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1Q914603 | Português, Análise sintática, Condutor Socorrista, Prefeitura de Picuí PB, CPCON, 2023

Texto associado.
TEXTO I



Tema de redação do Enem evoca invisibilidade do trabalho de cuidado das mulheres no Brasil

Para o presidente do TST, o tema é atual e relevante e está na pauta da Justiça do Trabalho

06/11/2023 - O tema da redação do primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023, realizado neste domingo (5), trouxe à tona uma importante reflexão: “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”. Para o presidente do Tribunal Superior do Trabalho e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), ministro Lelio Bentes Corrêa, o tema é “atual e relevante para nossa sociedade”. Segundo o ministro, a exclusão social abrange fenômenos culturais como a invisibilização social e o não reconhecimento. “Ao repetirmos padrões culturais impregnados de preconceito, de misoginia e de desvalorização do trabalho e da figura do outro, somos levados a invisibilizar”, afirma.


Problema estrutural

A invisibilidade desse tipo de trabalho está na pauta da Justiça do Trabalho. Em outubro deste ano, o TST promoveu o evento “Ver o Invisível - Seminário de Trabalho Doméstico e de Cuidado”, em parceria com a Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho (Enamat) e apoio da Embaixada da França no Brasil. A iniciativa buscou dar visibilidade e valorizar a importância individual e coletiva do trabalho doméstico e de cuidados, realizados predominantemente por mulheres, em especial mulheres negras.


Mulheres

O tema também foi tratado em artigo publicado na revista Carta Capital, assinado pelo ministro Lelio Bentes e por Helena Martins de Carvalho, mestra em Direito, Estado e Constituição pela UnB e assessora no TST. Eles analisam os dados do estudo “Gênero é o que importa: determinantes do trabalho doméstico não remunerado no Brasil”, publicado em outubro pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). De acordo com o Ipea, as mulheres seguem sendo as protagonistas do trabalho doméstico não remunerado no país, com jornadas de trabalho não pago duas vezes mais longas que as dos homens. Também são as mulheres as principais cuidadoras de idosos nos contextos familiares.


Equidade

Em outubro, o CSJT aprovou a resolução que institui o programa de Equidade, Raça, Gênero e Diversidade da Justiça do Trabalho, que integra a Política Judiciária Nacional de Trabalho Decente da Justiça do Trabalho. A iniciativa amplia o escopo de atuação institucional da Justiça do Trabalho para além dos limites dos processos judiciais, alcançando também a qualificação e a formação para lidar com esses fenômenos. A ministra do TST Kátia Arruda é a coordenadora nacional do programa.

Fonte: https://www.tst.jus.br/
Considere o trecho do texto fornecido e analise as afirmações sobre os termos essenciais e integrantes da oração:

"Tema de redação do Enem evoca invisibilidade do trabalho de cuidado das mulheres no Brasil."

I- O sujeito da oração é "Tema de redação do Enem".
II- O predicado da oração é "evoca".
III- "Das mulheres" funciona como um adjunto adverbial que indica a quem se refere a invisibilidade do trabalho de cuidado.
IV- O termo integrante "do Enem" é uma locução prepositiva que indica a quem se refere o tema de redação.

Está CORRETO o que se afirma apenas em:
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2Q914601 | Enfermagem, Calendário Vacinal, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Picuí PB, CPCON, 2023

Em relação ao Calendário Nacional de Vacinação do Adolescente, é CORRETO afirmar que:
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3Q914596 | Enfermagem, Hanseníase, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Picuí PB, CPCON, 2023

Analise as afirmativas abaixo sobre tuberculose e hanseníase:

I- A tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível que afeta prioritariamente os pulmões, embora possa acometer outros órgãos e/ou sistemas.

II- A transmissão da tuberculose é direta, de pessoa a pessoa, portanto, a aglomeração de pessoas é o principal fator de transmissão. O doente expele, ao falar, espirrar ou tossir, pequenas gotas de saliva que contêm o agente infeccioso e podem ser aspiradas por outro indivíduo contaminando-o.

III- A hanseníase é transmitida pelo abraço, compartilhamentos de pratos, talheres, roupas de cama e outros objetos.

IV- A hanseníase está fortemente relacionada às condições econômicas, sociais e ambientais desfavoráveis.

Está CORRETO o que se afirma em:
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4Q914595 | Saúde Pública, Planejamento e Programação Local de Saúde no Brasil, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Picuí PB, CPCON, 2023

Sobre o Sistema de Informação de Atenção Básica (SIAB) é CORRETO afirmar:
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5Q914604 | Português, Formação das Palavras Composição, Condutor Socorrista, Prefeitura de Picuí PB, CPCON, 2023

Texto associado.
TEXTO I



Tema de redação do Enem evoca invisibilidade do trabalho de cuidado das mulheres no Brasil

Para o presidente do TST, o tema é atual e relevante e está na pauta da Justiça do Trabalho

06/11/2023 - O tema da redação do primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023, realizado neste domingo (5), trouxe à tona uma importante reflexão: “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”. Para o presidente do Tribunal Superior do Trabalho e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), ministro Lelio Bentes Corrêa, o tema é “atual e relevante para nossa sociedade”. Segundo o ministro, a exclusão social abrange fenômenos culturais como a invisibilização social e o não reconhecimento. “Ao repetirmos padrões culturais impregnados de preconceito, de misoginia e de desvalorização do trabalho e da figura do outro, somos levados a invisibilizar”, afirma.


Problema estrutural

A invisibilidade desse tipo de trabalho está na pauta da Justiça do Trabalho. Em outubro deste ano, o TST promoveu o evento “Ver o Invisível - Seminário de Trabalho Doméstico e de Cuidado”, em parceria com a Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho (Enamat) e apoio da Embaixada da França no Brasil. A iniciativa buscou dar visibilidade e valorizar a importância individual e coletiva do trabalho doméstico e de cuidados, realizados predominantemente por mulheres, em especial mulheres negras.


Mulheres

O tema também foi tratado em artigo publicado na revista Carta Capital, assinado pelo ministro Lelio Bentes e por Helena Martins de Carvalho, mestra em Direito, Estado e Constituição pela UnB e assessora no TST. Eles analisam os dados do estudo “Gênero é o que importa: determinantes do trabalho doméstico não remunerado no Brasil”, publicado em outubro pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). De acordo com o Ipea, as mulheres seguem sendo as protagonistas do trabalho doméstico não remunerado no país, com jornadas de trabalho não pago duas vezes mais longas que as dos homens. Também são as mulheres as principais cuidadoras de idosos nos contextos familiares.


Equidade

Em outubro, o CSJT aprovou a resolução que institui o programa de Equidade, Raça, Gênero e Diversidade da Justiça do Trabalho, que integra a Política Judiciária Nacional de Trabalho Decente da Justiça do Trabalho. A iniciativa amplia o escopo de atuação institucional da Justiça do Trabalho para além dos limites dos processos judiciais, alcançando também a qualificação e a formação para lidar com esses fenômenos. A ministra do TST Kátia Arruda é a coordenadora nacional do programa.

Fonte: https://www.tst.jus.br/
Com base no trecho fornecido, analise as afirmações relacionadas à estrutura e à formação de palavras dos termos em destaque:

“O tema da redação do primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023, realizado neste domingo (5), trouxe à tona uma importante reflexão: 'Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil'. ”

I. Apalavra “Enem” é formada por uma abreviatura, resultante da junção das palavras Exame Nacional do Ensino Médio.

II. O termo “desafios” é um substantivo formado por um processo de derivação.

III. “Invisibilidade” é uma palavra formada por composição, unindo dois radicais distintos.

IV. O termo “neste” é composto por um processo de aglutinação.

Está CORRETO o que se afirma apenas em:
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6Q914600 | Enfermagem, Imunização, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Picuí PB, CPCON, 2023

A vacinação protege a todos, pois evita que doenças imunopreviníveis se espalhem. Em relação a tuberculose, a principal forma de prevenção é a vacina:
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7Q914598 | Enfermagem, Diabetes Mellitus, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Picuí PB, CPCON, 2023

Analise as afirmativas abaixo sobre Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) e Diabetes Mellitus:

I- No tocante a prevenção primária da HAS 1, as principais recomendações não medicamentosas para prevenção primária da HAS são: alimentação saudável, consumo controlado de sódio e álcool, ingestão de potássio, combate ao sedentarismo e ao tabagismo.

II- O diabetes pode causar o aumento da glicemia e as altas taxas podem levar a complicações no coração, nas artérias, nos olhos, nos rins e nos nervos. Em casos mais graves, o diabetes pode levar à morte.

III- Os principais sintomas do diabetes são:fome e sede excessiva e vontade de urinar várias vezes ao dia.

Está CORRETO o que se afirma em:
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8Q914602 | Português, Uso das aspas, Condutor Socorrista, Prefeitura de Picuí PB, CPCON, 2023

Texto associado.
TEXTO I



Tema de redação do Enem evoca invisibilidade do trabalho de cuidado das mulheres no Brasil

Para o presidente do TST, o tema é atual e relevante e está na pauta da Justiça do Trabalho

06/11/2023 - O tema da redação do primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023, realizado neste domingo (5), trouxe à tona uma importante reflexão: “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”. Para o presidente do Tribunal Superior do Trabalho e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), ministro Lelio Bentes Corrêa, o tema é “atual e relevante para nossa sociedade”. Segundo o ministro, a exclusão social abrange fenômenos culturais como a invisibilização social e o não reconhecimento. “Ao repetirmos padrões culturais impregnados de preconceito, de misoginia e de desvalorização do trabalho e da figura do outro, somos levados a invisibilizar”, afirma.


Problema estrutural

A invisibilidade desse tipo de trabalho está na pauta da Justiça do Trabalho. Em outubro deste ano, o TST promoveu o evento “Ver o Invisível - Seminário de Trabalho Doméstico e de Cuidado”, em parceria com a Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho (Enamat) e apoio da Embaixada da França no Brasil. A iniciativa buscou dar visibilidade e valorizar a importância individual e coletiva do trabalho doméstico e de cuidados, realizados predominantemente por mulheres, em especial mulheres negras.


Mulheres

O tema também foi tratado em artigo publicado na revista Carta Capital, assinado pelo ministro Lelio Bentes e por Helena Martins de Carvalho, mestra em Direito, Estado e Constituição pela UnB e assessora no TST. Eles analisam os dados do estudo “Gênero é o que importa: determinantes do trabalho doméstico não remunerado no Brasil”, publicado em outubro pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). De acordo com o Ipea, as mulheres seguem sendo as protagonistas do trabalho doméstico não remunerado no país, com jornadas de trabalho não pago duas vezes mais longas que as dos homens. Também são as mulheres as principais cuidadoras de idosos nos contextos familiares.


Equidade

Em outubro, o CSJT aprovou a resolução que institui o programa de Equidade, Raça, Gênero e Diversidade da Justiça do Trabalho, que integra a Política Judiciária Nacional de Trabalho Decente da Justiça do Trabalho. A iniciativa amplia o escopo de atuação institucional da Justiça do Trabalho para além dos limites dos processos judiciais, alcançando também a qualificação e a formação para lidar com esses fenômenos. A ministra do TST Kátia Arruda é a coordenadora nacional do programa.

Fonte: https://www.tst.jus.br/
Dentre os sinais de pontuações presente no Texto I, assinale aquele que expressa CORRETAMENTE o destaque de uma palavra, expressão e ou frase:

O tema da redação do primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023, realizado neste domingo (5), trouxe à tona uma importante reflexão: “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”. Para o presidente do Tribunal Superior do Trabalho e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), ministro Lelio Bentes Corrêa, o tema é “atual e relevante para nossa sociedade”. Segundo o ministro, a exclusão social abrange fenômenos culturais como a invisibilização social e o não reconhecimento. “Ao repetirmos padrões culturais impregnados de preconceito, de misoginia e de desvalorização do trabalho e da figura do outro, somos levados a invisibilizar”, afirma.
Fonte: https://www.tst.jus.br/
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9Q914599 | Enfermagem, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Picuí PB, CPCON, 2023

A diarreia é um desarranjo do intestino, com aumento do número de evacuações e fezes amolecidas ou líquidas. Pode ser potencialmente grave entre a população de crianças e idosos. Neste sentido, analise as afirmativas que se apresentam a seguir:

I- Os germes causadores da diarreia costumam chegar ao ser humano através da boca, podendo estar na água ou alimentos contaminados. A maioria das diarreias é causada por vírus, bactérias ou parasitas. Os parasitas são comuns em locais com condições precárias de higiene sanitária.

II- São consideradas complicações da diarreia: desidratação; diarreias de repetição, desnutrição crônica, retardo do desenvolvimento do peso e estatura; retardo do desenvolvimento intelectual; morte.

III- Quanto ao tratamento: iniciar a ingestão do soro caseiro, o mais breve possível; aumento da ingestão de líquidos como soros, sopas, sucos; ingerir de 50 a 100 ml de líquido após cada evacuação diarreica; manter a alimentação habitual, principalmente o leite materno, corrigindo erros alimentares e seguindo as orientações médicas; observar os sinais de desidratação.

IV- São sinais de desidratação: olhos edemaciados; ausência de lágrimas quando a criança chora; boca e língua secas; ter muita sede e beber água ou outro líquido muito rápido; aumento no volume de urina; abaulamento da moleira (em bebês).

Está CORRETO o que se afirma em:
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10Q914597 | Enfermagem, Doenças Infecciosas e parasitárias, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Picuí PB, CPCON, 2023

Adengue é uma doença viral transmitida por mosquitos, que nos últimos anos se espalhou rapidamente por diversas regiões dos países que compõem a Organização Mundial da Saúde (OMS), representando, portanto, um importante problema de saúde pública. Neste sentido, leia as alternativas abaixo e assinale a CORRETA:
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11Q914605 | Português, Interpretação de Textos, Condutor Socorrista, Prefeitura de Picuí PB, CPCON, 2023

Texto associado.
TEXTO III


Bola-de-gude-azul

Clarissa Moura


Rita me fitava com aqueles olhos azuis estrábicos e esbugalhados. Assim que entrou aqui em casa, foi a primeira coisa que vi, olhos-bola-de-gude, criança feia, careca. Todos os bebês são feios, acho que eu nasci feia também. Essa menina vem atrapalhando minha vida, desde que ainda estava dentro da minha mãe.

Na verdade, tudo muda quando uma criatura vai pra dentro de uma fêmea. Percebi isso quando Nina, nossa cadela, pegou um bucho do cachorro vira-lata que minha mãe odeia. Ela achou ruim, reclamou. Brigava dia e noite com Nina, a cachorra fujona que saiu e voltou prenha de cinco cachorrinhos. Morreram todos. Coitada de Nina, ela ficou cansada, lenta, dorminhoca. Não fazia mais nada, só dormia. Minha mãe reclamou tanto, tanto, mais tanto, que pegou um bucho também.

Mamãe colocou o nome da minha irmã de Rita de Cássia, a santa dela. Acho engraçado isso de dizer que a santa é sua. Pra mim, as coisas só são nossas quando a gente compra ou ganha. Do nada, a santa vira boneca que protege gente. Enquanto a barriga crescia, ela todo dia acendia uma vela, se alisava e rezava. Amenina, lá dentro, não sentia nada, não sabia de nada. Ganhou o nome da santinha que fica no quartinho ao lado da sala.

Depois que minha mãe disse que eu ia ter uma irmãzinha, que ela ia ser minha melhor amiga e companheira, tudo mudou. Mamãe só vivia vomitando, com sono, não queria brincar comigo, triste e deitada. O médico disse que ela tinha que passar a gravidez toda acamada pra menina vingar. Toda noite que minha mãe rezava, eu rezava junto, pedindo pra aquela menina não nascer. Queria minha mãe só pra mim. Mas não adiantou.

Meu pai, que quase não tinha tempo pra brincar comigo, passou a trabalhar mais. Eu só via ele nos fins de semana, e sempre cansado porque tinha mais uma boca pra alimentar. Minha filha, papai tem que trabalhar pra dar o melhor pra você e sua irmãzinha. Mas o melhor pra mim era ter meu pai e minha mãe somente pra mim. E, mesmo antes de nascer, a bola-de-gude-azul roubou meus pais.

Eu queria ser filha única, como meu pai e minha mãe. Não tenho tios, e nem sinto falta. Família boa é família que tem tempo pra ficar junto e brincar feliz. Agora eu fico sozinha o tempo todo. Desde que Nina teve os cachorrinhos mortos, também não quer brincar comigo. Os bichinhos pareciam uns ratinhos, pretinhos, tamanhico de nada. Mamãe falou que eles não tinham como ficar vivos e que quase matou nossa cadela. Que ela teve sorte. Sorte mesmo seria se ela nunca tivesse pegado um bucho.

Faz cinco dias que eu não consigo dormir, Rita está dormindo no quarto da minha mãe. Só vive pendurada nos peitos dela, mamando, mamando. Minha mãe chama ela de minha bezerrinha. Vai ser a bezerrinha mais forte de todas. Será que ela me acha fraca só porque eu não tô pendurada sugando o leite dela? Eu prefiro comer bolacha desmanchada no leite. Era tão bom quando minha mãe colocava minha comidinha, e a gente ficava vendo televisão e conversando. Ela sempre sentava em uma cadeira e ficava me vendo comer. É tão lindo te ver comendo Maria, você é a gulosa de mamãe. Eu ria, e ela alisava meus cachinhos.

Hoje tive que apresentar um trabalho na escola. Segurei a cartolina e não consegui lembrar de nada. Comecei a gaguejar e a chorar. Todo mundo riu de mim. Burra, burra, chorona, chorona. A professora mandou todo mundo se calar. Eu empurrei o Carlinhos, o imbecil que puxou o coro, e chorei mais ainda. Fui levada pra diretoria, fizeram um bilhete pra meus pais, e amanhã eu só posso assistir aula se eles vierem me deixar. Me ferrei.

Sinto medo da pisa que vou levar, do castigo que não vai acabar nunca. Eu não vou poder sair pra brincar com as meninas na rua, vou ter que ficar trancada dentro de casa fazendo o dever que não tem fim. A pirralha começa a berrar de novo, muito alto. Essa menina só chora. Se não fosse por ela, eu teria dormido bem e lembraria do nome de todos os répteis da cartolina. Ódio.

Vou pro quarto, minha mãe tá dormindo pesado, roncando. Parece a Bela Adormecida que não vai acordar nunca mais. Rita chora, chora, chora, eu choro. Corro na cozinha, pego a faca de cortar pão, volto pro quarto, seguro a fralda na boca dela até abafar o choro, enfio a faca nos olhos-azuis-bola-de-gude dela e arranco. Pego as bolinhas agora vermelhas, se desmanchando na minha mão, e coloco na minha sacola de bolas-de-gude.

Será que amanhã eu ainda vou estar de castigo?

Clarissa Moura (1987, João Pessoa/Paraíba) é advogada, escritora, membro do Clube do Conto da Paraíba. Publica seus textos – crônicas e contos – no Medium https://clarissagmoura.medium.com/ e outras redes sociais. É coorganizadora do ebook Antologia Poética – Poemas dos Dez Melhores Poetas do Extremo Oriental das Américas, publicada pela Rubaiyat Edições em 2022. É uma das autoras da Antologia Prosas de Oficina vol. II, publicação da Editora Escaleras em 2022.


Fonte: https://revistaacrobata.com.br/
Considere o seguinte trecho do Texto III.

“A pirralha começa a berrar de novo, muito alto. Essa menina só chora. Se não fosse por ela, eu teria dormido bem e lembraria do nome de todos os répteis da cartolina. Ódio. Vou pro quarto, minha mãe tá dormindo pesado, roncando. Parece a Bela Adormecida que não vai acordar nunca mais. Rita chora, chora, chora, eu choro. Corro na cozinha, pego a faca de cortar pão, volto pro quarto, seguro a fralda na boca dela até abafar o choro, enfio a faca nos olhos-azuis-bola-de-gude dela e arranco. Pego as bolinhas agora vermelhas, se desmanchando na minha mão, e coloco na minha sacola de bolas-de-gude. Será que amanhã eu ainda vou estar de castigo?"

Com base no trecho, assinale a alternativa CORRETA sobre a atmosfera e aos elementos presentes no conto:
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12Q914608 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Condutor Socorrista, Prefeitura de Picuí PB, CPCON, 2023

Leia o texto sobre o aquecimento global:

“O aquecimento global é um fenômeno de longo prazo causado pelas emissões de gases que intensificam o efeito estufa, oriundos de uma série de ações humanas, e que tem levado ao aumento da temperatura média dos oceanos e da atmosfera da Terra.”

(Disponível em: https://umsoplaneta.globo.com/clima/noticia/2021/04/04/bloco-1-o-que-e-o-aquecimento-global.ghtml. Acesso em 10/10/2023)


Assinale a alternativa que, de acordo com os estudos sobre o tema, apresenta CORRETAMENTE, uma consequência ambiental do aquecimento global:
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13Q914607 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Movimentos Sociais, Condutor Socorrista, Prefeitura de Picuí PB, CPCON, 2023

Leia os versos abaixo sobre o racismo no Brasil

Mesmo após o decreto da princesa Há algumas correntes e grilhões Há mucamas, senzalas e porões E o racismo ofendendo a natureza Entre brancos e negros com certeza Nunca houve e nem há essa igualdade Preconceitos inda é realidade No emprego, na rua, na escola Só com outro Zumbi e Quilombola Pode o negro alcançar a liberdade.
(MEDEIROS, I, e RODRIGUES, J. R. Ivanildo Vila Nova: Mitos, versos & viola. João Pessoa, PB. Editora a União, 2016. P.219).

O Brasil é o país com a maior população negra fora do continente africano, esta população tem sido historicamente discriminada na sociedade brasileira. Analisando os versos sobre o racismo e considerando a realidade atual dos negros no Brasil, considere as proposições a seguir:

I- O Brasil passou por um longo período de escravidão e a abolição do trabalho escravo não assegurou, para os negros, a igualdade de direitos com os brancos.

II- O racismo no Brasil, atualmente, se manifesta apenas na esfera da política, pois a população negra não se encontra representada nos poderes legislativo e executivo.

III- O racismo no Brasil é estrutural e ocorre em diversas esferas da vida social e do cotidiano do país: na escola, nas instituições, na cultura e no mercado de trabalho.

IV- A inexistência de leis e normas que proíbam, criminalizem e punam a prática do racismo no Brasil, é uma das causas da existência do preconceito contra os negros.

Está CORRETO o que se afirma apenas em:
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14Q1013863 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Intérprete para Deficientes Auditivos, Prefeitura de Picuí PB, CPCON, 2023

A identidade é construída por meio das interações que o mundo e o outro em diferentes contextos. Assim, em relação às identidades surdas, pode-se afirmar que:

I- Manifestam-se a partir de traços universais que os surdos traduzem nas relações com o mundo.

II- A identidade surda é dinâmica e pode ser transformada continuamente.

III- As identidades surdas são plurais, pois cada surdo tem as suas experiências vividas em diferentes contextos.

IV- Formam-se no encontro com o outro e a partir do confronto com novos ambientais discursivos.

Está CORRETO o que se afirma em:
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15Q1013862 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Intérprete para Deficientes Auditivos, Prefeitura de Picuí PB, CPCON, 2023

O termo cultura, de maneira geral, pode ser compreendido como o modo de vida de um povo e/ou grupos étnicos, que expressam de sua maneira o seu sentir, pensar e agir. É um sistema de significados, histórias e costumes, que incluem crenças, valores e atitudes. Acultura tem sido compreendida dentro dos projetos da modernidade como uma maneira de alcançar a emancipação. Referindo-se à cultura surda. É CORRETO o que se afirma em:
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16Q914609 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Questões Sociais, Condutor Socorrista, Prefeitura de Picuí PB, CPCON, 2023

Leia o texto abaixo sobre um dos problemas da educação de jovens no Brasil:

“Por trás de situações de abandono existem situações diversas, desde gravidez, falta de conexão dos conteúdos com os interesses dos estudantes, necessidade imediata de geração de renda, entre outros. (...) Em 2019, 7% da população entre 15 e 17 anos estava fora da escola, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD – 2019), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.”

(Disponível em: https://observatoriodeeducacao.institutounibanco.org.br/em-debate. Adaptado. Acesso em 11/10/2023).


Assinale a alternativa que apresenta o nome do problema da educação no Brasil, relatado no texto e confirmado pelo IBGE.
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17Q1013859 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Intérprete para Deficientes Auditivos, Prefeitura de Picuí PB, CPCON, 2023

As expressões faciais fazem parte da comunicação humana. Por meio delas, podemos demonstrar sentimentos, emoções e intenções para o outro que estamos interagindo. No caso das línguas de sinais, as expressões faciais têm uma participação fundamental e devem ser bem compreendidas em um diálogo estabelecido entre surdo e ouvinte. Assim, referente aos tópicos de Linguística Aplicada à Língua de Sinais, pode-se afirmar que as expressões faciais gramaticas, a nível morfológico:
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18Q1013858 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Intérprete para Deficientes Auditivos, Prefeitura de Picuí PB, CPCON, 2023

No Dicionário de Língua de Sinais Brasileira, de Fernando César Capovilla e Walkiria Duarte Raphael (2001), pode-se encontrar as seguintes configurações:

1. Mãos verticais, palmas para frente, dedos de cada mão unidos pelas pontas, lado a lado, diante do peito. Movê-las para frente, distendendo e separando os dedos, duas vezes.

2. Mão direita vertical, dedos unidos, palma para a esquerda, inclinada para dentro, pontas dos dedos tocando o lado direito da testa. Mover a mão para frente e para a direita, fechando-a em A.

As configurações acima, se referem as seguintes expressões, respectivamente:
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19Q1013860 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Intérprete para Deficientes Auditivos, Prefeitura de Picuí PB, CPCON, 2023

A educação de surdos é dividida, geralmente, em três concepções filosóficas distintas. Neste sentido, associe as duas colunas, conectando as concepções aos seus exemplos:

COLUNA 1
1 - Oralismo. 2 - Comunicação Total. 3 - Bilinguismo.

COLUNA 2
( ) Concepção que nasceu nos Estados Unidos nos anos 1960 e que chegou ao Brasil nos anos 1980, recomenda a utilização simultâneo de diversos recursos para a comunicação com os surdos, incluindo oralização, sinalização e uso de sinais para tentar uma correspondência com a língua oral.

( ) Concepção que utiliza a língua de sinais e língua oral em momentos distintos e não há tentativa de fazer a língua de sinais corresponder à língua oral.

( ) Oficializado no Congresso Internacional de Educadores, em Milão, em 1880.

( ) A língua de instrução para as pessoas surdas é a língua de sinais e a língua oral do país é ensinada na modalidade escrita. A participação do tradutor intérprete de Libras é muito importante.

A sequência CORRETA é:
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20Q914606 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Condutor Socorrista, Prefeitura de Picuí PB, CPCON, 2023

Leia os trechos da música Aquarela Nordestina, de Rosil Cavalcanti. Gravada por vários cantores nordestinos.

No Nordeste imenso, quando o sol calcina a terra, Não se vê uma folha verde na baixa ou na serra. Juriti não suspira, inhambú seu canto encerra. Não se vê uma folha verde na baixa ou na serra. (....) E o sol vai queimando o brejo, o sertão, cariri e agreste. Ai, ai, meu Deus, tenha pena do Nordeste.
(Disponível em: https://www.letras.mus.br/luiz-gonzaga/664050/. Acesso em 09/10/2023).

Na música Aquarela Nordestina, o autor apresenta alguns dos problemas vivenciados em consequência das secas nos estados da região Nordeste. A música também se relaciona aos nomes de quatro áreas atingidas pelas secas: Brejo, Sertão, Cariri e Agreste.

Analisando as características geográficas dessas quatro áreas, no estado da Paraíba e a ocorrência das secas, é CORRETO afirmar:
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