1834-4



First and foremost, schools protect fish from their enemies.1


It's the same rule our mothers taught us as youngsters, always stay in a group because there is safety in numbers. Predators find it far easier to chase down and gobble up a fish swimming all alone rather than trying to cut out a single fish from a huge group. The same holds in reverse. Fish can better defend their territory in a group. Bullies will think twice about facing an angry school of dozens or hundreds of fish.


  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

24Q1015298 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de Petrolina PE, UPENETIAUPE, 2019

Para a pesquisadora Karin Strobel (2009), a fase Revelação Cultural na história da educação de surdos caracteriza-se por ser uma(um)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

25Q1013574 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de Petrolina PE, UPENETIAUPE, 2019

Exemplo de atividade que leva o aluno surdo a produzir e compreender textos em sinais como L1:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

26Q1013583 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Libras, Prefeitura de Petrolina PE, UPENETIAUPE, 2019

O sinal APRENDER é composto pelos seguintes parâmetros da Libras:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

27Q1046087 | Matemática, Aritmética e Problemas, Anos Finais de Matemática, Prefeitura de Petrolina PE, AEVSF FACAPE, 2024

Nas corridas de fórmula 1, na qual os pilotos com seus carros velozes dão várias voltas em uma pista, as equipes cronometram os tempos que seus pilotos levam para completar uma volta na pista. Em uma dessas corridas, a equipe que controlava o tempo com um cronômetro digital, verificou que o seu principal piloto conseguiu completar uma volta na pista em 2,40 minutos. O tempo em que o piloto completou essa volta, expresso em minutos e segundos foi:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

28Q1046088 | Matemática, Aritmética e Problemas, Anos Finais de Matemática, Prefeitura de Petrolina PE, AEVSF FACAPE, 2024

Nas operações policiais de fiscalização de trânsito nas ruas, é comum o uso de radares para verificar a velocidade média que os veículos estão desenvolvendo. Em determinado momento, verificou–se que um veículo percorreu uma distância de 300 m em 10 segundos. Assim, foi possível calcular a velocidade média desenvolvida pelo veículo, em km/h, naquele trecho. A velocidade média calculada foi:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

29Q1013577 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de Petrolina PE, UPENETIAUPE, 2019

No processo de aquisição da Libras, a criança surda passa pelos seguintes estágios de desenvolvimento da linguagem:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

30Q1015293 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de Petrolina PE, UPENETIAUPE, 2019

De acordo com a Declaração de Salamanca, em sua Linha de Ação em nível nacional, está disposta a seguinte orientação:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

31Q1015297 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de Petrolina PE, UPENETIAUPE, 2019

Com relação ao que incumbe ao poder público sobre o Direito à Educação, disposto na Lei 13.146/2015, analise as afirmativas abaixo e coloque (V) nas Verdadeiras e (F) nas Falsas.


( ) Incentivar adoção de medidas de apoio que favoreçam o desenvolvimento dos aspectos linguísticos, culturais, econômicos, vocacionais e profissionais, levando-se em conta o talento, a criatividade, as habilidades e os interesses do estudante com deficiência.


( ) Promover formação e disponibilização de professores para o atendimento educacional especializado, de tradutores e intérpretes da Libras, de guias intérpretes e de profissionais de apoio.


( ) Implementar oferta de educação bilíngue; em Libras como primeira língua e na modalidade escrita da língua portuguesa como segunda língua, em escolas e classes bilíngues e em escolas inclusivas.


Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

32Q1015299 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de Petrolina PE, UPENETIAUPE, 2019

No dia 11 de setembro de 1880, houve uma votação na Itália, com 4 contra e 160 votos a favor de métodos orais na educação de surdos, e, a partir daí, a língua de sinais foi proibida oficialmente nas escolas, sob a alegação de que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

33Q1013579 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Libras, Prefeitura de Petrolina PE, UPENETIAUPE, 2019

Que profissionais são responsáveis pelo planejamento do atendimento educacional especializado em Libras para os alunos surdos?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

35Q1024504 | Inglês, Tradução Translation, Inglês, Prefeitura de Petrolina PE, AEVSF FACAPE, 2024

A tradução do ditado – A picture is worth one thousand words é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

36Q1024506 | Inglês, Adjetivos Adjectives, Inglês, Prefeitura de Petrolina PE, AEVSF FACAPE, 2024

Qual das alternativas abaixo está de acordo com à norma culta da língua inglesa.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

38Q1013587 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Libras, Prefeitura de Petrolina PE, UPENETIAUPE, 2019

Que papéis as EXPRESSÕES NÃO MANUAIS desempenham nas línguas de sinais?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

40Q1015302 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de Petrolina PE, UPENETIAUPE, 2019

Segundo Vilhalva (2004), há dois tipos de educação para os surdos, a saber:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.